Livros de piano

    Autor Mensagem
    ZeeG
    Veterano
    # mar/05


    ALguem ai sabe d alguns livros bons q me ajudem a ter uma noçaum pra tocar musicas eruditas, tipo d beethoven, liszt, bach, chopin, etc etc, com versoes simplificadas d musicas e explicando o q eh valsa, sonata, etc
    Pode c ebook msm ou site, nem q seja em ingreis =P
    E q tenha cronologia das musicas, a ordem das composiçoes dos compositores mais famosos, e por ai vai x)

    ZeeG
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    uhhh... acho q jah achei bastante coisa interessante no topico do O pianista =P

    Juliano de Oliveira
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Vc toca q instrumento? Q nível vc está?
    Se vc quer realmente entrar no mundo erudito, te aconselho a procurar um bom professor em primeiro lugar pq nenhum livro é capaz de te mostrar detalhadamente como se deve executar uma música erudita.
    Em relação à livros de técnica, existem muitos por aí, mas grande parte deles exige uma certa bagagem musical e ñ seria conveniente vc nem pensar em executá-los, já q é novo nessa área.
    Se vc quiser um bom livro e q ñ se prenda a detalhes interpretativos como as próprias músicas eruditas em si, procure o HANON.Ele possui mais de 40 exercícios pra técnica e independência dos dedos e é recomendado por grandes professores.A leitura é fácil e só vai exigir um pouco de coordenação ( para os primeiros exercícios pq depois fica muito complicado).
    Abraços...

    Pianista
    Veterano
    # mar/05 · Editado por: Pianista
    · votar


    Não se baseie apenas no Hanon, se você quer ter técnica de verdade recomendo o livro de técnicas de Liszt da Alfred e editado por Julio Esteban, é simplesmente fantástico.

    Juliano de Oliveira
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Pra qm ta começando eu aconselho a nem pensar em tentar fazer os estudos de Liszt.Isso é algo q exige uma análize muito detalhada...

    ZeeG
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    valew ai, vo da uma olhada nesses livros ;)

    tipow, eu tenho uma noçaum e talz, mas naum sou mt disciplinado pra fica treinando horas seguidas, mas kuando eh oq eu gosto eu me esforço xD
    kuando eu tava aprendendo a toca violaum keria por q keria toca dee do randy rhoads, ateh q consegui, agora no piano/teclado acho meio dificil toca oq eu gostaria =/

    Ahh e skeci d fala oq eu kero msm, tipow, oq eu gostaria msm q tivesse no livro scalas pra treina, umas versoes simplificadas d algumas obras conhecidas soh pra aperfeiçoa leitura d partitura e dpois umas técnicas pra consegui toca algo mais dificil.

    vo v esse hanon msm primero, liszt acho q soh pra mata a vontade xD

    e tb c alguem soube d algum site q tenha a ordem cronologica das obras dos maiores compositores passa ai plz, soh por curiosidade msm =)

    Juliano de Oliveira
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    ZeeG
    A ordem cronológica dos compositores vc encontrará no tópico q está fixo criado por: O PIANISTA.
    Em relação às partituras simplificadas, procure instalar o encore no seu pc, aí vc baixa MIDIs de temas famosos e abre nesse programa, assim vc obterá a partitura dela.Ou então entre em algum desses sites e baixe alguma partitura q desejar.

    www.sheetmusicarchive.net
    www.partiturasencore.com

    Juliano de Oliveira
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Um bom livro pra iniciantes é o Bach 14 peças fáceis(esse é o nome do livro), ele dá uma boa noção de independência das mãos e tem algumas peças famosas.

    ZeeG
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    VAlew juliano

    Juliano de Oliveira
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    www.clannad.hpg.ig.com.br/TeoriaMusical/teoria.htm
    Esse link pode esclarecer algumas dúvidas referentes à teoria e história da música.Confira aí...
    ZeeG

    Pianista
    Veterano
    # mar/05 · Editado por: Pianista
    · votar


    Ao contrário do que muitas pessoas pensam o livro de técnicas de Liszt é na verdade um livro de exercícios técnicos, exercícios fundamentais para desenvolver a independência e a força de cada dedo. Acho então que o Juliano de Oliveira talvez não conheça este livro, ou se informou mal sobre o assunto, pensando que eu indicaria um estudo de Liszt para pessoas que mal sabem tocar piano.

