QUE É A PSICOFICA OU PSICO-ACÚSTICA

    Autor Mensagem
    LMoura
    Veterano
    # jul/05


    Estou interessado em psicofisica ,psico-acustica e acústica. V. sabe o que é? Pode me responder alguma coisa sobre?

    Juliano de Oliveira
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    LMoura
    Psicoacústica é a ciência q estuda a fisiologia da audição e como se dá este processo auditivo, ou seja, como os sons chegam ao ouvido e são processados pelo cérebro de modo a dar ao ouvinte informações sobre o mundo à sua volta atravéz da percepção sonora.
    As principais áreas científicas da psicoacústica são:
    -Como conseguimos ouvir separadamente sons q ocorrem simultaneamente, ou seja, nosso ouvido recebe sons complexos, e nosso cérebro consegue decifrá-los;
    -Como conseguimos identificar a fonte sonora em um lugar, ou seja, de onde está vindo o som;
    -Como conseguimos determinar o tom de um som, ou seja, como identificamos e codificamos as frequências.
    A partir do estudo da psico acústica é q foi possível desenvolver vários recursos técnológicos, tais como: técnicas de compressão do audio, como o mp3 por exemplo e outros formatos similares, áudio 3D (estério ou surround), etc...
    Os fatores psicológicos e culturais tmb são importantes pq determinam se um som é bom ou ruim, agradável ou desagradável.
    Cuidado para ñ confundir psicoacústica (escrito junto) com psico-acústica (separado com hífem) está última, é uma matéria da musicoterapia e estuda a forma como suas ondas cerebrais reagem diante de certas frequências ou timbres diferêntes...
    É isso, se tiver dúvida, eu vejo no q posso ajudar...

    Ata
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Juliano de Oliveira
    bom, bom

    tem algum site com mais material?

    Juliano de Oliveira
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Humm...olha cara, pra falar a verdade ñ conheço nenhum site com assuntos referentes a psicoacústica, pesquisei no google e ñ achei nada de interessante tmb.Procure em outros sites de busca q talvez vc encontre.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a QUE É A PSICOFICA OU PSICO-ACÚSTICA