Encore 4.5

Autor Mensagem
Kobberminer
Veterano
# jan/07
· votar


leandro rodrigues

Bem cara... neste caso é melhor voce registrar logo o programa...

leandro rodrigues
Veterano
# jan/07
· votar


Kobberminer


registrar logo o programa...

Como assim? Meu ENCORE foi para o espaço, eu não tenho mais ele no PC

leandro rodrigues
Veterano
# jan/07
· votar


Consegui o ENCORE

Fui...

AGM
Veterano
# set/07 · Editado por: AGM
· votar


o meu eu peguei no emule.
Mas para quem quiser o tradutor 4.5:
http://paginas.terra.com.br/arte/pencore/index.htm

Art Geraldi
Veterano
# mar/10
· votar


Apogiatura no Encore (4.5 ou 5.0)
Antes de tudo deixamos claro que o FINALE é o programa ideal para edição de partituras mas o Encore é mais fácil e mais imediato.
Vamos lá
1-Coloque a nota de apogiatura como uma nota normal e complete o compasso com as outras notas (o compasso ficará com uma nota a mais - a pogiatura
2-Marque a nota de apogiatura e clic em Notes (fica na mesma linha do File )
3-Clic em "Make Grace/Cue... - Pronto
Obs. Para a ligadura com a nota adjacente utilizar o metodo normal, para o corte da haste (usual em apogiaturas) ir até Simbols e usar o "traço" (2º da esquerda no Encore 4.5)
Agradeço as "dicas" do amigo e colega músico Edson Gasparin de Curitiba.
Um abraço e até a próxima

Joao Tension
Veterano
# abr/10 · Editado por: Joao Tension
· votar


Desculpem ressuscitar o tópico mas preciso muito de uma ajuda !

Alguém saberia me dizer se é possível retirar o compasso da pauta, em algum desses programas ?

Ex: http://img707.imageshack.us/img707/8086/img1a.jpg

Na pauta tem só a clave e as notas, mas não consigo de maneira NENHUMA, tirar o compasso...
Tenho o GuitarPro, Sibelius, Encore e o Finale.
Se souberem como fazer isso em qualquer um dos 4 já ajuda !

Um abraço,
João.

makumbator
Moderador
# abr/10 · Editado por: makumbator
· votar


Joao Tension

Claro, é moleza. No Sibelius 6 vc pode colocar a fórmula de compasso que usará(não vai aparecer, mas tem que escolher uma que suporte a soma das figuras que pretende introduzir no compasso), e depois basta usar o comando hide para fazê-la sumir da impressão.

selecione a fórmula e clique com o botão direito, no menu escolha hide or show e depois hide. Pronto está escondida. Para fazer voltar, basta ir no mesmo lugar e escolher show

Caso sua vizualização esteja marcada para ver itens escondidos da impressão, a fórmula ficará cinza clara(assim como todos os objetos escondidos), mas não será impressa(vc só a verá na tela do PC). Caso não esteja com essa visualização ligada, a fórmula sumirá totalmente(para conseguir localizá-la, basta ligar a visualização de itens escondidos).

Essa visualização se altera em view / hiden objects. troque as posições após esconder algum objeto para entender como funciona o sistema.

Joao Tension
Veterano
# abr/10
· votar


makumbator

Muito obrigado mesmo !

Tão simples e eu não tinha visto, que vergonha...

Abração !

Joao Tension
Veterano
# abr/10
· votar


Tenho mais uma dúvida, como eu coloco uma quiáltera no sibelius ?

Agradeço quem souber me dizer !

makumbator
Moderador
# abr/10
· votar


Joao Tension

escreva a nota com o ritmo base(por exemplo, colcheia em quiáltera de colcheia, semínima, nas de semínimas, etc...). , depois com a nota selecionada, clique em control + o número da quiáltera(3, 2, 5, 6, 7, 9, , etc...). Vale o mesmo para pausa(ou seja, pode-se escrever uma pausa de semínima e criar a quiáltera da mesma forma, o que é útil quando a quiáltera tem a primeira nota em pausa).


Também pode-se escrever o ritmo base e ir em create/tuplet se abrirá um menu com as opções de número de notas e grafias diferentes(com e sem colchetes, sem mostrar o número, etc...)

Joao Tension
Veterano
# abr/10
· votar


makumbator

Obrigado de novo !

Joao Tension
Veterano
# mai/10 · Editado por: Joao Tension
· votar


makumbator

Vou abusar da sua boa vontade agora, to com mais um monte de dúvida !

1º: Sobre exportar no Sibelius, através do 'select graphic' (edit > select > select graphic). Existe alguma maneira de padronizar o tamanho da área que eu vou exportar ? Pq a parada é na mão, acaba saindo cada um de um tamanho.
Eu vou sempre exportar uma pauta só, e verticalmente não há problema já que eu uso o início e o fim da pauta como 'linha de corte' (como na imagem 1, onde a imagem começa e termina exatamente junto da pauta), o problema é horizontalmente.
Se não der pra fazer isso, existe alguma outra maneira de exportar apenas uma pauta ?

2º Eu posso mudar a disposição das figuras ? (Exemplos abaixo)
Na imagem 1 (a que eu fiz), no 2º e 4º compasso há 4 colcheias, mas elas estão agrupadas de 2 em 2, tem como eu agrupa-las de 4 em 4, como na imagem 2 ?

