【FIXO】 Órgão de Tubos

Autor Mensagem
Ata
Veterano
# abr/05


E aí pessoal

Eu usava o FCC a muito tempo atrás, agora to voltando e gostei de ver esse novo Fórum de música erudita.

Eu toco órgão de tubos, e gostaria de saber se tem mais alguém que toca, compositores favoritos e tal... também me disponho a responder alguma dúvida que alguém possa ter sobre o instrumento.

Juliano de Oliveira
Veterano
# abr/05
· votar


Ata
Q legal, vc é a primeira pessoa q conheço q toca esse instrumento.Só uma dúvida: como é a partitura para o órgão de tubo?Existem ornamentos como trinados, apogiaturas,etc?Existe muita diferença entre esse instrumento e o piano(além dos pedais)?
Vlw...

SoldierOfFear2
Veterano
# abr/05
· votar


vc é a primeira pessoa q conheço q toca esse instrumento

(2)

A segunda, na verdade, mas ele não tocava o instrumento puro, tinha umas coisas eletrônicas ainda.

Ata
Veterano
# abr/05
· votar


Juliano de Oliveira
A principal diferença que a partitura de órgão tem para a de piano é que a de órgão tem 3 pautas, que é para ser tocada com os pés.

Aliás, isso é uma coisa que pouca gente sabe, mas no órgão, há um teclado de madeira, grande, que fica rente ao chão, que o executante toca com os pés, que é a chamada pedaleira (não, não tem distorção, delay, chorus..).

Tem dois modelos, de botões (modelo obsoleto)

http://www.brasounds.hpg.ig.com.br/foto/caraca4.jpg (como se faz mesmo pra botar o link numa palavra qualquer?)

e o de teclas (que seguem o mesmo padrão das teclas do manual)

http://www.brasounds.hpg.ig.com.br/foto/santoniopir2.jpg (sim, foto ruim)


O órgão pode ter de um ou mais manuais (cinco, no máximo). O organista pode configurar cada um com uma sonoridade, podendo, durante as músicas, trocar a sonoridade sem parar a execução (como faz um guitarrista mudando o patch da pedaleira, ou trocando de guitarra - sim, ele para a execução.)

era isso, abraço a todos (só tem cueca aqui, credo)

Juliano de Oliveira
Veterano
# abr/05
· votar


(como se faz mesmo pra botar o link numa palavra qualquer?)
Tmb queria saber...
Valew pelas respostas...

Mikhaelis
Veterano
# abr/05 · Editado por: Mikhaelis
· votar


Eu não toco mas gostaria de tocar, é meu instrumento predileto. Toco piano e teclado apenas, além de flauta doce q peguei meio sem querer.

Os órgãos na época de Bach (o maior compositor para esse instrumento) tinham foles imensos que tinham que ser constantemente acionados MANUALMENTE (isso mesmo, ficava um otário atrás bombeando ar) para que o som saísse continuamente. A afinação dos tubos era feita de forma primorosa, com uma liga de chumbo, e até hoje em alguns lugares da Alemanha o método artesanal ainda é usado. A afinação depois de pronto o instrumento, é uma das coisas mais laboriosas que se conhece... e obviamente, o órgão praticamente é fixo, não sendo transportável. Hoje em dia, o bombeamento de ar é feito por um sistema elétrico, graças a Deus né...

Os pedais fazem o baixo do instrumento, que é aquele som magnífico e grave que ouvimos ao fundo, parecendo uma 'terceira mão' tocando, por ser tocado com os pés e dando liberdade para a mão esquerda trabalhar o contraponto com a mão direita. É o instrumento que realmente tem a cara de Bach, quanto mais vozes, melhor.

Abraços!

Ata
Veterano
# abr/05
· votar


Mikhaelis
é isso mesmo. não diria manualmente, porque era com os pés na maioria dos órgãos grandes.

esse é o órgão onde eu toco (não que alguém tenha perguntado, não)

V. Augusto
Veterano
# abr/05
· votar


Ata
Interessante. Eu toco piano e teclado.

