Ajuda na gravação de BT´s próprias (usei busca)

    Autor Mensagem
    Rapha_krust...
    Veterano
    # mar/07


    Caras eu já andei procurando mas num achei nada mastigadinho...pq sou totalmente leigo nesse assunto de composição e tal...

    lendo bastante entendi que:

    primeiro faço a linha de bateria no GP e saio com a midi dele....depois carrego no fruit loops pra dar uma caracteristica mais real aos instrumentos por meio de sounfounds certo? mas vejam só eu sou leigo nisso e vou aprendr na casa de um amigo a fazer bateria (que pra mi é o mais difícil) no GP pois toco guitarra por isso a dificuldade...intão quando eu fizer a batera ela vai sair toda em uma faixa só??pra eu carregar no FL???

    laerguitar
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    num achei nada mastigadinho...

    q um sukinho tamem? hauhahau
    zuera.. ^^

    intão quando eu fizer a batera ela vai sair toda em uma faixa só??pra eu carregar no FL???

    eh.. c vc usa 2 faixa de percussao no gp, vai abri duas trilhas no FL....
    do jeito q vc fez no gp, vai abri no FL \o/

    flw..

    ZeeG
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    File > Export > MIDI e vc abre em kualkeh programa dpois =P

    Rapha_krust...
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    ZeeG
    aki eu não achei...devo ter usado as palavras erradas na busca...

    mas tem algum tutorial pra gravação desse jeito q quero??tipo desde GP até Fruit Loops???


    se alguem achar agradeço...

    ZeeG
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    Entaum, vc faz a partitura no gp, ai vc vai em File > Export > MIDI ai transforma o .gp em .mid, c tiveh em portuga eh Arquivo > Exportar > MIDI, ai vc abre a midi pelo fruity loops, ou por kualkeh otro programa sequenciador ou d ediçao d som q suporte midi.
    Lah vc joga os timbres q vc kiseh emcima da midi.

    Rapha_krust...
    Veterano
    # mar/07 · Editado por: Rapha_krust...
    · votar


    ZeeG
    vc pode me dar alguns sites com soundfonts??


    parece que aquele www.soundfonts.it num tá pegando...existe outros?????


    brigadão cara por me ajudar...


    EDITED: ué coloquei o link aki no trampo e rolou mas lá em casa num funfou quando tentei entrar nesse site.......???????????????????

    ZeeG
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    Não sei pq na sua casa num entra, mas pra t fala a verdade, d cada 2000 soundfonts 1 presta, e num chega aos pés d um instrumento virtual (VSTi)
    Da uma olhada no tópico http://forum.cifraclub.com.br/forum/16/134318/

    Vc pode joga os VSTi pelo fruity loops tb, tem o tutorial dele tb aki no fórum.

    Rapha_krust...
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    ZeeG
    um interessante...

    Kleber Blacklock
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    Pessoal, sem querer desviar o assunto do tópico (na verdade tem tudo a ver com a criação de bts), gostaria de que me ajudassem com uma dúvida: estou me aventurando no mundo das bts, porém estou tendo um problema grave. Quando crio uma bt de uma música com trechos apenas de guitarra (por exemplo, Wasting Love, tem partes sem bateria) fica difícil acompanhar na hora de usar a bt pois não existe um parâmetro de tempo para seguir. Existe a possibilidade de colocar uma batidinha tipo metrônomo na bt (lembrando-se que uso o Fruity Loops)? Valeu.

    Rapha_krust...
    Não sei se vai te ajudar, mas dá uma olhadinha nessas páginas:

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/41305/

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/16/88364/

    Rapha_krust...
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    Kleber Blacklock
    valew pelos links apesar de já conhecer agradeço a intenção...

    sobre sua duvida pq vc não usa esses trechos só com guitarra vc só faz um acompanhamento com chimbal fechado...ouentão vai contando os tempos e ao invés de som tocado vc vai colocando nos compassos aqueles intervalos mudos...se foi essa sua duvida...

    Rapha_krust...
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    ZeeG

    como funciona estes...vst's citados no tópico...tipo eu consigo um programa que dentro dele escolho o tipo de "sample" que eu prefiro e escrevo minha bateria no próprio programa??

    Kleber Blacklock
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    Rapha_krust...
    Então, cara, meu problema é que a bt é para guitarra, ou seja, na parte em que seria para tocar só a guitarra, fica sem tocar nada (para que o músico, no caso eu, faça essa parte da guitarra acompanhando a bt)... Resumindo: é extremamente difícil tocar no tempo exato sendo que a bt simplesmente fica "muda" nessas partes... Quando o acompanhamento volta, ou estou acelerado ou atrasado em relação ao acompanhamento. Gostaria de saber como faço para inserir essa batidinha de chimbau no Guitar Pró mesmo, assim na hora de exportar como MIDI esse som que eu inseri na partitura também constará na bt...
    Valeu!!!

    Bog
    Veterano
    # mar/07 · Editado por: Bog
    · votar


    Rapha_krust...

    VSTi's são plugins contendo "instrumentos virtuais". Por exemplo, o EZDrummer é um plugin contendo samples de bateria, e o Broomstick Bass tem baixos virtuais.

