Mesa Behringer UB 2442 FX vs. Xenyx 2442 FX - Qual a melhor pra home studio?

Autor Mensagem
eduardonogueirarj
Veterano
# nov/06


Pessoal, estou escolhendo a configuração do meu futuro home studio. Pretendo gravar em áudio (um instrumento por vez) violão, guitarra, bateria e contrabaixo, o demais só via MIDI.

Estou tremendamente indeciso sobre que mesa usar e sobre qual placa de som usar. Não sei se compro uma audiophile 192 (192khz - menos entrada/mais qualidade) ou uma audiophile delta 1010LT (96Khz - mais entrada/menos qualidade).

E com relação a mesa, gostaria de uma com pelo menos 16 canais e que me garantisse uma qualidade profisional custando menos possível ... daí pensei logo na behringer, rsrs.

Qual desses 2 modelos é o melhor em qualidade de som: UB 2442 FX ou Xenyx 2442 FX??

Qual dessas placas de audio seria melhor??

Estou meio perdido, ajudem-me, por favor, rsrs.

Pablo Gross
Veterano
# nov/06
· votar


eduardonogueirarj

Eu iria de delta 1010. Primeiro que a qualidade já é muito boa em 24/96, usar sample rate de 192khz já pede um equipamento bem melhor de monitoração para notar essa diferença, fora que consmome mais da máquina. Sem falar que a maioria dos equipamentos digitais são 24/96. Acho que o benefício de ter opção de 8 canais simultâneos é maior do que ter essa sample rate da audiophile com só 4 canais simultâneos, principalmente porque você disse que queria gravar bateria, fora que os conversores das duas são praticamente iguais. A qualidade da 1010 é tão boa quanto a audiophile, com um custo benefício melhor.
Já a mesa, se você não tiver grana para uma melhor, vai de xenyx, que são melhores que as ub.

eduardonogueirarj
Veterano
# nov/06
· votar


Eu iria de delta 1010. Primeiro que a qualidade já é muito boa em 24/96, usar sample rate de 192khz já pede um equipamento bem melhor de monitoração para notar essa diferença, fora que consmome mais da máquina. Sem falar que a maioria dos equipamentos digitais são 24/96. Acho que o benefício de ter opção de 8 canais simultâneos é maior do que ter essa sample rate da audiophile com só 4 canais simultâneos, principalmente porque você disse que queria gravar bateria, fora que os conversores das duas são praticamente iguais. A qualidade da 1010 é tão boa quanto a audiophile, com um custo benefício melhor.
Já a mesa, se você não tiver grana para uma melhor, vai de xenyx, que são melhores que as ub.


Gostaria de saber quais placas poderiam me oferecer a mesma quantidade de canais da Audiophile Delta 1010LT e a mesma qualidade da Audiophile 192. Alguem pode me indicar umas plaquinhas assim?

Eder Muchiutti
Veterano
# nov/06
· votar


eduardonogueirarj
tem várias.
Quanto pretende gastar?

Entre a UB e Xenyx, eu iria de Xenyx pelos reviews que já li.

eduardonogueirarj
Veterano
# nov/06
· votar


tem várias.
Quanto pretende gastar?


Por favor, diz algumas pra mim, com pelo menos 8 ou 10 entradas e qualidade de 192Khz, que dê pra gravar bateria acústica numa boa. Sabendo os modelos disponíveis, vou pesquisar os preços e chegar a uma conclusão.

Obrigado!

Eder Muchiutti
Veterano
# nov/06
· votar


eduardonogueirarj
eu sinceramente ESQUECERIA por completo uma interface que grava a 192Khz. Meu pc, um Athlon 64 3200 com 1 Gb de RAM não aguenta gravar 8 canais em 24/192. 192Khz, pra mim, ainda é preciosismo. Meu ouvido não consegue diferenciar um som gravado a 96 e a 192 numa mix pronta.

Essa é uma (que pretendo comprar, mas não pq grava em 192):
http://www.emu.com/products/product.asp?category=505&subcategory=491&p roduct=9871
Tem o Pro Tools HD, mas custa maisde R$20000.
E fique atento que algumas interfaces dizem ser 192, mas na verdade é só pros conversores D/A (de saída) e não os de gravação.

Se eu lembrar de mais alguma, posto aqui.

eduardonogueirarj
Veterano
# nov/06
· votar


eu sinceramente ESQUECERIA por completo uma interface que grava a 192Khz. Meu pc, um Athlon 64 3200 com 1 Gb de RAM não aguenta gravar 8 canais em 24/192. 192Khz, pra mim, ainda é preciosismo. Meu ouvido não consegue diferenciar um som gravado a 96 e a 192 numa mix pronta.

