Violino Eletrico, QUAL??

Autor Mensagem
Gabriel Anjos
Veterano
# set/04 · Editado por: Gabriel Anjos


Hey pessoal!! Esse é meu primeiro topico na musica erudita...
Direto ao assunto: A algum tem vi um clipe da banda Yellowcard, onde ele tem um violinista no meio da musica punk rock deles... e eu adorei o som, ficou 10! Entao eu queria saber de um violino eletrico, mas que seja barato (se é que é possivel)...

Wolfram
Veterano
# set/04
· votar


Tem alguma diferenca dos violinos eletricos pros normais, além do fato claro de serem elétricos?

Gabriel Anjos
Veterano
# set/04
· votar


acho que os eletricos não possuem o corpo para o som ecoar...

evitaerc
Veterano
# out/04
· votar


Não se esqueçam da diferenca de sonoridade, que no acústico é bonita e no eletrico uma merda

CurTu MeTal e NaO DemOn
Veterano
# out/04
· votar


TIPU, O violino eletrico, num tem akela madera!!!!

eh sem akilo...o VIOLINO ELETRICO eh mtooooooooooo dahora!!!!
eh mto bonitu!!!!!!!!!!!!!!!!1

soh q tipu....eu toco violino, o meu violino ( CHINEISINHU ) custo 240reais.....esses dias eu vi um violino eletrico numa loja chamada ROSSI ( instrumentos musikais )...e o violino tava por 800rEIAS!!! soh q eh mto bonitaum!!!!!...e eh da melhor marca!!!

SoldierOfFear
Veterano
# out/04
· votar


A sonoridade vai pro buraco.

tomahrock
Veterano
# mai/05
· votar


olá...


respondendo a pergunta do gabriel anjos, existem varias marcas e modelos de violino elétrico, a maioria importada... eu tenho um Straus ( é nacional e eu comprei no Mercado Livre direto da fábrica) tem bom custo benefício (+ - 700 reais) e um som de qualidade...... quem diz que violino elétrico tem sonoridade ruim com certeza não tocou em violinos elétricos de qualidade......por exemplo um violino acústico de marca ruim tbm tem um som horrível.... e violinos elétricos tem de 500 até 20000 reais... portanto o que importa é a qualidade do violino, se for de marca boa a sonoridade é muito boa, e ainda pode se aplicar vários recursos como equalizador, pedaleiras de efeito etc....

tatsel_heavymetal
Veterano
# mai/05
· votar


Bom, eu tive nojo quando vi que colocaram um violino num clipe de uma banda que faz um som tão....bom..na minha humilde opinião de quem não entende NADA de música...ruim...
Eu faço aulas de violino há dois anos apenas, toquei em alguns violinos, inclusive nesse eletrico, e prefiro mil vezes o acustico...Apesar do eletrico ser bem 'bonito', o som não é tão boma ssim, é melhor mesmo pra shows...Mas um novo está na faixo dos 1000...

Ken Himura
Veterano
# jun/05
· votar


Achei um violino Strauss por 550...já me disseram que é bom. Procure só, o corpo dele é meio que um U, diferente dos violinos elétricos da yamaha...

fã de mp3
Veterano
# jun/05
· votar


portanto o que importa é a qualidade do violino
...e a qualidade do músico que toca, também!


diferenca de sonoridade, que no acústico é bonita e no eletrico uma merda

prefiro mil vezes o acustico...Apesar do eletrico ser bem 'bonito', o som não é tão boma ssim

Quando inventaram o baixo elétrico, muitos baixistas tradicionalistas torceram o nariz para o mesmo e preferiram o acústico. Hoje o baixo elétrico tem "personalidade". Acho que depende do uso - cada música é uma música. Ouvindo "Sunday Bloody Sunday" do U2 ou "Baba O'Riley" do The Who, por exemplo, fica fácil entender meu ponto de vista.

