O que e musica erudita

Autor Mensagem
pablo guibérrtô
Veterano
# jul/08
· votar


_music_4_ever_
o termo erudito é usado para especificar determinado elemento com sendo de sapiência elevada, por isso usualmente, composições feitas em determinados periodos acabarm recebendo essa designação pois seus autores "geralmente" eram estudantes de musica que se preocupavam com muitas questões como: metrica, tercitura.... etantos outros elementos q geralmente musicos populares não levam muito em conta na hora de compor.

_music_4_ever_
Veterano
# jul/08 · Editado por: _music_4_ever_
· votar


pablo guibérrtô
o termo erudito é usado para especificar determinado elemento com sendo de sapiência elevada, por isso usualmente, composições feitas em determinados periodos acabarm recebendo essa designação pois seus autores "geralmente" eram estudantes de musica que se preocupavam com muitas questões como: metrica, tercitura.... etantos outros elementos q geralmente musicos populares não levam muito em conta na hora de compor.

Vc disse bem: a principal diferença entre a música erudita e a popular reside na maior preocupação e tratamento que os eruditos têm com a forma, a harmonia, o sistema utilizado, entre outros parâmetros, que requer um tipo de compreensão mais elevado que a música do domínio popular. Só há um aspecto em que não concordo consigo: quando afirma que a Música Erudita foi composta em determinados períodos (sublinhei acima na sua citação, como pôde ver). A Música Erudita existiu sempre e ainda hoje continua a existir (então e a Música Erudita Contemporânea??), o problema é que a mesma se encontra marginalizada.

pablo guibérrtô
Veterano
# jul/08
· votar


_music_4_ever_
A Música Erudita existiu sempre e ainda hoje continua a existir ....
bem, esse é o seu ponto de vista pois eu jah naum considero akela batucada com ossos do homem de neandertal musica erudita.
por isso naum tenho tanta certeza em afirmar q sempre houve musica erudita

_music_4_ever_
Veterano
# jul/08
· votar


pablo guibérrtô
pois eu jah naum considero akela batucada com ossos do homem de neandertal musica erudita.

É muito provável que nesse tipo de música a que se refere (do tempo pré-histórico) não tenha havido algum tipo de preocupação específico. Era talvez criada instintivamente. Mas temos de concordar que exige um grau de compreensão de certa forma elevado da nossa parte, por não termos vivido nesse contexto, assim como também a música de outras culturas exige - o que não significa necessariamente que esta última seja erudita!

Recapitulando, afinal o grau de compreensão não é determinante na diferença entre música popular e música erudita. Temos, por exemplo, dentro da música indiana, a Música erudita e a popular também e ambas requerem um esforço de compreensão da nossa parte.

Outra questão interessante que se pode tirar da sua citação é sobre a génese da Música Erudita - como se formou, de modo a se ter distinguido da popular e a que período remonta.

pablo guibérrtô
Veterano
# jul/08
· votar


Outra questão interessante que se pode tirar da sua citação é sobre a génese da Música Erudita - como se formou, de modo a se ter distinguido da popular e a que período remonta
Bem, naum tenho certeza se foi uma pergunta mas se foi, ateonde eu sei, a historia da musica define q o 1º vetigio de musica erudita vem da idade media com o cantochão

_music_4_ever_
Veterano
# jul/08
· votar


pablo guibérrtô
a historia da musica define q o 1º vetigio de musica erudita vem da idade media com o cantochão

Não...Vem de muito atrás, da Antiguidade Grega. Encontraram-se alguns excertos de peças da época e nalguns casos peças integrais mesmo...É um número muito pequeno, não sei se foram 44 ou pouco mais ou menos... Mas se pensarmos naquelas sociedades altamente evoluídas como a China e outras asiáticas ou do Egipto e sociedades vizinhas, o período da génese da música erudita remonta bem mais atrás. Já na Grécia antiga se escrevia sobre a Música, os seus efeitos nos seres humanos, o seu lugar no cósmos, como ela deveria ser de modo a influenciar correctamente o comportamento e personalidade humanas...Temos Aristóteles e Platão a reflectir sobre isso, Ptolomeu também, no século II antes de Cristo, que falava sobre a Aritmétrica da Música e a relação da Música com o cósmos e as energias planetárias...

