JOHANN SEBASTIAN BACH: ADMIRANDO UM MESTRE

    Autor Mensagem
    Matheus_Strad
    Veterano
    # out/04


    JOHANN SEBASTIAN BACH
    ( 1770-1827 )


    Se existe um sobrenome ligado à música, ele se chama Bach. Desde Veit Bach, que no século XVI tocava cítara enquanto moía seus grãos, até 1685, quando nasceu Johann Sebastian, são contados 27 músicos Bach - de 33 homens nascidos com o nome. É, portanto, uma tradição respeitabílissima.
    O maior de todos os Bach, Johann Sebastian, nasceu em 21 de março de 1685, em Eisenach, pequena cidade da Turíngia, leste da Alemanha. Era filho de um músico, claro, Johann Ambrosius Bach, Haussmänner (músico municipal). E foi o próprio pai quem o iniciou na música, ensinando-lhe violino, ao lado do tio Johann Christoph, que passou os primeiros rudimentos de órgão. Muito novo, Johann Sebastian passou a cantar em coros e assim ia entrando no mundo musical.
    Mas sua infância ficou marcada mesmo pela orfandade: sua mãe morreu quando tinha nove anos e seu pai, quando tinha dez. Desde então, foi criado pelo irmão mais velho, Christoph, que trabalhava como organista em Ohrdruf, cidade próxima, onde passariam a morar.
    Aos quinze anos, Johann Sebastian conseguiu entrar na escola de São Miguel de Lünenburg, onde cantaria no coro e teria ensino formal de música. Fez progressos admiráveis, e, aos dezoito anos, foi contratado, sem concurso, como organista da Nova Igreja de Arnstadt, recém-construída.
    Ele perdeu o emprego alguns anos depois, ao se ausentar por quatro meses, para ir a Lübeck conhecer o célebre Buxtehude, que admirava. Mas não permaneceu muito tempo desempregado: foi logo admitido como organista em Mühlhausen. E, em 1707, se casou com Maria Barbara, uma prima distante.
    No mesmo ano, transferiu-se para a corte de Weimar, para trabalhar como organista, violinista e compositor. Ficou por lá até 1717, período esse cheio de conflitos com o duque - ambos, Bach e o nobre, tinham personalidades difíceis.
    Depois de Weimar, foi para Köthen, onde trabalhou para um príncipe mais amigável, Leopold d'Anhalt-Köthen. Foram cinco anos frutíferos. Como Leopold era calvinista, Bach não podia escrever música religiosa para o culto, ficando restrito à música instrumental - datam dessa época os Concertos de Brandenburgo, o Cravo Bem-Temperado, a maior parte de sua música de câmara, as suítes orquestrais...
    Durante a temporada em Köthen, Bach ficou viúvo de Maria Barbara, casando-se em seguida com Anna Magdalena Wilcken, uma das cantoras da corte. A morte da esposa aguçou-lhe o sentido religioso e a vontade de retomar a tradição familiar de trabalhar para a igreja; em 1723, obteve o cargo de Kantor (professor e diretor musical) na Igreja de São Tomás, em Leipzig.
    Foi em Leipzig que Bach compôs a maior parte de suas cantatas, as duas Paixões e a Missa em Si Menor. Mas a rotina na igreja e na escola foi o amargurando. Bach, pouco a pouco, foi se isolando. Chegou mesmo a compor muito pouco - dedicava-se mais a remanejar as obras antigas, fazendo transcrições para o órgão ou as readaptando - o que era especialmente estranho para um músico que conseguira compor uma cantata por semana.
    Em 1750, fica cego. Desesperado, tenta duas cirurgias com um charlatão inglês, John Taylor, mas elas só pioram sua situação: ao dia 28 de julho, morreu Johann Sebastian Bach. Ficou nas sombras até 1829, quando Mendelssohn regeu a Paixão Segundo São Mateus em Berlim.

    FONTE: http://www.bravissimo.hpg.ig.com.br/biografias/JSBach.htm




    BACH: MESTRE DA MÚSICA

    Bastariam os concertos de Brandenburgo para colocar J.S.Bach no seleto rol dos grandes músicos da humanidade, contudo, sua arte é de uma profusão tamanha que, além destes maravilhosos concertos, ele legou a humanidade outras tantas obras-primas, que nos perderíamos em divagações sobre sua arte musical.

