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diegocipriani Veterano |
# set/06 · Editado por: diegocipriani
Olá, estou criando esse tópico pois vejo que muitas pessoas aqui tem dúvidas sobre como comprar, montar, projetar, construir, e usar equipamentos para sonorização.
Tentarei incluir com o tempo boa parte do meu conhecimento no assunto,
e claro como qualquer ser humano, estou sujeito a erros, se ocorrer, voltarei e farei a correção.
De ínicio vou começar pelo básico, e esclarecendo alguns mitos que se propagam com muita rapidez...
Ficarei grato se algum moderador fixar o tópico, já que é de utilidade para muitos.
E se possível não façam perguntas aqui, criem outro tópico que tentarei
responder, mas aqui irá desorganizar, e por favor usem "que" no lugar de "q", e assim por diante :) É dificil ajudar sem entender o que se
pergunta.
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diegocipriani Veterano |
# set/06 · Editado por: diegocipriani
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Vamos começar por algumas dúvidas frequêntes que vejo, e que um dia
tambem tive é claro. Tentarei abordar de forma rápida e direta.
Posso usar amplificadores e falantes automotivos?
Não! Falantes de linha automotiva tentem a ter uma resposta pouco
linear, com elevada distorção... Os amplificadores, da mesma forma,
tem elevada distoção, sua potência especificada é dúvidosa, e por ae
vai...
Hoje em dia temos bons falantes nacionais com um ótimo custo/benefício.
Entre eles, Snake, Selenium, e Oversound.
Como converter watts pmpo para watts rms ou vice e versa
Em primeiro lugar use sempre a potência RMS, PMPO é um numero
praticamente aleatório, algumas empresas usam 2x ou 4x a potência
RMS, mas algumas chegam a usar incríveis 20x a potência RMS!. Isso
se ve muito no mercado automotivo.
Watts não é sinônimo de maior "volume"!
Não compre o falante só olhando watts.
Olhe sempre a sua sensibilidade, mais abaixo falarei mais sobre isso.
Alto falantes maiores são melhores
Ae esta uma muito comum, e totalmente errada! Cada falante tem a sua
aplicação, e é dae que deve se escolher o diâmetro do falante. Leia mais
abaixo.
Não existe caixa acústica feita a olho, se tem preguiça de calcular seu
volume e de sintonizar compre uma caixa pronta
Caixas acusticas devem ser montadas conforme o alto falante que deverão comportar, não é apenas uma caixa de madeira. Dependendo
de como montar sua caixa, poderá até queimar o altofalante ou faze-lo
ter o dobro ou o quártuplo da sua eficiência.
E por favor, aquele "furo", não é para sair o ar que ficaria dentro da caixa!
Ele deve ser sintonizado, calculado, e montado de acordo com o alto falante, caso contrario o alto falante pode até queimar.
Meu amplificador de 200W vai trabalhar com um falante de 400W?
Essa então... O amplificador deve ter em torno de 1.5 vezes a potência
do alto falante para suportar os picos musicais, e para trabalhar com uma
distorção baixa. Duvida? Baixe os papers em PDF da selenium.
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diegocipriani Veterano |
# set/06
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Basico
O que é um P.A.?
P.A. ( Public Address ) é todo sistema eletrônico de amplificação de audio, o qual transmite
informação, diversão, enfim, a um público. Podemos citar, o de um teatro, do aeroporto, etc...
No nosso caso estaremos mais focados no P.A. para uso com performances de musicos e bandas ao vivo
ou não.
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diegocipriani Veterano |
# set/06 · Editado por: diegocipriani
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Som e frequência
Não vai adiantar muita coisa falarmos de amplificadores, caixas, se
não soubermos o que é o som. Não vou começar desde o ínicio falando
tudo sobre, então volte as aulas de física e leia sobre ele e pesquise,
até porque eu não aborto completamente esse assunto, que é bem
extenso.
Vamos falar apenas de uma de suas propriedades que vai ser de
suma importância nesse momento: Frequência.