Uma música interessante para órgão de tubos é a a Toccata & Fugue, de Bach.

inthelight
Veterano
# abr/05
· votar


eu sou mto fã de órgão, adoro as composições do Bach.

Ata
onde que vc faz ou fez aula de orgao?

Ata
Veterano
# abr/05
· votar


Vinícius Augusto Castello
pois é... interessante, e phoda né... vai treino


inthelight
sabe os Maristas? bem, isso é uma congregação, tipo freiras, só que pra homens ... o caras são "irmãos"

na cidade vizinha onde eu moro, tem uma congregação deles e tem uma igreja com órgão... aí um dia minha mãe foi lá com uns alunos dela (os Maristas recebem crianças lá, eles tem quadras de esporte, etc - não sei se rola pedofilia, acho que não) e aí ela me falou... então, fui lá e acabei estudando...

toco a dois anos só, mas já sai umas fugas espertas de Bach (não, a em ré menor, não)

V. Augusto
Veterano
# abr/05
· votar


Ata
Nem tanto cara. Depende da partitura que conseguir. Eu consegui uma bem fácil da Toccata & Fugue.

medopersa
Veterano
# mai/05
· votar


Olá gente
estou iniciando neste forum
eu sou estudante de órgão de tubos
Eu toquei no orgão do seminário sto antonio de Bauru e no da Catedral Evangélica de São Paulo

Mikhaelis
Veterano
# mai/05 · Editado por: Mikhaelis
· votar


Ata

Quando disse manualmente, me referi a ser acionado por pessoas, e não necessariamente com as mãos... o sistema barroco tinha uns pesos que fazia com q o fole descesse após levantado por alguém, com as mãos (como aquele de acender lareiras) ou então, como você disse, bombeando com os pés. Ah, e belo órgão esse da foto... te desejo boa sorte nos estudos.

Só algumas sugestões de peças magistrais para esse instrumento, para sair dessa mesmisse de "Tocata e fuga em ré menor":

Pasacaglia et Fuga (C menor)
Fantasia et Fuga (C menor)
Toccata et Fuga (F maior)
Fantasia et Fuga (G menor) BWV 542
Toccata et Fuga (D menor) (não, não é a famosa BWV 565, me refiro à "Dorian", BWV 538, também lindíssima)
Preludio et Fuga (em Em), BWV 533
Pequena fuga em G menor: provavelmente espúrio, mas bela obra seja de quem for.

Desculpe não lembrar de alguns números BWV, qualquer coisa eu edito aqui confirmando para facilitar a localização das obras.

Abraços!

Ata
Veterano
# mai/05
· votar


Mikhaelis

te desejo boa sorte nos estudos.

valeu


é bem verdade que essa Tocata e fuga em ré menor é bem batidinha... e eu, particularmente, não acho ela entusiasmante (sem dúvida é magnifica, mas não é do meu gosto, deixando bem claro)

eu gosto de uma série de Prelúdios e Fugas de Bach que estão num livro chamado Oito Pequenos Prelúdios e Fugas.

acho que são oito peças, se não me engano (errr....)

gustavo_ractz
Veterano
# mai/05
· votar


Uma curiosidade é o unico instrumento q consegue tocar doze notas tirando o cravo com a padeileira q é um instrumento rarissimo (com a pedaleira), na idade media os orgao de tubos eram uma coisa assustadora por causa q naquele tempo tinha catedrais q os tubos ficavam foram da catedral (impreseonante), uma das minha musicas favoritas no orgao é a bwv 645 Wachet auf, ruft uns die Stimme é muito linda, gosto de fantasias de pachelbel e algumas coisas de telemann, espero ter achudado com minhas curiosidades, abraços

Gustavo Ractz

Juliano de Oliveira
Veterano
# mai/05
· votar


gustavo_ractz
hehehe...ta valendo...

