Uso de sampler ao vivo

Autor Mensagem
conehc
Veterano
# ago/06


Olá... tenho uma banda de pop rock, e como estamos de certa forma nos profissionalizando aos poucos, surgiu a ideia de tocar em sima de samples... ja estamos por adquirir um sitema de retorno baseado em fones... mas como nao tenho a minima ideia de como funciona um sampler, imaginei desde um metronomo que muda automaticamente o tempo ate tocar em cima de uma bt (algumas vezes com bateria eletronica, outras com riffs de teclados, etc)....

gostaria que me dessem algumas informações de como isso funciona...

Casper
Veterano
# ago/06
· votar


Caro conehc:

Sua pergunta está muito confusa.
Tente reformular a questão, e terá uma
resposta mais precisa.

conehc
Veterano
# ago/06
· votar


Casper
hummm eu nao sei muito sobre o assunto, entao fica confuso mesmo...

em resumo: queremos um show com samples... a banda tem 4 integrantes, e queriamos colocar uns lances eletronicos no meio...

tipo em algumas musicas do j quest (a maioria pra falar a verdade), geralmente tem uma bateria eletronica no fundo ou algo parecido...

zozo
Veterano
# ago/06
· votar


É praticamente o que vc falou...
Vc pode ter um sistema de fones, onde o batera receberá um click bem alto e o retorno que ele quiser. Pode dividir no left o click e no right o retorno. Vcs vão ter que se acostumar a tocar com click, porque tem partes em que o click só irá para o guitarrista ou tecladista ai depende do caso.

Tem o rack da behringer que resolve o assunto que é o POWERPLAY PRO-8 HA8000 de 8 canais. Como vcs vão atirar esses samples ai depende do que vcs possuem. Pode tanto ser um notebook, ou minidisk etc...

Depende da estrutura que vcs querem montar...

conehc
Veterano
# ago/06 · Editado por: conehc
· votar


zozo
hummm entao minha logica tava certa... mais ou menos o que vc falou, eu estava montando aki no pc, ficaria algo do tipo:

A banda é assim:
- voz e guitarra
- baixo e vocal
- guitarra e vocal
- bateria e vocal

sao so esses 4, o uso do sampler é exatamente para poder eliminar a necessidade de um teclado ou de um dj na banda

O equipamento que eu estava pensando em montar aki é o seguinte:
- POWERPLAY PRO-XL HA4700 - amplificador de fones, 4 canais... pensei nele ao inves do HA8000 pq ele tem mais recursos: 2 canais, equalizaçao separada por fone, recurso mute, aux-in....

- 3 fones koss porta pro (ja usei ao vivo e achei bem legal)

- 1 fone de ponto para o vocalista principal - nao conheço nenhum, mas pensei no koss the plug

- um computador normal com uma placa de som pelo menos decente (notbook ficaria meio fora de mao, ja que ja tenho o pc e a placa decente)
o computador poderia ser realmente trocado por um mini-disc ou compativeis... seria realmente uma boa montar tudo, gravar e depois so chegar la e dar play e tocar...


as ligações: no "main in R e L", ligo o pc ou md... e nos aux in, ligar as vias de retorno da mesa (podendo ate ligar uma via so, com o som que vai para o PA, que sairia em todos os fones...


pelos meus calculos, gastariamos ai em torno dos 900 reais... a pergunta é: ficaria bom? esse sistema seria usado tanto pra ensaiar (um ensaio bem silencioso aos vizinhos por sinal) como pra apresentações ao vivo...

ah, detalhe: vc conhece algum programa de computador legal pra se fazer isso?

zozo
Veterano
# ago/06
· votar


qual a sua placa de som?

conehc
Veterano
# ago/06
· votar


zozo
tenho uma sound blaster live!.... nao sei se ela aguenta o tranco... nao eh nenhuma delta 1010, mas ta valendo...

mas sera que o sistema ai fica bom? digo pela qualidade dos fones, do amplificador e da proposta.... a banda ja aprovou a ideia e em breve ja vamos estar com o dinheiro...

zozo
Veterano
# ago/06
· votar


Olha então ja te digo que qualquer player vale, a unica brincadeira que vc vai ter que fazer é jogar o click no left e os samples no right. Com qualquer programa de edição de audio vc consegue fazer essa separação.

Olha, sinceramente não acho vantagem jogar fone para outros membros da banda.