    Johann Sebastian Bach, é considerado um dos maiores mestres da música, e o maior expoente da música barroca. Ele se insere como uma síntese musical de cinco gerações de músicos da família Bach, começando por Veit Bach (1550) até Wilhelm Friederic Bach (1845).

    Johann Sebastian Bach, nasceu em Eisenach, cidade pequena da região da Turíngia , Alemanha. Em 21.03.1685. Bach, nasceu em uma família de músicos. Seguindo a árvore genealógica da família Bach, dos 33 Bach, de Veit até Johann Sebastian Bach, 27 foram músicos. J.S.Bach era filho de Johann Ambrosius Bach e Elisabeth Bach, seu pai era Haussmann, músico da prefeitura .

    Bach, neste contexto, nasceu em um ambiente musical, exposto o que havia de melhor da música ocidental. Contando com 8 anos entra para a Escola de Latim de Eisenach, aprendendo tão bem o latim, que ultrapassa seus irmãos no domínio da língua. aos 9 anos perde sua mãe, mais tarde seu pai casa-se novamente, contudo com a saúde debilitada vem a falecer em 1695. Neste período Bach vai morar em Ordruf com seu irmão mais velho Johann Christoph, que lhe dá os primeiros ensinamentos no órgão. Em Ordruf seus estudos seguem no latim e no canto coral, Contudo por falta de recursos financeiros deixa a escola nesta cidade e vai para Luneburg, com o objetivo de cantar no coro de meninos da igreja de São Miguel, onde as crianças que tivessem uma boa voz ganhavam uma bolsa além de instrução casa e comida. Ele consegue ser bolsista. Em 1702 conclui os estudos acadêmicos, como não tinha recursos para ingressar na universidade, voltou para a Turíngia, onde conseguiu um emprego de violinista.

    O conselho municipal de Arnstadt em 13 de julho de 1703, convida Bach para inspecionar o novo órgão da igreja de São Bonifácio, era muito comum os organistas serem convocados para dar um parecer sobre um novo instrumento. Ele aparece e toca divinamente que o conselho o convida para tomar posse como organista titular. Ele, em agosto de 1703 foi nomeado organista da igreja de São Bonifácio, em Arnstadt, onde tocava três vezes por semana, domingo - segunda e quinta. Ficou por lá quatro anos.

    Bach, em sua juventude foi um grande estudioso das obras de Corelli (1653-1713) virtuose do violoncelo, Frescobaldi (1583-1643) e o grande Couperin (1668-1733) Cravista francês.

    Em 1707 foi convidado para ser organista da Igreja de São Basílio em Mühlhausen. Ele aceita. Foi nesta cidade que suas obras ganharam maior desenvolvimento, foi onde ele compôs a famosa Tocata em fuga em ré menor. Contudo as relações com os pastores desta igreja era difícil e fizeram que ele procurasse um outro lugar para expressar a sua extraordinária música.
    Em 17 outubro de 1707 aos 22 anos de idade, casa-se com uma prima, Maria Bárbara Bach, na igreja de Dornreim em Arnstadt. neste casamento ele teve 7 filhos, dos quais sobreviveram Catharina Dorotheia, Wilhelm Friedmann, Carl Philipe Emanuel e Johann Gottfried Bernhard. Mas o destino tira-lhe a sua querida esposa em maio de 1720. Depois de algum tempo, ele conhece a soprano Ana Magdalena Wilcken e casa-se pela segunda vez em Cöthen, em 1721 e teve 13 filhos dos quais faleceram 7 ainda bebês. Dedicada a Ana Magdalena, Bach escreveu belas peças para teclado que conhecemos hoje como "O livro de Ana Magdalena Bach. J.S. Bach em seus casamentos teve 20 filhos.

