Planar - rock alternativo/indie (gravação boa)

    Autor Mensagem
    Tuco_Planar
    Veterano
    # mar/10


    Ouça aqui

    Usamos um monte de valvulados diferentes (conforme o que ia aparecendo pra gente pegar emprestado hahaha) em cada música, inclusive dois hand-mades. Se alguém tiver curiosidade de saber o que foi usado é só perguntar =)

    guschard
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    porra, achei legal mano...
    vcs sao independentes ou tem algum contrato ja???

    guitar_VLP
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Curti cara, Parabens para voces!
    Muito bom!
    Bem trabalhada as musicas

    Minow
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Tuco_Planar
    Show de bola, parabéns!

    Tuco_Planar
    Veterano
    # mar/10 · Editado por: Tuco_Planar
    · votar


    êêê valeu, gente =)

    Somos independentes sim senhor, mas aceitamos ofertas, hein? ;-)

    Gravamos num estúdio fodão aqui no Rio - o mesmo que gravou um cd novo da Blitz (que não se já foi lançado, no fim das contas), Agnela (não sei se é assim que escreve) e alguns nomes independentes aqui do RJ, como Skore, R.Sigma e Eskimó.

    trashit hc
    Veterano
    # mar/10 · Editado por: trashit hc
    · votar


    Tuco_Planar

    Usamos um monte de valvulados diferentes (conforme o que ia aparecendo pra gente pegar emprestado hahaha) em cada música, inclusive dois hand-mades. Se alguém tiver curiosidade de saber o que foi usado é só perguntar =)
    pode ir falando brother, desembucha!! hehehe

    um mesa boogie rectifier eu já vi, e tem um tubeamps, na foto do myspace do vcs!!
    tiveram bom gosto na escolha dos timbres!!

    bem legal o som!!
    o vocal manda bem, a banda toda tá pronta pra fazer sucesso!!

    Tuco_Planar
    Veterano
    # mar/10 · Editado por: Tuco_Planar
    · votar


    Valeu pela força! \o/

    Aquele Dual Recto a gente nem chegou a usar, pra falar a verdade... só conseguimos pra mostrar no clipe mesmo hahaha

    Eu tinha aberto um tópico em outro forum e consegui achar. Aí vai:

    Desfez-se o Céu

    BASE: Vox AC30.
    LEADS: Lifesound Horizon + TS-9 (canal Cloudy)
    SOLO: Lifesound Horizon + TS-9. Primeira parte (até 2'57") é o canal Cloudy; depois, Storm.
    LIMPA ARPEGGIADA (2'35"-2'44"): Fender Twin Reverb.

    GUITARRAS: Gibson Les Paul Studio e Fender Telecaster Deluxe

    Eu achei o timbre de solo meio fizzy demais pro meu gosto, mas a verdade é que eu só fui conseguir domar esse canal Storm depois de um tempo de posse do amp (ele tinha acabado de chegar quando gravamos essa). De qualquer forma, em "Seu Mundo" a EQ ficou legal.
    ---------------------------------

    Vai Saber

    Inteiramente gravada com Vox AC30.
    GUITARRAS: '61 Telecaster e Gibson Les Paul Studio

    Essa não teve muito segredo. A Tele é de 1961 mesmo; tinha até uma nota fiscal da época (comprada em 62 em Londres!).

    ---------------------------------

    Seu Mundo

    INTRO: Vox AC30 misturado com Fender Twin Reverb (e um violão, claro)
    BASE: Mesa/Boogie Single Rectifier + TS-9 -> Mesa 412 closeback com Black Shadows
    LIMPA: provavelmente Vox AC30
    SOLO: Lifesound Horizon (storm) + TS-9 -> Lifesound 212 closeback com Eminence Legends

    A gravação das bases foi uma coisa curiosa. Eu nunca tinha tocado num Rectifier, e estava achando o timbre que eu estava tirando muito ruim. Mas aí, junto com o mix todo, ficou legal - e mais ainda depois da dobra. Ainda assim, achei o timbre meio frio e estéril, o que não significa que é ruim... mas não era o que eu esperava de um Rectifier.