Por ser uma placa com uma saída apenas vc só teria o click e os samples. Um lado da saida que é o click é pro batera e eventualmente para algum outro membro, e o outro vc vai mandar para o P.A.

Talvez o que vc queira fazer seria uma saida diferente para cada membro:
- Vocal: Samples + Voz
- Guitarrista: Samples + Guitarra + Backing Vocal
- Batera: Click + Samples + Voz

Só que para isso vc precisaria de uma mesinha, porque pra que o vocalista precisaria de um click ou do retorno dos samples se ja ta tudo no P.A. ou no monitor da casa? Ja te falo que vc vai sofrer pra fazer esquemas com a mesa de som das casas de São Paulo...

Pra que colocar um fones para todo mundo? Alêm do fato da estragar a presença de palco, imagina a banda inteira com um fone de ouvido e o vocalista preso ao fone?

Eu faria assim, leva o computador porque discman e minidisk dão umas puladas as vezes no meio da música. Pega a saida da sua sound blaster live e liga um cabo split de p2 stereo para 2 pontas p10 mono que vc ligaria da seguinte forma:
- Left (Click): Entrada 1 do sistema de fones e a saida joga no fone do batera. Caso queira mandar clicks eventualmente para os outros membros da banda, vc liga no main mix do hack e controla o ganho de acordo com o gosto de cada um.
- Right (Samples): Vc manda pra mesa de som da casa, para o cara jogar no P.A.

Pronto mais nada, usa um winamp pra tocar e joga uma trilha de silêncio com o numero de segundos entre as músicas para dar um tempo no show

OBS: Se for jogar só o fone pro batera, nem compra o hack!

conehc
Veterano
# ago/06
· votar


zozo
entendo.... mas num compensa mandar click pra todo mundo da banda nao? tipo que em varias partes de musicas nossas o baterista para, e se num sistema desses por acaso da um atraso em um, todos atrasam... tocar com click nao é o problema pra nos, ja que nos ensaiamos com metronomo ligado ao pa...

no caso, primeiramente, eu estava pensando em colocar tudo pra todo mundo, mas nao sei se ficaria bom.... ja toquei algumas vezes com monitor in-ear, ficou legal, e somente o vocalista estava com retorno de chao... a banda é mais baseada na presença de palco do vocal principal (tocamos pop rock), assim, eu e o outro guitarrista apenas ficamos nos mexendo no mesmo lugar ou no maximo chegamos um perto do outro, nada de ficar correndo de um lado pro outro no palco.... o maior problema mesmo seria o fone do vocalista... ainda vou pensar em algo para isso... (sistema wireless??) na pior das hipoteses, colocamos retorno de chao pra ele tocando apenas os samples, o vocal e a guitarra dele....


Ja o sistema de ligaçao que vc falou é exatamente o que eu pensei hoje depois de fazer umas contas aki.... por ser o HA4700, ele tem algumas funçoes a mais... da pra ligar do jeito que vc falou.... agora, a respeito do retorno do que cada um esta fazendo, bem... vc sabe como sao os esquemas de ligação das vias de monitor das mesas? pq eu tava pensando em pegar um cabo p10 e ligar no aux in de cada canal... assim, desse modo o baterista poderia ouvir mais a bateria, eu poderia ouvir melhor o baixo e assim vai... mas de qualquer modo, todo mundo ouve todo mundo, como se estivessemos ouvindo o som do PA ... mas sera q tem como?

pra desenhar melhor a ideia, como minha banda nao tem teclado nem metais, eu farei pistas midi em algum programa de produção musical com som de metais, teclados, alguns vocais, etc so pra preencher a musica e ficar uma coisa mais legal - em diversas situações sentimos falta de peso na banda... e colocar tecladista nao é viavel, pq simplesmente nao existem tecladistas na minha cidade!

zozo
Veterano
# ago/06 · Editado por: zozo
· votar


Então nas músicas em que o batera para de tocar no meio da música, o batera pode fazer a marcação no bumbo de leve ou no chimbal. Mas se isso é ruim pra vcs vcs podem colocar o fone só nessas músicas.

Com relação ao retorno dos instrumentos, a própria casa é que fornece isso para vcs. Agora se vcs querem fazer isso em casa, ai com uma mesa de som que tenha 4 subgrupos ou usando as saídas auxiliares da mesa mais o hack de fone mata o problema de vcs numa boa.

O vocalista eu ainda deixaria livre disso tudo... No máximo um retorno no chão.