    Em 1708, vai para a corte de Weimar sendo Maestro de concertos de orquestra. foi um período tranqüilo e de grandes obras, neste tempo ficou conhecido como o Mestre da Música, com a obrigação de compor uma cantata por mês para a capela ducal . Ele era consagrado como grande organista e sua fama espalhava-se pela Alemanha.
    Em 1717 aceita ser regente de orquestra em Cöthen na corte do Príncipe Leopold, foi aí que ele fez os consagrados Concertos de Brandenburgo, seis concertos orquestrais dedicados a Christian Ludwig, Em 1722 fez uma viagem a Hamburgo, onde tocou por mais de duas horas para a admiração do Conselho Municipal e diversas pessoas distintas da cidade, no órgão da igreja de Santa Catarina. O velho organista, já idoso, Johann Adan Reincken o ouviu com especial atenção, quando Bach terminou sua apresentação beija- lhe as mãos e diz: "Saúdo as mãos do gênio; pensei que esta arte morreria comigo, mas vejo, que ela segue viva dentro de você". Bach, com estas e outras assertivas seguia o seu curso como um dos maiores compositores e instrumentistas do seu tempo. Em Cöthen, ele conclui os primeiros vinte e quatro prelúdios e fugas que constituem o primeiro volume do "Das Wohltemperieerte Clavier" O cravo bem temperado, que começa com o prelúdio nº 1, que mais tarde Charles François Gounod em cima deste prelúdio constrói a sua famosa Ave Maria. Bach, Por cerca de seis anos serviu na corte de Cöthen .
    Com uma carta de apresentação do Príncipe Leopold, concorre ao cargo, em Leipzig, de "Kantor" da escola de São Tomás e diretor de música e mestre de coro. O exigente conselho da igreja de São Tomás tende ao seu favor e em 31 de maio de 1723 toma posse. Suas obrigações eram :
    programação musical, regência de coro, apresentar uma cantata todos os domingos, lecionar latim para os jovens.
    Com o passar do tempo assume várias funções em Leipzig, é constantemente convidado para avaliar o estado dos órgãos de diversas igrejas trabalha exaustivamente. Este tempo em Leipzig é de grande produção. Neste período ele compõe em 1734 o seu famoso Oratório de Natal, obra de singular beleza, indispensável para quem gosta de canto coral.

    O serviço em Leipzig é quase que totalmente dedicado à igreja. Os últimos 10 anos foram comprometidos por um princípio de cegueira dificultando seus trabalhos. Bach trabalha na sua última e grande composição "A Arte da Fuga " que fica inacabada. Após sucessivas e desastradas operações, ele fica praticamente cego, encerrando as suas atividades e um ano mais tarde vindo a falecer em em 28 de Julho de 1750.

    Bach, em toda sua vida foi um homem simples de personalidade muito forte e que devido ao seu temperamento, muitas vezes entrava em conflito com os eclesiásticos. Educado na tradição luterana, ele foi um grande estudioso da teologia, lia e ensinava latim e verteu a maioria de suas grandes composições para a igreja. Luterano fervoroso, tinha como objetivo maior; transformar as linhas evangélicas em linhas melódicas,escreveu certa vez em sua bíblia " ouvir música devota é ter Deus presente com toda a sua benevolência " . Para muitos, ele é o Quinto Evangelista !

    Johann Sebastian Bach , foi um gênio que o seu tempo não entendeu, após sua morte, o estilo contrapontista estava em desuso, suas músicas caíram no esquecimento, somente seus filhos a tocavam em momentos menos solene.
    Dos filhos de Johann Sebastian Bach, apenas 4 tiveram destaque no cenário musical:

    Wilhelm Friedmann Bach - 1710-1794 : Personalidade instável , dominado pelo alcoolismo. Morreu na pobreza.

    Karl Philip Emmanuel Bach - 1714-1788 : era conhecido como o Bach de Berlim.

    Johann Chistoph Friederich Bach - 1732-1795 : autor de oratórios e precursor da sinfonia.

    Johann Christian Bach - 1735 - 1782 : Dedicou-se à ópera - ficou conhecido como o Bach inglês, em Londres certa vez encontrou com uma criança muito hábil ao piano, que muito lhe surpreendeu, esta criança era Mozart.

    Após um longo período de esquecimento, sob a regência de Felix Mendelssohn (03.02.1809 - 04.11.1847) compositor e maestro alemão, ressurge a música de Bach com a apresentação em Leipzig, da Paixão Segundo São Matheus . A Paixão Segundo Mateus é considerada a maior obra-prima de Bach e por muitos músicos, a maior de toda a música ocidental. contudo ela passou mais de meio século esquecida, até ser redescoberta por Mendelssohn . Obra de profunda espiritualidade, a Paixão Segundo São Mateus, é composta por 78 partes, entre corais, árias e recitativos. Conta-se que deve-se a Mendelssohn a reaparição dos originais dos Concertos de Brandenburgo que segundo contam estavam sendo guardados para serem utilizados em uma casa comercial como papel de embrulho.