Essa é uma (que pretendo comprar, mas não pq grava em 192):
http://www.emu.com/products/product.asp?category=505&subcategory=491&p roduct=9871
Tem o Pro Tools HD, mas custa maisde R$20000.
E fique atento que algumas interfaces dizem ser 192, mas na verdade é só pros conversores D/A (de saída) e não os de gravação.

Se eu lembrar de mais alguma, posto aqui.


Quanto a computador aqui não é problema, o meu é um AMD64 X2 4800, com 2GB DDR, HD em RAID 0 e etc ... mas pagar R$20.000 é demais, não teria nada de +/- R$3 mil ou R$4 mil ... ou estourando uns R$5 mil? rsrs.

Gostaria muito de ouvir uma mix pronta em 96khz e em 192khz pra comparar. Estou pretendendo usar o Sonar 5 ou 6 no meu home studio. Numa mix pronta, ainda que em 96khz, não dá pra notar diferença entre uma feita em sonar e uma feita em pro tools?!?! Pergunta de novato, rs.

Mais uma vez, obrigado.

Eder Muchiutti
Veterano
# nov/06 · Editado por: Eder Muchiutti
· votar


eduardonogueirarj
acabei de postar um link de uma interface que atende às suas exigências.. não serve? Essa E-MU é excelente.

Talvez você tenha me entendido errado. Eu esqueceria a gravação em 192Khz não pela limitação do meu pc, mas por achar preciosismo mesmo.

Dá pra notar alguma diferença entre mixes feitas em programas, mas é MUITO pequena, mas não pra uma pessoa apontar: "ah, essa foi feita no PT, essa no Sonar e Essa no Cubase". E ainda por cima nenhuma é melhor que outra, apenas pouquíssimo diferente.

eduardonogueirarj
Veterano
# nov/06
· votar


eduardonogueirarj
acabei de postar um link de uma interface que atende às suas exigências.. não serve? Essa E-MU é excelente.

Talvez você tenha me entendido errado. Eu esqueceria a gravação em 192Khz não pela limitação do meu pc, mas por achar preciosismo mesmo.

Dá pra notar alguma diferença entre mixes feitas em programas, mas é MUITO pequena, mas não pra uma pessoa apontar: "ah, essa foi feita no PT, essa no Sonar e Essa no Cubase". E ainda por cima nenhuma é melhor que outra, apenas pouquíssimo diferente.


Blz, vou de Delta 1010LT ... agora e mesa? Na mix final de um trabalho, usando uma Behringer Xenyx 2442 FX ou uma Mackie da vida realmente faria 'aquela' diferença?

Eder Muchiutti
Veterano
# nov/06
· votar


eduardonogueirarj
faz uma grande diferença por causa dos prés. AS Xenyx têm prés audivelmente melhores que da UB e a Mackie tem prés melhores que os da Xenyx.
A mesma coisa vale pra placa de som, só que no lugar dos prés vc coloca os conversores (os da E-MU são superiores ao das M-Audio).

eduardonogueirarj
Veterano
# nov/06 · Editado por: eduardonogueirarj
· votar


Veja se esta configuração me permite gravar com qualidade de áudio realmente BOA??

* Audiophile Delta 1010LT
* Mackie 1642 VLZ PRO
* Sonar 6
* SoundForge 8

Grato!

Eder Muchiutti
Veterano
# nov/06
· votar


eduardonogueirarj
com certeza absoluta.
Agora é escolher os microfones certos e outros periféricos, caso sinta necessidade (no seu caso, me focaria nos mics).

eduardonogueirarj
Veterano
# nov/06
· votar


Com relação a microfones, eu criei um tópico pedindo orientação sobre quais escolher para bateria. Só que neste tópico o foco era o uso ao vivo, pra ser mais claro, será para a bateria da minha igreja. Porém preciso saber de um kit que seja o melhor para uso em studio, não sei se o melhor para uso ao vivo pode ser também o melhor para uso em studio.

Eis aí o link do tópico: http://forum.cifraclub.com.br/index.php?action=vthread&forum=16& topic=150120

Se puder indicar um bom kit para ao vivo e um bom kit para studio ficarei muito grato mais uma vez, só indique ao lado dos kits recomendados se são bons para ao vivo, studio ou ambas aplicações.

brigadu!! :-)

Pablo Gross
Veterano
# nov/06
· votar


eduardonogueirarj

A configuração ta bacana, mas eu acho que você esqueceu de uma coisa importante: a monitoração!!

eduardonogueirarj
Veterano
# nov/06
· votar


A configuração ta bacana, mas eu acho que você esqueceu de uma coisa importante: a monitoração!!