    E aí depois eu li em alguns sites gringos corroborando isso, dizendo que o timbre do Dual é muito diferente do Single - a diferença não seria apenas os 50w. Com efeito, meu Horizon soa totalmente diferente disso aí, e essa descrição - "frio e estéril" - me parece bastante precisa.

    Tuco_Planar
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Até o Som Acabar

    BASES/SOLO: Tube Amps réplica do JCM800 + TS-9 - que é o da foto do myspace e do clipe =)
    LIMPAS: Vox AC30
    GUITARRAS: Gibson Explorer (distorção), Fender Telecaster Deluxe (limpas)

    Essa foi a primeira que a gente gravou. Olha, eu achei o timbre maneiro, mas acho que isso não soa muito como um JCM800 não. E atenção, isso aí é o mais pesado que ele fica, com Tubescreamer e tudo. Agora, não sei se eles oferecem uma versão moddada ou algo do tipo.

    De todo modo, tive a oportunidade de conferir esse mesmo amp sendo usado ao vivo por uma banda meio grunge, e soou incrível, mesmo sendo uma casa de show megatosca.

    trashit hc
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Tuco_Planar


    Aquele Dual Recto a gente nem chegou a usar, pra falar a verdade... só conseguimos pra mostrar no clipe mesmo hahaha

    hehehehe

    puta equipamento hein!!?? hehehe
    só equipo de primeira!!

    Eu achei o timbre de solo meio fizzy demais pro meu gosto, mas a verdade é que eu só fui conseguir domar esse canal Storm depois de um tempo de posse do amp (ele tinha acabado de chegar quando gravamos essa). De qualquer forma, em "Seu Mundo" a EQ ficou legal.
    vc tem um horizon!!!?? clone do mesa boogie??
    meu sonho é ter um horizon clone do mesa rectifier!!
    já que um mesa boogie... só em outra vida... hahaha


    A gravação das bases foi uma coisa curiosa. Eu nunca tinha tocado num Rectifier, e estava achando o timbre que eu estava tirando muito ruim. Mas aí, junto com o mix todo, ficou legal
    o estúdio que vcs gravaram tem um rectifier?? putz!!! deve ser uma estúdio do caralh@#$%&*O!!!

    e mais ainda depois da dobra.
    como vcs fizeram as dobras??

    a galera fala muito aqui, mais eu não entendo direito...
    gravou uma guitarra base por exemplo de uma música, a mesma base na direita, e depois na esquerda??

    E aí depois eu li em alguns sites gringos corroborando isso, dizendo que o timbre do Dual é muito diferente do Single - a diferença não seria apenas os 50w. Com efeito, meu Horizon soa totalmente diferente disso aí, e essa descrição - "frio e estéril" - me parece bastante precisa.

    insteressante!!!

    como soa seu horizon em comparação aos mesas??
    porque os mesas rectifier tem fama de serem abafados...


    mas acho que isso não soa muito como um JCM800 não. E atenção, isso aí é o mais pesado que ele fica, com Tubescreamer e tudo
    que estranho brother, o JCM800 com um pedal de booster, era pra ficar bem pesado...


    não sei se eles oferecem uma versão moddada ou algo do tipo.
    só se é uma versão modificada... o tubeamps era do estúdio??

    De todo modo, tive a oportunidade de conferir esse mesmo amp sendo usado ao vivo por uma banda meio grunge, e soou incrível, mesmo sendo uma casa de show megatosca.

    estranho, pode ser a maneira de timbrar...

    Até o Som Acabar foi a que eu mais gostei!! timbre pesadinho, definido!!

    valeu brother por responder as perguntas!!!

    Minow
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Tuco_Planar
    De curiosidade, qual foi o estúdio que vocês gravaram?