pablo guibérrtô
Veterano
# jul/08
· votar


_music_4_ever_
como tinha dito antes essa informação vem dos proprios autores dos livros de historia da musica ( eu particularmente ainda naum li nenhum autor que fale em musica erudita antes desse periodo citado)os quais li quando fiz uma cadeira de historia da musica ha algum tempo atras( uns 6 anos +ou-)

_music_4_ever_
Veterano
# ago/08
· votar


pablo guibérrtô

o que eu disse também retirei dum livro que estudei ainda este ano, o Grout...não sei se já ouviu falar dele...

Ken Himura
Veterano
# ago/08
· votar


Hoje em dia, estão considerando a Índia como origem da música erudita. São pesquisas etnomusicológicas recentes, coisa de menos de 5 anos.

A música "clássica" indiana é tida como a geratriz de toda a música ocidental.

_music_4_ever_
Veterano
# ago/08
· votar


Ken Himura

E já se sabe como é que a música indiana chegou à Europa da altura?

_music_4_ever_
Veterano
# ago/08
· votar


Encontrei uns artigos a respeito neste site:


http://www.oldandsold.com/articles30/music-essays-3.shtml


Mas não falam muito da evolução da Música indiana para a Música Ocidental...

Ken Himura
Veterano
# ago/08
· votar


E já se sabe como é que a música indiana chegou à Europa da altura?
Pela Grécia. Os modos gregos estão entre as 10 escalas (ragas) geratrizes do sistema musical indiano. E acredita-se que tenham "uso" parecido nas duas culturas, já que a música grega antiga é altamente especulativa - os gregos não deixaram manuais de como tocar suas músicas, o pouco que se sabe hoje em dia vem da Idade Média (essencialmente modal, calcada em 3 ou 4 modos gregos), mas foi altamente "castrado" pelo controle da Igreja.

Era comum a interação Índia - Grécia na Antigüidade. Nossa língua mesmo, é indo-européia; nossos números vêm da Índia também.

_music_4_ever_
Veterano
# ago/08
· votar


Ken Himura
Era comum a interação Índia - Grécia na Antigüidade. Nossa língua mesmo, é indo-européia; nossos números vêm da Índia também.

Interessante isso... ^^

Ken Himura
Veterano
# ago/08
· votar


Interessante isso... ^^
Muito! =]

Pra você ver como as raízes permanecem!

pablo guibérrtô
Veterano
# ago/08
· votar


uma cadeira de historia da musica ha algum tempo atras( uns 6 anos +ou-)
_music_4_ever_
Ken Himura
na verdade fazem 8 anos ( pela minhas contas mas meu prof diz q é mais) e realmente estou totalmente desatualizado.
passei la no antigo curso e bati um papo com o mestre e ele me falou do Grout..
resumindo, oque eu poderia contribuir com o topico aki ja deu né???
mas se ele fosse feito a 8 anos atras eu estaria tinindo!!! heheh!

Ken Himura
Veterano
# ago/08
· votar


pablo guibérrtô
Que nada, rapaz! A vida é sempre renovação atrás de informações novas!

Por isso a beleza de tópicos como este aqui! Continue postando! =]

_music_4_ever_
Veterano
# ago/08
· votar


pablo guibérrtô


Ken Himura
Que nada, rapaz! A vida é sempre renovação atrás de informações novas!

Por isso a beleza de tópicos como este aqui! Continue postando! =]


Concordo...Se vc deixar de postar aí é ke nunca mais se vai poder actualizar...rsrs

pablo guibérrtô
Veterano
# ago/08
· votar


vallew galera!!!

_music_4_ever_
Veterano
# ago/08
· votar


pablo guibérrtô
vallew galera!!!
:)

Ricnach
Veterano
# ago/08
· votar


Dei uma lida em todos os posts. Acho que não colocar nenhuma grande novidade mas coisas certas estão dispersas entre os comentários e não sei se ficou um conclusão de tudo.