Juliano de Oliveira
Veterano
# mai/05
· votar


gustavo_ractz
hehehe...ta valendo...

maggie
Veterana
# mai/05
· votar


Ata
Aewww!
:)


Mas ow, tu conhece o Órgão que tem lá na ULBRA CANOAS, é show!
Já fiz uns barulhos nele, mas pra tocar com os pedais junto tem que saber muito.

gustavo_ractz
Veterano
# mai/05 · Editado por: gustavo_ractz
· votar


maggie

Eu toco num de tubos da igreja metropolitana de florianópolis, ja ouvi fala desse da ulbra falaram q eh mtu show, tem dois orgaos na minha igreja, um manual e um eletronico. abraços

Gustavo Ractz

Ata
Veterano
# mai/05
· votar


maggie
já vi sim... conheço um organista lá da ULBRA Canoas, Rudimar Bonamigo é o nome do cara.

mas eu só vi de baixo... tinha ido lá no museu de automóveis.

minha professora, do meu lado:

"que piano grande, hein Rafael?"

gustavo_ractz
Veterano
# mai/05
· votar


Ata
Eu conheço a Any Raquel Carvalho naum sei se vc conheçe, ela toca q nem loco ehehehhe, abraços

Gustavo Ractz

fernando tecladista
Veterano
# jun/05
· votar


cara, orgão de tubos é tudo de bom
sempre tive varios LPs e CDs sobre orgão de tubos, mas a primeira vez que vi e ouvi foi na igreja do colegio dom bosco em america-sp mas era meio simples tinha 2 teclados e poucos registros pena que o cara que estava tocando era só tecladista (ou pianista) não sabia usar a pedaleira, então o som estava meio xinfrim

me formei no conservatorio em curso de orgão eletronico, e coloquei na cabeça que a peça da audição de formatura tinha que ser a toccata e fuga em REm, o F*** é que eu consegui a partitura para orgão de tubos (do album "bach for organ"-selected works in their original form, compilado por lawrence grant) só que o orgão que tinha aulas e ia tocar no dia era um yamaha devia ser um modelo b-20
http://www.electone.com/image/museum/b-20.jpg
só 2 teclados de 44 notas (3 oitavas e 1/2) e pedaleira de 1 oitava
tive que adaptar vozes da fuga, quando o tema estava no pedal tive que tocar com a mão esquerda, alguns trechos tive que excluir uma das vozes, na parte da tocata tive que mudar de oitava para dar sentido as frases da musica, tinha gente que assistiu que pensou que o orgão não ia aguentar pq o coitado ja era velhinho

aqui em casa tenho um gambitt GMX ( ou FX5 - é um que tem 3 teclados) e tb tem um harmonio (as vezes dou umas pedaladas aqui)
como nunca toquei em orgão de tubos dizem que o som atrasa em relação ao tempo em que se aperta a tecla e o tempo que se escuta devido ao mecanismo e a pressão do ar, isso é verdade? o tempo que demora é muito? pra quem nunca tocou em um orgão de tubos isso atrapalha no inicio, dizem que vc tem que tocar sempre um pouco a frete do que vc escuta? no harmonio que tenho em casa percebo que ha uma pequena demora tb mas é muito pouco, em um orgão de tubos isso é maior?

vc conhece o livro que acima mencionei acima
bach for organ"-selected works in their original form, compilado por lawrence grant e tenho tb o bach for organ"-selected works in their original form, volume 3 compilado por robert kail, que encontrei encostados e empoeirados e amarelados em uma loja de musica no ano passado, me parece que existem varios volumes, se vc conhece sabe onde posso comprar ou arrumar os outros que faltam?