Ken Himura
Veterano
# jun/05
· votar


fã de mp3
mas eu ainda prefiro o baixo acústico de 1,80 m!! ehehehe

fã de mp3
Veterano
# jun/05 · Editado por: fã de mp3
· votar


Ken Himura

Acho que depende do uso - cada música é uma música
Me parafraseando (hehehe), digo que o baixo elétrico funciona pra um tipo de música, como o rock ou o jazz moderno, assim como o baixo acústico pra outras. Tente tocar um estilo desses que eu citei com baixo acústico e depois com o elétrico e você vai ver! E vice-versa com música clássica, por exemplo! Cada um funciona pra determinados estilos. Assim como o violino. Resumindo: não existe instrumento com som ou timbre "pior" ou "melhor". Existe o mais adequado pra cada situação.

Quando ao fato de você gostar desse gigante (1,80=minha altura), deve dar um puta trabalho andar com ele por aí! ;P

SoldierOfFear11
Veterano
# jun/05
· votar


fã de mp3
Aí é diferente. O baixo elétrico e o acústico são instrumentos diferentes. Um violino elétrico é um acústico com um timbre piorado.

não existe instrumento com som ou timbre "pior" ou "melhor"

Toca num Hauser e num Tonante pra você ver.

fã de mp3
Veterano
# jun/05 · Editado por: fã de mp3
· votar


SoldierOfFear11
Você pode considerar baixo acústico e elétrico como instrumentos diferentes, e de certa forma são, porém os dois pertencem à mesma família de instrumentos (não só pelo fato de serem de corda, mas porque têm timbres PARECIDOS - não iguais - do mesmo modo que um Tonante e Hauser também não têm timbres totalmente iguais e são o mesmo instrumento).

O que eu quis dizer em relação aos timbres foi que classificá-los como bom/melhorado e ruim/piorado é algo totalmente vago e pessoal. Ex.: no começo dos anos 60, quando surgiu a distorção propriamente dita de guitarra, muita gente (críticos até) não gostou pois era um som sujo e feio. Então enquanto você considera o violino elétrico como "piorado" eu considero como bonito e adequado para tal música. São conceitos baseados em gosto pessoal.

Agora escolher entre um Hauser ou um Tonante também depente do gosto do freguês. A diferença é que a escolha é quase (digo, totalmente) inânime.

:)

Ken Himura
Veterano
# jun/05
· votar


fã de mp3
digo que o baixo elétrico funciona pra um tipo de música, como o rock ou o jazz moderno, assim como o baixo acústico pra outras. Tente tocar um estilo desses que eu citei com baixo acústico e depois com o elétrico e você vai ver! E vice-versa com música clássica, por exemplo!
O baixo acústico era usado no jazz e no blues antes de se inventarem o elétrico...e é usado até hoje por muitos contrabaixistas...

E conheço bandas de metal porrada que o baixista usa só o baixo acústico ao vivo...

E sim, já vi arranjos de baixo elétrico para músicas eruditas que ficaram muito boas...inclusive fraseados difíceis de Vivaldi...

fã de mp3
Veterano
# jun/05
· votar


conheço bandas de metal porrada que o baixista usa só o baixo acústico ao vivo
ôrra velho, queria que você me desse exemplos. Fiquei curioso agora!

Agora baixo elétrico pra música clássica eu já ouvi antes. Realmente não tinha lembrado disso.

Ken Himura
Veterano
# jun/05 · Editado por: Ken Himura
· votar


fã de mp3
Imago Mortis é uma das mais conhecidas...

Tem o Apocalyptica com os cellos etc...

fã de mp3
Veterano
# jun/05
· votar


Ken Himura
Velho, Apocalyptica não conta. Eles fazem versões de heavy metal, tudo transposto para música clássica.

