Flauta Doce (algumas dúvidas)

    Autor Mensagem
    Mago Mr. Kyle
    Veterano
    # nov/08


    tenho algumas dúvidas que são:

    existe nota mais grave que Dó 3
    se existir como se faz na flauta

    TG Aoshi
    Veterano
    # nov/08 · Editado por: TG Aoshi
    · votar


    Mago Mr. Kyle
    Não entendo muito do assunto, mas...
    Mas depende de que tipo de flauta doce você se refere (alto, tenor, etc..).

    Minow
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    alto

    Soprano?

    TG Aoshi
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Minow
    LoL!
    <o>
    O tópico já está aí há quase uma semana!

    Mas, eu não entendo! <O>
    Se ele me perguntasse o dedilhado eu ia ficar boiando... =/

    TG Aoshi
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Minow
    Mas acabei de checar aqui, tem tanto alto como soprano! =D

    Minow
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    TG Aoshi
    É? Nem sabia...

    TG Aoshi
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Minow
    ?

    Minow
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    TG Aoshi
    Eu não sabia que existia flauta doce alto.

    eutoco_frauta
    Veterano
    # nov/08 · Editado por: eutoco_frauta
    · votar


    flauta doce tem sopranino, soprano, alto, tenor, baixo, contrabaixo etc. É uma família grande de instrumentos na verdade. A menor, garklein, provavelmente não é maior que a palma de uma mão (eu nunca vi pra saber ao certo). A maior delas é maior que uma pessoa em pé e bem grossa, fazendo a linha tronco de árvore =-P.

    A alto, na verdade, é a que tem mais composições, inclusive concertos por vivaldi, telemann, etc.

    Se vc está se referindo ao Dó 3 como o do piano a primeira flauta que sequer cehga tão baixo é a "great bass", que é afinada no Dó 3. Uma flauta dessas é raríssima e bem cara, pq são feitas de madeira quase sempre (nunca vi de plastico), precisam de um bocal especial e geralmente tem um mecanismo de chaves que encarece o produto :-\.

    Tem outras mais graves ainda. A sub-contrabaixo chega ao Dó 2.

    Se vc quer diminuir a afinação através de alguma técnica, já isso eu não sei. Que é possível é, mas é bem complicado :-\

    A coisa toda (nunca tentei) envolve mexer no tamanho dos buracos da flauta, em puxar a parte de cima pra aumentar o tamanho do instrumento, soprar mais fraco etc.

    Se vc puxar a parte de cima cada nota vai ter a sua frequencia abaixada de forma diferente. Assim, se vc conseguir baixar o Fá mais agudo para Mi, por exemplo, pode ser que nas oitavas mais agudas a mudança seja menor, quiça microtonal. O instrumento vai se desafinar todo por conta propria. (é tenso ;-o). Na mesma oitava vc vai ter notas que vão subir e abaixar, em uma razão diferente, e algumas vão ficar mais suscetíveis a mudanças de pressão do ar e ficar instáveis. Se vc for um virtuoso vai fundo =B

    Vc pode tentar cobrir o labio da flauta parcialmente ou cobrir o canal de ar com um tecido fino. (novamente, nunca tentei)

    Tem outras coisas que dá pra fazer mas cara é complicado :-\ melhor arranjar outra flauta.

    EDIT: cuidado quando vc ver um DÓ 3 para flauta doce pq as partituras para algumas flautas doces são escritas uma oitava abaixo do que realmente soam e o povo omite aquele "8" pequeno encima da clave :-\. É o caso da flauta doce baixo. Apesar de aparecer na partitura dela um dó 3 na verdade aquilo tem som de dó 4. (até pq ela não chega no dó 3)

    eutoco_frauta
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Se vc quer um instrumento de sopro grave que não custe uma fortuna e tenha um som legal a melhor opção é o trombone =]

    Mago Mr. Kyle
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    a flauta que me refiro é soprano

    eutoco_frauta
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Na soprano é impossível chegar ao Dó 3, infelizmente =(

    Rdg Bass
    Veterano
    # nov/08 · Editado por: Rdg Bass
    · votar


    eutoco_frauta

    Amigo a nota mais grave da flauta doce soprano é o Dó 3, acho que vc está contando a númeração das oitavas a partir do Dó 1 mas ná realidade funciona assim:

    Dó -2
    Dó -1
    Dó 1
    Dó 2
    Dó 3 (esse o Dó central)
    Dó 4
    Dó 5
    Dó 6
    Dó 7

    O Dó 3 é o mesmo que dá nome a clave de Dó, é tmb o Dó da Primeira linha suplementar inferior da clave de Sol.

    cleberov
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    Mas o eutoco_frauta tem razão, Rdg Bass.

    Embora na partitura esteja escrito Dó3, o som emitido pela flauta doce soprano é Dó4.

    Para não causar essa confusão muitas vezes as partituras para flauta doce soprano possuem um 8 no topo da clave de sol, para indicar que os sons emitidos estão uma oitava acima daquilo que está escrito.

    Eu tenho uma flauta doce tenor, e a nota mais grave por ela emitida é o Dó3, o mesmo Dó mais grave da flauta transversal.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Flauta Doce (algumas dúvidas)