    Ketty_
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Caramba que sonzeraaaa!! As letras são legais, vocalista tem voz bonita e canta bem tb, enfim, continuem divulgando!

    Tuco_Planar
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    O estúdio tem o humilde nome de Melhor do Mundo. Os amps do estúdio mesmo foram só o Vox AC30 e o Twin Reverb que, no entanto, mal foi usado porque estava com defeito. Agora parece que já tem um jcm800. O resto foi emprestado de amigos nossos ou de bandas que estavam gravando lá na época.

    Sim, as dobras foram feitas jogando uma guitarra pra cada lado. Não há dobras quando são duas guitarras base ligeiramente diferentes, como é o caso de 'Desfez-se o Céu', por exemplo. Mas em 'Seu Mundo', como a idéia era a música ser mais pesada, fizemos as dobras e ficou dilissa.

    Olha, eu nunca toquei num Dual Rectifier, que seria o equivalente ao Horizon, mas me parece que o timbre é no mesmo estilo mesmo. Não diria que é abafado não... ele até tem bastante agudos; o que ele não tem são médios agudos, o que melhora com um ts-9 (indispensável, diga-se).

    É um timbre comprimido e fácil de timbrar, contanto que vc tenha como tocar num volume alto. Não acredite nessa lenda que corre solta por aí que diz, "ah, a distorção do Horizon é toda no preamp, então nem precisa de volume". Cascata.

    O modo Fender Bassman do Horizon é pra se ajoelhar tocando. Uma coisa linda demais.

    ---

    O jcm800 da tubeamps não era do estúdio... ele pertence ao guitarrista de uma banda aqui do Rio cujo nome agora me falha. Reverse? Inverse? Pior que a banda é irada, mas não adianta, esqueci.

    Eu cheguei a entrar em contato coma tubeamps explicando e eles não souberam me responder. Disseram-me que era pra ser igual ao jcm800 mesmo. Um amigo meu, que toca no R.Sigma, comprou um agora tb, e tb acho que tem um timbre maneiro, mas não se assemelha muito ao jcm800. Mas é aquela história, né... boa parte do que ouvimos de jcm800 em gravações pro são versões moddadas, com muito mais ganho e tal.

    Mas posso garantir, não era a maneira de timbrar. Frise-se que eu fiquei até muito satisfeito com o timbre, mas de marshall mesmo não tem nada! haha

    Valeu pela atenção, galera =)

    trashit hc
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Tuco_Planar

    valeu mais uma vez pelas respostas!!

    Tuco_Planar
    Veterano
    # mar/10 · Editado por: Tuco_Planar
    · votar


    'magina =)

    Eu estou até meio que vendendo meu Horizon, pra te falar a verdade. O timbre dele não é muito apropriado pro Planar, e minha banda de metal acabou. Mas sempre fico meio indeciso porque é um puta amp no fim das contas, e ainda não cheguei a um substituto. Um head mais marshallesco seria ideal, mas ainda não achei um hand-made que tivesse o timbre fiel mesmo.

    (e, claro, comprar um importado está fora de que$tão)

    brcorrea
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Foda! Parabéns!

    tito lemos
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Cara, parabéns, gostei do trabalho de vcs! Algo diferente nesse meio q hj em dia está tão "mais do mesmo".

    Agora, confesso q aos primeiros segundos de audição, achei q estava a ouvir mais uma dessas bandas q estamos cansados e até enojados de ouvir. Ainda bem q continuei a ouvir e essa primeira impressão passou completamente. Creio que seja por conta da produção polida demais, eu creio q a forma de mix e masterização empregados hj iguala demais o som das coisas, parece que td soa cristalino demais, ao mesmo tempo matando algumas características importantes do som. Por isso, estou cada vez mais decidido a gravar minha banda em casa hehe.

    Mas muito bom o som cara, parabéns a banda, eh por essas que eu ainda acredito em som de qualidade nos dias de hj.

