Dicas para iniciantes

    Autor Mensagem
    Ro_NuReason
    Veterano
    # dez/06


    Olá, sou iniciante em gravações... minha intenção é gravar para ajudar nas composições da minha banda, e adquirir experiencia ja que se trata de um assunto que eu curto bastante.
    Estava gravando num programinha bem fraco msm, chamado MixCraft, alguem conhece? Ele grava com uma qualidade bem ruim, aí instalei o soundforge e descobri que ele nao é multipista entao nao serve, mas quando abri o mixcraft novamente, apareceu carregando uns arquivos do soundforge?! e parece que também aumentou a qualidade de som!?! é possivel? bom, quero dar um upgrade nos meus trabalhos.. baixei o sonar mas nao consigo gravar, nao consigo setar as saidas de audio. diz que esses drivers nao servem, entao acho que é pelo fato de eu usar uma placa de som onboard simples, será que é por isso?? vi em outros topicos que algumas pessoas usam o cool edit para gravar, aí exportam para o sound forge para melhorar o som.
    Bom 1° o cool edit é bom mesmo, e "simples" para iniciantes??
    2° fazemos musicas pesadas, com afinaçao baixa, drop de 'C' para ser mais exato, isso eh... creio que eh mais dificil para ter uma boa qualidade, não é? bom o que seria essa melhorada no sound forge que posso tentar para dar um up nas minhas gravações???
    usamos distorçao na maioria das vezes, uso o seguinte eskema guita/pedal/cubo (saída de linha)/mesinha de som wattsom 8 canais (serve pra alguma coisa se eu gravo individualmente?? uso pq talvez melhore a qualidade? estou errado?)/entrada de linha PC.

    serah q eh melhor eu procurar uma distorçao no pc? melhor que a que estamos usando?? pois qdo fomos gravar nossa demo em curitiba, no estudio Click, (mto bom por sinal), usamos distorçao dele e nao nossos pedais?

    resumindo: procuro por uma qualidade melhor.. serah que consigo com os equipo que uso??
    gravamos com guitas jackson e ibanez, com cubo bom, mesinha wattsom 8 canais, um pc pentium 4 3,0Gh com 1gb de memoria ddr2, placa mae intel, e som onboard 7.1.

    desculpe a quantidade de perguntas, mas sou iniciante, e ja agradeço a kem me ajudar ;)

    ps: algume sabe onde encontro algumas aulas sobre frequencias de som, par poder entender melhor como funciona?

    ;)

    Toni_Teclados
    Veterano
    # dez/06 · Editado por: Toni_Teclados
    · votar


    olha pelo que li do teu PC é bom, e está bem de memoria, quanto a placa onBoard de som, recomendo vc usar no minimo uma Audigy 2, que no momento ainda é a que estou usando , com ela vc grava e ouve ao mesmo tempo sem problemas, eu recomendaria vc instalar essa placa de som, e depois instalar o Sonar, ele se configura automaticamente para sua placa de som. Para gravar no sonar, no canal tem um icone com a letra "R" clika nele para voce preparar a pista a ser gravada, nesse canal seleciona aonde que vai entrar o audio do que vc vai gravar, lembre que sua mesa de som deve estar conectada no LINE IN da sua placa de som. Olha tenta isso com essa sua placa de som mesmo, pode ser que funcione, cada caso é um caso, né heheh. Para finalmente gravar vc aperta no Play ( Se não me falha a memoria ) e figura do lado da pista, ficara na cor vermelha, esse é o inicio de tudo, depois que gravar, aperta no "R" do canal para desmarcá-lo e pressione play para ouvir o que gravou. Espero ter ajudado um pouco pelo menos.. ;-)

    Toni_Teclados
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    ah , esqueci de falar, ao iniciar um projeto, selecione opção de Audio, visto que vc vai gravar AUDIO e nao MIDI, falow !

