NICOLÒ PAGANINI: ENTENDENDO UM GÊNIO

Autor Mensagem
Al Majíd
Veterano
# out/04
· votar


Vc está equivocado! Comparar a dificuldade violonistica com a dificuldade de se tocar guitarra? Nao me faça rir! Isso é como uma blasfemia! rs! (2)...:D

stratopeido
Veterano
# out/04
· votar


Balbino Junior

Vc e q nao tem ENVERGADURA MORAL para questionar a veracidade do facto, a guitarra possui maior numero de nuances, oq a torna um instrumento muito mais complexo, em suma: fazer acordes complexos, tocar como chet atkins e dificil, mas fazer bends como david gilmour e steve ray vaugham e mais ainda... pelo menos em minha otica pseudo-conhecedor timbristico

Peter Rocks
Veterano
# out/04
· votar


stratopeido
Violão é muito mais difícil kra...

evitaerc
Veterano
# out/04
· votar


stratopeido

Somente na sua otica mesmo rapaz, cada instrumento tem suas dificuldades, não ha comparação... o violão é mais dificil de se iniciar do que uma guitarra assim como um cello é mais dificil que o violão, mas isso não quer dizer que ser bom no cello é mais dificil do que ser bom na guitarra ou no violão, para ser bom em qualquer instrumento o nivel de dificuldae é o mesmo. Dai a frase "O violão é o instrumento mais facil de ser mau tocado" (acredito que na guitarra isso seja ainda pior) pois são instrumentos que parecem faceis, mas o que é mais comum de se achar é gente fazendo besteira e achando que esta arrasando.

Esta de instrumento mais dificil de se tocar na minha visão não existe. O ser humano tem uma característica interessante, ele explora todas as capacidades de um instrumento, portanto se uma guitarra é mais facil de se tocar que o violão (cordas mais macias, escala menor e etc) o ser humano e seu espirito insaciavel ira se empenhar em desenvolver novas tecnicas ate que para se tocar guitarra bem seja necessário o mesmo empenho que é necessário no violão.

Analogia: Um carro de corrida é muito instável e o piloto o dirige a 200 KM/h, então os engenheiros desenvolvem um sistema de estabilidade que a 200Km o carro parece grudado ao chão. Este carro é mais facil de dirigir?? NÃO pois o insaciável piloto humano sentindo a estabilidade a 200Km/h resolve agora dirigir a 300km/h, ou seja leva um equipamento novo a seus limites. Portanto no final, ambos os carros oferecem a mesma dificuldade ao piloto. Pode ate ser que em um o piloto sinta mais facilidade no inicio, porem no final para ser um bom piloto de ambos os veiculos é necessario o mesmo empenho. Bom isto como sempre é minha opinião.

Daniel

Matheus_Strad
Veterano
# out/04
· votar


Daniel,

Você falou tudo. Não existe instrumento mais ou menos fácil. Já me fiz esta pergunta várias vezes, de qual seria o instrumento mais ou menos difícil para se estudar. Sou violinista e quando iniciei meus estudos, a muito tempo atrás, as pessoas me questionavam porque eu tinha escolhido um instrumento tão difícil. No começo eu até pensava que era verdade, mas conforme fui me aprofundando nos estudos de música percebi que era tudo uma bobagem. É como vc falou, cada instrumento tem suas complexidades e dificuldades. Todo instrumento, quando tocado corretamente, é difícil. Existem músicas que serão mais fáceis de serem tocadas por um instrumento que por outro, isso é natural. O que vc falou, Daniel, foi facilmente comprovado por Paganini. Paganini foi admirado por outros gênios da música pelo o que fazia no violino. Liszt foi admirável no piano. Bach extraordinário no cravo. Beethoven tocava piano e violino, mas destacou-se no piano. Paganini tocava violino, violão, violoncelo, mas destacou-se no violino. Agora vc acha que algum deles considerou o violino, ou o piano, mais complexo ou difícil que os outros instrumentos?! Não. Absolutamente. Tanto que o Paganini resumiu tudo na frase: "O violão é o instrumento mais fácil de se tocar mal. E o mais difícil de se tocar bem". Ele na verdade não quis dizer que o violão era o instrumento mais difícil de ser tocado. A inteção foi mostrar que todo mundo toca, mal, mas bem pouquíssimos poderiam. Acrescentando ao que o Daniel falou, neste mesmo tópico, postei um texto sobre Eduardo Nadruz, que foi extraordinariamente genioso na gaita de boca. Em junho de 1956, tendo como seu acompanhador ao piano o maestro Leo Peracchi, Edu se tornou o primeiro em toda a história da musica instrumental de sopro a executar o célebre "Moto Perpétuo" de Paganini, no tempo recorde de 3 minutos e 21 segundos. Muitas pessoas desconsideram este instrumento, inclusive Escolas de Música e Universidades não costumam trabalhar harmonia de boca. Isso comprova o que o Daniel bem colocou, NÃO EXISTE INSTRUMENTO MAIS OU MENOS FÁCIL DE SER TOCADO, EXISTE SIM, UM INSTRUMENTO MAL EXPLORADO E MAL TRABALHADO.