    Tuco_Planar
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Valeu pelos elogios :-)

    tito lemos
    Hahaha valeu! =)

    Pra ser honesto, não acho o Planar tão diferente do que tem por aí não. Acho que o ponto nodal é que o som é sincero, só isso... acho que muitas bandas se preocupam tanto em encaixar o tipo de som em determinado gênero que acabam limitando demais sua criatividade. Quando se empenha em fazer algo bem feito até os mínimos detalhes, simplesmente por que fica irado assim, e não por que "as rádios vão gostar", até um guitarrista sem muito talento porém obstinado (tipo eu haha) consegue fazer algo que valha a pena ouvir.

    E não digo isso só a respeito de bandas de rock ou pop/rock não... o que mais se vê por aí são bandas de heavy metal que são autênticos clones (com o perdão do paradoxo) dos ídolos que as inspiram. Tentar algum detalhe diferente soa como uma blasfêmia aos seus ouvidos, ainda que não seja algo que desvirtue o estilo. Aí fica todo mundo igualzinho.

    Já a questão da gravação... bom, é possível uma gravação boa e cristalina que tenha um perfil diferente tb. O mix do nosso EP ficou mais radiofônico do que eu particularmente gostaria - eu reduziria o volume da voz principal e aumentaria guitarras base e backings. Também não gosto de dobras de voz exageradas. Mas aí foi o produtor (e dono do estúdio) que achou melhor e eu confio plenamente no seu julgamento.

    Minhas apologias pelo post longo.

    tito lemos
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Tuco_Planar
    Cara, acho q vc usou o termo q eu queria usar e não encontrei: "mix radiofônica". Eh isso, esse tipo de mix q tem deixado todo mundo meio q igual, então, por isso, aos primeiros segundos de audição, pensei em se tratar de uma nova banda "igual" entende? Pq a mix realmente tá igual, mas o som de vcs eh mto honesto, mais uma vez, parabéns, eh evidente a criatividade e bom gosto na escolha dos arranjos, na estrutura em geral das músicas.

    Qnto a toques de produtor, são válidos, produtores trabalham com isso por anos, só creio q não devam influenciar por completo a sonoridade de uma banda, não to dizendo q ocorreu com vcs, mas eh o q se passa com a maioria das bandas q alcançam uma gravadora, o produtor acaba mtas vezes matando a "verdade" de um grupo, e o tornando "mais do mesmo".

    Tuco_Planar
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    tito lemos

    Bom, eu realmente não sou fã do mix radiofônico, mas o resto da banda, sim... fui mais voto vencido do que qquer outra coisa haha

    De qualquer forma, é aquela parada... nosso produtor evidentemente não é vinculado a gravadora alguma, então ele não forçou nada em qualquer direção. Ele ajudou mais a encontrar o timbre que a gente queria pra cada coisa e tal. Mais fundamental ainda foi na gravação de bateria, que não é uma coisa de que muita gente entende.

    Mas é aquela parada... minha escola é diferente da dos outros caras da banda. Eu tinha uma banda de metal, e meu outro estilo preferido é pós-rock - nenhum dos quais é muito radiofônico pra começo de conversa. Tentar impor minha visão de mix ideal seria desvirtuar a própria proposta da banda, que é fazer algo acessível sem ser igualzinho.

    Em suma, se o mix for pop mas os arranjos forem originais, eu já tô feliz! =D

    Gilmourist
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Posso ser chato? Caso você não seja o vocalista, demita-o. Se você for, tente tocar algum instrumento. Ou se venda para o pop punk (brinks). Sério mesmo, o vocal tá irritante, indiezinho típico. Mas de resto tá bem acima da média.

    Tuco_Planar
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Não sou eu o vocalista, mas eu discordo. Normalmente, inclusive, o que mais escuto é elogios ao vocal. Lógico, não é uma parada super técnica, mas acho que nem é essa a proposta =)

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Planar - rock alternativo/indie (gravação boa)