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João_Luiz Veterano |
# ago/06
Olá pessoal.
Aqui pude encontrar muita gente fera, e tenho conseguido muito progresso nas minhas gravações.
Estou tentando descobrir alguns macetes para tornar as trilhas mais interessantes, e gostaria de saber o que vocês fazem para enriquecê-las com ostereo.
O que eu tenho feito é o seguinte:
Guitarra e baixo: no guitar rig, coloco a simulação de gabinetes em stereo e aí posso mandar o som da E para um amp e o da D para outro com timbres totalmente diversos, controlando o pan separadamente de cada um. O CHORUS também faz isso mas "molha" demais o timbre da guitarra, e às vezes não é o que queremos.
Bateria: usando o BFD já se tem as peças mixadas espacialmente, então não mexo muita coisa.
Existe uma simulação de pedal que faz o PANNING, que te dá alternativas de stero, como velocidade, porcentagem, tipo de onda, etc (tipo Rotary, e outros). Mas às vezes fica meio artificial, não sei usá-lo bem...
Então, existe algum macete para melhorar a sensação de stereo das pistas?
Quem souber por favor dê as dicas.
Um abraço!
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Eder Muchiutti Veterano |
# ago/06
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João_Luiz
é por aí mesmo. O lance é o bom controle dos PAN. Só não jogue tudo nesse estereo se não vai ficar um vazio no centro da gravação.
Ex.: nenhum prato fica 100% pra um lado ou pro outro. Há vazamentos na bateria o tempo todo.
O baixo é interessante ficar no centro junto com o bumbo pra dar aquele "punch" tão desejado. Vocal principal no centro tmb. Brinque com os PAN dos backing vocals. Teclados são interessantes de se gravar em estereo. Use bem os efeitos de ambiência (reverbs, delays) que fazem as coisas se unirem e evitam o vazio que falei acima.
Essas são algumas das coisas que atento na hora de mixar, mas obviamente não é tudo.
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João_Luiz Veterano |
# ago/06
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Taí um dos feras do fórum de quem falei.
Eder Muchiutti valeu pelo comentário!
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Eder Muchiutti Veterano |
# ago/06
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João_Luiz
hahaha. Espero um dia poder ser mesmo.
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busterchair Veterano |
# ago/06
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qdo vcs gravam uma pistal de guitarra, vcs duplicam a mesma e jogam uma left e a outra right?
eu costumo fazer isso, dá uma "aumentada no volume" uma preenchida a mais,,, é certo?
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João_Luiz Veterano |
# ago/06
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busterchair
Funciona sim, fica interessante.
Já usei mas não uso mais.
No Guitar Rig você não precisa duplicar porque ela "divide" o som pra você em D e E, mas o efeito da duplicação dá um preenchimento e força a mais.
Experimente, escute e dê a sua nota! É um dos segredos que aprendi aqui.
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tomatinho Veterano |
# ago/06
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use delays estereo tb
fica uma coisa mto legal dependendo do que vc quer fazer!
e de resto eh isso ai que vc falou
tente imaginar uma banda no palco e vc olhando de frente pra ela e brinque com o pan
se o batera tiver mais pra esquerda, vire o pan um pouco pra esquerda,
e esse tipo de coisa
fica bem legal mesmo
falooow
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Eder Muchiutti Veterano |
# ago/06
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busterchair
se vc não arrastar uma delas um pouco pra frente não vai fazer diferença alguma além de volume. Esse é um detalhe importantíssimo.
Sinceramente eu prefiro ainda gravar 2 takes diferentes do que usar 1 só da maneira acima descrita.
Quanto ao PAN da batera não tem regra, mas eu gosto de fazer o seguinte:
caixa e bumbo - centro
tons e surdos - agudos mais pra esquerda e graves mais pra direita
hi-hat - levemente desolacado pra esquerda
overs - PAN 100% aberto, acompanhando os tons se forem microfonados em estereo, fazendo o hi-hat ficar pro canal esquerdo.
Como vcs podem perceber, essa é a visão do baterista (se eles for destro, claro, rs). Se for uma gravação ao vivo eu acho mais interessante inverter, deixando os PANs na visão do público.
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