Retorno (Auxiliares da mesa de som)

    Autor Mensagem
    Teo 1
    Veterano
    # mai/06


    Pessoal, tenho uma dúvida, possuo uma mesa de som com apenas 2 aux para retorno. Preciso de 5 auxiliares, porém só encontro mesas muito caras com essa qtdade de auxiliares, alguem saberia me dizer uma outra forma, se tem como eu utilizar 2 mesas para conseguir o que eu preciso!!!????

    Valeu!!!

    fernando tecladista
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    comenta o que você quer fazer com isso:
    se é ao vivo se é estudio se o retorno é com fones...

    se for ao vivo com os 5 auxiliares você estaria mandando volumes diferentes para cada auxiliar, a banda é muito grande?


    com duas mesas creio que você não teria o que você quer, uma mesa funcionaria mais na verdade como sub-grupo
    ex: uma mesa de 8 canais para a bateria essa mesa seria ligada de alguma forma na segunda mesa (master): em um canal ou entrada auxiliar

    tem isso:

    ultralink BEHRINGER dá pra usar como spliter de 2 entrada e 8 saidas
    assim você controla o volume de cada retorno (mas não dá pra dozar cada instrumento individualmente pra cada saida) só o volume geral de cada retorno (ou fone)

    ou procurar alguma mesa com subgrupo como esta:
    mixer - ALTO

    não é muito grande e tem 4 subgrupos, cada um desses sub grupos tem uma saida individual, mas tem que ver se dá pra jogar um instrumento nos 4 subgrupos ou se é somente em um

    Gui_guita
    Membro Novato
    # jan/22
    · votar


    Reupando a pergunta depois de quase duas décadas hehe. Com uma mesinha pequena, de 6 canais, com apenas uma saída auxiliar, teria alguma forma de eu bolar um retorno para dois fones, sendo que cada um teria o controle do que queria ouvir individualmente?
    Ex: Fone 1: Voz 1, guitarra e cajón
    Fone 2: Voz 2 e violão

    Lelo Mig
    Membro
    # jan/22 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    Gui_guita

    Se não entendi errado a sua dúvida; não dá "exatamente" prá fazer isso. Te explico:

    Suponha que você ligou a
    Voz 1 no canal 1,
    Voz 2 no canal 2,
    Guitarra no 3,
    Violão no 4
    Cajon no 5.

    Isso significa que você possui os instrumentos ENTRANDO individualmente e terá controle individual sobre cada um deles (volume, grave, mid, agudos e etc). No entanto a Saída da mesa é com todos os instrumentos juntos (mixados, mixer, misturados).

    Imagine agora a banda soando (toda) nos monitores - saída da mesa. O violão tá baixo? você aumenta ele individualmente, ele se destaca na saída porque você mexeu em sua entrada (individual), entendeu? É isso que uma mesa basicamente faz.

    O Auxiliar, via de regra, é uma saída. Então, mesmo que você "splite" essa saída para dois fones, eles irão tocar a mesma coisa. No máximo, você conseguirá controlar o volume de cada fone pelo potenciometro do próprio fone.

    Existem, claro, mesas que possuem este controle de mandar somente determinados instrumentos, mutar, aumentar ou diminuir volumes específicos para os monitores de cada músico. Mas, é outro nível, mesas pequenas e simples não fazem isso.

    Obs: Se você já têm a mesa dá prá você fazer uma gambiarra de teste, que pode funcionar:

    Se tiver Pan, você joga Voz 1, guitarra e cajón tudo no canal esquerdo, por exemplo, e liga um fone no canal esquerdo. Joga o resto para o canal direito e liga um fone no canal direito. É gambi, mas talvez de para quebrar um galho.

    Obs 2: Certifique-se que você pode ligar fones nestas saídas auxiliares.... nem sempre é possível há "várias variáveis" a checar (mesa amplificada, impedância saída/fones, etc.)

    Gui_guita
    Membro Novato
    # jan/22
    · votar


    Obs: Se você já têm a mesa dá prá você fazer uma gambiarra de teste, que pode funcionar:


    Ainda não tenho mano, to analisando qual comprar. Mas acho que vai ter que ser uma com no mínimo dois auxiliares então, mas acho difícil achar alguma com até no máximo 8 canais com 2 auxiliares. Não queria muito grande porque como a ideia é tocara barzinho, é mais prático para levar e mais em conta para comprar também. Se tu souber de alguma de até 8 canais com 2 auxiliares tô aberto a indicações hehe.

    Se tiver Pan, você joga Voz 1, guitarra e cajón tudo no canal esquerdo, por exemplo, e liga um fone no canal esquerdo. Joga o resto para o canal direito e liga um fone no canal direito. É gambi, mas talvez de para quebrar um galho.

    Obs 2: Certifique-se que você pode ligar fones nestas saídas auxiliares.... nem sempre é possível há "várias variáveis" a checar (mesa amplificada, impedância saída/fones, etc.)


    Ma aí nesse caso, como as saídas L e R são mono, e o fone é stereo, o som não sairia somente de um lado do fone? Se sim, acho que dá pra fazer uma gambi de ligar um cabo P10 estéreo jampeando as duas partes dele, para replicar o mesmo sinal nos dois lados do fone. Será que é possível?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Retorno (Auxiliares da mesa de som)