Ken Himura
Veterano
# jun/05
· votar


fã de mp3
Claro que conta...e até apocalyptica não é música clássica...

guidc
Veterano
# ago/05
· votar


Acho engraçado que todo mundo aqui tenta analisar o violino elétrico com base no violino erudito. É impossível comparar... se você quiser tocar música erudita, você tem que ter um violino acústico, ou você será ridicularizado como um amigo meu que tocou um dificilimo concerto do Vila Lobos em um violão elétrico e todo mundo achou que ele deveria mesmo era voltar pra igreja de onde ele veio.

Enfim, o mesmo acontece com o baixo, se você quiser tocar funk você tem que tocar num baixo eletrico, se você for tocar jazz, é melhor que seja um baixo acustico, isso é conhecimento geral e quase todo mundo que tentou provar o contrário acabou caindo do cavalo.

Sim, existem estilos que devem ser tocados com um violino elétrico, infelizmente o Yellowcard é um deles. Digo infelizmente porque eles não entendem muito de música e o violinista é muito ruim, e olha que não é preconceito da minha parte, pois existem varias bandas punks que mandam muito bem, mas o yellowcard é ruim (eu tive que ouvir bastante pq eu ia tocar a parte do violino numa banda...).

Ok, então o que é um violino elétrico bem tocado? O primeiro nome que me vem na cabeça é Jean Luc Ponty! O melhor violinista elétrico do mundo! (Ta, talvez não seja o melhor, mas com certeza é o mais famoso). Depois de ouvir o som dele você entendem que existe um diferença entre o violino elétrico e o acústico que é equivalente a diferença entre a guitarra e o violão, não que um seja melhor que o outro mas são instrumentos completamente diferentes. Aí é que a discussão sobre o timbre do violno elétrico ser uma bosta cai por terra, o que acontece é que quem toca violino elétrico não sabe como deve soar.

Fora o fusion (que é o estilo tocado por Jean Luc Ponty, Orquestra Mahavishnu, etc) não sei qual mais estilos abraçam tão bem a causa do violino elétrico, o country talvez, e o punk agora com essa onda de Yellowcard. O caso é que é preciso que surjam violinistas dispostos a experimentar novas sonoridades, e encontrar um caminho mais certo pra esse instrumento, assim como a guitarra achou o seu caminho. Mas não da pra se iludir, tentar tocar violino elétrico sem um domínio grande do instrumento não rola, é preciso ter estudado um Kreutzer, ou pelo menos um Kaiser antes de se meter a besta, ou senão você vai ser mal falado que nem aquele retardado do Yellowcard.

Beethovenjr
Veterano
# mai/06
· votar


Galera vou tentar ajudar ... Sou violinista a 6 aninhos e tenho um instrumento de fabricacao italiana de 1902... Como nao queria colocar esse instrumento nas Gigs ( sempre tem um tanso que derrama cerveja coisa e tal) resolvi comprar um eletrico ... Primeiramente procurei por um modelo nacional, e comprei um instrumento da Eagle, que em teoria seria uma fabricante nacional , por 567,00 ( preço de fabrica , sou loja ) primeiramente perdi 2 gigs pq o instrumento nao chegou no prazo, assim que chegou ele nao durou 20 minutos na minha mao e segundo o pessoal da eagle queimou o CI, mandei de volta e denovo demoraram pra me enviar .. quando chegou mal tive tempo de afinar e ele queimou denovo,

PRÓS - Preço, um estojo basico porem bom desses que acompanham intrumento chines, e ele e mtu bonito, Tem entrada pra retorno e funciona como um amplificador individual para fone de ouvido

Contras: Mal Atendimento da Fabrica, o Instrumento e Fabricado em Taiwan e esta fora de medidas, Considerei a parte eletronica muito fragil, Usa jack P2, o Som deixa a desejar.

