Timbre de guitarra com guitar rig2

Autor Mensagem
braddock
Veterano
# jul/06


Seguinte,

Não consigo encontrar um timbre agradável no Guitar Rig2 para solos com distorção para estilo rock. Só posso fazer gravações line-in, pq moro em apartamento e não dá para ligar o amplificador com um volume bom para gravação atraves do microfone. Se eu ligo o amplificador com volume baixo, o ganho do microfone na mesa precisa ser muito alto para poder gravar alguma coisa no sonar, aí a qualidade de som fica ruim. Se eu ligar alto o amplificador o som fica um pouco melhor mas aí levo uma multa do condominio..


Estou usando o seguinte:

XV-AMP
mesa Behringer EURORACK UB502
placa M-AUDIO delta 44 (driver ASIO da M-AUDIO)
PC P4 3.0Ghz 1GB RAM.
Sonar 3.0
Guitar Rig2
peavey bandit 112 80-100w
Shure 58 (acho que é esse, num lembro)

Estou ligando a guitarra na pedaleira XV-AMP, e a saída de fone da XV-AMP direto no line-in da mesa e da mesa para a placa de som.

A simulação de caixa, amplificador e microfone do Guitar Rig é boa, deixa o som um pouco mais agradável, mas a distorção é ruim. Não gostei da distorção do DS-1 do guitarrig, aí estou usando a simulação do XV-AMP para distorção (modern gain) e no guitar rig estou usando apenas a simulação de caixa, ampl , microfone e efeitos( reverb, delay).

Bem, o resultado não está bom. A gravação está sem chiados e a distorção não está abelhuda (está no modo simulação de amp da xv-amp), mas o timbre fica muito ardido (atordoante, digital), para contornar afastei o microfone das duas caixas do guitar rig e deixei o bass maior. Mesmo assim fica falso, não está bom. (passei 2 horas tentando buscar uma equalização)

Aí preciso de um help, será que tem alguma outra pedaleira que pode melhorar o timbre ? V-AMP ? boss GT-8? line6?

Será que a única forma de gravar decente é microfonar um ampli valvulado?

Vou postar o mp3 em algum lugar para mostrar como está.

*** lembrando que em casa só posso gravar line-in..

PunkBarney
Veterano
# jul/06
· votar


Bom, vamo lá:
1) Pq vc esta ligando a saída de phone da XV-amp??
2) Pq vc está usando o XV-amp???
3) Pense o seguinte, usando o xv-amp+Guitar Rig, vc tah simulando 2 vezes... a chance de sair uma bosta eh grande. Meu conselho é: escolha um dos 2.
4) Tenta usar algum preset do RIG, só alterando de acordo com seu gosto.

braddock
Veterano
# jul/06
· votar


Bom, vamo lá:
1) Pq vc esta ligando a saída de phone da XV-amp??
2) Pq vc está usando o XV-amp???
3) Pense o seguinte, usando o xv-amp+Guitar Rig, vc tah simulando 2 vezes... a chance de sair uma bosta eh grande. Meu conselho é: escolha um dos 2.
4) Tenta usar algum preset do RIG, só alterando de acordo com seu gosto.


1) É através da saída de fone que dá para ligar na mesa, a outra é saída para amplificador.
2) Estou usando a XV-AMP porque a principio não gostei das distorções do guitar rig2, fica muito chiado (vou tentar colocar o noise gate e diminuir o volume do input). Até baixei uns presets, mas os timbres para rock parece um pouco sem sustein.
3) vou fazer esse teste, vou desabilitar todo o efeito da XV-AMP e tentar user só o Guitar RIg2.

vlw pelas dicas, depois vou postar o mp3 com os diferentes timbres

Jabijirous
Veterano
# jul/06
· votar


1) É através da saída de fone que dá para ligar na mesa, a outra é saída para amplificador.

mesa é o q??

braddock
Veterano
# jul/06
· votar


mesa é o q??

é o mixer da Behringer EURORACK UB502 (se é que pode chamar isso de mesa) é bem simples.

Jabijirous
Veterano
# jul/06 · Editado por: Jabijirous
· votar


nao deixa de ser um aplificador!! eu tenho o 802 e nao reclamo dele :P

PunkBarney
Veterano
# jul/06
· votar


Jabijirous
Pode ligar a xv-amp pela saida pra amp na mesa... num tem nem pq vc estar usando a saida de fone...

