【FIXO】 Órgão de Tubos

Autor Mensagem
Músico solidário
Veterano
# out/06
· votar


condevlad
Olá, eu sou o Marcelo que o Paulo citou.
Você disse um pequeno órgão acústico a 2 manuais e pedal e 5 registros.
Estive melhor pensando e talvez seja mais adequado fazê-lo com mais embora a maior parte deles seja aproveitando extensão dos de base. Assim, uma fórmula que eu creio viável pode ser a seguinte:

Grande Órgão: Bourdon 16' (+ Bourdon 8' e Flûte 4'), Principal 8' (+ Octave 4' e Superoctave 2'), Mixture III (1 1/3' + 1' + 2/3') e Trompete 8'.

Positivo: Bourdon 8' (e Flûte 4', Quintflöte 2 2/3', Piccolo 2' e Tierce 1 3/5'), Cymbale II (1/2' + 1/3') e Basson-Hautbois 8'.

Pedal: Soubasse 16' (transmissão do Bourdon 16', Octave 8' (transmissão do Principal 8'; + Octave 4'); Bourdon 8' (transmissão do Positivo); Trompete 8' (transmissão do homônimo do Grande Órgão; + Clairon 4').

3 acoplamentos ao uníssono (Positivo/Grande Órgão, Positivo/Pedal e Grande Órgão/Pedal).
Trêmulo suave para todo o instrumento.
Pedal de expressão (Positivo).
3 combinações ajustáveis.
Tutti.

Acho que assim está de modo particularmente interessante.

Por outro lado, o Gradus ad Parnassum dell'Organista (Op. 77) do Remondi eu estudei e recomendo muito.

Se quiser continuar mantendo o contato, pode me escrever por e-mail:

musica_barroca@yahoo.com.br

Músico solidário
Veterano
# out/06
· votar


condevlad
Na minha sugestão de órgão acima citado, poderia ser feito o seguinte:

a) aproveitar o Trompete 8' e o Clairon 4' do Pedal como extensão duma Bombarde 16';

b) acrescentar um Violone 16' no Pedal, o qual seria estendido como Viola 8' e Fugara 4' no Positivo.

Músico solidário
Veterano
# out/06
· votar


condevlad
Mais uma vez te escrevo antes que me responda: não tem nada de mais.
Na minha mente acabo de pensar num instrumento menor, mas igualmente interessante:

Grande Órgão: Bordun 8', Prästant 4', Flöte 4', Oktave 2' e Mixtur II (1 1/3' + 1').
Positivo: Copula 8', Blockflöte 4', Gemshorn 2' e Sesquialtera II (2 2/3' + 1 3/5').
Pedal: Subbass 16', Bass 8' e Choralflöte 4'.
Acessórios: Grande Órgão-Pedal, Positivo-Pedal, Positivo-Grande Órgão e Trêmulo suave para todo o órgão.

Que acha deste?

_music_4_ever_
Veterano
# out/06
· votar


Gradus ad Parnassum dell'Organista (Op. 77) do Remondi

Muito interessante esse livro...Tenho de ver se o arranjo

Músico solidário
Veterano
# out/06
· votar


_music_4_ever_
Eu posso tirar um xerox e te mandar pelo correio, caso não se importe. O livro, se não me engano, se encontra esgotado.

Ata
Veterano
# out/06
· votar


Músico solidário
Marcelo, na academia que freqüento tem uma pequena ferramente para exercitar as mãos. É uma força semelhante à que se faz para quebrar uma noz num quebra-nozes. Esse tipo de exercício é recomendado para nós?

condevlad
Veterano
# out/06
· votar


olá pessoal...comprei um hammond A-100, mas a pedaleira ainda é de 25 tecls...to procurando ainda um modelo com pedaleia completa...quem souber, avise...abraços...

Músico solidário
Veterano
# out/06
· votar


condevlad
Queria saber se você chegou a ver as disposições dos órgãos acústicos que mencionei como sugestões.

Ata
Veterano
# out/06
· votar


condevlad
A minha é 27 teclas, não dá pra tocar algumas coisas de Bach e alguns trechos de exercícios, mas dá pra fazer a grande parte das coisas. Tudo o que você tem a fazer é botar uma oitava abaixo, é o que acontece naquela fuga de Bach que se usa o Si 0, e a grande maioria dos órgãos não tem ele, os organistas colocam o Si 1. Infelizmente, não sei a tonalidade e número de catálogo da fuga.

Músico solidário
Veterano
# nov/06
· votar


Ata
Tudo bem, eu esclareço qual a obra a que se refere: trata-se na verdade da Fantasia em sol maior (BWV 572), a qual já pensei em apresentar num instrumento com transpositor (há órgãos de tubos com isto: em São Paulo sei do dos beneditinos e da Igreja N. S. de Fátima), tocando então uma 2.ª maior ou menor acima ou abaixo.