Abraços!

anonimo_83
Veterano
# out/04
· votar


stratopeido

Vc só me faz rir! Como pode alguém ser tão idiota!?
Ninguém ta falando de violão como legiao urbana e nirvana nao mané! Estamos falando de VIOLÃO!!
Acorda pra vida e procure ouvir algo descente!
baixe musicas do Eliot Fisk no Kazza pra vc ver se algum guitarrista faz aquilo no violao!
e outra coisa! que questão timbristica o kct! A guitarra vc liga no amplificador e o som sai! larga a mao de querer questionar o que vc nao conhece! ao contrário de mim que já fui guitarrista!
Eu apelo ainda mais! Guitarra é como cavaquinho so que dá pra usar harmonias! heheheheheheh (exagerei nessa!)

anonimo_83
Veterano
# out/04
· votar


Eu já fui guitarrista!!! E acho o violão muito mais complexo!

Abraços!

evitaerc
Veterano
# out/04
· votar


Matheus_Strad

Villa lobos tem um concerto para gaita de boca e orquestra, ja ouviu?? Vi uma apresentação do Hildo Hora com a OSN, muito interessante. Pena que a gaita tem que usar amplificação, senão fica impossível.

Matheus_Strad
Veterano
# out/04
· votar


Daniel,

Sei sim, há concertos para harmônica de boca e orquestra escritos por Villa-Lobos e Radamés Gnatalli, o primeiro dedicado à Larry Adler e o último a Eduardo Nadruz, como já postei aqui.

Abraço!

anonimo_83
Veterano
# out/04
· votar


Esse do Villa lobos eu nao conhecia!
O do radames eu ja ouvi mas o do villa nao!

stratopeido
Veterano
# out/04 · Editado por: stratopeido
· votar


Gente quando eu falei q o paganini n conhecia guitarra n era pra levar tao a serio assim, parece q o babuino albino n tem muito senso d humor


evitaerc
Matheus_Strad

NÃO EXISTE INSTRUMENTO MAIS OU MENOS FÁCIL DE SER TOCADO, EXISTE SIM, UM INSTRUMENTO MAL EXPLORADO E MAL TRABALHADO.

concordo, queria chegar ai tb, mas agora me pergunto, qual foi mais explorado?


Balbino Junior

Vc só me faz rir! Como pode alguém ser tão idiota!?
Ninguém ta falando de violão como legiao urbana e nirvana nao mané! Estamos falando de VIOLÃO!


Eu tb n tava, na verdade vc tb n sabe do q ta falando considerando seu texto


Acorda pra vida e procure ouvir algo descente!
baixe musicas do Eliot Fisk no Kazza pra vc ver se algum guitarrista faz aquilo no violao!


tu caiu da arvore e ainda se mete a escrever bobagem, eu ja passei dessa fase de virtuoses pirotecnicas, hj prefiro ouvir um bluegrass, country bem tocado, um blues, muddy waters q o diga, quanto mais lento melhor, salvo algumas excecoes..


e outra coisa! que questão timbristica o kct! A guitarra vc liga no amplificador e o som sai!

#1 - frase mais estupida

larga a mao de querer questionar o que vc nao conhece! ao contrário de mim que já fui guitarrista!

Ta explicada a frase mais estupida

Eu apelo ainda mais! Guitarra é como cavaquinho so que dá pra usar harmonias! heheheheheheh (exagerei nessa!)

lixo...

Eu já fui guitarrista!!! E acho o violão muito mais complexo!

teu naso, me explica entao pq o violao e mais complexo q a guitarra

anonimo_83
Veterano
# out/04
· votar


Pega a partitura de for love of god do Vai!
Depois pega a chacone e D do bach e ve qual vc toca melhor!

Abraços!

anonimo_83
Veterano
# out/04
· votar


Acrescentando, eu tb era blueseiro, mas tinha técnica de guitarra sim, inclusive tocava algumas musicas do malmstten em cima do metronomo em minha banda! so nao posso dizer que faço isso hj! já vendi minha guitarra faz mais de ano!

E relendo meu tópico, peço desculpas! Fui muito estúpido realmente!

abraços

anonimo_83
Veterano
# out/04
· votar


Quando falei do som, é que violonista tem dupla dificuldade quanto ao som do instrumento, coisa que guitarrista nao tem se tiver um bom equipamento! a nao ser que seja iniciante e ainda toque sujo! rs!