Michel Top
Veterano
# ago/06
· votar


braddock
confere no site www.micheltop.rg9.net a música BAT FROM HELL q foi gravada apenas com guitar rig e ve se acha legal.... se curtir posso te passar as coordenadas pra vc tirar um timbre parecido ou igual.... faz mto tempo q nao uso mais ele mas mesmo assim acho q ainda me lembro hahah... abraços... fica com Deus

Michel Top
www.micheltop.rg9.net

braddock
Veterano
# ago/06
· votar


PunkBarney

O som do guitar rig é mais macio, fica melhor que a xv-amp mesmo.. só que o problema parece ser a falta de sustein, parece que as notas não soam por muito tempo (não sei se é falta de configuração). Por ex: uma nota com uma distorção do xv-amp (sem compressor, apenas distorção) soa por muiiiito tempo. A nota pelo guitar rig acaba rápido (mesmo com compressor, tube compressor). Baixei uns presets novos.

Michel Top

Eu vi no site http://www.native-instruments.com/index.php?id=guitarrig2new_us# tem uns exemplos do guitar rig. Está muito boa a qualidade para base.
Baixei sua música, ficou muito bom o timbre, me passa o preset. Estou usando o guitar rig 2. Você mixou com algum programa?
vlw

PunkBarney
Veterano
# ago/06 · Editado por: PunkBarney
· votar


braddock
Cara, fatores importantes pra sustain sao as caixas que vc está usando e a guitarra/pickups...

Aqui em casa eu uso o RIG e tem um sustain foda... Soh que minha monitoracao é com caixas M-Audio ativas e uso uma Les Paul...

Se vc usa uma strato e caixas de PC, num vai ter sustain mesmo...

braddock
Veterano
# ago/06
· votar


PunkBarney

Estou usando um fone da koss (do grande), pq ainda não tenho monitores.

Se eu ligo a guitarra no ampli, tem um excelente sustein, o problema é no guitar rig.

Estou usando uma ibanez rg1570 com captação evolution neck e the breed na ponte. Está regulada, e com uma altura boa os captadores. A ponte dessa guitarra é a edge pro, que diz fornecer um maior sustein.

Será que um monitor resolve o problema? não é problema do guitar rig?

PunkBarney
Veterano
# ago/06
· votar


braddock

Olha, um preset simples, como o de Classic JCM, funciona perfeitamente aki... Tem um sustain perfeitamente real...

Deve ser por isso que vc acha q nao tem sustain... Com retorno por fone vc tá perdendo muito timbre...

busterchair
Veterano
# ago/06
· votar


to com o mesmo probelam do braddock
eu tenho uma ibanez ex c/ superdistorion na ponte e uso um fone da philips grande...

minha duvida

qq tem a ve a saida do som com o sustain? independete da caixa nao deveria soas igual? agora to confuso

eu to tendo poco sustain tb

alguem tem alguns presets legais?
michel top, uploada teu preset ai!!

PunkBarney
Veterano
# ago/06
· votar


busterchair
Nao tem o mesmo sustain de caixas normais de som pela questão da resposta de frequencia...

Fones de ouvido costuman ser extremamente médios e nao reproduzir fielmente agudos e graves... No sustain costuma ficar vibrando grave por muito tempo... Como vc vai ouvir o que seu falante nao reproduz??

busterchair
Veterano
# ago/06
· votar


é verdade , dessa eu nao sabia

eu tenho um mini system da sony com umas caixas absurdas de grande, uns 550w rms, vo ligar o som do pc nelas e testar

Michel Top
Veterano
# ago/06
· votar


braddock
nao tenho mais pois nao uso a mto tmepo.... usei o amp fender twin, caixa 1x12, screamer antes e logo apos um sansamp todo em flat, somente com drive no maximo... delay usei do proprio sonar.... vo tentar instalar aqui, fazer o preset e postar aqui.... abraços

Michel Top
www.micheltop.rg9.net

laerguitar
Veterano
# ago/06
· votar


Michel Top

vo tentar instalar aqui, fazer o preset e postar aqui.... abraços

isso kra, faiz um bom ai q eu tbm to pricisano pra grava umas musik aki.

vlw hein!!!

flw \o/

braddock
Veterano
# ago/06
· votar


Saquei o que estava acontecendo com a falta de sustein.

(1) falta de sustein

Estava ligando a XV-AMP no mixer da beringher no line-in, e a saída do mixer na entrada da placa. Isso causa um comportamento estranho, quando uma nota é soada ela vibra no começo e depois de uns 2 segundos a nota acaba totalmente (parece que o amplificador foi tirado da tomada). O correto deveria soar e o volume ir diminuindo continuamente até zero.