Hehe, esqueci não, só não havia colocado aqui. A princípio escolhi o seguinte:

* Monitores Behringer B2031A (R$1766,68 o par - Show Point)
* Fones AKG K66 (R$140,00 - Playtech)

Que tal?

Pablo Gross
Veterano
# nov/06
· votar


Os kits pra batera normalmente funcionam bem para ambas as aplicações. Porém, na igreja pode ser meio arriscado usar condensadores de diafragma largo nos overs pela microfonia, as vezes é até dispensável.
Os kits da akg são bons, da shure, audio-technica...
Das opções do tópico que você criou, acho que ficaria com os shure. Esses pgs não são nenhuma maravilha, mas acho que são melhores que os samsom.

Pablo Gross
Veterano
# nov/06
· votar


Quanto a monitoração ta legal. O pessoal sempre fala desses k-66 dizendo que são melhores pro estúdio do que os outros "k"s por serem mais flat. Mas, sinceramente, testei o k-44 e o k-66 e fiquei com o 44. É mais confortável, e não gostei muito dos k-66, prefiri a resposta dos 44, são mais "agradáveis", não tão cheios de médios quanto os 66, além do 66 ser semi-aberto e o k-44 é mais fechado. Dê uma ouvida neles, se puder. Mas ambos são bons fones com bom custo-beneficio.

Passini
Veterano
# nov/06
· votar


Olha vou dar minha humilde opinião, pois não tenho muita experiência, mas quando fui comprar minha mesa pesquisei muito e acabei comprando essa Alesis Firewire 16 ( http://www.alesis.com/product.php?id=94 ) que não precisa de placa no pc, ela passa tudo da mesa para o pc via cabo Firewire ou tb conhecido como IEEE 1394. Esse modelo ela passa os 16 canais separados para o pc e trabalha em qualquer software, Sonar, Cubase, Nuendo, etc... e o preço foi em torno de R$3.000,00, isso depende da forma que vai pagar e comprei na loja Cromat de Campinas. Já a Xenyx, que eu saiba só passa 4 canais via USB.

Na época eu queria pegar essa da Boss ( http://www.rolandus.com/products/productdetails.aspx?ObjectId=574&Pare ntId=110 ) que tem hd interno, 16 canais, e passa para o pc via usb 8 canais separados, mas vc pode armazenar tudo nela e deppis enviar para o pc. Ela tem muito mais opções que as outras, tem efeitos de guitarra como a pedaleira GT-6 da Boss, entre várias outras coisas como compressor, equalizador, enfim, muita coisa mesmo, porém está na faixa de R$5.000,00.

Abraços!

Pablo Gross
Veterano
# nov/06
· votar


Passini

É uma boa sugestão mesmo.

eduardonogueirarj
Veterano
# nov/06 · Editado por: eduardonogueirarj
· votar


Já tinha visto essa BOSS BR-1600CD, achei interessante. Então que set me proporcionaria melhor qualidade?

* OPÇÃO 1:
* Audiophile Delta 1010LT
* Mackie 1642 VLZ PRO
* Sonar 6
* SoundForge 8
* Monitores Behringer B2031A
* Fones AKG K44

* OPÇÃO 2:
* BOSS BR-1600CD
* Monitores Behringer B2031A
* Fones AKG K44

Uma coisa MUITO importante ... como vou usar meus samples de soundfont, gigasample, VSTs e etc gravando nesse BR-1600CD? hehe.

Ainda na opção 2 eu, pelo que entendi, nem necessitaria de um computador, nem sonar, nem soundforge ... a BOSS é um studio completo ... estou errado?!

Se não for pedir muito, escolha as peças e monte uma configuração de home studio pra mim baseado nas peças que já apresentei aqui (de preferência) ou até mesmo adicionando outras quem conheçam.

Muito obrigado!

Eder Muchiutti
Veterano
# nov/06
· votar


eduardonogueirarj
de qualquer maneira fico com a configuração 1. Sou à favor da flexibilidade do computador.
Mas a dica do Passini também é excelente.

Considere também o monitor KRK RP-6. A Technoaudio vende também.

Ah, e sobre os AKG, o K44 tem uma resposta de freq. mais confortável justamente por realçar graves e agudos, mas pro caso de uma "mix noturna" (não vá finalizar uma mix sem monitores hein!), conferência de efeitos, etc, eu ficaria com o K66.

eduardonogueirarj
Veterano
# nov/06
· votar


de qualquer maneira fico com a configuração 1. Sou à favor da flexibilidade do computador.
Mas a dica do Passini também é excelente.

