Basico e intermediario sobre sistemas de sonorização

    Autor Mensagem
    diegocipriani
    Veterano
    # set/06 · Editado por: diegocipriani


    Olá, estou criando esse tópico pois vejo que muitas pessoas aqui tem dúvidas sobre como comprar, montar, projetar, construir, e usar equipamentos para sonorização.

    Tentarei incluir com o tempo boa parte do meu conhecimento no assunto,
    e claro como qualquer ser humano, estou sujeito a erros, se ocorrer, voltarei e farei a correção.

    De ínicio vou começar pelo básico, e esclarecendo alguns mitos que se propagam com muita rapidez...

    Ficarei grato se algum moderador fixar o tópico, já que é de utilidade para muitos.

    E se possível não façam perguntas aqui, criem outro tópico que tentarei
    responder, mas aqui irá desorganizar, e por favor usem "que" no lugar de "q", e assim por diante :) É dificil ajudar sem entender o que se
    pergunta.

    diegocipriani
    Veterano
    # set/06 · Editado por: diegocipriani
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    Vamos começar por algumas dúvidas frequêntes que vejo, e que um dia
    tambem tive é claro. Tentarei abordar de forma rápida e direta.

    Posso usar amplificadores e falantes automotivos?

    Não! Falantes de linha automotiva tentem a ter uma resposta pouco
    linear, com elevada distorção... Os amplificadores, da mesma forma,
    tem elevada distoção, sua potência especificada é dúvidosa, e por ae
    vai...

    Hoje em dia temos bons falantes nacionais com um ótimo custo/benefício.
    Entre eles, Snake, Selenium, e Oversound.

    Como converter watts pmpo para watts rms ou vice e versa

    Em primeiro lugar use sempre a potência RMS, PMPO é um numero
    praticamente aleatório, algumas empresas usam 2x ou 4x a potência
    RMS, mas algumas chegam a usar incríveis 20x a potência RMS!. Isso
    se ve muito no mercado automotivo.

    Watts não é sinônimo de maior "volume"!

    Não compre o falante só olhando watts.
    Olhe sempre a sua sensibilidade, mais abaixo falarei mais sobre isso.

    Alto falantes maiores são melhores

    Ae esta uma muito comum, e totalmente errada! Cada falante tem a sua
    aplicação, e é dae que deve se escolher o diâmetro do falante. Leia mais
    abaixo.

    Não existe caixa acústica feita a olho, se tem preguiça de calcular seu
    volume e de sintonizar compre uma caixa pronta


    Caixas acusticas devem ser montadas conforme o alto falante que deverão comportar, não é apenas uma caixa de madeira. Dependendo
    de como montar sua caixa, poderá até queimar o altofalante ou faze-lo
    ter o dobro ou o quártuplo da sua eficiência.
    E por favor, aquele "furo", não é para sair o ar que ficaria dentro da caixa!
    Ele deve ser sintonizado, calculado, e montado de acordo com o alto falante, caso contrario o alto falante pode até queimar.

    Meu amplificador de 200W vai trabalhar com um falante de 400W?

    Essa então... O amplificador deve ter em torno de 1.5 vezes a potência
    do alto falante para suportar os picos musicais, e para trabalhar com uma
    distorção baixa. Duvida? Baixe os papers em PDF da selenium.

    diegocipriani
    Veterano
    # set/06
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    Basico

    O que é um P.A.?

    P.A. ( Public Address ) é todo sistema eletrônico de amplificação de audio, o qual transmite
    informação, diversão, enfim, a um público. Podemos citar, o de um teatro, do aeroporto, etc...

    No nosso caso estaremos mais focados no P.A. para uso com performances de musicos e bandas ao vivo
    ou não.

    diegocipriani
    Veterano
    # set/06 · Editado por: diegocipriani
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    Som e frequência

    Não vai adiantar muita coisa falarmos de amplificadores, caixas, se
    não soubermos o que é o som. Não vou começar desde o ínicio falando
    tudo sobre, então volte as aulas de física e leia sobre ele e pesquise,
    até porque eu não aborto completamente esse assunto, que é bem
    extenso.

