A música clássica hoje nomundo hoje

Autor Mensagem
Filipe Alves Costa
Veterano
# jan/05


A música clássica hoje nomundo hoje

Leandro Gardini
Veterano
# jan/05
· votar


Se resume basicamente a Hollywood...
...grande parte dos compositores e maestros/compositores estão trabalhando com trilhas para cinema!!!

visite www.pacificocean.com.br

Filipe Alves Costa
Veterano
# jan/05
· votar


A música clássica está sendo esquecida, pouco a pouco, nos dias de hoje. Infelizmente,as pessoas acham que esse estilo de música só é para os poderosos, pessoas ricas..... os jovens, pouco a pouco desprezam mais esse estilo tão bonito que é a Música Clássica, sendo substituidas pelas músicas eletrônicas, pop, rock. O que vocês acham sobre isso?

Filipe Alves Costa
Veterano
# jan/05
· votar


A música clássica está sendo esquecida, pouco a pouco, nos dias de hoje. Infelizmente,as pessoas acham que esse estilo de música só é para os poderosos, pessoas ricas..... os jovens, pouco a pouco desprezam mais esse estilo tão bonito que é a Música Clássica, sendo substituidas pelas músicas eletrônicas, pop, rock. O que vocês acham sobre isso?

lula_molusco
Veterano
# jan/05
· votar


hoje no mundo hoje
Maravilha, Alberto.

dan_nsh
Veterano
# jan/05
· votar


Não acredito que esteja sendo esquecida, é que hoje em dia existem uma quantidade muito maior de sons para se ouvir. Acredito que antigamente não havia essa grande diversidade cultural.
É difícil "colocar" música clássica na cabeça deles, assim como é difícil colocar hip hop na cabeça de um cara que gosta de rock.
É tudo uma questão de gosto musical, e nada mais.

Leandro Gardini
Veterano
# jan/05
· votar


Não comcordo que a música clássica está sendo esquecida...durante toda a história da música esse estilo erudito sempre esteve limitado ao público de maior poder aquisitivo que poderia pagar os ingressos carissimos a uma sala de concerto , no entanto , hoje o acesso é muito mais facilitado através do CDs , dvds , rádio , TV etc...enfim , a mídia...
...mas é nesse mesmo meio (a midia) que domina uma série de outro estilos populares , e quando multiplas escolhas aparecem o que sempre predomina , em qualquer arte , é o estilo mais adaptado ao nosso tipo de vida contemporânea!!!

visite www.pacificocean.com.br

maggie
Veterana
# jan/05
· votar


Não comcordo que a música clássica está sendo esquecida...durante toda a história da música esse estilo erudito sempre esteve limitado ao público de maior poder aquisitivo que poderia pagar os ingressos carissimos a uma sala de concerto , no entanto , hoje o acesso é muito mais facilitado através do CDs , dvds , rádio , TV etc...enfim , a mídia...

Concordo com o Leandro. A música erudita sempre esteve restrita a círculos mais elitizados, e hoje não é diferente.

Por outro lado, a globalização tem ajudado a difundir com mais rapidez o estilo.

Juliano de Oliveira
Veterano
# jan/05
· votar


Eu acredito que a música erudita ñ está sendo esquecida, mas sim, sendo difundida cada vez mais.O q acontece é q, além de existir ainda um certo preconceito contra ela,devido aos seus adeptos do passado, a música popular é mais direta e objetiva, com isso conquista com mais facilidade as grandes massas.Na minha opinião, essa diferença de quantidade de público q deixa a música erudita meio "apagada" da nossa rotina.

Patrickb
Veterano
# fev/05
· votar


.

essa diferença de quantidade de público q deixa a música erudita meio "apagada" da nossa rotina

Concordo plenamente com a afirmaão, e isso se deve as não possibilidades de acesso a culturas como essa.


Concordo com o Leandro. A música erudita sempre esteve restrita a círculos mais elitizados, e hoje não é diferente.

Por outro lado, a globalização tem ajudado a difundir com mais rapidez o estilo.