Abraços e mais uma vez desculpas!

stratopeido
Veterano
# out/04
· votar


Balbino Junior

acho q vc n entendeu a discussao, se for assim pega musa do verao de dylon no violao e trilogy do malmsteen na guitarra.. mas blza n vamos discutir por causa disso

anonimo_83
Veterano
# out/04
· votar


stratopeido
Entendi a discução mas é justamente ai que eu quero chegar!
Pelo visto vc deve achar que tocar violao é como o Daniel faz! e nao é isso! a técnica violonistica exige muito mais estudo do que a tecnica guitarristica, pelo menos pra mim foi assim, nao sei quanto a sua facilidade com um instrumento ou outrom, mas nao vou tao pouco ficar mentindo! em 1 ano eu já tocava muito guitarra, e em 1 ano de violao o cara mal termina o livro de iniciação!

é prova disso que o curso de guitarra no IGT tenha duração total de 4 anos e meio enquanto o de violao num conservatorio respeitado (assim como é o igt para guitarra) o curso nao dura menos de 8 anos!

por ai talvez de pra tirar uma ideia!

stratopeido
Veterano
# out/04 · Editado por: stratopeido
· votar


Balbino Junior


hehehe, vc se prendeu no mesmo esteriotipo denovo, eu sei sim o quanto a tecnica violinistica exige, tanto q tava procurando umas aulas d violao classico. Al dimeola, pacco de lucia, john mclaughlin, steve howe...me lembro q eu com um ano de guitarra me achava o guitar hero, so depois d algum tempo q fui perceber o quanto tocava mal, os detalhes q pulava (nem percebia), n to falando q seja seu caso, mas com 1 ano de guitarra o kra n tem muita matuidade musical. Quanto a esses cursos d guitarra q andam oferecendo olho meio desconfiado pq os q eu fiz achei uma bosta, formadores de um monte d guitarristas sem personalidade a 200m/h. acho q as obras para violao normalmente tem uma maior complexidade harmonica enquanto q as d guitarra sao mais melodias e escalas.. acho isso muito relativo, veja steve howe o kra tem uma tecnica incrivel mas simples e sem malabarismos, como the clap... agora o sujeito n consegue mandar uns bends direito..

Matheus_Strad
Veterano
# out/04
· votar


Bem, não entendo nada de guitarra, nem de violão. Sou apenas um violinista, logo, infelizmente não posso opinar sobre a técnica desses instrumentos. Só posso desejar que vocês dois se entendam e acabem chegando a um consenso em paz. Afinal, como já disse, na arte, no nosso caso, a música, não há regras rígidas. Tudo parece impossível até que alguém prove o contrário.

Quanto a sua pergunta, Stratopeido, sobre qual o instrumento mais explorado. Musicalmente, o instrumento mais completo e que possibilita um gama infinita de possibilidades artísticas é o piano (e seus similares). Pelo menos foi isso que aprendi. Salvo melhor juízo.

Abraço!

anonimo_83
Veterano
# out/04
· votar


stratopeido

Fica a seu critério! cada um curte o instrumento que lhe completa, quanto a minha maturidade musical eu nao posso exigir que pense o contrario pois na maioria dos casos o que vc mencionou acontece, mas eu cheguei a tocar em bandas com musicos de nome e peso e nunca ouvi queixas sobre minha técnica guitarrística, mas isso é passado nao me interessa mais! o que eu quero é estudar violao agora!


Matheus_Strad
Concordo com vc ~quanto ao fato do piano ser um dos instrumentos mais completos, o unico problema é nao ser portatil! rs! quer dizer! isso nao é problema né! rs!

O violao eu vejo como o piano quanto as possibilidades, so que possui uma tessitura menor e e mais limitado em certos aspectos, mas eu carrego onde vou, e agora entra uma questao de gosto! O piano nao faz vibratos e nem tremolos! rs!

Abraços!

sweetvini
Veterano
# dez/04
· votar


Olá amantes da musica clássica, eu estava lendo suas conversas e debates sobre paganini, violino, violao etc... e achei muito interessante, mesmo porque eu gosto muito de paganini e tambem toco violino e estou aproveitando a situação e pergunto se algum de vcs nao teriam ou saberiam quem tem aquela composição pra violino e piano de paganini chamada "deus salve o rei" acho muito bonita essa composição e tambem um grande desafio (um desafio quase impossivel) mas tambem só por ter em meus arquivos essa partitura...

abraços pra todos...

obs: eu possuo muitas partituras para violino e violino e orquestra, quem quiser é só entrar em contato no email vinicius_alcebiades@yahoo.com...

ah, e tambem tenho o 2º movimento do concerto pra violao e orquestra de juan juarez, muito bom tambem!

abraços...

sweetvini
Veterano
# dez/04
· votar


retificando: o nome do compositor é na verdade: Joaquím Rodrigo...
e nao juan juarez como disse...

adios PEOPLE !!!

Zehamadeu
Membro Novato
# jun/16
· votar


É engraçado como todo Gênio que aparece tanto Paganini quanto Mozart
Foram acusados de ter pacto com o diabo...
Realmente a vassalagem intelectual domina o mundo há séculos.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a NICOLÒ PAGANINI: ENTENDENDO UM GÊNIO