Considere também o monitor KRK RP-6. A Technoaudio vende também.

Ah, e sobre os AKG, o K44 tem uma resposta de freq. mais confortável justamente por realçar graves e agudos, mas pro caso de uma "mix noturna" (não vá finalizar uma mix sem monitores hein!), conferência de efeitos, etc, eu ficaria com o K66.


Bom ... se houver um meio de se usar as VSTs nesse BR-1600CD ... sei lá, uma ligação do tipo: controlador -> PC / PC -> BR-1600CD ... pois com um BR-1600CD eu posso leva-lo para onde eu quiser ... até mesmo pra igreja pra gravar a bateria lá mesmo enqto meu home studio não tem uma bateria própria, rsrs.

Mas não abro mão dos VSTs, soundfonts, etc ... e aí, tem como usa-los numa BR-1600CD mesmo?!

Passini
Veterano
# nov/06
· votar


Claro que tem, tudo que vc faz na Boss é salvo como arquivo no Hd dela e depois é só passar via USB pro pc e fazer oque quizer.

Eder Muchiutti
Veterano
# nov/06
· votar


Nunca usei, então não sei...

eduardonogueirarj
Veterano
# nov/06
· votar


Pela praticidade de poder transportar facilmente, até que essa BOSS é hiper interessante, no entanto pra quem quer trabalhar com instrumentos virtuais, parece que fazer o trabalho diretamente no pc torna o processo mais simples ... pelo menos é o que estou imaginando .....

Passini
Veterano
# dez/06
· votar


Se vc quer transportar facilmente e pode gastar o valor da Boss eu iria com ela, pois não vai se arrepender. No meu caso, como era para estudio e a mesa não iria sair de lá e tb não tinha grana suficiente para a Boss, acabei optando pela Alesis.

eduardonogueirarj
Veterano
# dez/06 · Editado por: eduardonogueirarj
· votar


Pessoal, depois que vi estes videos de demonstração de bateria virtual da DFH (http://www.toontrack.com/demos.shtml#) onde o cara toca numa bateria eletrônica e sai os sons da DFH que foi escolhido (e variedade é o que não falta ... são mtos timbres), vou optar por comprar (futuramente) uma bateria eletrônica e usar a DFH ... resumindo: não vou mais gravar bateria acústica no meu home studio, agora vai ser bateria via MIDI com DFH.

Isso acho que muda um bucado de coisas, por exemplo, pra que uma mesa de som?! os pré-amplificadores da audiophile não são dos melhores ... então já que sempre vou gravar 1 canal (1 instrumento acústico) por vez (violão, guitarra, sax), pra que mesa?! não poderia ser 1 bom pré-amplificador ligado direto na placa de audio?!

O que acham deste esquema?

Me indiquem um BOM pré-amplificador pra ligar direto na placa ... um BOM mesmo ... só vou precisar de 1 canal, rs.

Que tal este? http://www.hendrixmusic.com.br/produto/detalhe.scale?codigo=28876


Brigadu!!!

Eder Muchiutti
Veterano
# dez/06
· votar


eduardonogueirarj
BOM mesmo? Esquece esse Behringer.
No mínimo um Presonus Tubre Pre, que custa uns R$450.
Há prés de R$10000 se vc estiver disposto a ter algo BOM MESMO MESMO MESMO.. rs

eduardonogueirarj
Veterano
# dez/06
· votar


BOM mesmo? Esquece esse Behringer.
No mínimo um Presonus Tubre Pre, que custa uns R$450.
Há prés de R$10000 se vc estiver disposto a ter algo BOM MESMO MESMO MESMO.. rs


Nossa, R$10000 é demais, hehehe. Não conhecia esta marca. Numa pesquisa rápida achei este modelo:

PRE DE MIC VALV PRESONUS BLUE TUBE DP: http://www.showpoint.com.br/detalhe.cfm?link=ok&codigo_produto=1192180 34 (achei na playtech por R$879,00 ... só que no link de lá não tem nem foto e nem descrição nenhuma)

Eder Muchiutti
Veterano
# dez/06
· votar


eduardonogueirarj
vc não disse que precisava de um canal só? O TubePre é o Bluetube de um canal só.
Eu conheço um cara que faz o BlueTube novo por R$690, se for do seu interesse mesmo.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Mesa Behringer UB 2442 FX vs. Xenyx 2442 FX - Qual a melhor pra home studio?