Não se contradiga... e a musica erudita ja foi difundida pelo mundo, então a globalizaao nada tem haver com esta difusão... o q facilita o contato com essa modalidade sãos os diversos meis tecnologicos que encontramos (CDs, DVDs...).

Schmetterling
Veterano
# fev/05
· votar


eu ouço muito rock, mas eu sempre ouvi musica classica des d pequena...acho q quem naum curte musica classica naum gosta realmente d musica...acho q musica classica eh realmente a essencia da musica...para fazer uma musica no nivel das musicas classicas exige pensar muito, ate mesmo para ouvir a musica classica eh preciso pensar...
concordo com o juliano, q a musica popular eh mais direta e objetiva oq facilita o contato com as massas

Leandro Gardini
Veterano
# fev/05 · Editado por: Leandro Gardini
· votar


Pensar música clássica???

Desculpa , mas nisso eu descordo , e muito...

...o pensamento nos traz o saber da razão , não a emoção!!!

visite www.pacificocean.com.br

caíto
Veterano
# fev/05
· votar


A música erudita sempre esteve restrita a círculos mais elitizados, e hoje não é diferente.
hoje tem curso de música em qualquer esquina, principalmente os que fazem trabalhos sociais ou tem bolsas.
você hoje vai em uma roda de choro, encontra pessoas de todas as classes.
muitas das apresentações de música erudita são grátis.

não é elitizado assim.

caíto
Veterano
# fev/05
· votar


Patrickb
então a globalizaao nada tem haver com esta difusão
é óbvio que tem, é claro que tem, mais lógico impossivel.
globalização, intercambio cultural, que fez a música erudita (européia), se espalhar pelos continentes.
se não tivesse havido o precesso de globalização, a gente aqui estaria de cocar cantando chung-ia chung-ie.

Patrickb
Veterano
# fev/05
· votar


é óbvio que tem, é claro que tem, mais lógico impossivel.

Meu caro... nem tudo o q é obvio é exato! lembre-se q a globalização (no seu sentido mais perfeito processo de integração e internacionalização de empresas ECONOMICAS) é um processo recente, e posterior a essa difusão(da música erudita). Lembre-se, a globalização (na sua etapa atual) visa o lucro, e atualmente é muito mais facil vender o estilo tipico dos consumidores (q na sua menor escala são apreciadores de musica erudita). Por tanto poderiamos afirmar que esta globalização de um certo modo ate reprime esta modalidade musical. O sistema (que é globalizado) põe no mercado estilos toscos, e se não estamos de cocar cantando chung-ia chung-ie, estamos bem proximos disso, é so analisar a situaão politica e economica do nosso país.

Patrickb
Veterano
# fev/05
· votar


O trecho supramencionado "de cocar cantando chung-ia chung-ie" é de autoria do membro caíto, em sua citação acima dessa.

Sistema_Feudal
Veterano
# fev/05
· votar


o problema eh esse. ela sempre esteve restrita as elites. naum devia ser assim. seria legal popularizar mais a musica erudita.

caíto
Veterano
# fev/05
· votar


no seu sentido mais perfeito processo de integração e internacionalização de empresas ECONOMICAS
globalização engloba muito mais que economia... e de qualquer maneira nunca existiu uma definição, então não vem, baby, que não tem.

processo recente
recente de quinhentos anos.

globalização de um certo modo ate reprime esta modalidade musical.
que o que amiguinho não é a globalização que reprime, e sim o capitalismo do lucro a qualquer custo

está misturando as coisas.

João Paulo Jones
Veterano
# fev/05
· votar


A musica erudita nao toca nas radios por uma simples razao: tempo. As musicas eruditas duram bem mais que 5 minutos e por isso se eles tocassem esse estilo de musica nao ia sobrar muito tempo pros comerciais...

caíto
Veterano
# fev/05
· votar


João Paulo Jones
As musicas eruditas duram bem mais que 5 minutos
que esso. não confunda as coisas. sinfonias duram muito mais que cinco minutos, não a música erudita.
elas não tocam na radio porque são músicas geralmente mais complexas de mais dificil entendimento. Também há uma necessidade de bateria (de ritmos convencionais claro).