Aliás vcs podem fazer a mixa de vcs na mesa de vcs e só mandar um L/R pra casa de show.

conehc
Veterano
# ago/06
· votar


zozo
sua ajuda esta sendo muito util viu... valeu!!!

no momento ainda nao dispomos de mesa de som.... (temos uma wattsom de 8 canais, e somente ela....

vamos acabar por adquirir os 4 fones e o amplificador de fones mesmo... mas em apresentações ao vivo o vocalista nao vai usar fones, vai ficar com o retorno de chao mesmo ate por questoes praticas como vc mesmo disse... ele nao precisa de metronomo no ouvido sempre, e como vc disse, o baterista pode ficar por conta de contar qdo ele tem de parar no meio da musica.

hoje vamos começar a fazer os testes com samples... fiz um de uns metais de uma musica e vamos testar hoje... fiz mais ou menos do jeito que vc falou: L = metronomo, R = sample...

no caso levariamos a todos lugares onde formos tocar este sistema, pq nem sempre por aki os retornos sao bons, e nem sempre tem pra todo mundo... o sistema de como ligar as vias de retorno da mesa no amplificador de fones eu vou olhar direito primeiro, mas com certeza tem jeito - eu sei de uma empresa de sonorização daqui que de vez enquando usa esse sistema de fones...

volto a bater na tecla de que o principal motivo seria, alem de tocar com click e samples, ter melhor qualidade de som no palco... pq tocar sem ouvir os outros direito nao da nenhuma animação... e desse modo de certa forma estariamos padronizando pelo menos os retornos... que em todos os lugares seriam os mesmos...

has4
Veterano
# set/06 · Editado por: has4
· votar


Eureka.
Este assunto muito me interessa, embora tenha mais aprendido aqui e não podido contribuir pois sou leigo. Enfim, obrigado a todos conehc, Casper e zozo.

Tenho o POWERPLAY PRO-8 HA8000 da Behringer (nem o instalei ainda), agora estou à procura de bons fones de ouvidos e dizem que o koss porta pro é muito bom embora caro.... e este tal de fone de ponto por exemplo, o (koss the plug , pesquisarei sobre.

Mas a minha preocupação realmente não é com 'Sampler' na parada, apenas retornos que não sejam de chão, e para o vocalista, um bem discretíssimo mesmo e de preferência que nos deixe à vontade realmente, embora o Koss porta pro seria interessante apenas para ensaio, mas não conheço um 'fone de ponto' bem interessante que NÃO corte dos integrantes da banda a liberdade de locomoção e performance no palco.

conehc
Veterano
# set/06
· votar


has4
inicialmente nos tinhamos exatamente esse objetivo.... ai um dia a banda inteira tava num show e vimos as vantagens dos samples...

quanto ao fone... bem, tem gente que usa o koss the plug... mas nao gostei muito dele, sem contar que nao gostei da impedancia dele - nao se se eh mto alta ou mto baixa pq nao lembro... mas assim, talvez pro baterista ou pro baixista usar um fone desses nao seja la muita vantagem...

qto ao koss portapro, esse deve tar custando uns 140-150... esse sim eu ja usei e recomento... e nem fica taooo aparente assim... ele eh pequeno ate... so pra ilustrar, uma foto do batera da minha banda usando um .... ja vi inclusive profissionais usando ele...

outra coisa,: mobilidade... a nao ser que os instrumentos sejam todos wireless, nao vai-se perder nenhuma mobilidade... pensa bem, eu como baixista ja tenho que arrastar o cabo do meu baixo pelo palco inteiro... qdo eu vou dar umas voltar perto do baterista ou do guitarrista, ele sempre me acompanha.... sendo assim, nao vejo muito mau em meio que amarrar o cabo do fone no do instrumento pra se ter mais liberdade.... sempre observando que nao pode ser um cabo taaaooo longo assim... existem limites pra tudo...

e ah, fones de bonto existem varios legais, nao lembro o nome, mas custam mais de 600

duquedodge
Veterano
# jan/07
· votar


Fala minha gente,
Sou novo nisso ainda e estou aprendendo muito com o tópico.
Seguinte, tenho a mesma vontade do nosso amigo conehc, encorpar o som da banda.
Se entendi bem , terei que gravar o click no canal L e o sample no R?
Qual software utilizo para criar os samples? Como faço essa separação de L e R. Bom, a via R ira pra mesa de som e a L pro meu fone? (no caso, eu sou o batera). Desculpem as duvidas toscas, mas realmente não entendo muita coisa ainda!!!
VALEW!

tecladoprofusao
Veterano
# mai/08
· votar


Tô com uma dúvida, pra não criar um tópico novo, ressuscitei esse.

