Sax Alto - duvidas.

Autor Mensagem
_SIDERADO_
Veterano
# fev/09


Por favor, alguem pode me ajudar em uma dúvida? é o seguinte: Meu pai tem um sax alto, modelo Bundy II, The Selmer Company U.S.A. . Ele ainda está iniciando os estudos, e eu não toco nada de sax (meu campo é teclado). Pois bem, eu pergunto: quando ele sopra o sax sem pressionar qualquer chave, simplemente montando o sax e soprando sem apertar chave alguma. Qual nota o sax produzirá????? É minha grande dúvida, pois que eu saiba o sax é afinado em Eb, de maneira que quando ele tocasse um "Dó" eu compararia com o teclado e veria que sai o som de Eb, mas ele tá fazendo a posição de produzir dó e tá saindo um som de D do teclado. Ai pedi pra ele tocar com todas as chaves soltas, e ai o som produzido, quando comparado com o teclado, deu um som de Eb. Por isso pergunto:quando ele sopra o sax sem pressionar qualquer chave, simplemente montando o sax e soprando sem apertar chave alguma. Qual nota o sax produzirá????? Desde já agradeço a ajuda.

has4
Veterano
# fev/09 · Editado por: has4
· votar


Caro colega, _SIDERADO_ (e father), eu não entendi bem a pergunta, mas acredito que seja o que tento abaixo ajudá-los:

Os saxofones são instrumentos transpositores, ou seja, a nota escrita não é a mesma nota que ouvimos (som real ou nota de efeito). Assim, para podermos ouvir uma nota equivalente ao dó de um piano é necessário escrever notas diferentes dependendo em qual tonalidade o saxofone é armado.

No caso do Sax alto que é armado em Eb, temos que, tocando as notas totalmente soltas (só montado sem apertar tecla alguma no Sax Eb = Sax alto), você está executando no sax Eb a nota dó sustenido, contudo, no teclado, terá que ser Mi.

Duas situações podem estar ocorrendo, se ainda não for solucionada. OU o teclado está com afinação alterada (observe-o), ou o saxofonista está com dificuldades na 'embocadura' para executar a altura da nota correta, sendo necessário o saxofonista exercitar para obter uma melhor embocadura.

Sabendo que, instrumento de sopro, no caso saxofone, possui palheta (geralmente bambu) e é instrumento que se exige uma boa 'embocadora' (aperfeiçoar a posição da boca na boquilha com a palheta, durante o sopro) pois dependendo desta a tonalidade pode variar em alguns semitons e até tons.

Lembrando que, no 'todel', onde se instala a 'boquilha', deve estar esta devidamente posicionada, pois ao variar a posição da boquilha no todel afinamos o conjunto sax+boquilha, e, quanto mais é a boquilha empurrada para frente (apertando-a no todel), isto quer dizer que, a nota será alteada, e quando é ela afrouxada (no sentido de retirá-la do todel) isto quer dize que, a nota será abaixada.

Para afinar o sax (embocadura) eu recomendo seguir as seguintes dicas do link abaixo:


http://www.musicaeadoracao.com.br/tecnicos/instrumentos/dicas/dica71.h tm

ou ainda, ler os textos bacanas e complementares, a seguir:

http://por-essas-bandas.blogspot.com/2007_07_01_archive.html

http://idealgratis.com/curso/curso-de-saxofone/6/


Correlação entre Teclado e Sax Alto (Tabela):
Piano (já está C, pois não é transpositor) - Sax Alto (armado em Eb)

E = C# (no sax alto = sem apertar qlq tecla ou chave do sax!)
F = D
F# = D#
G = E
G# = F
A = F#
A# = G
B = G#
C = A
C# = A#
D = B
D# = C



Dicas:
um no Sax Alto é um no piano.
um no Sax Tenor e soprano é um SOL no piano.



OBSERVAÇÃO: Se eu estiver errado na minha afirmação, espero que alguém a corrija. Deixo claro que, não sou saxofonista, mas curto e tento aprendê-lo.