    Juliano de Oliveira
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Pianista
    Eu conheço muito bem os estudos de Liszt e volto a assegurar q qlquer método deve acompanhar o desenvolvimento do pianista, senão ñ vem a ter o efeito desejado pelo autor.
    É um grande erro pensar q pode-se tocar de tudo apenas com dedicação e perseverança, na verdade vc ñ descobre como se deve ser uma boa interpratação sozinho.É preciso de um grande professor por trás de tudo.
    Se vc tem o Hanon, leia o apêndice do livro q vc ficará espantado com as recomendações do autor.E ele ñ é louco!!

    Pianista
    Veterano
    # mar/05 · Editado por: Pianista
    · votar


    E ainda acha que eu sou analfabeto?
    Vou lhe perguntar uma coisa que já está quase me matando de curiosidade. Quantos anos você tem e a quantos estuda piano?

    Juliano de Oliveira
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Pianista
    Tenho 18 e faço a 6 anos e meio.É espantosa essa crítica, mas é verdadeira.
    Existem muitas pessoas por aí q dizem q tocam estudos e sonatas das mais complexas possíveis só pra ganhar uma certa moral entre as outras.O q é pior q tocar pastorzinho bem tocado.
    Na verdade ñ se pode interpretar uma peça erudita como quiser.Existe uma série de padrões rigorosos a ser seguidos, e muiiitos professores ainda cometem o erro de criar alunos defeituosos como o q citei acima.
    Tocar uma música erudita ñ é simplesmente tocar as notas da música mas sim tudo q se pode dizer q é referente à interpretação.
    Um bom pianista sabe diferenciar as apogiaturas de Liszt das do Chopin;Sabe diferenciar tmb os trinados de um e o de outro compositore.
    O assunto é mais complexo do q imagina os iniciantes e até msm os q pensam q tocam alguma coisa mas só enganam.

    Pianista
    Ñ disse nada diretamente a vc, só quero q entenda q é realmente um erro ensinar música erudita como se ensinam por aí.Por isso q eu disse do livro de Liszt q é bom, mas é preciso saber muita coisa pra executá-lo perfeitamente, ñ é simplesmente tocar as notas e pensar q realmente toca os exercícios.
    Por favor ñ pense q sou orgulhoso como pode ter parecido.Sou um aluno como outro qlquer e tinha a msm visão q a sua, mas qndo entrei na faculdade, vi q o mundo erudito é totalmente diferente do q aprendemos em alguns conservatórios...
    Flw...

    Juliano de Oliveira
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Pianista
    Se quiser me adicionar pra conversarmos, meu msn é:
    mindulindo_rp@hotmail.com

    Pianista
    Veterano
    # mar/05 · Editado por: Pianista
    · votar


    Um bom pianista sabe tocar a alma das pessoas independentemente de qual seja a música.

    Não se preocupe vou conversar com você mais diretamente.

    Juliano de Oliveira
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Pianista
    É claro, mas como vc vai tocar a alma das pessoas se vc ñ tem a ferramenta certa para isso.Uma pessoa q domina bem os fraseados, legatos ou o q quer q seja, tem muito mais possibilidade de tocar a alma de alguém do q outra q seja muito sensível mas q ñ domine perfeitamente essas técnicas.É como vc tentar transmitir uma mensagem a alguém e ser gago (é uma analogia estranha mas é certa).E tmb, na maioria das vezes a música fala por si só.

    Pianista
    Veterano
    # abr/05 · Editado por: Pianista
    · votar


    Se é realmente isso que você acha eu não preciso mais falar nada.

    IngnoZac
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    Pianista defende o 'feeling'.