    FRASES DE GRANDES PERSONALIDADE DA HISTÓRIA A RESPEITO DE BACH:

    Em 30 de abril de 1880, Friederich Nietzsche escreve para o amigo Erwin Rhode, e na carta está escrito : "Esta semana ouvi três vezes a Paixão Segundo São Matheus, do divino Bach, cada uma delas com o mesmo sentimento, quem se há esquecido do cristianismo, pode ouvi-lo como um evangelho".

    Debussy disse certa vez :"É tanta a beleza do andante do concerto para violino de Bach que, sinceramente, não sei como se pode conceber tanta beleza." Sobre o mesmo andante Debussy escreveu em sua coluna da revista Idée Libre que : "a beleza do Andante do Concerto para Violino em Lá Menor de Bach é tal que, sinceramente, a gente não sabe como se portar para se tornar digno de escutá-lo".

    Albert Schweitzer, em seu livro : Johann Sebastian Bach, Músico e poeta, define a obra de bach desta forma: "A poesia desprende-se de suas harmonias como suave perfume. Poesia musical. eis o resumo da música de Bach."

    Charles Maria Widor, Grande músico francês, amigo e mestre de Schweitzer, comenta :"Bach revela-se no conjunto o mais universal dos artistas. O que expressa através de suas obras é uma grande emoção religiosa e esta é uma e mesma para todos os homens, apesar das diferenças nacionais e religiosas em que nascemos e nos educamos . É o sentimento da exaltação, para o qual as palavras constituem sempre instrumento mais inadequado e que apenas encontra justa manifestação na arte. Bach é, para mim, um grande pregador. "

    Pierre Fournier, um dos maiores violoncelistas franceses disse certa vez sobre Bach: "Admirável síntese do Divino e da Harmonia que reina no coral: Eu te pertenço, Senhor, da Missa em si bemol menor, hino que sobe da humanidade até Deus, cria uma espiritualidade que apazigua toda dor, apaga toda amargura, e torna mais suave a nossa passagem pela Terra, dando-nos a Fé em Deus e a crença em nossa felicidade eterna."

    Max Roger ressalta : "Bach foi o supremo polifonista, o supremo harmonista. Suas fugas são inimitáveis. Sua arte não é humana - é divina."

    Goethe ao ouvir o Prelúdio e fuga em lá menor BWV 543, exclama : "Ouvindo a música de Bach é como se a harmonia eterna, de tão infinita beleza, se erguesse até Deus e lhe dissesse: Obrigado, Senhor, pela criação do mundo!"



    Beethoven comenta : "Bach (regato em alemão) deveria se chamar Ozean (oceano em alemão) e não Bach!" em outro momento ele diz : “Bach é o sublime mestre da harmonia, e sua música chega diretamente ao coração" e também "Um herege talvez se convertesse ouvindo Bach.”

    Mozart exclama: "Que é isto? Parece que toda alma se concentra nos ouvidos e coração! Quanto nós podemos aprender com Bach!"

    Pablo Casals o maior interprete de Bach no violoncelo disse : "Em nenhuma obra de Arte se produziu o milagre de Bach, o momento mais elevado da música de todos os tempos."

    A música de Bach sobreviveu, talvez porque ela seja atemporal, seu estilo é único, ouvindo-a não se esquece seu estilo. Suas grandes composições : Fugas - Tocatas - Cantatas - Suítes etc... revelam a sua grandiosidade musical, e estas pequenas considerações, apenas tentam retratar o grande valor musical de J.S.Bach, e a grande influência que exerceu e que exerce aos músicos iniciantes. E para Bach só podemos dizer, como em sua cantata: “Tönet ihr Pauken, Erschallet, Trompeten !” Cantata BWV 214


    CRONOLOGIA

    1685 - Johann Sebastian Bach nasce em Eisenach em 21 de março, filho do músico da cidade Johann Ambrosius Bach

    1703 - Em Arnstadt, ele assume seu primeiro posto como organista trabalhando até 1707

    1707 - Em Mühlhausen, perto da sua cidade natal, Bach assume o posto de organista da igreja de São Basílio

    1708 - Em Weimar domina a música clássica alemã, assume o cargo de organista e músico de câmara.

