Gravei meu primeiro álbum!

    Autor Mensagem
    Filippo14
    Veterano
    # jun/18


    Fala pessoal, tudo bem?

    Depois de muito tempo, finalmente consegui realizar o sonho de gravar um álbum com músicas minhas. Quem puder ouvir, compartilhar e dizer o que achou seria muito bacana, até por que faz muito tempo que não posto nada tocando aqui no fórum. Sem mais enrolação, segue o link!

    https://open.spotify.com/album/0I9TGylrigdVB65vvZqtgJ?si=ijp9tKZJQnyJl 7IDm1BExg

    Abração

    Filippo14
    Veterano
    # jun/18
    · votar


    Aproveitando para dar um up, segue o link no soundcloud para quem não tem spotify.

    Alias, o álbum está em diversas plataformas, como deezer, tidau, spotify, soundcloud, apple music, google play....

    Álbum:

    https://soundcloud.com/filippofortunato/sets/contando-os-pontos

    Algumas músicas que gosto bastante.

    https://soundcloud.com/filippofortunato/por-um-triz?in=filippofortunat o/sets/contando-os-pontos

    https://soundcloud.com/filippofortunato/cancao-do-lago?in=filippofortu nato/sets/contando-os-pontos

    https://soundcloud.com/filippofortunato/pedras-do-litoral?in=filippofo rtunato/sets/contando-os-pontos

    Abração

    Buja
    Veterano
    # jun/18
    · votar


    É disso que eu gosto.

    MUSICA!

    To ouvindo o album ainda....mas já procurei em todo canto no spotify o botao de like.

    Essa Pedras do Litoral está bem gostosa de ouvir, super relax.

    Grande trabalho man...continue compondo e mandando ver...o mundo ta precisando disso.

    Filippo14
    Veterano
    # jun/18
    · votar


    Buja

    Poxa, não esperava receber esse elogio, muito obrigado mesmo.

    Tem alguma crítica? Gostou dos instrumentos, timbres, mixagem?

    a Pedras do Litoral foi a musica que vc mais gostou?

    Abração

    Buja
    Veterano
    # jun/18 · Editado por: Buja
    · votar


    Bom, nunca na vida tive chance de elogiar ou criticarum album diretamente com o compositor dele....

    Então, sei la, vamos ao que eu gostei....e tambem o que senti falta (se voce nao se importar rsrs):

    1 - Musica que mais gostei
    Estou entre "Recanto das Flores" e "Pedras do Litoral".

    Eu diria sem titubear que a melhor musica do album era a "Choro do Celsão".
    So nao digo ela, porque achei o timbre um pouquinho fora do contexto que to acostumado pro chorinho.

    Então acho que fico com Pedras do Litoral.
    É a musica onde vi o melhor casamento do timbre jazz, bom gosto no fraseado, e mix do baixo com a guitarra. Tudo bateu nessa musica.

    2 - Impressões gerais
    Na Rito de Passagem, senti muito um Joe Satriani ali. Nao sei se era a intenção, mas gostei da ideia.

    Na Canção do Lago, aquele timbre meio fechadão casou legal com a ideia.
    Os bends e slides deram o gosto bacana tambem.

    O "Choro do Celsão" é quase a melhor musica do album.
    Pra ela virar hit e nome do album na boa....so fecha mais o timbre...
    Deixa mais jazzy, estilo semi acustica fechadona.
    O resto ta milgrau!



    3 - O que eu senti falta
    Nao seria bem uma critica ao trabalho, nem sugestão de melhora.
    É realmente um.....senti falta.

    É como jantar uma bela massa de rondele, a luz de velas do lado da sua gata, ao som de uma baladinha romatica ao fundo... acompanhado de um garrafa de vinho....vinho chapinha kkkk!!!
    Quer dizer, o jantar tem de tudo, mas sentiria falta de um cabernet mais top.

    Então o que seria a falta:

    Primeiro, timbres mais variados.
    Sei la, nao sei como foi todo o processo de gravação, nem os instrumentos usados...mas falando de timbristica mesmo,
    senti faltas dum violão as vezes,
    outras vezes, senti falta de um wah wah...
    outras horas achei que iria entrar um timbre mais molhadao com chorus, tinha hora que a musica subia, elevava, e eu achava que iria entrar aquele drive pesadão....