(2) Sustein

Tentei ligar a saída da XV-AMP direto na entrada da placa. Agora está funcionando corretamente. A nota soa até o vibração acabar e o volume vai diminuindo continuamente até zero.

(2.1) Chiado na distorção

Ligando a XV-AMP(sem efeitos e simulação) direto na placa deixa o som mais cheio, mas a distorção dá um pouco de chiado. Isso não acontece quando uso o mixer. O mixer reduz os chiados e o sustein tb.

Acho que para uma base com distorção é melhor ligar no mixer e para solos ligar a peladeira direto na placa. Bom, o timbre do guitar rig2 é melhor que a do xv-amp.

Será que um directBox ou um pre-amp melhorar a qualidade do som ou não tem nada haver?

vlw

PunkBarney
Veterano
# ago/06
· votar


braddock
Teoricamente tua mesa já eh um pré amp... nem vai fazer tanta diferença...

busterchair
Veterano
# ago/06 · Editado por: busterchair
· votar


alguem tem alguns presets bom de distorção guitarig?
os soms são meio "abafados" lá, e qdo eu tento equalizar na mesa de som pra dá uma equalizada fica um "shh" de fundo

PunkBarney
Veterano
# ago/06
· votar


busterchair
Procura no e-mule que tem uma porrada... Ate uns presets de bandas conhecidas...

vinnyx ardanuy
Veterano
# ago/06
· votar




Aí preciso de um help, será que tem alguma outra pedaleira que pode melhorar o timbre ? V-AMP ? boss GT-8? line6?

Será que a única forma de gravar decente é microfonar um ampli valvulado?


Se tu quer um som característico de valvulado te aconselho uma pedaleira valvulada (zoom g7.1u, g9.1tt ou vox valvetronix), ou então um pré-amp valvulado (meteoro doctor drive, handmade, etc)

*Isso pode ser característica da sua guitarra (qual é a sua guitarra?)
*A placa de som não deve ser
*Cabos ruins
*Parâmetros exagerados (Qual preset você utiliza?)

Pra solos no guitar rig eu utilizo a simulação do proco rat, simulação de caixas e reverb, todos com ajustes bem econômicos, tenho uma guitarra groovin gja400f, fica um som tipo "metal melódico", bem legal, apesar do chiado da minha placa onboard.

Coloca o seu preset aí pra gente poder ajudar

busterchair
Veterano
# ago/06
· votar


qdo vc criam um base ou solo
vc usam os de fabrica q ja vem , ou montam?

PunkBarney
Veterano
# ago/06
· votar


busterchair
Eu qdo muito, só altero os de fabrica...

janick
Veterano
# ago/06
· votar


Orra, eu com pc ruim e caixas de som fudidas consigo tirar um timbre bem legal ligando meus GDI-21, SD-1, Fat Boy I e Danelectro Echo.
O problema é você que não ta sabendo usar o programa.

busterchair
Veterano
# ago/06 · Editado por: busterchair
· votar


janick
eu ligo minha guitarra na mesa de som, e a saida dela no line-in do pc
eu testo a entrada de som e vejo q naum tá saturada, ai blz

mas mesmo assim, estou achando tanto o som limpo quanto as distorções meio abafadas. sera q ligar em uma mesa de som não é o indicado? melhor por um pedal?
vc poderia me passa o teu msn pra gente troca uma ideia?
faço gravacoes tb , agente podia trocar algumas
Obrigado

busterchair
Veterano
# ago/06
· votar


consegui aumentar o sustain, aumentando o ganho na mesa de som, agora ficou legal

braddock
Veterano
# ago/06
· votar


Postei um tópico com um exemplo do preset que estou usando no guitar rig
http://forum.cifraclub.com.br/forum/16/140679/

Koltrane
Veterano
# set/06
· votar


Ola, sou novo no forum, mais eu tenho uma placa m-audio e um "monitoramento" ms-16, uso um pré amplificador mic100 da behringer e estou com esse problema tbm, com o guitar rig apesar do som sair bom ele naum da sustento, se vc aumentar muito o ganho do pré amplificador ele satura, acho q a mesma coisa aconteceria com o ganho da mesa, e o som apesar de com o efeito parecer q

Koltrane
Veterano
# set/06
· votar


continuando...

esta saindo legal ele vai estar saturado, alguem teria uma soluçao pra isso? dar sustento sem precisar saturar o som???

valws

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Timbre de guitarra com guitar rig2