1- Música erudita significa musica criada a partir de erudição, estudo fundamentado e progressivo (ver os procedimentos escolásticos)

2- A Música erudita, o termo e a tradição que estudamos, possui data de surgimento preciso. Iniciou-se com o estudo erudito dos textos gregos, Boécio é um expoente destes estudos, sobre sua organização modal e sobre a escala harmônica, a musica que resultou deste estudo que mais se notabilizou foi o canto Gregoriano, porém, na Europa afloraram diversas escolas, entre os mosteiros e igrejas.

3- Como antecedentes diretos desta música, estão o canto hebraico e a música romana, porém a musica romana foi largamente censurada, não vemos aspectos percursivos na musica medieval erudita, nem mesmo na renascentista. O critério religioso influenciou profundamente os rumos da recém música erudita.

4- A música grega não influenciou a musica erudita pois a musica grega era totalmente desconhecida nesta época, os textos antigos sim influenciaram. Os modos gregos foram interpretados erroneamente por Boécio, e é sabidamente notório que a escala harmonica natural foi largamente menosprezada pelos musicos, que em geral optam por outros temperamentos. Ou seja, era uma inspiração teórica e não real.

5- Nós seres humanos pensamos, refletimos, filosofamos, e isto é um comportamento comum e necessário da espécie, não existe atividade humana livre do pensamento, da elaboração, portanto é erroneo dizer que só a musica erudita "pensa" as categorias das quais utiliza, e chamo de categorias tudo aquilo que pode ser incluido em um pensamento musical, escalas, organização das frequências, formas e etc. A musica erudita é uma tradição específica que fez um uso particular de certas categorias, e não foi por toda a sua história que a musica erudita ocidental possuia complexidade superior a outras culturas. Lembremos que apenas proximo e mesmo dentro do século XX que o ritmo foi tratado de modo reflexivo na musica erudita, enquanto que por exemplo os Pigmeus, no interior da África praticavam polifonias muito complexas a séculos e séculos...
Apenas a partir da atual musica contemporânea, a partir dos anos 50 do século passado em diante que a musica erudita vêm trabalhando com uma totalidade de parâmentros, que estão presentes em todas as culturas, mas que, nenhuma outra cultura as possui em conjunto como nós possuimos.

6- A musica erudita é uma maneira de se organizar o pensamento musical, e destaca-se por um comportamento histórico evolutivo, que têm como tema também o seu próprio projeto de mudança e superação. Como Varese dizia, a música é um cordão composto de vários anéis, onde cada anél é uma revolução.
Isto não quer dizer que outras culturas musicais não evoluiram no tempo, e mesmo que a própria musica folclórica não mude, mas apenas que a musica erudita possui seu modo próprio de proceder.

_music_4_ever_
Veterano
# ago/08
· votar


Ricnach
2- A Música erudita, o termo e a tradição que estudamos, possui data de surgimento preciso. Iniciou-se com o estudo erudito dos textos gregos, Boécio é um expoente destes estudos, sobre sua organização modal e sobre a escala harmônica, a musica que resultou deste estudo que mais se notabilizou foi o canto Gregoriano, porém, na Europa afloraram diversas escolas, entre os mosteiros e igrejas.
4- A música grega não influenciou a musica erudita pois a musica grega era totalmente desconhecida nesta época, os textos antigos sim influenciaram. Os modos gregos foram interpretados erroneamente por Boécio, e é sabidamente notório que a escala harmonica natural foi largamente menosprezada pelos musicos, que em geral optam por outros temperamentos. Ou seja, era uma inspiração teórica e não real.

Afinal, sempre o pablo guibérrtô tinha razão ... Estamos sempre a aprender :)

Ricnach
Veterano
# ago/08
· votar


_music_4_ever_


Sim, o pablo acertou, mas uma correção da Biologia :

Os Neandertais não são nossos ancestrais... podemos dizer que eram nossos "primos"!

Para quem gosta de conhecimento geral, nós convivemos com eles por alguns milhares de anos!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a O que e musica erudita