Não sei bem a especialidad do Sampler, mas creio que seja isso...

Tem uma música da minha banda que ficaria legal se tivesse uma sonoplastia na introdução, tipo barulho de janela batendo, porta rangendo, chuva, trovões... Meu teclado tem a maioria, mas a bendita janela rangendo, tão importante, não. Acho que não vale a pena comprar um aparelho caro pra fazer só UM barulho em um PEDAÇO da INTRODUÇÃO de UMA música.

Ficaria tosco usar um MP3 ou MP4? Ou a melhor opção (e minha preferida) é dar uma dobradiça de porta e uma chapa de raio X pro baterista e mandar ele se virar?

Drapper
Veterano
# mai/08
· votar


eu tbn sou novo , muito novo no assunto por enquanto, eu tenho uma duvida ,o q metronomo faz?, qual utilidade dele?, eu tenho aguns programas aqui como o anvil studio,aí tem a opcao metronome e nao sei pra q serve.

se puderem mim responder...

tecladoprofusao
Veterano
# mai/08
· votar


O metrônomo serve para marcar o ritmo da música. Vc aciona ele e toca no ritmo dos bipes (ou cliques) que ele emite.

gwallner
Veterano
# mai/08
· votar


tecladoprofusao

gwallner
Veterano
# mai/08
· votar


tecladoprofusao
E ae cara!... é o seguinte, eu toco teclado e mexo com samplers, softwares de gravação...etc. Se eu fosse tu, eu gravaría uma janela/porta rangendo (com gravador ou mic ligado no computador) e usaría um mp3 player ou até um cd player portátil ligado na mesa de som ao vivo ou no studio pra tocá-lo. Eu fazia muito isso quando tocáva em igrejas luteranas com jovens. Montáva bandas com eles e graváva linhas de batidas eletrônicas e de baixo em mp3 e depois dáva play com um micro system ligado na mesa de som (o som ficáva embaixo do meu banquinho no palco) e todos tocávam guitarras, teclados e outros instrumentos acompanhando o playback. Tá aí a dica.

tecladoprofusao
Veterano
# mai/08
· votar


gwallner
Valeu. Acho que vou fazer isso mesmo. Aqui tem uns MP3 de 1 Gb na faixa de R$ 34,00, se não der certo não é um investimento alto, né? E ainda serve pra escutar nas viagens... hehe

Drapper
Veterano
# mai/08
· votar


nao intendir muito mas dexa pra lá , nao parece ser de tanta importancia esse metronome...mas valeu aí!!vlw

Drapper
Veterano
# mai/08
· votar


eu assistindo um video aqui agorinha logo apos eu escrever issu ai em cima ,vi o metronome e entendir.

tecladoprofusao
Veterano
# mai/08
· votar


Drapper
Ele é uma das ferramentas mais importantes na gravação. A minha banda tomou uma surra por que tentou gravar sem usar... Resultado: 15 horas de estúdio pra gravar UMA música.
Com todo mundo tocando no mesmo ritmo, a edição é bem mais fácil.

guitng
Veterano
# mai/08
· votar


Galera, cuidado com sampler... vi uma apresentação de uma dupla, um camarada com voz violao e guitarra e uma mulher com vocal tb, eles tocavam em cima de samples e o negócio parecia um karaokê, além dele enganar no violão, pq não tocava nada... a ponto dele largar o violão e o som continuar!!!!!!

Ficou parecendo cantores de churrascaria, quase não paguei o couvert só de desaforo...

Mas paguei pelo tanto que agente riu dos palhaços!

Cuidado isso pode queimar vcs, usem com moderação, como complemento...