    Todos esses elementos estavam no album, mas as vezes, eu achava que poderiam estar em outro lugar....

    Por exemplo, na musica "Solitário", começa com o violão, tem o chorus molhado, mas ... ah liga pra isso nao...nao to sabendo explicar direito....

    ---


    4 - Pontos pra mim muito positivos

    Primeiro: Fraseado.
    Bem diferente do que costumo ouvir....muito inovador;
    Vi que voce não fica muito preso as mesmas coisas de sempre.
    Tambem mesmo tocando mais lento (que acho que é a proposta do seu som), tem bom gosto.

    Sempre tinha uns outsides, umas tensões interessantes, mas que resolviam.
    Nao ficava aquela coisa estilo progressivo "vago" que as vezes irrita.
    É por isso que nunca consegui escutar prog, mesmo com muitas indicações de amigos meus.

    [Corrigindo aqui] NO ESTILO PROGRESSIVO, seja rock, pop ou metal, sempre sento uma tensão que nunca se resolve em nada. Um misto aleatorio de notas vindo de instrumento aleatorios tambem, que nao se misturam....
    É como se juntasse o Dave Mustaine na guitarra, o Jaco Pastorius no baixo, a Tina Turner no vocal, e o George Straits no violão e o Jacques Monastier na batera e o o Mozart no piano e dissessem....toca ai o que vier na suas cabeças.....Iria sair uma banda progressivo rsrsrs. (jogo a pedra e corro kkk)


    Suas ideias beiraram as vezes o prog....mas nao foram la....so deram uma relada...dai foi bom de ouvir no geral.

    Isso pra mim foi o ponto positivo principal do album.

    ----

    Continua compondo....tem muito pra sair dai...eu sei que tem.

    Gaia0007
    Veterano
    # jun/18
    · votar


    Filippo14
    Já marquei aqui pra ouvir no trabalho!

    To num momento semelhante, de "primeiro lançamento". Só que, no meu caso, foi um single só.

    E depois dessa revisão toda aí, quero muito te ouvir! =)

    Lasanha
    Veterano
    # jun/18
    · votar


    Cara, estou ouvindo e estou gostando... Até agora tá bem bacana. Uma guitarra bem tocada, sem firulas e com as notas certas.

    Por favor, me tire uma dúvida técnica. Percebo que o som da sua guitarra se prolonga bastante no tempo (você consegue segurar uma mesma nota por bastante tempo sem que o som desapareça). O que você usa para dar essa consistência ao som?

    Valeu

    Filippo14
    Veterano
    # jun/18
    · votar


    Buja

    Bom, primeiramente, muito obrigado pelas críticas!

    Engraçado, antes a que eu gostava mais era Por um Triz, mas agora essa Pedras do Litoral tem me deixado menos incomodado com a forma como eu toquei (vejo varios erros hahahaha, quando a gente toca é complicado).

    Quanto ao timbre da "Choro do Celsão", de fato eu achei que faria mais sentido ser menos fechado que do restante do álbum, muito pelo fato do choro na minha concepção ser mais agudo mesmo, sem guitarra, mas eu não toco choro, foi apenas uma brincadeira, então o timbre pode ter ficado diferente do padrão mesmo.

    De fato, explicando um pouco mais sobre a ideia inicial do álbum, eu estava ouvindo e tocando muitas coisas mais na linha e um jazz ou fusion e acabei compondo nesse formato, com temas bem definidos, parte A, B e as vezes C. Ao longo do processo de gravação e criação dos arranjos, os timbres foram saindo desse convencional e rumando mais para algo mais prog mesmo, mas assumo que a ideia era soar jazz, por isso que o prog não é tãaao aparente.

    Quanto aos timbres, eu estava bem inseguro em testar coisas completamente fora da casinha, principalmente por inexperiência minha e com medo de soar um amontoado de músicas sem nexo, mas até que tive acesso a bastante coisa no processo de gravação, eu que fui bunda mole hahahaha.