No link a seguir, uma pessoa teve algumas dúvidas que foram solucionadas por colegas do respectivo fórum, e é interessante a gente ler todo o texto para ter uma idéia sobre a confusão que fazemos, mas, dizem que, com o tempo a gente aprende a transpor naturalmente (rsrsrs, até hoje eu apanho pra caramba, confesso rsrsrs):
http://www.clubedosax.com.br/viewtopic.php?f=1&t=5482&p=37877


À propósito: é um ótimo saxofone este aí do seu pai, hein?!? O meu é um "e amarra" (yamaha) da Weril mesmo. rsrsrs

_SIDERADO_
Veterano
# fev/09
· votar


has4


Ôooo meu amigo, você não imagina o quanto me ajudou. Realmente eu estava totalmente equivocado quando a questão de afinação do sax. Sábias palavras as suas. Quanto ao sax do meu pai, ele me falou que queria a aprender a tocar algum instrumento e eu recomendei o sax pra ele porque aqui em nossa cidade é um instrumento que pouquíssimos tocam. Daí aindei dando uma procurada e ouvi falar bem sobre o tal selmer. Então passei a procurar no MercadoLivre e um belo dia encontrei esse num preço bem em conta. Daí compramos. Realmente o timbre do sax é bem bonito, bem aveludado (isso de ouvir o professor do meu pai tocando né, pq o meu pai ainda está no 'parabéns pra você', hehehhe).

Abraço, amigo.

has4
Veterano
# mar/09
· votar


Para o seu pai, encontrei essa aqui, é bem legal:

http://www.youtube.com/watch?v=PcWVhK6Ir1o&feature=related

Luiz Almeida
Veterano
# mar/09
· votar


Boa has4!

Bandiera
Veterano
# mar/09
· votar


has4

Caraca ate por aqui vc circula? rsrsrs
Boa dica rsrs


_SIDERADO_

Cara transpor é muito relativo tem gente que transporta no instrumento e gente que o faz sobre a partitura
Eu mesmo prefiro na partitura
Por exemplo de é um Lá em clave de Sol eu toco Fá#
Se for Clave de Fá vc toca como se fosse Clave de Sol
Se a partitura não tem nenhum Bemol ou sustenido vc toca com 3 Sustenidos
E cada bemol vc diminue um susteniso
1 bemol = 2 sustenidos
4 bemol = 1 bemol
E assim por diante
No começo parece um pouco dificil mais depois vc tira de letra

Luiz Almeida
Veterano
# mar/09 · Editado por: Luiz Almeida
· votar


_SIDERADO_

Uma boa dica seria que seu pai não tranportasse no instrumento, e sim na partitura.
Por exemplo: Se sem precionar nenhuma chave a "posição" é Dó (não sei), mesmo que o som não seja, então ele teria que aprender a digitação do sax. E quando ele fosse ler uma partitura, ele faria a transposição. Não sei se fui claro. Porque na familia dos saxofones existem afinações em Sib e Mib, já vi sax tenor em Dó. Agora imagine se seu pai começa a transpor no instrumento, e por um acaso ele "tenha" que tocar num Sib??? Como ele vai se acertar no som??? Se ele souber apenas a digitação e aprender a trasnpor, ele tocaria qualquer sax sem problema.
Siga as dicas dos colegas acima e vocês se darão bem.

Caso queira a trasposição de Sib:
- Em qualquer clave (Sol, Fá, Dó): quando se lê um Fá, toca-se um Sol, e assim por diante, sempre aumentando uma nota.
Em relação aos acidentes:
- Clave com sustenido: adiciona mais 2 sustenidos.
- Clave com 2 bemóis ou mais: retira 2 bemois.
- Clave sem sustenido: adiciona 2 sustenidos.
- Clave com 1 bemól: retira o bemol e adiciona 1 sustenido.
Acho que é isso, se tiver algo errado é só corrigir.
Boa sorte.

has4
Veterano
# mar/09
· votar


Bandiera... nada demais, é que eu também estou aprendendo muito com tudo isso aí! Aliás, sei muito pouco!