    Bog
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    Ro_NuReason

    Bom, também não sou lá muito experiente nessas coisas de gravação, mas vamos lá:

    Ele grava com uma qualidade bem ruim,

    A primeira coisa a notar é que o software que você usa não determina, em princípio, a qualidade da gravação. Isso é feito por meio de drivers no sistema operacional, e todos os programas usam os mesmos drivers. A única excessão fica por conta de programas muito velhos, que não conseguem gravar com drivers tipo ASIO. Fora isso, o que mais pesa é a placa de som, microfones, etc.

    descobri que ele nao é multipista entao nao serve

    Você está gravando várias pistas simultaneamente? Eu aqui gravo tudo separado num programa bem leve, e só uso um programa mais pesado para mixar depois.

    diz que esses drivers nao servem, entao acho que é pelo fato de eu usar uma placa de som onboard simples, será que é por isso??

    Chutando, pode ser que a sua placa não funcione com drivers ASIO.

    algumas pessoas usam o cool edit para gravar, aí exportam para o sound forge para melhorar o som.

    Não entendo a lógica disso, já que o arquivo gravado (.wav) é o mesmo. Imagino que o que as pessoas fazem seja passar para o sound forge na hora de aplicar efeitos e filtros diversos. Não é isso? Porque eu também uso efeitos e filtros num programa diferente do que eu uso para gravar.

    afinaçao baixa, (...) creio que eh mais dificil para ter uma boa qualidade,

    Pois é, sons muito graves tendem a distorcer com mais facilidade. Mas muitas vezes, a gravação sai direito mas os teus monitores não aguentam aquele monte de graves (ex: caixinhas de som do PC). Se for este o caso, um equalizador resolve o problema.

    Ah, e claro, tome cuidado com volumes muito altos, sempre.

    guita/pedal/cubo (saída de linha)/mesinha de som wattsom 8 canais (serve pra alguma coisa se eu gravo individualmente?? uso pq talvez melhore a qualidade? estou errado?)/entrada de linha PC.

    O problema é que a saída de linha de alguns amps é muito ruim (o meu Micro Cube é horrível). Além disso, a saída de linha não faz o som passar pela caixa/falantes, que normalmente ajudam a colorir o som. Existem algumas maneiras de resolver isso:

    1. Microfonar o amp. É a solução ideal se você tem um bom amp, bom microfone, boa placa de som...

    2. Não usar o amp, e sim uma pedaleira ou pedal que simule amp. Tem muitas opções: GT-2 e seus clones, V-Amp 2, Zoom G2, e daí para qualqure uma das pedaleiras top de linha (GT-8, Pod XT Live, etc.). Foi a solução que mais me agradou, e é a que eu tenho usado.

    3. Usar um programa para simular o amp, como o Guitar Rig 2.

    4. Usar a saída de linha do amp e um simulador de caixa acústica e microfone (o Guitar Rig 2 também tem isso).

    resumindo: procuro por uma qualidade melhor.. serah que consigo com os equipo que uso??

    O seu computador é bem melhor que o meu notebook (heheh). Eu só consegui uma qualidade satisfatória quando comprei uma placa de som externa e um microfone um pouco melhor do que "microfone de PC". Quanto ao problema do amp, brinquei por um tempo com uma pedaleira Zoom G2 e pedais analógicos de distorção, e funcionou razoavelmente bem.

    ps: algume sabe onde encontro algumas aulas sobre frequencias de som, par poder entender melhor como funciona?

    Um bom jeito de começar é com um livro chamado "The Art of Mixing", de um cara chamado George Peternsen. É um livro bem "be-a-bá", do jeito que iniciantes (como eu) precisam.

    Ro_NuReason
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    obrigado pessoal.. ja ajudaram bastante mesmo..

    hein bog.. gostaria de fazer mais umas perguntas entao.. nao querendo ser mto chato, mas tbm aproveitando a deixa neh.