    O fraseado foi diferente devido a complicação que eu fiz nas harmonias, como disse anteriormente, estava estudando jazz e achava que tudo tinha que ser complicado (pura besteira), o que acabou gerando frases pouco convencionais e me forçou a tocar bem na manha, não que eu seja um fritador também haahha. Além disso, minha meta sempre foi fazer música para qualquer um ouvir, eu sei que esse tipo de som é mais música para músicos, mas tentei ao máximo em não tocar somente para guitarristas, dai que eu busquei fazer alguns temas mais "cantados" e menos técnicos.

    Mais uma vez, obrigado por ter gasto seu tempo ouvindo.


    Gaia0007

    Obrigado por ter respondido, se puder de uma ouvida e me fala o que você achou :)

    Eu vi seu tópico e tinha entrado no soundcloud para ouvir, mas assumo que acabei esquecendo. Assim que eu sair do trabalho eu ouço e comento lá.

    Lasanha

    Valeu por estar ouvindo e por ter comentado.

    Imagino que você esteja falando da primeira música do álbum ("Ondas") correto?

    Cara, não usei nada demais nessa música, não me recordo totalmente do que usei, mas foi uma strato com ponte de dois pivôs que tenho aqui em casa, passando por um fuzz e indo para o canal limpo de um amp valvulado. Os demais efeitos eu usei plugins, gravei todas as guitarras limpas ou com distorção.

    Quanto ao resto do álbum, a "Solitário" acredito que tenha sido gravada com a strato também, mas de resto usei, pelo que eu me lembro, uma semi acustica e uma les paul para gravar os temas e em nenhum momento, ao gravar, eu utilizei algum compressor, mas provavelmente teve alguma coisa sendo usada posteriormente, mas já soava dessa forma quando eu gravei.

    Abraço a todos!!

    Lasanha
    Veterano
    # jun/18
    · votar


    Estou seguindo você no soundcloud...

    sandroguiraldo
    Veterano
    # jun/18
    · votar


    Filippo14
    Gostei de tudo, senti essa questão de timbre que o Buja mencionou.
    Parece que você gravou tudo com a mesma guita/pedais/ampli.

    Difícil dizer qual gostei mais...

    Filippo14
    Veterano
    # jun/18
    · votar


    Lasanha

    Valeu!!!

    sandroguiraldo

    Muito obrigado por ter ouvido e comentado.

    Deve ser o amp, usei basicamente um head só, e quando trocava o caixa acabava sendo a mesma, o som de fato ficou bem próximo entre as músicas.

    Tem mais alguma crítica? Achou a base pouco natural? Recebi essa crítica, mas tudo foi gravado com instrumentos reais, então fiquei meio sem saber se é o timbre ou coisa do tipo do baixo e da bateria.

    O que achou da mix?

    Abração

    Beto Guitar Player
    Veterano
    # jun/18
    · votar


    Marcando aqui para ouvir.

    Quero um dia chegar aqui e falar o mesmo que você: "Gravei meu primeiro álbum".

    Se puder, posta aí o processo (composição, gravação, mixagem, master, etc).
    Isso pode ajudar bastante gente com o mesmo propósito.

    Abraço.

    Filippo14
    Veterano
    # jun/18
    · votar


    Beto Guitar Player
    Valeu pelo seu tempo, com certeza, é uma sensação bem bacana, mas saiba que não é impossivel não. Na verdade, vejo com muitos bons olhos fazer singles, colocar na internet, fazer cover, misturar tudo hahaha, de repente pode ser uma forma mais simples de realizar seu sonho.

    Assim que eu tiver um tempo e se houver um interesse, eu explico sobre o processo, instrumentos usados e tal.

    Abração

    tito lemos
    Veterano
    # jun/18
    · votar


    Marcando pra ouvir; a vida tá corrida, mas assim que aparecer uma brecha ouço!

    TendTudo
    Membro Novato
    # jun/18 · Editado por: TendTudo
    · votar


    Gostei muito do que to ouvindo do teu álbum até agora mas acho que a guitarra ta demais de bom ta alucinante muito bom o som..

    entamoeba
    Membro Novato
    # jun/18
    · votar


    Muito bom.