Luiz Almeida, bacanas mesmo as suas dicas para lermos e transpormos na partitura!

nichendrix
Veterano
# mar/09
· votar


Luiz Almeida
já vi sax tenor em D

Esse Sax é chamado de Dó Melódico, C Melody em inglês, eu só vi ele uma vez na vida na casa do velhinho que faz a manutenção do meu sax, mas ele também tem um sopranino e um sax baixo, que é enorme, então ele não conta.

osvaldopc
Veterano
# abr/09
· votar


Boa Noite a Todos, sou estudante iniciante de sax alto, e gostaria de saber de alguem pode me explicar como baixar o Explicasax Iniciando e corrigindo Vol 1, ou se alguem pode me fazer o favor de me enviar via e-mail; osvaldopc@ibest.com.br; desde fico grato.

Luiz Almeida
Veterano
# abr/09
· votar


osvaldopc
Cara não coloque endereço eletrônico, vai chover Spans na sua caixa.

NillMaker
Veterano
# jun/09
· votar


Caramba! Estava passeando pelo CifraClub e resolvi dar uma lida nesse topico! Eu sou tecladista e tambem nao sabia disso! Muito legal!
has4 Parabens pela explanaçao! Muito boa mesmo einh cara!

has4
Veterano
# jun/09
· votar


NillMaker
Vlw

rsrsrs

e nosss
Veterano
# jun/09
· votar


ola gostaria muito q alguem me ajudase!, como eu posso fazer para aprender a ler partura do saxofone alto?. sou iniciante!,des d ja agradeço a atençao!......

Luiz Almeida
Veterano
# jun/09
· votar


e nosss

O has4 já deu umas dicas muito boa sobre a transposição do sax alto (Mib).

Se você não sabe nada, melhor procurar um professor.
Se não tiver condições, comece com o método "Bona", mas vai precisar de uma ajudinha.

e nosss
Veterano
# jun/09
· votar


Luiz Almeida
luiz valew ai pelo toq!, eu encontrei o metodo q vc falao, mas ainda asim eu nao intendo oq diz la!?, nao tem nada sinples, as palavras e tudo mas naqo da pra min intender nada!.... aqui ond eu moro ate ond eu sei, nao exsiste prof, de sax brasileiro!, entao, d pra ter uma ideia da dificu, q eu vou ter ne!?, vc nao sabe d nenhum outro tipo de estudo q e voltado para pessoas asim do 0 como eu?..... valew mesmo ai a atençao!!!....

Luiz Almeida
Veterano
# jun/09
· votar


e nosss

Infelizmente eu não conheço outro modo de aprendizado, por isso que eu falei que mesmo com o "Bona" você precisaria de uma "ajudinha".

Vai lendo isso, não sei se ajuda:

http://www.cifraclub.com.br/aprenda/todas/20-sax/sk-curso-de-sax-p0. html

e nosss
Veterano
# jul/09
· votar


Luiz Almeida
o ivan eu ja conhesso mano mas d qualquer forma valew mesmo!!!.....

Luiz Almeida
Veterano
# jul/09
· votar


e nosss

Veja se isso te ajuda também:

http://www.weril.com.br/escalas/Saxofone.pdf

e nosss
Veterano
# jul/09
· votar


Luiz Almeida
isso me ajudou sim luiz!!!,eu ja tinha entrado la nesse saite mas nao vi nada disso la,vc toca sax alto tbm?,c toca como q vcfez para decorar rapidinho as notas?, e quanto tempo vc demorou???... muito abrigado pela ajuda!!!.....