A frequência nada mais é do que o numero de ciclos de uma onda
em um determinado período. A unidade usada pelo SI é o Hz ( Hertz ).
Uma onda de 100Hz, então, terá 100 cliclos por segundo.
Khz, nada mais é do que 1000Hz, logo 1Khz = 1000Hz.
É importante temos pelo menos uma base de como percebemos essas
frequências sonoras. Existem bons programas, apostilas e cursos para
treinarmos nosso ouvido, mas como estamos falando do basico, e não
de se tornar um técnico de som, vamos apenas ter uma idéia dessas
frequências.
Nós humanos consiguimos ouvir desde 20Hz até 20Khz ( 20.000Hz ).
( Generalizando é claro ). Após certa idade alguns de nós temos
maior dificuldade para ouvir acima dos 16.000Hz.
Porêm todos nós temos dificuldade ( uma atenuação ) de ouvir abaixo
dos 100Hz. Não que esta atenuação não exista acima de 100Hz, mas ela
se torna muito mais intensa abaixo dessa frequência.
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zl3d Veterano |
# set/06 · Editado por: zl3d
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Desculpe-me escrever aqui, mas é que você ainda nao criou o outro topico, entao... soh uma correção, nós escutamos de 20Hz até 20KHz. MHz é 10 elevado a sexta potência, coisa que não conseguimos mais distinguir. Obrigado pela iniciativa ! Acredito que vai ajudar muitas pessoas.
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diegocipriani Veterano |
# set/06
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Desculpe, você está correto. Obrigado pela correção ;)
Abraços, Diego
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diegocipriani Veterano |
# set/06 · Editado por: diegocipriani
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Ressonância
Para ser mais simples de se compreender a frequência de ressonancia,
imagine, ou faça, um pendulo. De a ele um leve movimento, o numero
de vai e vem que ele faz, é a grosso modo a frequência de ressonancia
desse sistema.
Se você der o impurrão e deixa-lo movimentando-se, irá parar depois
de algum tempo.
Agora tente impurra-lo quando vai, e puxa-lo quando vem. Ele irá
balançar cada vez mais. Isso porque os impurrões que você está
dando estão na mesma frequência que a ressonancia dele.
Agora tente fazer com uma velocidade diferente da dele, em certos
momentos os movimentos irão agir para lados opostos, ou seja,
o pendulo irã parar. Nesse caso a frequência com que você o empurrava
não era a sua frequência de ressonancia.
A grosso modo, é isso que acontece com os materiais em sua frequência
de ressonancia.
Você pode ver nesse site http://www.enm.bris.ac.uk/research/nonlinear/tacoma/tacoma.html
a ponte de Tacoma, um caso muito famoso, onde a ponte entrou em ressonancia com o vento, que era de apenas 65Km/h, e balançava
parecendo de papel...
Outro exemplo, é quando pessoas emitem uma nota tão aguda que
chegam a quebrar uma taça de cristal. Elas emitem a nota na frequência
de ressonancia da taça, o que à faz vibrar cada vez mais, até que se quebre.
Um muito comum tambem, é quando tocamos bateria ou estamos tocando
algum instrumento e as janelas em certas notas vibram.
Enfim, espero que tenha dado para compreender.
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diegocipriani Veterano |
# set/06
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Reconhecendo as frequências
Como já havia falado acima existem muitos cursos, treinamentos, enfim,
dedicados ao treino do ouvido "absoluto", mas como não é nosso caso
aqui, vamos baixar o seguinte programa na audioware:
http://www.audioware.com.br/download-61-test-tone-generato r.html ( 814Kb )
Após fazer o download, instale e rode o programa.
Responda "No" a primeira pergunta que o programa faz.
No canto esquerdo do programa, você ve uma frame chamada "Left channel" É nela que vamos trabalhar agora.