    Vamos falar apenas de uma de suas propriedades que vai ser de
    suma importância nesse momento: Frequência.

    A frequência nada mais é do que o numero de ciclos de uma onda
    em um determinado período. A unidade usada pelo SI é o Hz ( Hertz ).
    Uma onda de 100Hz, então, terá 100 cliclos por segundo.
    Khz, nada mais é do que 1000Hz, logo 1Khz = 1000Hz.

    É importante temos pelo menos uma base de como percebemos essas
    frequências sonoras. Existem bons programas, apostilas e cursos para
    treinarmos nosso ouvido, mas como estamos falando do basico, e não
    de se tornar um técnico de som, vamos apenas ter uma idéia dessas
    frequências.

    Nós humanos consiguimos ouvir desde 20Hz até 20Khz ( 20.000Hz ).
    ( Generalizando é claro ). Após certa idade alguns de nós temos
    maior dificuldade para ouvir acima dos 16.000Hz.

    Porêm todos nós temos dificuldade ( uma atenuação ) de ouvir abaixo
    dos 100Hz. Não que esta atenuação não exista acima de 100Hz, mas ela
    se torna muito mais intensa abaixo dessa frequência.

    zl3d
    Veterano
    # set/06 · Editado por: zl3d
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    Desculpe-me escrever aqui, mas é que você ainda nao criou o outro topico, entao... soh uma correção, nós escutamos de 20Hz até 20KHz. MHz é 10 elevado a sexta potência, coisa que não conseguimos mais distinguir. Obrigado pela iniciativa ! Acredito que vai ajudar muitas pessoas.

    diegocipriani
    Veterano
    # set/06
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    Desculpe, você está correto. Obrigado pela correção ;)

    Abraços, Diego

    diegocipriani
    Veterano
    # set/06 · Editado por: diegocipriani
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    Ressonância

    Para ser mais simples de se compreender a frequência de ressonancia,
    imagine, ou faça, um pendulo. De a ele um leve movimento, o numero
    de vai e vem que ele faz, é a grosso modo a frequência de ressonancia
    desse sistema.

    Se você der o impurrão e deixa-lo movimentando-se, irá parar depois
    de algum tempo.

    Agora tente impurra-lo quando vai, e puxa-lo quando vem. Ele irá
    balançar cada vez mais. Isso porque os impurrões que você está
    dando estão na mesma frequência que a ressonancia dele.

    Agora tente fazer com uma velocidade diferente da dele, em certos
    momentos os movimentos irão agir para lados opostos, ou seja,
    o pendulo irã parar. Nesse caso a frequência com que você o empurrava
    não era a sua frequência de ressonancia.

    A grosso modo, é isso que acontece com os materiais em sua frequência
    de ressonancia.

    Você pode ver nesse site http://www.enm.bris.ac.uk/research/nonlinear/tacoma/tacoma.html
    a ponte de Tacoma, um caso muito famoso, onde a ponte entrou em ressonancia com o vento, que era de apenas 65Km/h, e balançava
    parecendo de papel...

    Outro exemplo, é quando pessoas emitem uma nota tão aguda que
    chegam a quebrar uma taça de cristal. Elas emitem a nota na frequência
    de ressonancia da taça, o que à faz vibrar cada vez mais, até que se quebre.

    Um muito comum tambem, é quando tocamos bateria ou estamos tocando
    algum instrumento e as janelas em certas notas vibram.

    Enfim, espero que tenha dado para compreender.

    diegocipriani
    Veterano
    # set/06
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    Reconhecendo as frequências

    Como já havia falado acima existem muitos cursos, treinamentos, enfim,
    dedicados ao treino do ouvido "absoluto", mas como não é nosso caso
    aqui, vamos baixar o seguinte programa na audioware:

    http://www.audioware.com.br/download-61-test-tone-generato r.html ( 814Kb )

    Após fazer o download, instale e rode o programa.
    Responda "No" a primeira pergunta que o programa faz.

    No canto esquerdo do programa, você ve uma frame chamada "Left channel" É nela que vamos trabalhar agora.