João Paulo Jones
Veterano
# fev/05
· votar


caíto

desculpe, me enganei.

Patrickb
Veterano
# fev/05
· votar


nunca existiu uma definição

Então definioes de qualquer dicionario sao falsas e sem cabimentos... não vem que não tem você. concordo que nenhuma é aceita por todos, mas resumidas elas nos levam a isso.

recente de quinhentos anos.
Muitos conhecedores do assunto comentam uma origem presente nos anos 80 devido à informatica e à tecnologia. E outros acreditam que tenha sido mais tarde com a queda de muitas barreiras comerciais de paises, mas nunca de quinhentos anos atras, isso é ate ilogico, havia uma dificuldade enorme de comunicação ate esse periodo, e muito posteriormente.




não é a globalização que reprime, e sim o capitalismo do lucro

Mas é justamente esse o problema o processo de globalização é baseado exatamente no capitalismo (obs- se é capitalismo é do lucro).

caíto
Veterano
# fev/05
· votar


Patrickb
mas nunca de quinhentos anos atras, isso é ate ilogico, havia uma dificuldade enorme de comunicação ate esse periodo, e muito posteriormente.
lógico, por isso a globalização só andou mesmo quando inventaram meios de comunicação mais eficientes. mas o processo de globalização se inciou faz 500 anos, está no meu livro de geografia.

queria então que você me dissesse o nome do processo que levou à todo o mundo a música erudita européia. aliás, não só a música, como a cultura européia também.

Patrickb
Veterano
# fev/05
· votar


o processo de globalização se inciou faz 500 anos
Mas nos não estamos falando do processo de globalização, e sim do mundo ja globalizado.
queria então que você me dissesse o nome do processo que levou à todo o mundo a música erudita européia. aliás, não só a música, como a cultura européia também.
Então esta ai.O nome desse processo é internacionalização; que é diferente de globalização. Veja porque: Na globalização existe uma interligação e uma comunicação entre os mercados(no seu sentido amplo) e na internacionalização ocorre o escapamento ou a difusão de algo interior a determinada região, para os meios internacionais.

The Blue Special Guitar
Veterano
# fev/05
· votar


A música erudita influenciou muito outros estilos.

caíto
Veterano
# fev/05
· votar


João Paulo Jones
relaxae, cabei de errar com o Patrickb tb. ele deve tar certo, deve se chamar internacionalização mesmo, vou perguntar pra minha professora de geografia.

ilzo fuzaro
Veterano
# mar/05
· votar


Se o assunto é a música classica no MUNDO, a discussão sera longa. Onde vivo atualmente ela é muito prestigiada, com admiradores de todas as idades, em todas as classes sociais, presença garantida na tv pelo menos 3 vezes por semana. Os conservatórios e as universidades estão cheias de alunos. Já aí no Brasil, existe uma tremenda campanha contra qualquer forma de música considerada pouco comercial e a população não esta atenta a isso. No Brasil não se aprende nada sobre música nas escolas públicas, aqui aprende-se a ler partituras no primário. Então é antes de mais nada um problema cultural. Em alguns lugares a música é só uma forma de entretenimento e diversão, as pessoas ouvem música para o corpo. Em outros, música é algo muito mais sublime e as pessoas ouvem música para a alma.

Reinaldo Camargo Filho
Veterano
# mar/05
· votar


O importante é que se eu quiser eu ouço música erudita sim, e tem concertos que se você procurar você acha de graça, até acho bom a música erudita estar meio esquecida, pois aí somos minoria, deixamos os outros ouvir aquelas coisas que eles gostam.

Sistema_Feudal
Veterano
# mar/05
· votar


ilzo fuzaro
vc morreu?

ilzo fuzaro
Veterano
# mar/05
· votar


Ainda não, e voce?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a A música clássica hoje nomundo hoje