Selecione em Wave Funcion o valor "Sine" ( para uma onda senoidal ),
depois escolha "Constat", e logo abaixo onde deve estar "1000" "Hz",
entre com o valor 80Hz ( não digite o Hz ).
No canto inferior direito, temos dois botões, ON e OFF, que iniciam e
param a reprodução do tom.
Pronto, clique em ON e você estará ouvindo uma onda de 80Hz.
Agora repita os passos acima e escute as frequências:
80Hz
100Hz
150Hz
200Hz
300Hz
500Hz
800Hz
1000Hz
2000Hz
5000Hz
10000Hz
15000Hz
20000Hz
Agora você ja tem uma idéia para associar a frequência a algum "som".
Quando ler em algum equipamento, mesa, equalizador, será interessante
que tenha uma ídeia da qual frequência está mechendo.
Lembre-se que dependendo de seu sistema de som no PC, algumas das frequências acima não serão reproduzidar corretamente, principalmente
as mais graves e mais agudas.
Até a próxima.
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Jabijirous Veterano |
# set/06
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diegocipriani
até esse topico ficar fixo voce vai ter barba branca pq vai demorar, eu ja disse que esse forum precisa de moderador, mas nego nao escuta!!
bom tópico por sinal!!
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diegocipriani Veterano |
# set/06
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Jabijirous
Obrigado! É verdade, tá demorando :P
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diegocipriani Veterano |
# set/06 · Editado por: diegocipriani
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Olá, vou parar um pouco com o tópico já que o mesmo vai ficar pra trás
depois de algum tempo. Quando resolverem colocar fixo, voltarei a escrever.
Obrigado a todos pelo apoio que tem dado, acima de tudo espero que
leiam o topico completo, já que muitas pessoas tem preguiça pelo assunto envolver questões complexas.
Se quiserem comentar aqui, bem agora não tem mais problema :)
Se tiverem dúvidas, melhor ainda, postem aqui que tentarei ajudar.
Abraços, e até breve ( eu espero ),
Diego
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dani_low Veterano |
# set/06
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aew broder blza??
tenho uma duvida...
aquii na sala do som (em casa hehh) quando sai uma nota grave faz um hummmm e embola tudo!!! o que eu posso fazer pra resolver?? sem tirar o grave do som porque fica sem graça ne?
vlw!!
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dani_low Veterano |
# out/06
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up?
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diegocipriani Veterano |
# out/06
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Opa, foi mal a demora, to "meio" ocupado por aqui.
Quantas são as caixas? Como estão posicionadas?
Abraços,
Diego
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dani_low Veterano |
# out/06
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n po... parece idiota mas estou me refenrindo ao radio normal msm de escutar cd pah.. heheh
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Joaomadeira Veterano |
# abr/09
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Diegocipriani,
Queria ver se você pode me ajudar... faço parte de uma banda e estamos para fazer nosso primeiro show...
O problema é que minha banda não tem cubos de guitarra e baixo potentes o suficiente para aguentarem o show que vamos fazer em um salão enorme. A nossa idéia, na emergência, era ligar os instrumentos e os microfones em uma direct box, daí pra mesa, e daí pro PA do próprio salão. O PA do salão tem duas caixas de 600w rms cada uma. Você acha que nesse esquema o som pode ficar ruim, embolado, distorcer, alguma coisa assim?
Valeu! Joao madeira
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El_Cabong Veterano |
# fev/10 · Editado por: El_Cabong
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aproveitando o tópico para falar de um assunto pertinente...
Porque muita gente que tem sonorização, fazem com que o sistema de som soe MONO ???
Já vi muita gente com duas torres de caixas, mesas de som stereo excelentes, amplificadores de potência stereos, módulos de efeitos stereo, mas o som é mono!!
Que porcaria isso!! Estes dias eu fui tocar ao vivo e o meu teclado tem vários timbres sampleados em stereo, principalmente os pianos de cauda. Aí chego pra ligar o teclado e o cara do som diz. "Dois cabos não. Um só cabo porque o som é mono"!!
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