    1717- Em Cöthem, Bach assume a chefia da orquestra da corte, em 1720, morre sua esposa Maria Bárbara.

    1723 - Bach torna-se "Cantor" da igreja de São Tomás em Leipzig, obrigado a apresentar cantatas todos os domingos.

    1724 - Em Leipzig faz-se a estréia da paixão segundo são João e três anos depois a Paixão Segundo São Matheus.

    1740 - Nos dez anos que se seguem, Bach ocupa-se principalmente da arte da fuga.

    1750 - Johann Sebastian Bach Falece em Leipzig em 28 de julho de 1750. A música perde um gênio, a história ganha um baluarte.

    FONTE: http://www.sebastianbach.hpg.ig.com.br/


    OBRAS:

    A obra de Johann Sebastian Bach é a maior unanimidade da história da música. Ninguém ousa profaná-la, ninguém se arrisca a desqualificá-la. Não há defeitos em Bach, de sua menor peça para cravo à Missa em Si Menor.

    Bach não foi um renovador como Beethoven, Wagner ou Debussy, mas um grande consolidador de formas. Ele trabalhou em todos os gêneros (tirando a ópera), os aperfeiçoando ao máximo, e colocando sua marca pessoal, inigualável.
    Não há dúvida também que Bach foi dos grandes compositores aquele que mais tinha domínio técnico - foi o melhor de todos os polifonistas e o maior mestre da fuga e do contraponto de todos os tempos. Mas toda sua maestria de artesão da música, título que não o desagradaria, não excluiu a sensibilidade de sua arte, uma das mais expressivas e profundas do século XVIII.

    Música sacra

    Bach tinha inabalável fé luterana e provou isso com inúmeras obras sacras. O destaque são suas mais de 200 cantatas, que compôs ao longo da vida. As mais conhecidas são as de BWV 4, 78, 82, 140, 147 e 202, mas todas despertam interesse.
    Entre as obras maiores, destacam-se o Oratório de Natal e as grandes paixões de São João e, principalmente, de São Mateus. A última é considerada por alguns o maior monumento da música ocidental. É profundamente espiritual e meditativa, capaz de gerar grandes reflexões em quem escuta.
    Dado que era protestante, Bach escreveu poucas obras em latim, entre elas o Magnificat e a suprema Missa em Si Menor. Esta é a prova de como ele conseguia fazer o novo a partir do já existente: grande parte da obra é baseada em temas de suas próprias cantatas - sacras ou profanas - e do cantochão tradicional da Igreja Católica.

    Música orquestral

    Bach nunca teve à sua disposição uma grande orquestra. Mas, de acordo com suas possibilidades, escreveu verdadeiras obras-primas orquestrais. As mais conhecidas são as quatro suítes, com destaque para a segunda e a terceira (a da célebre Ária).
    A incursão de Bach no concerto grosso está bem ilustrada nos seis Concertos de Brandenburgo, que impressionam por seu grande vigor e virtuosismo. Para instrumento solista e orquestra, os quatro concertos para violino (dois deles duplos), de expressividade quase romântica, e os para conjunto de cravos, em boa parte adaptações de seus concertos para violino e dos de autores como Vivaldi e Marcello.
    Música instrumental

    O instrumento natural de Bach era o órgão, e foi como grande organista que obteve a admiração de seus contemporâneos. Seria natural que dedicasse a este instrumento algumas de suas obras-primas.
    Destacam-se em suas obras organísticas as quatro coleções de prelúdios-corais baseados em corais luteranos, a célebre Tocata e Fuga e Ré Menor, a Tocata, Adagio e Fuga em Dó Maior e a monumental Passacaglia e Fuga em Dó Menor.
    Para o teclado (clavicórdio ou cravo, tanto faz, já que Bach chamava ambos de Klavier, teclado), Bach dedicou sua obra mais "teoricamente engajada", o Cravo Bem-Temperado, um conjunto de 48 prelúdios e fuga, dois em cada tonalidade, que serviu para consolidar definitivamente o sistema tonal que subsiste até hoje, além do Concerto Italiano e das Variações Goldberg, uma de suas obras-primas mais apreciadas.
    No campo da música de câmara, não podemos nos esquecer das Partitas para violino solo e das Trissonatas, para flauta e cravo.