Músico solidário
Veterano
# nov/06
· votar


condevlad
Faço representação dos órgãos digitais Johannus. Se quiser, visite o site para apreciar as disposições dos instrumentos:

http://www.johannus.com

Eu pessoalmente gostaria de ter no mais do mais um Rembrandt de 4 teclados manuais e pedal, mas, para ter algo mais em conta, satisfaço-me até mesmo com o Opus 37.

Músico solidário
Veterano
# nov/06
· votar


Músico solidário
Aos leitores, retifico um detalhe que me escapou ao digitar sobre a acentuação ternária ao órgão:

1.º tempo: 1 + 1 infinitésimo (infinito maior ou igual a 2)
2.º tempo: 1
3.º tempo: 1 – 1 infinitésimo (infinito menor ou igual a 2)

Músico solidário
Veterano
# nov/06
· votar


O que houve: a sala congelou?

_music_4_ever_
Veterano
# nov/06 · Editado por: _music_4_ever_
· votar


Músico solidário
lol.

Já há umas boas semanas que não venho cá.

Gradus ad Parnassum dell'Organista (Op. 77) do Remondi

Se mo quiser enviar agradeço!

Músico solidário
Veterano
# nov/06
· votar


_music_4_ever_
Cara Cláudia, preciso de teu endereço postal para o envio da cópia do livro.

Músico solidário
Veterano
# nov/06
· votar


_music_4_ever_
Mais um lembrete: vamos fazer um trato de que eu te mandando o Gradus ad Parnassum você me manda uma cópia da obra espanhola Canción para la corneta y con el eco?

_music_4_ever_
Veterano
# dez/06
· votar


Músico solidário
Parece-me uma boa proposta. Podemos comunicar por e-mail e trocamos as moradas. Que lhe parece?

Músico solidário
Veterano
# dez/06
· votar


_music_4_ever_
Estou de acordo. Reitero aqui o meu e-mail:

musica_barroca@yahoo.com.br

Meu nome inteiro para inserir na lista dos teus endereços:

Marcelo Bruno Rodrigues

Músico solidário
Veterano
# dez/06
· votar


Músico solidário
Outra retificação, desta vez definitiva:

1.º tempo: 1 + 1 infinitésimo (infinito > 2)
2.º tempo: 1
3.º tempo: 1 – 1 infinitésimo (infinito > 2)

Grato pela paciência e reconhecimento de meu esforço em fazer algo devidamente apresentável.

Músico solidário
Veterano
# dez/06
· votar


_music_4_ever_
Cara Cláudia,

tentei enviar-te um e-mail hoje, mas ele me voltou. Continua ainda com o klaudy2004@hotmail.com?
Cordialmente

Marcelo

_music_4_ever_
Veterano
# dez/06
· votar


Pois tenho de mudar ai o meu email.eu uso + o klaudy_2006@hotmail.com. A hotmail deve ter-me fechado a conta do klaudy2006.

Músico solidário
Veterano
# jan/07
· votar


_music_4_ever_
Quando tiver mudado de e-mail, mande-me logo ao já mencionado musica_barroca@yahoo.com.br, certo?

Smoke07
Veterano
# jan/07
· votar


Fui organista muito tempo na Igreja Imaculada Conceição em São Paulo.
Mas recomendo que conheçam o órgão do Mosteiro de São Bento(4 manuais e pedal.) , que é o melhor instrumento em igreja de SP.
Pela associação paulista de organista toquei em muitos concertos, e havia uma programação anual . Sao Paulo tem cerca de 50 órgãos de tubo , mas poucos em condições ideais.

Smoke07
Veterano
# fev/07
· votar


UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - UNESP
Profa. Dra. Dorotéa Kerr

Duas oportunidades para alunos de órgão e organistas

INSCRIÇÕES PARA PREENCHIMENTO DE 5 VAGAS NO BACHARELADO EM ÓRGÃO POR TRANSFERÊNCIA EXTERNA.
De 5 a 9 de fevereiro.
Edital sairá dia 02 de fevereiro Diário Oficial do Estado
para alunos que estão cursando órgão em curso superior em outra escola.


INSCRIÇÕES PARA PREENCHIMENTO DE 1 VAGA NO BACHARELADO EM ÓRGÃO POR PESSOA FORMADA EM CURSO SUPERIOR DE MÚSICA, EDUCAÇÃO MUSICAL, EDUCAÇÃO ARTÍSTICA.
Divulgação de 22 a 23 de fevereiro
Inscrição: 26 de fevereiro


Inscrições Seção de Graduação
Instituto de Artes da UNESP
Rua Dom Luis Lasagna, 400
São Paulo - Ipiranga
Fone: 6166-6500

Informações pelo telefone 6166-6509 ou www.ia.unesp.br

Ata
Veterano
# fev/07
· votar


Smoke07
Tem e-mail ou MSN?

Meu contanto de ambos é o mesmo:

rafaeleyng(arroba)gmail.com

Sou gaúcho, mas estou no Rio para cursar Bacharelado em Órgão.

