Plugins (VSTs) gratuítos (2021)

    Autor Mensagem
    AleHeus
    Membro Novato
    # mar/21 · Editado por: AleHeus


    Olá pessoal!

    Tenho uma coletânea de plugins gratuitos de qualidade que eu gostaria de compartilhar aqui para ajudar quem está começando (até mesmo que não está haha).

    Antes de mais nada, é essencial lembrar que não dependemos dos plugins para conseguir tirar um som de qualidade, mas sim, saber o que fazer com eles.
    Ou seja, não adianta nada eu ter trocentos compressores e não saber mexer direito em nenhum deles, é mais desejável eu ter apenas um compressor que eu domine.

    Sem mais delongas, que comece a lista:

    Instrumentos

    Spitfire LABS
    LABS é um piano sútil e não muito brilhante. Acho uma excelente opção para melodias mais tristes.

    BBC Orchestra Symphony
    Um plugin completo de orquestra com cordas, metais, sopro e percussão de altíssima qualidade.
    Ele na verdade é pago, mas você pode obtê-lo gratuitamente preenchendo o formulário deles.

    Sound Magic Piano One
    Esse é um plugin completo de piano com vários parâmetros e um tom mais brilhante e alegre de alta qualidade. Além disso é possível personalizar a curva de velocidade.

    Efeitos

    Analog Obsession LALA
    LALA é uma recriação do compressor ótico LA-2A da Teletronix. Este é um pouco mais completo por sua função sidechain e limiter.

    Cockos Reaplugs
    Os plugins básicos do Reaper podem ser utilizados em qualquer DAW/Software compatível com VST. São extremamente leves e rápidos.
    Confesso que não costumo utiliza-los em mixagens (PODEM SER UTILIZADOS), mas quando o assunto é transmissão ao vivo em softwares como o OBS, eles fazem um trabalho fenomenal.

    IK Multimedia AmpliTube 5 Custom Shop
    O famoso amplitube, só que gratuito. Claro, vem pouca coisa, mas ele fará o trabalho. Você conseguirá tirar vários timbres com ele, especialmente se combinar com outros VSTs. É possível adquirir mais componentes aos poucos. Vamos supor que você queria comprar um pedal de octaver, é possível compra-lo por 9 USD.

    lkjb QRange
    Excelente equalizador mid-side. Perfeito para masterizações.

    Pecheneg Tremolo
    Um efeito de tremolo excelente para ser utilizado em Synths, guitarra e até vozes (ou o que mais sua criatividade permitir). Permite desenhar um formato de onda para o tremolo e ajustar a fase, intensidade e frequência.

    Slate Digital Fresh Air
    Fresh Air é um plugin maravilhoso par dar "ar" (frequências média-agudas e agudas) para o áudio. Pode ser utilizado nos canais ou mesmo no master.

    Sleepy-Time DSP Lisp
    Lisp é um De-Esser. E eu recomendo por que ninguém merece aqueles Dss, Tss, Qss no ouvido.

    Softube Saturation Knob
    Um plugin super fácil e simples para adicionar um pouco (ou muita) saturação no áudio.

    TbProAudio MvMeter2
    MvMeter é o que você precisa para monitorar o dB Vu ou o Peak de seus áudios em tempo real.

    TDR Nova
    Nova é um excelente, intuitivo e altamente responsivo equalizador de dinâmica. Lembra bastante o Pro-Q da FabFilter.

    WavesFactory Cassete Transport
    Um plugin bacana para adicionar ruídos de rotor de fita, botões e aquele efeito maluco de start e stop.

    WavesFactory SK10
    Esse plugin é sensacional para se utilizar no Kick ou no baixo, ou onde mais sua criatividade te levar. Ele simula um microfone de subkick, dando uma sonoridade de subbass bem agradável.

    Youlean Loudness Meter
    Se você vai masterizar, certamente não vai querer matar a dinâmica da sua música sabendo que terá o loudness normalizado nas plataformas.
    Esse plugin vai te ajudar a ficar de olho na faixa de dinâmica, nos picos e nos LUFs de sua track.

    BrainWorx bx_solo
    Excelente plugin para conferir canais e sua master em mono. Pode ser utilizado para abrir estéreo também.

    -----------------------------------------
    Agora um pacotinho muito especial: O Komplete Start da Native Instruments.

    Esse pacote inclui alguns synths muito bacanas, vários instrumentos sampleados de qualidade satisfatória que podem ser executados no Kontakt Player (incluso)

    Inclui o Guitar Rig 6 Player (é uma versão bem limitada do guitar rig que é superada pelo AmpliTube 5 CS) porém inclui alguns efeitos que podem ser combinados.

    Inclui um compressor bem maneiro que é o Supercharger e também vários samples e loops.

    Clica aqui para ir para o Komplete Start

    ------------------------------------

    Se souberem de mais algum, postem aí :)

    strinbergshredder
    Veterano
    # mar/21
    · votar


    Vi hoje um vídeo sobre o Izotope Ozone 9 Elements sendo dado de graça! Não custa avisar... hehe



    Ningen
    Veterano
    # mar/21
    · votar


    AleHeus

    Muito legal! Depois vou dar uma olhada com mais calma. Uso o ReaComp no inFx sempre que gravo vocais.