José Idazil Garcia
Veterano
# jun/05
· votar


Também sou organista!
Toco em diversas Catedrais e Igrejas menores que tem órgãos aqui pela região do vale!
Valem algumas observações que foram citadas; o máximo de teclados para um órgão não é de 5, mas de 7, e a quantidade de teclas pode variar, inclusive nos hiostóricos a 1ª oitava recebe outra nomenclatura (denominada 8ª baixa).
Quanto as partituras elas tem todos os ornamentos que o piano também tem, porém o piano é um instrumento que tem dinâmica de toque; já o órgão tem os segredos do uso das articulações, respirações, jogos de registros que dão as caracteristicas próprias a cada peça.

Ken Himura
Veterano
# jun/05
· votar


Tô pensando em fazer um curso de órgão de tubos na escola da UFRJ hehehehehe...já toco piano, o legal agora vai ser aprender a usar a pedaleira e os registradores...

Ata
Veterano
# jun/05
· votar


fernando tecladista
também tenho um harmônio

nos órgãos pneumáticos, realmente atrasa... deve atrasar mais ou menos um quarto de segundo... por exemplo, na famosa Marcha Nupcial de Mendelsson, tocando a M.M. 120, quando você tá tocando as tresquiálteras do começo, quando toca a segunda, a primeira tá soando... é mais ou menos assim

se você ficar se ligando muito no que tá soando, você vai tocando cada vez mais devagar

mas isso nos pneumáticos, nos eletromagnéticos não acontece (nunca toquei, mas um organeiro me falou)

_music_4_ever_
Veterano
# jun/06
· votar


Ata
Q legal, vc é a primeira pessoa q conheço q toca esse instrumento.Só uma dúvida: como é a partitura para o órgão de tubo?Existem ornamentos como trinados, apogiaturas,etc?Existe muita diferença entre esse instrumento e o piano(além dos pedais)?


A primeira? Olha tem aqui mais uma...lol. Só que ainda não toco em missas, ainda sou só aluna....

Segundo o que sei, as partituras para o órgão de tubos são como as outras dos outros tipos de órgão tirando a 3ª pauta destinada á pedaleira e algumas referências aos outros manuais...

A diferença entre o órgão de tubos e o piano é colossal! O timbre do órgão é muito rico e cheio e o do piano é suave, é outro timbre. A classificação a níveis acústicos do órgão é de Aerofone Livre e a do piano é Cordofone (se tiver a oportunidade de um dia abrir a cauda de algum vai ver que a classificação se adequa, devido á existência de cordas). E há muitas mais diferenças. Se quiser pode pesquisar no Google....lol

_music_4_ever_
Veterano
# jun/06
· votar


o máximo de teclados para um órgão não é de 5, mas de 7
a 1ª oitava recebe outra nomenclatura (denominada 8ª baixa).

É a primeira vez que oiço falar em tal coisa....

_music_4_ever_
Veterano
# jun/06
· votar


É mesmo! Já que estamos numa de esclarecer dúvidas....

Eu ainda só vi Órgãos de tubos ibéricos...existem outros tipos de órgãos de tubos? Possuem pedaleiras? Quantos manuais podem ter?

_music_4_ever_
Veterano
# jun/06
· votar


Toccata et Fuga (F maior)

É a minha preferida!!!! :)

eu gosto de uma série de Prelúdios e Fugas de Bach que estão num livro chamado Oito Pequenos Prelúdios e Fugas.

O ano passado toquei uma em Lá menor no exame de 5º ano e este ano estou tocando uma em Sol menor. Tudo desse livro....

_music_4_ever_
Veterano
# jun/06
· votar


Olá gente
estou iniciando neste forum
eu sou estudante de órgão de tubos
Eu toquei no orgão do seminário sto antonio de Bauru e no da Catedral Evangélica de São Paulo


Bem vinda!:) Também sou nova aqui! (entrei ontem, mas só me mandaram a passe hoje....) e também sou estudante de órgão :) :)

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Órgão de Tubos