    FONTE: http://www.bravissimo.hpg.ig.com.br/biografias/JSBach.htm




    COMENTÁRIOS

    Tocata e fuga em ré menor
    Catálogo de Bach - BWV 565

    Em novembro de 1706, o jovem J.S.Bach, organista em Arnstadt, parte

    Matheus_Strad
    Veterano
    # out/04
    · votar


    de férias para Lübeck a fim de escutar o famoso organista Dietrich Buxtehude. Ao ouvi-lo, Bach fica muito impressionado com as composições do velho organista, e de volta à sua cidade, resolve fazer uma composição que responda às suas inquietações, e a resposta automática foi a tocata e fuga

    Ária na 4º corda - da Suíte nº 3 em ré - Catálogo de Bach BWV 1068 (arranjo para cordas)

    Esta peça foi escrita quando Bach estava em Leipzig, é uma das peças mais populares de Bach, que concebeu esta obra para um conjunto de cordas. A música flui naturalmente, um convite à meditação.

    Concertos de Brandenburgo - 1 a 6 - catálogo BWV 1046 até 1051

    Bach conheceu Cristian Ludwig, Margrave de Brandenburgo, aproveitando a oportunidade, Bach solicita uma melhor colocação em Brandenburgo para a melhoria de seus proventos, nesta época ele trabalhava em Cöthem, e a forma de persuadir o Margrave, foi lhe enviando seis suítes orquestrais para mostrar sua habilidade, contudo, não surtiu efeito e ele não consegue o cargo pretendido

    Concerto de Brandenburgo nº 5 em ré BWV 1050 - Afettuoso

    O afettuoso foi escrito exclusivamente para três instrumentos solistas: Cravo, Violino, Flauta. Esta peça é de grande beleza pelo diálogo existente entre os instrumentos solistas. O cravo, nesta peça, faz o baixo contínuo em toda a música.

    Principais Obras:

    Orquestrais :
    Concertos de Brandenburgo nº 1 a 6, BWV1046-51
    Suíte nº 1 em dó BWV 1066
    Suíte nº 2 em si menor BWV1067
    Suíte nº 3 em ré BWV 1068
    Suíte nº 4 em ré BWV 1069.

    Coral:
    Magnificat em ré BWV 243
    Paixão segundo São Mateus BWV 244
    Paixão segundo São João BWV 245
    Oratório de Natal BWV 248

    Peças para Teclado:
    48 Prelúdios e Fugas CBT - BWV 846-93
    Fantasia e fuga em lá menor BWV904
    Concerto italianoBWV 971
    Variações Goldberg BWV 988

    Peças para Órgão:
    Fantasia e fuga em lá menor BWV 537
    Prelúdio e fuga em lá menor BWV 543
    Tocata e fuga em ré menor BWV565
    Tocata e fuga em mi BWV 566

    Música de Câmara:
    Sonatas para Flauta BWV 1013, 1020,1031 a 1034
    A arte de fuga BWV 1080
    Oferenda musical BWV 1079

    Prelúdios corais:
    O pequeno livro para órgão BWV 599 a 644

    FONTE: http://www.sebastianbach.hpg.ig.com.br/



    CURIODIDADE:


    O destino infeliz da esposa de Johann Sebastian Bach


    Johann Sebastian Bach (1685-1770) encontrava-se em Carlsbad, Boêmia, em julho de 1720, quando sua primeira esposa Maria Barbara, faleceu deixando órfãos os quatro filhos do "Kantor", da Igreja de Santo Thomás, de Leipzig. Escrevia nessa época a primeira coleção de "O Cravo Bem Temperado", o que lhe ajudava a aliviar o sofrimento da grande perda.

    Embora fosse necessidade e costume na família casar logo de novo, Bach, como prova de profundo respeito a Maria Bárbara, só se decidiu ao matrimônia em dezembro de 1721. Sua noiva, Anna Magdelena Wilcken de 20 anos, filha de um trompetista da corte e descendente de músicos, era excelente soprano e era empregada da corte de Cöthen, posição que conservou após o casamento, auferindo metade dos que seu marido recebia.

