Suites bach

    Autor Mensagem
    Daniel_Barreto
    Veterano
    # abr/04


    Alguem conhece as suites de alaúde de bach?

    O pianista
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    Sim, conheço... porque?

    Carlos Sesti
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    hehe

    Daniel_Barreto
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    Perguntei porque vou estudar um movimento de uma delas, acho não me lembro agora, acho que é um Bourré.

    evitaerc
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    Daniel_Barreto

    Toco ele, toma cuidado, não é tecnicamente dificil, mas vc tem que tomar um cuidado com o estilo de cada trecho, deve escolher uma forma para a melodia principal e segui-la durante aquele trecho todo. 1,2 ou 2,1 ou 1,1 (onde 1 e 2 são as cordas).

    LeandroDoria
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    Às vezes me dá um certo desânimo pq ñ consigo entender o q é suíte, noturno, minueto, ...
    Já li tanto e ñ entendi! Acho q só ouvindo exemplos mesmo, né?

    O pianista
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    LeandroDoria
    Em breve vou colocar algo sobre isso no "Informações Gerais Sobre Música Clássica". Ontem foi sobre instrumentos, vou ver se hoje a noite ou amanhã público essa parte.
    Abraço

    LeandroDoria
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    Falow então! Fico aguardando!

    O pianista
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    Consegui postar ontem a noite. Vê lá depois se ajuda um pouco.

    LeandroDoria
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    Ok, estou indo lá!

    Daniel_Barreto
    Veterano
    # jul/04
    · votar


    evitaerc
    Esse não é aquele bourré manjado que todo mundo toca não, é um que é com compasso 2/2, só não me lembro de qual suíte de alaúde que ele é.

    evitaerc
    Veterano
    # jul/04
    · votar


    Daniel_Barreto

    Todo mundo acha que toca ehehehehe, blz tenho uma gravação deste outro tbm mas nunca toquei naum.

    piculo
    Veterano
    # jul/04
    · votar


    onde posso adquirir tais peças p/ escutar... quero me interar nesse mundo.

    marcio pinto ferreira
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    Gostaria de saber se alguém aqui tem, ou sabe onde posso encontrar, a partitura para violão das seguintes músicas:
    Gavatina (Myers)
    Variações Bachianas de Baden Powell (Baden Powell)
    Astúrias (Albeniz)
    Ficarei grato se alguém puder ajudar.
    Também tenho muitas partituras para violão. Caso alguém queira trocar...

    Al Majíd
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    marcio pinto ferreira

    www.violao.hpg.ig.com.br

    É garantido de encontrar partituras do Albeniz, neste site.

    gustavo macaco
    Veterano
    # ago/04 · Editado por: gustavo macaco
    · votar


    Alguem conhece as suites de alaúde de bach?

    é a superluxo com piscina e teto solar? se for, sei qual é ehee

    nao conheço não, mas queria pegar algumas coisas dele que não fossem jesus joy of men desiring e minueto em G, o que recomendam do cara?

    Al Majíd
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    gustavo macaco

    Ária na 4ª Corda
    Cantata 156
    Bourré
    Gavotte
    Sarabande

    é a superluxo com piscina e teto solar? se for, sei qual é ehee

    hehehehehe....

    Ronaldo Novaes
    Veterano
    # out/04 · Editado por: Ronaldo Novaes
    · votar


    Olá, gostaria de dar minha pequena contribuição a este fórum...

    SOBRE AS SUÍTES DE J.S.BACH

    Suíte, em francês é uma sucessção, uma sequência; um agrupamento de danças estilizadas e de movimentos sem relação alguma com a Dança (bailado). Esses "movimentos" são realizados na mesma tonalidade, o que dá origem à FORMA SUÍTE, que corresponde ao seguinte esquema:

    A: Começo harmônico sobre a Tônica e final sobre a Dominante ou Subdominante;
    B: Começo harmônico sobre a Dominante ou Subdominante e final sobre a Tônica.

    A Forma Suíte tem sua origem na formação de pares de danças. Cada par é formado por uma dança lenta, de passos, seguida de uma rápida, de saltos. A primeira é de rítmo par e a segunda, de rítmo ímpar.

    Essas danças eram popularmente chamadas (em alemão) de "Dantz" (dança) e "Hupfauf" (salto), porém na corte do século XVI, se denominavam "Pavana" e "Gagliarda", ou "Pavana" e "Saltarello", até que no século XVII foram renomeadas por "Allemanda" (lenta, de compasso quaternário) e "Courante" (rápida, de compasso ternário). Também eram habituais as ampliações. Assim, no Século XVII, foram adicionadas a "Sarabanda" (dança espanhola, lenta, grave, em 3/2) e a "Giga" (dança inglesa rápida, em 6/8 ou 12/8), que logo passaram a integrar as partes fixas da Suíte:

    Allemande: Dança de passos, lenta (em 4/4);
    Courante: Dança de saltos, rápida (em 3/4 ou 3/2);
    Sarabande: Dança de passos, lenta (em 3/2);
    Guigue: Dança de saltos, rápida (em 6/8 ou 12/8).

    Na França, o esquema de quatro movimentos fixos (Allemande-Courante-Sarabande-Gigue) é ampliado com as novas danças da corte francesa, como a "Gavotte", a "Bourreé" e o "Minueto".

    Bach recorre a esta forma de suíte solista, transcrevendo-a para o cravo e o violoncello. Na época de Bach, a maior parte das danças estavam fora de moda, por isso foram estilizadas musicalmente (Allemande, Guigue), porém, outras ainda estavam em voga, como a "Gavotte" e o "Minueto".

    As seis Suítes Francesas para Cravo de Bach (1720) ampliam os quatro movimentos básicos (Allemande-Courante-Sarabande-Guigue) com duas ou quatro danças a mais, entre a Sarabande e a Gigue. Três destas Suítes estão em modo menor e outras três em modo maior. As Suítes Inglesas, além das danças, têm como movimento de introdução o "Prelúdio".

    Origem das Danças:

    Allemande: Em francês, dança alemã, calma, de passos, anacrúsica, da corte do século VXII, estilizada como dança inicial da Suíte;

    Courante: em francês, corrente, dança italiana, de compasso ternário;

    Sarabande ou Zarabanda: de origem espanhol, dança de passos, do século VXII na corte francesa. Compasso ternário, tético, grave e solene.

    Gigue ou Giga: em francês, do ingles "Jig", tem sua origem em uma canção de dança escocesa ou irlandesa, e a partir do século XVII se converte em uma dança cortesã de toda a Europa. Dança rápida e imitativa, é a dança final da Suíte.

    Minueto (menuet, minué): do fracês menudo (passo), originalmente dança popular e à partir de 1650, dança de corte, a dança predileta de Luis XIV. Dança tranquila, de compasso ternário.

    Boureé: dança de roda, originária da auvernia francesa, passou a fazer parte das danças da corte a partir do século XVII.

    Gavotte ou Gavota: Dança da corte a partir do século XVII, sempre anacrúsica e não muito rápida.


    Espero ter ajudado. Uma boa "dança" a todos!
    oficinademusica@yahoo.com.br

    Al Majíd
    Veterano
    # out/04
    · votar


    Ronaldo Novaes

    Valeu!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Suites bach