    Juliano defende o feeling aliado a tecnica, ou seja, a unica maneira de conseguir executar uma peça da melhor maneira possivel...

    Tigher
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    Na verdade o que houve foi que o Juliano não conhecia o livro de técnica de Liszt (sim, não são os estudos transcedentais). Ai Juliano achou que fosse os estudos e houve um pequeno desencontro de idéias...

    Mas, reviveu o tópico hein!?

    The-eXtremist
    Veterano
    # nov/06 · Editado por: The-eXtremist
    · votar


    Sem dúvida tecnica e conhecimento teorico são fundamentais. No entanto, quando vc observa os pianistas mais fomosos, sempre o que os diferencia - e o que os fazem "melhores" ( em relação a outros do mesmo segmento ) - é algo além, algo "por trás das notas", esse "feeling" que comentaram ; ja que pode-se dizer que todos estão próximos do limite técnico e conceitual. Eu por exemplo, nao gosto das interpretações do Ritcher (um dos mais tecnincos que ja existiu). Em compensação, há muitos que dizem que o Nelson Freire não é um "virtuoso" e tudo mais.... no entando as interpretações dele são as que mais me agradam.

    Acho que o Juliano está exagerando... se for seguir a risca o que ele diz, todo mundo aqui ( ou ao menos aqueles que como eu, tocam como hobby ) desistem de tocar... não vejo nada demais em se arriscar a tocar algo além do seu dominio tecnico e teorico - melhor do que ficar tocando "cai cai balão" pra sempre....

    E tambem acho que ele fala de "musica erudita" como se fosse de outro universo.... algo aquem da capacidade de nos, pobres mortais.

    Entre técnica e feeling... sou muitoooo mais um bom feeling... afinal é isso que toca as pessoas. Obviamente um bom "felling" quase sempre está associado a um grande domínio tecnico, mas acho que não necessariamente.

    É isso! valeu! abraços

    Sashsiam_2
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    Juliano de Oliveira
    Se vc tem o Hanon, leia o apêndice do livro q vc ficará espantado com as recomendações do autor.

    O que diz nesse apêndice?

    Zeeg
    Tente os estudos do Czerny, eles são excelentes para desenvolver a técnica. Os primeiros são fáceis, mas depois a coisa complica. A diferença deles para o Hanon é que não são tão repetitivos, são interessantes, dá mais gosto de tocar. Mas também não dão tanta técnica.

    Zeeg
    Antes de fazer Czerny, Hanon ou qualquer outra coisa, procure um professor. Estudando piano sozinho você pode usar o dedilhado errado ou uma posição ruim da mão e uma má postura. Técnica é fatal, porque você fica repetindo o erro até que ele não tenha mais volta. Depois que você se acostumar a tocar errado, nunca mais vai conseguir tocar de forma decente, isso se você tiver a sorte de não pegar uma tendinite.

    aefm
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    Alguém conhece algum professor particular de piano no Rio de Janeiro q possa me indicar???
    Não me importo muito com o preço, se não for abusivo, é claro.
    Mas deve ser alguém formado.
    Grato.

    gaara2005
    Veterano
    # set/07
    · votar


    galera procurem pelo livro do mario mascarenhas no emule la tem

    "É facil tocar por cifras" muito bom para iniciantes!

    mazza
    Veterano
    # out/07
    · votar


    gaara2005
    aqcho que isso não se aplica muito em musica erudita mas valeu o toque

    xita5200
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    Amigo acho que procura algo como isto

    Aprenda piano

    ricardo_ssa
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    xita5200
    A dúvida do cara foi em outubro de 2007, 5 anos se passaram, o cara ja deve ser um bom pianista, ou então se lascou de vez...kkk..e vc ainda vem recomendar "Aprenda Piano"?:..rsrsrs

    pianoid
    Veterano
    # out/14
    · votar


    Juliano de Oliveira
    Existem muitas pessoas por aí q dizem q tocam estudos e sonatas das mais complexas possíveis só pra ganhar uma certa moral entre as outras.

    rs

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Livros de piano