    Ao assumir a família, certamente deve ter tido dificuldades, principalmente com Wilhelm Friedemann, o mais velho, possivelmnte ressentido com a madrasta. Mas Magdalena conseguiu criar um ambiente alegre e confortável e governar parcimoniosamente a numerosa família. Teve que passar pela desagradável experiência de 13 partos e ver sete vezes um filho perecer.

    Johann Sebastian, para minorar suas inquietações cotidianas, criava música simples e profundamente sentida. Pouco se sabe da aparência física de Magdalena, já que o retrato dela pintado por Cristofori, perdeu-se entre os pertences do filho Carl Philipp. Mas, mulher ativa, altamente musical, foi uma autêntica companheira de Johann Sebastian que atenuava as tensões e crises profissionais criadas pelo espírito combativo do Kantor de Santo Thomás. Soube enfrentar a existência de um filho excepcional-Gottfried Heinrich - que lhe causou muitos sofrimentos, mas teve também a alegria de ter dois filhos altamente dotados: Johann Christoph Friedrich (1732) o eminente futuro "Bach de Bückeburg" e Johann Chistian ( 1735), o famoso "Bach de Londres".


    Um Destino Infeliz

    Após a morte do Kantor em 1750, Anna Magdalena então com 49 anos, declarou que não mais se casaria, comprensível numa mulher que durante 29 anos fora leal e devotada a um homem da estatura de Johann Sebastian Bach. Tomara essa decisão consciente de que sua condição finaceira seria muito insegura. É verdade que Bach deixara um patrimônio razoável para um músico de igreja, mas havia nove filhos que reclamavam parte dos bens e, assim, a viúva ficou com um terço dos bens. Mas antes da avaliação aficial desse patrimônio,um total de 1007 thalers, os filhos mais velhos se apossaram das partes mais úteis e Magdalena ficou com algumas promissórias de devedores, ações de uma mina, instrumentos valiosos, pratas e jóias.

    Gottfried, o débil mental, ficou com um cunhado seu e permaneceram com ela quatro moças cujo sustento foi muto difícil para a viúva. Embora tivesse recebido uma pequena ajuda das autoridades de Leipzig, teve que desocupar o apartamento da escola em feveweiro de 1751. Desfez-se então de todos os objetos de algum valor a preço vil. Os filhos não ajudaram a mãe que não conseguia comunicar-se com eles, em vista das dificuldades impostas pela guerra de 1756.

    Assim, a pobre Magdalena teve que subsitir graças à caridade pública e, quando morreu em 1760, aos 59 anos de idade, a viúva do Kantor de Santo Thomás, era uma "pedinte" a quem foi dado um funeral de indigente.

    É com profunda tristeza que se toma conhecimento desses fatos: emociona dolorosamente a ignomínia da dependência de Anna Magdalena como "pedinte", üm destino injusto para quem que como ela, foi a grande companheira incentivadora e principal biógrafa de Johann Sebastian Bach, o "Pai da Música Universal".

    Autor Aristides A. J. Makowich em 2/11/2003
    FONTE: http://www.movimento.com/mostraconteudo.asp?mostra=2&escolha=12&codigo =1848


    DICA:

    Para maiores informações acesse http://www.sebastianbach.hpg.ig.com.br/ . Lá você vai encontrar partituras de Bach, arquivos midi, explicações sobre dúvidas freqüentes de músicos iniciantes entre outros.

    Tomcat
    Veterano
    # out/04
    · votar


    Ele foi "O cara"!

    Paulo Santana
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Eh....
    Mas vc pode conhecer também cantatas com temas modernos, produzidas no Brasil.
    Visite a página
    http://cecedilha-editora.sites.uol.com.br
    Eles tem publicações para o Natal, partituras e músicas evangélicas tb para outras datas.
    Confira......

    lula_molusco
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Melhor que ele só o Rei e Eruption.

    Bruno_Guitarplayer
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Bach é e sempre sera o maior genio da musica!!!

    Bruno_Guitarplayer
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    lula_molusco

    bela piada

    Blonde Hammet
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    muito grande nem li

    lula_molusco
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Repito: melhor que ele só Eruption e o Rei.

    Dark_Fuh
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    jimi Hendrix!!

    Ata
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Bach é o dono do campinho \o/

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a JOHANN SEBASTIAN BACH: ADMIRANDO UM MESTRE