Luiz Almeida
Veterano
# jul/09
· votar


e nosss

Eu não toco sax, toco Clarineta (acho que engano). Mas o aprendizado é o mesmo.
Comece fazendo as notas mais graves e as naturais (sem acidentes). Depois de chegar nas notas médias para as agudas você começa a aprender as notas com acidentes (bemol e sustenido). O importante nessa fase é a embocadura.
Foi assim que aprendi a digitação.
E não se preocupe com o tempo de aprendizado, isso é bobeira, as pessoas ficam preocupadas em aprender rápido e esquecem que tem que "aprender certo".
Eu fiquei sem pressa de aprender e quando me vi já tinha aprendido.
Boa sorte.

e nosss
Veterano
# jul/09
· votar


Luiz Almeidavalew mesmo a atençao!.....
mas oq me deicha mas agoniado eq eu nao to conseguindo encontrar a posiçao serta no boquilha do sax, e isso ja tem dias, bem q nessa altura eu ja poderia estar cm uma boa parte de leitura de partituras gravada na cabeça, e soms e tal mas minha boquilha nao ta ma ajudando muito nao!,e mas tbm quem esta por tras dela rsrsrs!, mas eu acho q vou conpra uma outra junto cm uma outra palheta tbm para ver se e isso mesmo!?. abraço valew ai!!!!......

Luiz Almeida
Veterano
# jul/09
· votar


e nosss

Primeiro você tem que ver como está colocada a palheta na boquilha. Porque é a vibração da palheta que emite o som.

Tente começar com uma palheta fina (1 1/2).
Eu não lembro se toda a boquilha de sax é igual quanto a braçadeira. Mas a braçadeira tem que ficar o mais baixo possível segurando a palheta, para deixar a ponta da palheta mais "solta". A palheta não pode ficar solta!!!!
A abertura entre a palheta e a boquilha deve de ser muito mínima, questão de milímitros.
Vá colocando a boca, com o lábio inferior um pouco dobrado para dentro, cobrindo os dentes inferiores, na ponta da boquilha. Vá soprando com calma. Se não sair nenhum som é só ir colocando mais a boquilha pra dentro da boca, mas bem devagar. Repita essa operação quantas vezes forem necessárias até que comece a sair som.
Se continuar a não sair o som, verifique a abertura da palheta com a boquilha, ou abra, ou feche, mas é pouca coisa.
Não faça "bochexas" para assoprar.

e nosss
Veterano
# jul/09
· votar


Luiz Almeida entao ja sei oq esta acontesendo!, acho q minha palheta ta muito aberta na boquilha!, mas o problema e, a presilha ja esta no ,maximo a sima o seja mas perto da boca na tentativa de feichar mas a palheta!, so q nao ta dando certo!, sair som ate sai sim, mas quando eu aperto qualquer chave para de funcionar na hora!, dai eu tenho q vouta tudo d novo!, tipo tentar fazer o som sair certo para q eu posa estudar a partitura, mas ai aocontese tudo d novo!... eu como bm vc ja sabe nao intendo nada de sax ainda!, masuma coisa e certo, essa boquilha vem me atrapalhando muito nos estudos!, pra min e isso q mas ta me dificultando!, eu acho q vai ficar bom mesmo so quando eu trocar o conjunto todo ne da boquilha ea palheta!.... luiz vc costuma entrar em MSN?, bem q podiamos nos falar por la nao acho q seria melhor!!, mas c vc tiver MSN, nao me passe por aqui, pos nao e bom nao!, de pos vai ficar indo um monte de espan pra vc, eu tenho uma ideia d ond podemos trocar MSN,mas tem q vermos aq horas vc entraai no brasil ne!, bom mas e isso ai eu vou trocar a boquilha e a palhete!, vamos ver no q vai dar????... valew ai LUIZ!!!. abraçao!.....

Luiz Almeida
Veterano
# jul/09
· votar


e nosss

-Não uso MSN.

-Acredite, o problema não está na boquilha, eu cheguei a trocar a minha boquilha no inicio e não resolveu nada.
Troque somente a palheta.

-A presilha/braçadeira tem que ficar bem na ponta mais grossa da palheta.
A abertura que me referi é quando você coloca a palheta na boquilha, e antes de apertar a braçadeira você preciona a palheta contra a boquilha, alinha, e verifica a distância entre a ponta da palheta e a ponta da boquilha, essa distância entre as pontas tem que ficar uma abertura.