Smoke07
Veterano
# fev/07
· votar


Olá Ata
meu e-mail: hnunesjr@itelefonica.com.br

Músico solidário
Veterano
# mar/07
· votar


Smoke07
Saudações!
Eu sou um carioca organista residente em Brasília que está aos poucos preparando uma nova edição integral das Flores de musica do Padre Manuel Rodrigues Coelho, autor este tido como o polifonista mais importante da literatura portuguesa antes da influência italiana na península ibérica. Informo de que transcrevi as 465 páginas (ou 232½ folhas) de partitura da edição original menos de 1 ano e aos poucos as estou disponibilizando na internet (primeiramente estou fazendo revisão das 24 primeiras dum total de 133 obras (a maioria é para órgão ou harpa, mas há algumas vocais com acompanhamento dum destes instrumentos). Futuramente estará tudo disponível na internet, pois a edição da Fundação Calouste Gulbenkian (série Portugaliae Musica), feita por Macário Santiago Kastner, se encontra esgotada (informação recebida duma livraria holandesa de Amsterdam).
Aqui no Distrito Federal até hoje não há um órgão acústico sequer, sendo que dou aulas a um aluno particular (já tive outros) num digital na Asa Norte, parte em que moro da cidade.
Também já me apresentei em São Paulo, mas esporadicamente; a melhor experiência, porém, foi na Alemanha, como organista visitante da Westfälische Wilhelms-Universität de Münster.
Informo que também componho para órgão, tendo, entre outras obras, 8 fugas para pedal solo e 9 sonatas, uma delas uma verdadeira fantasia sobre a canção natalina Adeste fideles, idealizada para o Natal do ano retrasado.
Se quiser enviar um e-mail, pode me escrever para:

musica_barroca@yahoo.com.br

Cordialmente

Marcelo

Ata
Veterano
# mar/07
· votar


Músico solidário

Olá. Você andava sumido, hein?

Ontem à noite fui num concerto da Gertrud Mersiovsky. Foram 10 Prelúdios Corais da Missa Alemã, Fuga em Eb BWV 552 e terceira parte do Clavierübung. O concerto se estendeu por quase duas horas. Comprei um livro dela, "Organo Pleno e Retórica Musical nos Prelúdios e Fugas de Johann Sebastian Bach". Um belo livro, diga-se de passagem.

Músico solidário
Veterano
# mar/07
· votar


Ata
Pois é: eu tenho estado muito ocupado nos últimos tempos.
A novidade mais especial que tenho é que estou colaborando com um site internacional sobre órgãos:

http://www.orgaos-portugal.net

Peço entretanto que ainda não pegue as partituras que fiz, pois estou dando uma última revisão (já avisei ao idealizador do site, o organista português Nuno Carmona). Mais adiante estarão disponíveis todas as 133 obras do Padre Manuel Rodrigues Coelho no dito local.
Como estão indo as tuas aulas no Rio? Estou com planos de passar a Páscoa por aí.
Neste ano estou ajudando no setor de audiovisual, xerox e confecção de material didático para a escola onde trabalho, a Escola Parque 210/211 Norte. Ela tem até site:

http://www.eparque.com

No mais, a única composição que fiz até o momento foi a minha 9.ª sonata para órgão solo: o começo (primeiro movimento inteiro e parte do segundo) me veio num sonho quando estava na casa da minha namorada.
Gostaria de saber onde está se exercitando aí no Rio, pois conheço alguns instrumentos de minha terra natal. Diga ao Rachid que mando lembranças a ele e que, se ele quiser jogar xadrez comigo por e-mail ou carta, estou à disposição.
Recentemente adquiri dois livros especialíssimos para órgão:

1 - Musica Sacra, vol. I (obras para órgão de vários autores barrocos, entre os quais Johann Sebastian Bach, Buxtehude, Pachelbel e Frescobaldi);
2 - Frühmeister der deutschen Orgelkunst (uma coletânea de obras para órgão do Renascimento alemão, tendo entre outros autores Paul Hofhaimer, Heinrich Isaac e Hans Kotter).

Esses me vieram dum sebo dinamarquês especializado em partituras. Estou aguardando no momento a chegada dos volumes I e III da Anthologia pro Organo de Flor Peeters para completar devidamente a coleção e depois encadernar. Se quiser, depois te envio por e-mail a relação do conteúdo dos 4 volumes: um detalhe especial é que consegui uma excelente gravação dos prelúdios e fugas em dó menor e mi menor de Vincent Lübeck juntamente com duas cantatas dele. Eu tenho também a partitura de mais um prelúdio e fuga dele, o em fá maior. São todos muito bonitos e de efeito.
Hoje são estas as novidades que tenho para contar.
Um abraço

Músico solidário
Veterano
# mar/07
· votar


Parece-me que este forum está um tanto congelado de novo. alguém se anima? Eu estou fazendo a minha parte.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Órgão de Tubos