Abração!

tecladoprofusao
Veterano
# mai/08
· votar


guitng
Eu já vi um cara com violão e laptop.... Tá bom que era em pizzaria, mas ficou ridículo. É esse tipo de mico que não quero pagar.

gwallner
Veterano
# mai/08
· votar


E preciso saber trabalhar com sampler rolando de fundo. É preciso saber tocar com metronomo na orelha latejando que nem uma martelo numa roda de carro. Eu toquei numa banda de rock em Chicago e usávamos metronomo tanto no studio como no palco. Era um absurdo altura do metronomo na orelha do batera. Só ele gostáva daquilo. A banda From Zero, conhecida nossa de lá, tocáva sem teclado no palco, os efeitos ficávam numa fita com o cara da mesa. Teve uma vez que o batera começou fora do tempo certo e no meio da música fudeu tudo. Tem que tomar cuidado.

guitng
Veterano
# mai/08
· votar


tecladoprofusao
Pois é amigo, pra mim o violão é o instrumento mais completo que tem... o camarada quando sabe mandar um violãozinho e voz não precisa de sampler... acho que sapecar um sample por cima fica muito FAKE...
Pode ter certeza que queima seu filme mesmo se for numa simples pizzaria ou buteco da esquina.

Cobas182
Veterano
# mai/09
· votar


É SIMPLES, eu programo tudo no Adobe Audition, exemplo ( L metronomo, R samplers ), ai vem a pergunta pq usar o metronomo?
SIMPLES, para sair no decorrer da música,o batera que é a base da banda precisa tocar com ele no ouvido ( é preciso treinar muito, pois se ele errar já era).

Vai precisar ter um investimento da banda, antigamente a gente usava uma gambiarra e um mp3, mas a gente nem usava muito os samplers, era mais pra INTRO de show e tals.

Hoje a gente usa muito os samplers, comprei um fone obviamente bom, powerclick pq sem ele ninguem vai ouvir no show, e um IPOD e uma mesa de som nossa que é ligada na mesa de som da casa de show. Esse é um investimento médio, mas tudo pode ser resumido em um único equipamento, mas obviamente que não é barato, que é o sequenciador da BOSS, que é perfeito para samples ao vivo.

OBS: SOU BATERISTA, E ACHO BEM MAIS FACIL TOCAR COM METRONOMO POIS ALÉM DE ME GUIAR COM ELE, NA HORA DA GRAVAÇÃO NÃO PERDEMOS TEMPO!.

has4
Veterano
# mai/09
· votar


Antes, estava pensando apenas em retornos, e, 'metrônomo', afinal todos sabemos que é péssimo não se ouvir e aos demais, e sabemos ainda que, legal é a gente saber o que o público ouve no PA, acho importantísismo estes recursos, mas a questão relacionada a ...

encorpar o som da banda
duquedodge

... tem sido uma necessidade absurda por aqui, para encorpar o som com algumas tracks de teclados em musicas especiais (que usem 'camas', strings, coisas do tipo), mas o resto da sonzeira, a galera mandando nos instrumentos pra valer... e o problema é exatamente a falta de tecladista também! Bom... realmente aliado ao retorno, uns samplers discretos não fazem mal, pois há músicas muito vazias com o som que fazemos, daí, tal necessidade! Somos apenas três caras, um vocal no teclado e/ou guitarra, um baterista... um baixista vai entrar na jogada, e fica faltando os strings e orgãos do teclado para liberar a guita em algumas performances de solos... para barzinhos mesmo, talvez alguma coisita maior possa pintar também!


Teve uma vez que o batera começou fora do tempo certo e no meio da música fudeu tudo
gwallner

Isso dá medo, mas acho que realmente é questão de muito ensaio mesmo! (Adaptar-no-emos bem com muitos ensaios! Quanto mais, melhor!). rsrsrs [à parte: hehehe gastei uma mesóclise, nem sei se isso tá certo kkkkkk]

sequenciador da BOSS
Cobas182, não conheço este, vou pesquisar sobre... se é completo deve ser legal, mas talvez carinho, não?!?

Sobre samplers, penso que, sendo discreto pode valer sim... só não pode tirar do músico a capacidade do mesmo executar o que é realmente essencial numa música... afinal, não queremos couvert para som mecânicos... ora, penso que, se bandas como U2 e outras várias o usam em seus shows, pq não os caras que tocam trocentas músicas tentando agradar gregos e troianos em bares da vida???? A questão é não abusar de samplers, e não parecer cantores que usam teclados e seus inúmeros disquetes (playbacks), disfaçando ainda executar o instrumento.

O topico, embora antigo, continua muito interessante, dúvidas ainda rolam, gostaria de saber das atuais experiências dos colegas acima! E que exponham sobre os equipos para tal! Vlw

Denis_Ferreira
Veterano
# out/10
· votar


Galera, O que preciso pra soltar o VS através de um Mp3 player ou iPod???

e no caso como devo gravar o VS.. todos os intrumentos no L e o bit no R?

Aguardo!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Uso de sampler ao vivo