    Já que você está brincando com isso, vale a pena entender um pouco melhor como que a mágica acontece. A idéia é a seguinte: normalmente, aqueles arquivos MIDI que você escreve (por ex, no GP) contêm sinais que são processados em algum lugar no seu computador. Esses sinais vão ser substituídos por algum som, variando de acordo com os comandos presentes no arquivo, que definem a nota, duração, força (velocity), pitch bend e assim por diante.

    Antigamente, usava-se muito placas de som como a Sound Blaster (a original) ou a Ad-Lib, que faziam um "som de videogame". Os sinais MIDI eram substituídos por sons FM gerados na hora, via hardware mesmo! Depois, foi inventada uma coisa chamada "wave table", que nada mais era que uma tabela de samples que eram tocados de acordo com os sinais MIDI, e que ficavam na própria placa de som. Com as coisas evoluindo, esse processamento passou a ser feito por software, pelo próprio sistema operacional. Esse é o "som de MIDI do Windows" que todo mundo conhece. Soundfonts foram o próximo passo na evolução: eles ainda funcionam como wave tables, mas os samples seguem um formato padrão, e você pode usar várias soundfonts ao invés de uma única. Ao invés de enviar os comandos do MIDI para o sistema operacional, o próprio programa faz o processamento. Com isso, muita gente passou a criar suas próprias soundfonts, com seus próprios samples. O problema é que a imensa maioria das soundfonts não é lá essas coisas.

    Aí entram em cena os VSTi's. O programa que está lendo o arquivo MIDI envia os comandos para um plugin. A maior parte dos VSTi's, ao invés de simplesmente substituir cada nota tocada por um sample, é capaz de realizar processamentos adicionais sobre os comandos recebidos. O que esses processamentos fazem? Tentam deixar o som mais natural. Na prática, qualquer idéia maluca que os desenvolvedores do VSTi tiverem pode ser implementada. Alguns VSTi's são simplesmente bibliotecas pesadonas contendo samples que o próprio usuário define como devem ser usados (ex: Hardcore Bass). Outros são cheios de samples em camadas que são usados para simular coisas como posicionamento de microfones, ou que tocam de maneira semi-aleatória, para produzir variações (o famoso "humanize"), ou sons como transições entre uma nota e outra, ou o ruído dos dedos nas cordas de um baixo. O resultado é um som menos mecânico e muito mais natural do que os soundfonts, que basicamente só substituem cada nota por um sample!

    Claro, como nem tudo é perfeito, os VSTi's tendem a ser muito mais pesados que os soundfonts. Soundfonts cabem em alguns poucos MB, e consomem pouco processador. Já os VSTi's costumam ter muitos MB (ou GB!) de samples, e todo o "processamento adicional" deles precisa ser feito pelo computador. Isso é importante, porque muitas vezes um computador mais fraco não consegue trabalhar com VSTi's facilmente. Por isso, minhas dicas são: Broomstick Bass para o baixo e EZDrummer para a bateria. Ambos são fáceis de usar, bem automatizados, e leves. :-)

    Kleber Blacklock

    Se você está fazendo a bateria no GP, basta colocar um chimbal que toca como um metrônomo nesses trechos silenciosos. Não tem muito mistério, é um chimbal normal, igual ao resto da bateria!

    ZeeG
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    O bog disse td ;P

    _Douglas_
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    Bog

    Opa...é possível usar VSTi e Soundfont ao mesmo tempo ? Tipo no Fruity Loops......porque aí eu faço a bateria e o baixo com VSTi que vc disse serem um pouco mais leves, e se quiser colocar mais coisas vou de soundfont....

    Bog
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    _Douglas_

    Sim, é só deixar as coisas em canais separados.

    Kleber Blacklock
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    Aí, pessoal, só para concluir, consegui inserir a marcação com chimbal na bt através do GP, até que foi fácil, era medo de fuçar, hehe...

    Bog
    Cara, adorei a explicação sobre VSTi's. Aproveitando (novamente) o tópico do amigo Rapha_krust..., gostaria de saber se o processo de uso dos VSTi's (no Fruity Loops) é o mesmo do que o de Soundfonts (ex.: basta salvar os VSTi's na parte reservada a isso do Fruity Loops e, ao adicionar um midi no Fruity Loops eu atribuo um VST a determinado instrumento que já funciona?).
    Agradeço desde já.

    Bog
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    Kleber Blacklock

    Os VSTi's costumam ser "instaláveis". Você não precisa copiá-los para uma pasta específica como os soundfonts. Nunca conferi onde exatamente eles ficam registrados, se é individualmente ou se todos copiam uma dll para um diretório "para VSTi's". Costuma funcionar assim: roda o instalador -> usa. Hehehe... Aí para usar dentro do Fruity Loops, é igual a um instrumento qualquer. Abre a MIDI e escolhe lá o VSTi para o canal.

    pernoca
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    o melhor programa para montar batera é o nuendo. Aprendi transformar a bateria am7 do nuendo em uma dfh ou bfd. ficou um espetáculo. se interessar pode me perguntar msn studiobmaster@hotmail.com. vai ser um prazer te ajudar. falar com Brenner. agora nao tem necessidade de instalar 8 dvd em nossos computadores. pois o dfh e a bfd são muito grande e deixa o pc muito pesado

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Ajuda na gravação de BT´s próprias (usei busca)