    Gostei mais de Recanto das Flores e de Saara. Gostei do groove (até acho que sobra algumas notas no baixo, mas nada sério), das frases e daquela base esquisita com um wah rouco e pulsante (me lembra barulho de gremlins - especialmente em Recanto das Flores).

    Gaia0007
    Veterano
    # jun/18
    · votar


    Filippo14
    Menino! Ouvi!

    Assim que percebi que é instrumental, me dei conta de que não poderia dar uma opinião muito embasada tecnicamente. Ainda mais se tratando de um guitarrista. Então falo como ouvinte, tá?

    Achei muito bem feito, gostei das partes mais eletrônicas junto. Tendência, né!? De cara já me chamou atenção a arte de capa.. Tudo lindo, parabéns de verdade!

    Agora, imagino o que não foi pra ti gravar esse álbum. Um investimento, no mínimo. Tenho curiosidade em saber o que você pretende com ele agora? Tentou mandar como sugestão de pauta pra blogs especializados, jornais locais? Vai tentar fazer virar trilha? Tem ideia de como fazer circular isso?

    Filippo14
    Veterano
    # jun/18
    · votar


    tito lemos
    Obrigado, assim que tiver um tempinho, ouça e solta sua opinião aqui!

    TendTudo
    Valeu, obrigado mesmo pelo seu tempo e por ter gostado!!

    entamoeba
    Muito obrigado por ter dispendido tempo ouvindo o som. É, eu não sou o cara mais groovezento nao, mas tentei. Modestia parte, achei que esse solo num geral ficou bem legal.

    Alguma crítica, sugestão?

    Gaia0007
    Valeu mesmo por ter ouvido!! Na verdade, tem apenas uma música que eu utilizei alguns MIDIs, pode ter parecido as vezes meio duro demais, mas tudo foi gravado com instrumentos ahahah, não que usar sons electronicos seja ruim, eu gosto muito na verdade, só não usei nesse caso, mas entendi o que vc quis dizer hahaha, são alguns momentos mais "psicodelicos", som de "Helicoptero" e afins hahahaha. Na "Ondas" aquele som loco da intro na verdade é um Theremin e um teclado, que podem ter te levado a associar com electro. De qualquer forma, muito obrigado mesmo por ouvir e gastar um tempinho comentando aqui e obrigado por ter achado bem feito (como ouvinte :) )

    Quanto ao futuro, assim, trato música como um hobby bem sério, mas tenho minha carreira e minhas prioridades em outros ramos, mas tinha um sonho de gravar alguma coisa, fazer um som e juntei uma grana para me dar esse "presente". Coloquei em diversas plataformas através de um site chamado OneRPM, que recomendo por sinal, mas ainda mais por ser instrumental, eu nunca tive uma pretensão que virasse algo maior, foi mais algo para mim mesmo.

    Agora, de fato, esse caminho que voce sugeriu de blogs, trilhas e afins seria bem interessante mesmo hahah, vamos ver.

    Abração

    ogner
    Veterano
    # jun/18
    · votar


    Marcando aqui pra ouvir tb!! \o/

    Filippo14
    Veterano
    # jul/18
    · votar


    ogner

    Valeu cara, mto obrigado por gastar um tempinho ouvindo.

    Aguardando suas impressões.

    Abração

    Gaia0007
    Veterano
    # jul/18
    · votar


    Filippo14
    Saquei.. Muito legal mesmo!

    Eu só imagino seu investimento.. E a gente sempre quer que outras pessoas ouçam, né!? Acho que não custa tentar..

    Muito obrigada!

    LaerciONew
    Membro Novato
    # jul/18
    · votar


    Filippo parabéns!! achei muito boa as gravações, o áudio ficou ótimo. Sou tecladista amador e algumas de minhas musicas uso guitarra sintetizada e curto som desse tipo. Mas eu fiquei curioso, como foi essa gravação? Você que executou todos os instrumentos? ou tem uma banda? foi em estúdio profissional?
    Pergunto porque meu álbum que também lancei nas mesmas plataformas de streaming, fiz tudo só com computador e teclado, sem masterização, loudness e ficou muito fraco.
    Caso queira comentar aqui também http://forum.cifraclub.com.br/forum/14/331347/

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Gravei meu primeiro álbum!