-Se o som não sai, é possivelmente porque você está digitando uma nota muito distante em altura em relação a outra.
Se você não está precionando nenhuma tecla, você está digitando a nota Dó# do terceiro espaço, é muito alta pra começar.
Tente fazer o Si (mais grave) do segundo espaço complemetar inferior e depois o Dó da primeira linha complementar inferior, é bem mais fácil, basta tirar um dedo de uma tecla.

Qualquer dúvida continue postando por aqui, quem sabe alguém que toque sax te ajude melhor.
No que eu puder vou te ajudando.

e nosss
Veterano
# jul/09
· votar


Luiz Almeida valew mesmo LUIZ!, entao eu vou trocar so a palheta, ai vamos ver noq dar ne!?, mas inquanto eu nao copro, vou ir tentando cm essa q eu tenho aqui mesmo c nao vou acabar me esquesendo oq ja estudei, mas muito obrigado mesmo por tudo!!!,c vc tivese um MSN, eu ia te mostrar como q esta a palheta. ah o espaso na palheta ea boquilha eu vi um video do ivan, no youtube,tem q ficar uma linha de espasa ne?, to dechando tudo no esquema, mas nao ta dando certo!, acho q antes de ir conprar a outra palheta, vou dar uma lhixada nessa q tenho aqui!,qualquer coisa te falo o rezutado!, te mas luiz!...

Luiz Almeida
Veterano
# jul/09
· votar


e nosss

Se você viu o vídeo do Ivan, então faça como está demonstrado.

Eu não acho legal lixar a palheta, mas...

e nosss
Veterano
# jul/09
· votar


Luiz Almeida pos entao..... eu tbm, nao to muito afim d fazer isso! pq eu acho q nao vai adianta mita coisa nao!, e depos logo eu vou conprar outra, so estou esperando uma granhinha entra ai!... a sua boquilha e de metal?, ela e melhor q essa de plastico?, os musicos chamao de (masa) pq sera ne???.... bom mas essa e mas umas das duvidas q eu tenho!?, ah tem tbm um outro tipo de palheta q nao e de banbu ne?, essa palheta tbm vc ja usou?.....

Luiz Almeida
Veterano
# jul/09
· votar


e nosss

-Comece com as palhetas mais finas. Compre logo umas 5 palhetas (1 1/2)

-A boquilha da minha clarineta é de plástico (não sei se tem de outro material).
Já ouvi de quem toca sax que existe uma diferênça entre boquilha de plástico e boquilha de metal quanto a projeção do som (volume), mas não sei quanto a qualidade dalas.

-Pra inicio use somente as palhetas de bambú (acho que é cana), as de plástico deixam o som um pouco morto, mas isso você só vai perceber quando já tiver uma certa noção do instrumento. Existem as revestida, mas são caras.

-Vai lendo o "Bona" com calma até você entender um pouco.

nichendrix
Veterano
# jul/09 · Editado por: nichendrix
· votar


Luiz Almeida
-Comece com as palhetas mais finas. Compre logo umas 5 palhetas (1 1/2)

1,5 é muito fina, o ideal pra começar no Sax Alto é 2, palheta 1,5 pode até ajudar na hora de aprender a soprar, mas depois ele vai ter mais dificuldade do que facilidade, porque ela cede muito fácilmente à pressão, então fica mais díficil trabalhar nos extremos agudos e graves, porque qualquer coisinha vc está com a pressão errada e dá aquele piado desafinado. Com a 2 vc tem mais controle nesse começo, embora seja mais trabalhoso aprender a soprar direito.

Outro fator é o numero da Boquilha, boquilhas com aberturas menores tendem a ser mais fáceis de soprar no inicio, mas mais chatinhas de manter o controle depois.

Um exercício interessante é aprender a soprar só com a boquilha, sem o instrumento, porque é mais difícil tirar um sopro bom dessa forma, assim quando vc tiver bem acostumado a tirar um sopro bom só da boquilha, depois aprenda a tirar o sopro corretamente só com boquilha e tudel (o pescoço do sax), e só então passe a soprar diretamente no instrumento. Dessa forma vc vai obter mais controle sobre o seu sopro, do que conseguiria partindo direto para o sopro no instrumento.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Sax Alto - duvidas.