Outra opcao que encontrei
Como estava perdendo muitas gigs resolvi colocar meu violino acustico para rodar, Comprei um captador de contato para violao Tron Bm-5 (10 pila nas melhores lojas do ramo) ele fica colocado no cavelete e nao foi necessario colar

Pros: Super Barato , nao danifica o instrumento , Facil de ser instalado e removido

Contras: o Fio que vem com ele adora quebrar ( sempre tenha um de reserva) a solucao que achei para o problema. cortei o fio e comprei um jack daqueles que vem com um parte plastica, tipo um pino p10 femea e fiz e prendi na spalleira com fita isolante, e para ele nao quebrar proximo ao captador fiz uma bola de cola quente. Outro contra que o volume dele e muito baixo ficando dificil usar numa mesa sem ganho ou sem amplificadores, e o timbre nao e aquilo tudo tambem.

Atualmente estou analisando algumas possibilidades de marcas estrangeiras
Fender ( Com o modelo Fv3 deluxe que sai nos EUA por 600 dolares)
Strauss ( Com o modelo DEV-700 5 cordas nos EUA por 419 dolares)
Yamaha ( com o modelo SV120K Silent Violin nos EUA por 576 dolares)

Se alguem tiver alguma informacao sobre esses modelos me informe por favor estarei adquirindo um deles em breve ...

fernando tecladista
Veterano
# mai/06 · Editado por: fernando tecladista
· votar


o topico é meio antigo de agosto mas já que foi upado

encontrei esse video essa semana, com a Vanessa Mae, o coisa linda

e ela tem um eletrico, me parece que a marca é zeta

tem da yamaha aqui tem um video:

Violine / Stefan Pintev

no video da yamaha primeiro é apresentado o violino acustico depois o eletrico, com uso de uma pedaleira, com uns efeitos de distorção que acaba passando a impressão de um solo de guitarra
mas colocando um delay ou reverb, aproxima mais com a sonoridade do acustico devido a caixa de ressonancia
tem um modelo com 5 cordas com o dó, fica com a mesma extensão de viola+violino

Minow
Veterano
# mai/06
· votar


Gabriel Anjos
Tem violinos acusticos com um cristal, como de violão....

Ken Himura
Veterano
# mai/06
· votar


Tem os da Barcus Berry também. Falam muito bem deles, junto com os Zeta.

http://www.dcmusicstore.com/s.nl/sc.2/category.58/it.A/id.5235/.f

Beethovenjr
Veterano
# mai/06
· votar


Os Barcus Berry realmente sao a solucao para captacao. muito bons inclusive alguns modelos vem com pre-amp

Ja os violinos Zeta a marca esta muito cara, explico a serie para estudante deles esta com um valor muito elevado em relacao aos que falei acima e a qualidade nao e muito superior....

Ja esses instrumentos que vem com jacks e critais e outras coisas imbutidas quem e violinista sabe que eh um bosta tudo que se mexe na madeixa ou caixa acustica de forma geral prejudica o timbre consideravelmente... uma vez estudei a solucao de adptar um captador na barra harmoica do instrumento mais ele perde qualidade timbristica

Fritz_mkvl
Veterano
# mai/06
· votar


Gabriel Anjos
http://www.nedsteinberger.com/

Gabriel Anjos
Veterano
# mai/06
· votar


Minow
Tem violinos acusticos com um cristal, como de violão....
Hoje em dia ja sei isso... mas na epoca (2004)eu desisti da ideia do violino e fui tocar guitarra!

Esses tempos atras eu tava vendo uns e vi uns da marca Stagg que aparentemente são legais e baratos. (pelo menos bonitos são)
Mas violino não é pra mim. Minha praia é guitarra!

Gabriel Anjos
Veterano
# mai/06
· votar


na epoca achei um engraçado que eu tava mesmo quase pra comprar:
Stagg EVN 4/4

Minow
Veterano
# mai/06
· votar


Gabriel Anjos
Eita! Nem tinha visto a data do tópico...

Gabriel Anjos
Veterano
# mai/06
· votar


Minow
Eita! Nem tinha visto a data do tópico...
Normal! Ainda bem que uparam ele... eu tava vendo como mudei de ideias...

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Violino Eletrico, QUAL??