    Selecione em Wave Funcion o valor "Sine" ( para uma onda senoidal ),
    depois escolha "Constat", e logo abaixo onde deve estar "1000" "Hz",
    entre com o valor 80Hz ( não digite o Hz ).

    No canto inferior direito, temos dois botões, ON e OFF, que iniciam e
    param a reprodução do tom.

    Pronto, clique em ON e você estará ouvindo uma onda de 80Hz.

    Agora repita os passos acima e escute as frequências:

    80Hz
    100Hz
    150Hz
    200Hz
    300Hz
    500Hz
    800Hz
    1000Hz
    2000Hz
    5000Hz
    10000Hz
    15000Hz
    20000Hz

    Agora você ja tem uma idéia para associar a frequência a algum "som".
    Quando ler em algum equipamento, mesa, equalizador, será interessante
    que tenha uma ídeia da qual frequência está mechendo.

    Lembre-se que dependendo de seu sistema de som no PC, algumas das frequências acima não serão reproduzidar corretamente, principalmente
    as mais graves e mais agudas.

    Até a próxima.

    Jabijirous
    Veterano
    # set/06
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    diegocipriani

    até esse topico ficar fixo voce vai ter barba branca pq vai demorar, eu ja disse que esse forum precisa de moderador, mas nego nao escuta!!

    bom tópico por sinal!!

    diegocipriani
    Veterano
    # set/06
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    Jabijirous

    Obrigado! É verdade, tá demorando :P

    diegocipriani
    Veterano
    # set/06 · Editado por: diegocipriani
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    Olá, vou parar um pouco com o tópico já que o mesmo vai ficar pra trás
    depois de algum tempo. Quando resolverem colocar fixo, voltarei a escrever.

    Obrigado a todos pelo apoio que tem dado, acima de tudo espero que
    leiam o topico completo, já que muitas pessoas tem preguiça pelo assunto envolver questões complexas.

    Se quiserem comentar aqui, bem agora não tem mais problema :)
    Se tiverem dúvidas, melhor ainda, postem aqui que tentarei ajudar.

    Abraços, e até breve ( eu espero ),
    Diego

    dani_low
    Veterano
    # set/06
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    aew broder blza??
    tenho uma duvida...
    aquii na sala do som (em casa hehh) quando sai uma nota grave faz um hummmm e embola tudo!!! o que eu posso fazer pra resolver?? sem tirar o grave do som porque fica sem graça ne?
    vlw!!

    dani_low
    Veterano
    # out/06
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    up?

    diegocipriani
    Veterano
    # out/06
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    Opa, foi mal a demora, to "meio" ocupado por aqui.

    Quantas são as caixas? Como estão posicionadas?

    Abraços,
    Diego

    dani_low
    Veterano
    # out/06
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    n po... parece idiota mas estou me refenrindo ao radio normal msm de escutar cd pah.. heheh

    Joaomadeira
    Veterano
    # abr/09
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    Diegocipriani,

    Queria ver se você pode me ajudar... faço parte de uma banda e estamos para fazer nosso primeiro show...

    O problema é que minha banda não tem cubos de guitarra e baixo potentes o suficiente para aguentarem o show que vamos fazer em um salão enorme. A nossa idéia, na emergência, era ligar os instrumentos e os microfones em uma direct box, daí pra mesa, e daí pro PA do próprio salão. O PA do salão tem duas caixas de 600w rms cada uma. Você acha que nesse esquema o som pode ficar ruim, embolado, distorcer, alguma coisa assim?

    Valeu!
    Joao madeira

    El_Cabong
    Veterano
    # fev/10 · Editado por: El_Cabong
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    aproveitando o tópico para falar de um assunto pertinente...

    Porque muita gente que tem sonorização, fazem com que o sistema de som soe MONO ???

    Já vi muita gente com duas torres de caixas, mesas de som stereo excelentes, amplificadores de potência stereos, módulos de efeitos stereo, mas o som é mono!!

    Que porcaria isso!! Estes dias eu fui tocar ao vivo e o meu teclado tem vários timbres sampleados em stereo, principalmente os pianos de cauda. Aí chego pra ligar o teclado e o cara do som diz. "Dois cabos não. Um só cabo porque o som é mono"!!

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