    AleHeus
    Membro Novato
    # mar/21
    · votar


    Ningen
    Esses plugins do reaper são massa. Inclusive amanhã vou postar um lance bem legal que dá pra fazer com o reastream.

    brunoeZ
    Membro Novato
    # mar/21
    · votar


    https://ml-sound-lab.com/collections/amp-sims/products/amped-stevie-t- free

    AleHeus
    Membro Novato
    # mar/21
    · votar


    Spitfire LABS
    LABS é um piano sútil e não muito brilhante. Acho uma excelente opção para melodias mais tristes.

    ERRATA
    Me enganei com o LABS, achava que era só o Soft Piano, mas na verdade o LABS tem vários timbres e instrumentos que podem ser instalados. Bem top!

    Infelizmente não consigo mais editar :(

    entamoeba
    Membro Novato
    # mar/21
    · votar


    strinbergshredder
    Vi hoje um vídeo sobre o Izotope Ozone 9 Elements sendo dado de graça!

    Baixei a chave, mas com esse negócio de colocar endereço da Índia, sei não.

    AleHeus
    Membro Novato
    # mar/21
    · votar


    entamoeba
    Tô assim também cara! Só espero que nenhum indiano me perturbe! Hahahaha

    victormds
    Membro Novato
    # mar/21
    · votar


    Sou fã da Spitfire!

    strinbergshredder
    Veterano
    # mar/21
    · votar


    entamoeba
    AleHeus

    Kkkkk... vamos ver! Espero que fique de boa!

    Del-Rei
    Veterano
    # abr/21
    · votar


    Interessante.
    Esse Fresh Air da Slate precisa do tal iLock?

    Uma vez fui numa de baixar uns plugins grátis e tinha um que achei bem legal da Slate, mas não consegui usar sem o tal token, que custava 50 dólares.

    Vou dar uma chegava em vários aí.
    Obrigado, cara!!

    AleHeus
    Membro Novato
    # abr/21
    · votar


    Del-Rei
    Precisa do iLok sim, mas tu consegue linka-lo gratuitamente.

    makumbator
    Moderador
    # abr/21
    · votar


    Del-Rei

    Precisa sim, mas esse plugin em específico pode ser na chave física ou no HD (cada desenvolvedor que determina as restrições das licenças). Normalmente no caso da Slate Digital, eles permitem que alguns plugins dados de graça sejam autenticados no HD também, e os plugins pagos em geral só aceitam na chave física (e apenas das de segunda e terceira geração).

    No caso específico desse plugin (Air Fresh) ele pode ser armazenado no HD e em chave de terceira geração (tenho ele aqui e posso atestar isso).

    Obviamente que você precisa baixar e instalar o software da Ilok para armazenar licenças mesmo que apenas no HD.

    Del-Rei
    Veterano
    # abr/21
    · votar


    AleHeus
    makumbator
    Hum... Valeu pela explicação.
    Eu cheguei a pesquisar o plugin, parece interessante. Vi até um video de um cara brasileiro (meio fumado) falando sobre o plugin. Achei legal... Mas vou deixar esse passar. Instalar esse Ilok por enquanto não vai rolar. Aliás, já tenho tanta coisa free instalada, que certamente nem lembro de alguns. Pra esse esquema de "air" eu uso um outro free chamado "Roth Air" que atende bem legal também. E é naquele esquema oldschool... Baixa, instala e pronto.

    Um aceno de longe!!!

    makumbator
    Moderador
    # abr/21
    · votar


    Del-Rei

    O Fresh air está de graça faz um tempão, acho que não vai deixar de ser grátis (se você quiser pode pegar depois). O Ilok manager é tranquilo de instalar (obviamente que você teria que criar uma conta lá, mas é rápido também). O programa nem é pesado nem nada.

    AleHeus
    Membro Novato
    # abr/21 · Editado por: AleHeus
    · votar


    iZotope Vinyl
    Plugin de Vinyl da iZotope foi atualizado!
    Bem legal, bonito e completo de altíssima qualidade para trazer aquele som vintage. Normalmente utilizado como insert no master.
    Conta com "Dust", "Scratch" e "Warp" e ruídos mecânicos e elétricos, tudo controlável.

    iZotope Ozone Imager 2
    Ferramenta sensacional para visualizar a imagem estéreo da música. Serve para abrir ou fechar a largura também.

    victormds
    Membro Novato
    # abr/21
    · votar


    Esse tópico foi a motivação que eu precisava pra testar o Fresh Air. Muito prático, recomendo!

    AleHeus
    Membro Novato
    # out/21
    · votar


    Saudações pessoal!

    Mais uma oportunidade de conseguir o IZOTOPE OZONE ELEMENTS de graça!

    É aniversário da Izotope e estão liberando de graça por tempo LIMITADO o Ozone Elements.

    Aproveitem!

    AleHeus
    Membro Novato
    # nov/21
    · votar


    Olá novamente pessoal!
    O Reason está distribuindo gratuitamente licenças do Berzerk Distortion da Waves.
    Basta acessar o link e seguir as instruções
    https://www.reasonstudios.com/waves-berzerk

    Cloudkicker
    Veterano
    # nov/21 · Editado por: Cloudkicker
    · votar


    Mais uma dica aí: a Ignite Amps tem muitas coisas gratuitas que são bem legais e o que não faltam são demonstrações de resultados absurdos, principalmente no YouTube!

    AleHeus
    Membro Novato
    # nov/21
    · votar


    Salve!

    Mais um plugin por tempo limitado!
    bx_masterdesk utilizando o cupom BX-FOR-FREE
    https://www.plugin-alliance.com/en/products/bx_masterdesk_classic.html

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Plugins (VSTs) gratuítos (2021)