3º No compasso da anacruse, fica um espaço muito grande no início da pauta (imagem 1), que é onde estariam as pausas, dá preu 'apagar' esse espaço em branco, como na imagem 2 ?

Imagem 1

Imagem 2

Ufa, acho que é isso...

Agradeço a ajuda !

makumbator
Moderador
# mai/10
· votar


Joao Tension


Eu nunca exportei em imagem dessa forma, pois eu tenho acrobat pro, então eu "imprimo" em PDF. E então é gerado um arquivo digital em PDF com a partitura do jeito exato que aparece na tela.

Para exportar uma pauta apenas, vc pode ou quebrar a pauta deixando-a sozinha em uma página, ou mudar a forma de exposição de partitura(muda-se isso em um controle perto dos menus).

Na primeira imagem, basta arrastar a nota para onde vc quer(selecione, segure o clique na nota e arraste, ela irá se mover, aproximando-se ou afastando da barra de compasso).

No segundo caso, vá clicando naquela janela que vc encontra as notas, pausas, etc, para usar. Nele há uma seção em que vc pode reunir ou separar as notas. Não sei se entendeu onde é(qualquer coisa eu explico novamente)

Joao Tension
Veterano
# mai/10 · Editado por: Joao Tension
· votar


makumbator

Para exportar uma pauta apenas, vc pode ou quebrar a pauta deixando-a sozinha em uma página, ou mudar a forma de exposição de partitura(muda-se isso em um controle perto dos menus).

Mas eu acho que deixar a pauta sozinha na página não adianta muito, pq na hora de exportar, o programa exporta a página toda, não ? Vou tentar alguma coisa do tipo aqui pra ver se consigo.

Na primeira imagem, basta arrastar a nota para onde vc quer(selecione, segure o clique na nota e arraste, ela irá se mover, aproximando-se ou afastando da barra de compasso).

No segundo caso, vá clicando naquela janela que vc encontra as notas, pausas, etc, para usar. Nele há uma seção em que vc pode reunir ou separar as notas. Não sei se entendeu onde é(qualquer coisa eu explico novamente)


Esses eu consegui ! Muito obrigado mesmo, me salvou de novo !

makumbator
Moderador
# mai/10 · Editado por: makumbator
· votar


Joao Tension

Mas eu acho que deixar a pauta sozinha na página não adianta muito, pq na hora de exportar, o programa exporta a página toda, não ?


Exporta a página toda, mas vc pode recortar o arquivo de imagem depois(tirando o branco do resto da página).

Sobre a questão das margens ao exportar, me lembro que se deve desmarcar uma opção chamada de use smallest bounding box na janela de exportação. Esse comando controla se vc quer que seja exportada apenas a "mancha gráfica" da partitura(opção marcada) ou a página com todas as margens(opção desmarcada)

Para focar em apenas um pentagrama por vez, encontre na janela principal(abaixo dos menus) os controles de panorama e focus on staves (ficam ao lado do controle de zoom.

Pois bem, selecione o pentagrama que deseja focar, e clique em focus on staves e depois em panorama. Vai ficar apenas um pentagrama na página(mesmo que exista mais intrumentos na peça, ou mais pentagramas do mesmo instrumento). Agora imprima em PDF.

Outra opção é usar o comando export select graphic, que está em edit/select/select graphic

Esse comando cria uma janelinha controlável, que vc define o que será exportado e o que não irá para a imagem final.

Joao Tension
Veterano
# mai/10 · Editado por: Joao Tension
· votar


makumbator

Exporta a página toda, mas vc pode recortar o arquivo de imagem depois(tirando o branco do resto da página).

Era exatamente isso que eu estava fazendo, recortando os espaços num editor de imagem.

Sobre a questão das margens ao exportar, me lembro que se deve desmarcar uma opção chamada de use smallest bounding box na janela de exportação. Esse comando controla se vc quer que seja exportada apenas a "mancha gráfica" da partitura(opção marcada) ou a página com todas as margens(opção desmarcada)

Ela deve estar desmarcada ? Mas desmarcada o programa exporta a página inteira, em formato A4, mesmo que só se tenha um compasso...
Acho que ela ajuda mais estando marcada. Porém eu não consigo apagar os compassos que estão vazios, após o último compasso utilizado, ou seja, eles acabam sendo exportados juntos.

Para focar em apenas um pentagrama por vez, encontre na janela principal(abaixo dos menus) os controles de panorama e focus on staves (ficam ao lado do controle de zoom.

Pois bem, selecione o pentagrama que deseja focar, e clique em focus on staves e depois em panorama. Vai ficar apenas um pentagrama na página(mesmo que exista mais intrumentos na peça, ou mais pentagramas do mesmo instrumento). Agora imprima em PDF.


Isso já me ajudou um pouco, mas os compassos vazios ainda são um problema.

Outra opção é usar o comando export select graphic, que está em edit/select/select graphic

Esse comando cria uma janelinha controlável, que vc define o que será exportado e o que não irá para a imagem final.


Sim, era assim que eu estava exportando, mas as opções acima acho que são melhores para que não haja diferença de tamanho.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Encore 4.5