    entao.. primeiro
    sobre o programa multipista.. eu quero um, nao pelo fato de eu gravbar mais de uma pista simultanea, mas sim pq eu preciso gravar digamos, uma segunda guita em cima da ja gravada, depois um baixo talvez vocal.. assim eu gravao fazendo um overdub, gravo em cima e cai pra outra pista...
    sobre gravar num programa e usar outro, o que eu quis dizer foi bem isso que vc faz, as pessoas com quem falei eles usam o soundforge depois para passar filtros e efeitos.
    sobre a arquitetura das gravações... vc disse sobre usar um pedal. nos usamos pedal de distorçao, mas mesmo assim ele passar pelo cubo, posso ligar ele direto na mesa e da mesa pro pc?? como vou ouvir o que estarei tocando?
    para usar o guitar rig 2, é só ligar a guita direto no pc? e abrir o software entao?
    e sobre a mesa de som. do jeito que eu estou fazendo.. vc acha que ela esta sendo util pra alguma coisa?? hehe

    sobre vc? qual programa esta usando para gravar e mixar?? sem querer ser chato, mas soh estou precisando duma troca de experiencias.. tentar ser autodidata eh foda... haieu
    obrigado pela paciencia velho!!

    Bog
    Veterano
    # dez/06 · Editado por: Bog
    · votar


    Ro_NuReason

    gostaria de fazer mais umas perguntas entao..

    Heheheh, tudo bem, mas só lembro que sou amadoríssimo e auto-didata.

    programa multipista (...) pq eu preciso gravar (...) fazendo um overdub

    Sim, eu também faço isso. Mas o meu computador é muito limitado, e às vezes quando eu uso um programa muito pesado ele simplesmente "engasga" e estraga a gravação. Por isso, eu gravo tudo com um programa leve. Para fazer overdub, eu monto uma mixagem bem simples, incluindo nela o som do metrônomo (toc toc toc toc). Aí eu toco essa "guia" em qualquer programa, tipo Media Player da vida. E gravo usando um programa bem leve.

    vc disse sobre usar um pedal. nos usamos pedal de distorçao, mas mesmo assim ele passar pelo cubo, posso ligar ele direto na mesa e da mesa pro pc??

    Eu usei uma pedaleira Zoom G2 porque ela simula amplificador e falantes. Se você ligar um pedal de distorção direto na mesa, ele vai soar bem esquisito, cheio de ruídos nas frequências mais altas. Você pode gravar assim mesmo, e depois usar um programa que simule amp/caixa/microfone (Guitar Rig 2).

    como vou ouvir o que estarei tocando?

    Hehehhe, com a G2, eu estava simplesmente jogando o som junto com o do computador. Faça assim: na hora de tocar a guia, coloque ela com um volume baixo, e aumente o volume dos monitores (ex: caixinha de som). Você vai ouvir a guitarra saindo com o volume acima da guia, e pouca qualidade. Mas é só para gravar mesmo, então tanto faz se a guitarra que você ouve é completamente diferente do que vai ficar no final.

    para usar o guitar rig 2, é só ligar a guita direto no pc?

    Sim. Não é o ideal, mas a possibilidade de dar algum problema é remota. Tem a ver com a diferença nas impedâncias... A imensa maioria das pessoas nunca teve problema com isso. Se você usar uma pedaleira ou um pedal do tipo "direct box", é mais seguro.

    e sobre a mesa de som. do jeito que eu estou fazendo.. vc acha que ela esta sendo util pra alguma coisa??

    Não entendo direito dessas coisas, mas dependendo da impedância da saída dela, pode ser que ela já esteja protegendo o seu computador. Ou só forçando ainda mais as coisa! Heheheh, realmente, não sei. Influenciar na qualidade, não influencia - não para melhor - a não ser que você esteja usando algum efeito dela.

    qual programa esta usando para gravar e mixar??

    Gravo no CoolEdit e mixo com um tal de N-Track.

    Boas gravações! Se conseguir algum resultado, manda para a gente!

    Quanto a mim, até o momento só mixei 3 musiquinhas simples, da "banda virtual" que eu tenho com uma amiga. Sei que não é o estilo de música que a maioria das pessoas gosta, mas:

    www.caixeiro_viajante.palcomp3.com.br

    Tudo foi feito com equipamentos bem simples (tirando a minha guitarra, que é boa), e o resultado ainda está longe de ser profissional. Mas fazendo é que a gente aprende, né!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dicas para iniciantes