Unisinos lança Curso Superior de Formação Específica de Produtores e Músicos de Rock

    Autor Mensagem
    Bonilha
    Veterano
    # nov/06


    Unisinos lança Curso Superior de Formação Específica de Produtores e Músicos de Rock


    Formação de Produtores e Músicos de Rock

    O papel do músico na sociedade e as opções de inserção no mundo profissional mudaram muito. E para melhor. Através de novos recursos de mídia, ampliação do mercado de trabalho e novas estratégias de marketing, o músico pode e deve ser visto como um profissional completo. Um misto da imagem já conhecida de instrumentista, compositor e arranjador, com habilidades até então ignoradas pelo universo acadêmico, como operador de softwares de áudio, produtor de discos e crítico musical.

    Entendendo essa nova realidade, a Unisinos está lançando o curso de Formação de Músicos e Produtores de Rock. A intenção é formar um profissional para a área da música que tenha capacidade de gerenciar sua própria carreira, que saiba discorrer sobre a história do rock com apurado senso estético, relacionar-se fluentemente com os meios de comunicação e utilizar adequadamente as ferramentas tecnológicas e a internet. Enfim, que ele seja capaz de incutir nas pessoas um novo entendimento do papel do músico hoje em dia.

    As aulas acontecem de segunda à quarta, das 14h às 16h45. Porém, nas segundas e terças, as aulas ocorrem das 17h30 às 20h30. O curso tem duração de dois anos e meio (1.660 horas-aula).

    A estrutura do curso de Formação de Músicos e Produtores de Rock, dividida em quatro módulos articulados entre si:

    Módulo I - Construção de referências musicais
    (330 horas-aula)
    Introduz e ambienta o aluno na trajetória teórico-prática do curso. Nesse módulo, o aluno cria sua versão para uma música do gênero rock pré-existente. O objetivo é consolidar e sistematizar o conjunto de suas referências musicais. No processo de criação e produção musical do gênero, é fundamental que o músico ou produtor saiba construir as fundações de seu estilo ou identidade musical.

    Confira as atividades acadêmicas do módulo

    Módulo II - Identidade musical e elaboração de repertório
    (630 horas-aula)
    É nesse momento que você desenvolve suas composições próprias, baseado na trajetória construída pela consolidação de suas referências musicais no módulo I. A construção da identidade própria do aluno enquanto músico e produtor requer atenção, disciplina e respeito ao processo de aprendizagem de cada pessoa.

    Confira as atividades acadêmicas do módulo

    Módulo III - Produção musical
    (360 horas-aula)
    De forma prática, você será qualificado para atuar de maneira colaborativa e coletiva no desenvolvimento das competências de reflexão, produção e composição aliado a conhecimentos de Comunicação e Direito. Através do Projeto 3 – Produção de Coletânea, o aluno desenvolve trabalhos de gravação, produção e divulgação. A atividade completa mais uma produção de prática que será inserida no portfólio do músico ou produtor em formação.

    Confira as atividades acadêmicas do módulo

    Módulo IV - Preparação da carreira
    (340 horas-aula)
    Prepara o aluno para o início de sua carreira como produtor ou músico de rock. Através do Projeto 4 – Festival , você será preparado para produção de um evento configurado como um festival de música, ou seja, uma reunião de bandas e músicos que servirá como o ápice da trajetória do aluno dentro do curso. É nesse momento que o aluno percebe a evolução do conjunto de suas competências desenvolvidas ao longo dos quatro módulos do curso e que servirá de plataforma para a exposição do formando na sua inserção no mercado de trabalho.

    Confira as atividades acadêmicas do módulo




    O processo seletivo para o curso de Formação de Produtores e Músicos de Rock será composto por duas etapas:

    Etapa I - Vestibular Unisinos
    O Vestibular Unisinos é realizado duas vezes ao ano, uma no inverno e outra no verão. A avaliação ocorre atráves de uma prova de questões discursivas e de uma redação.

    Existe ainda o processo seletivo alternativo para público com 25 anos ou mais, destinado aos interessados em ingressar na graduação da Unisinos que se enquadram nessa faixa etaria. O processo é realizado junto ao vestibular e avaliação se dá através de uma prova de redação.

    Etapa II – Atividade de grupo
    Na segunda etapa, será realizada uma dinâmica de grupo para identificar o perfil dos candidatos, as competências já desenvolvidas e sua relação com a área de música.

    http://www.unisinos.br/formacao_especifica/rock/

    Bog
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    Isso está sendo discutido aqui:

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/9/148092/

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Unisinos lança Curso Superior de Formação Específica de Produtores e Músicos de Rock