Autor |
Mensagem |
Leandro Oliveira Veterano |
# set/04
gente algem pode me esplicar o que sao essas tecnicas, suas diferenças e caracteristicas
PORFAVOR
|
Leandro Gardini Veterano |
# set/04
· votar
Chara...é uns bagulho muito doido!!!
visite www.pacificocean.com.br
|
anonimo_83 Veterano |
# set/04
· votar
Resumidamente vc encontrará informações nos links abaixo!
Polifonia:
http://www.bravissimo.hpg.ig.com.br/MusicaErudita/historia/polifonia.h tm
Canone:
http://www.melomanos.com/academia/formas/canon.htm
esta está em espanhol mas da pra entender bem!
Contraponto:
http://www.nics.unicamp.br/jonatas/aulas/arranjo/aula06/contraponto.ht ml
|
# set/04
· votar
valeu caras brigadao mas quem tiver mais coisas porfavor postem
|
Daemon Veterano |
# set/04
· votar
Tem o livro de Schoenberg chamado Exercícios Preliminares em Contraponto que eu tirei cópia e me parece bastante legal pra iniciantes. Digo isso porque sou iniciante e ele é bem fácil de entender.
|
anonimo_83 Veterano |
# set/04
· votar
Definitivamente contraponto não é algo para iniciantes!
|
Leandro Gardini Veterano |
# set/04
· votar
Daemon,
vc tem em mãos um dos melhores , se não o melhor livro de contraponto já escrito...realmente esse livro é muito bom e guia vc de uma forma facil nas aventuras do contraponto...mas talvez o título do livro esteja te dando uma idéia errada sobre , como o Balbino disse , contraponto de forma alguma não é algo para iniciantes!!!
visite www.pacificocean.com.br
|
# set/04
· votar
mas qual a diferença entre homofonia e contraponto?
isso eu ainda nao entendi
|
anonimo_83 Veterano |
# set/04
· votar
É simples!
Podemos dividir a musica em
Monofonica: constituída por uma única linha melódica, destituída de qualquer espécie de harmonia! baixe obras de cantochão na net para poder ter uma ideia melhor!
Homofonica: Uma única melodia é ouvida contra um acompanhamento de acordes. Basicamente, é uma música com um mesmo rítmo em todas as vozes! As musicas que vc toca e canta com o violão possui carater homofonico!
e Polifonica (contrapontística): Duas ou mais linhas melódicas entretecidas ao mesmo tempo! ouça alguma fuga de bach e vc terá uma ideia melhor sobre contraponto!
|
# set/04
· votar
vc tem MSN
queria que vc me esplicasse melhor isso
|
# set/04
· votar
caso contrario
uma música com um mesmo rítmo em todas as vozes
é como o unissono( mas se fosse seria monofonica) ou a divisao dos tempos das notas e´que sao exatamente iguis o diferente é apenas a nota que se canta é isso,?????????
Duas ou mais linhas melódicas
é isso que me entriga
|
anonimo_83 Veterano |
# set/04
· votar
Leandro ! meu msn é balbinojr@hotmail.com
|
anonimo_83 Veterano |
# set/04
· votar
nao é como Unissono! imagina uma melodia acompanhada por acordes! é isso uma musica de carater homofonico! uma melodia acompanhada!
|
Al Majíd Veterano |
# set/04 · Editado por: Al Majíd
· votar
Para se ter idéia de música monofônica, ouçam o Canto Gregoriano ou Cantochão. Os padres cantavam em um mesmo tom, ou sejam, não cantavam em terças, quintas, oitavas etc...Todos seguiam numa mesma tônica.
Na música homofônica, já temos a harmonia entre os gráus de uma mesma escala. Um faz a tônica, outro a terça, outro faz a sétima, a quinta etc..etc...Um acorde, é uma harmonia, podendo ser bem básico ou muito, muito complexo.
A polifonia contrapontística pode ser explicada como sendo várias melodias diferentes cantadas ao mesmo tempo, se intercruzando, respeitando-se o campo harmônico da tônica da música. Enquanto uma voz subia, a outra abaixava, a outra fazia por assim dizer, os "médios" etc...causando indizível bem estar e indescritível harmonia. No meu entender, Bach foi o grande mestre do contraponto. Ele já compôs música polifônica senão me engano com 18 vozes (tenho que confirmar esta informação).
|
# out/04
· votar
compôs música polifônica senão me engano com 18 vozes (tenho que confirmar esta informação).
puxa 18 D+
valeu pelas informaçoes
Balbino Junior
ja entendi
brigaduuuuuuuuuu
|
# out/04
· votar
mas e canone
|
Pablo Maia Veterano |
# dez/04
· votar
cole galera, belez? eu to estudando aquele método de contraponto do livio tratenberg, vcs conhecem? poisé, to com uma duvida a respeito das notas dissonantes de ligação, onde ele fala que não devem ser usadas notas de ligação dissonantes quando não forem antecedidas e resolvidas por grau conjunto. 1º - o que é grau conjunto? 2º - além do som do exemplo soar muito bem, o exemplo é com os intervalos 8 7 3 na mesma direção melõdica e 5 7 3 com mudança de direção melódica. sinceramente, não consegui entender o que há de errado com estas progressões, apesar de o livro dizer que deve-se evitar esse tipo de ligação!!!
me ajudem!!!!!
|
Juliano de Oliveira Veterano |
# jan/05 · Editado por: Juliano de Oliveira
· votar
Leandro Oliveira
A cânone é a mais estrita forma de imitação contrapontística.Ela funciona mais ou menos assim:
uma primeira voz entra com a melodia e, em seguida, após um certo número de compassos, acrescenta-se outra voz com a mesma melodia da primeira, mas começando do início, assim sucessivamente vai se acrescentando voz sobre voz sempre com a melodia idêntica uma da outra, mas cada uma entra em compasso diferente.Vou dar um exemplo com "parabéns a vc":
(primeira voz)Parabéns a vc...nesta data querida...muita felicidade...
(segunda voz).......................parabéns a vc..........nesta data querida...
(terceira voz)......................................................parabéns a vc...
Existem ainda muitas outras técnicas de se compor uma cânone, como por exemplo a inversão das melodias(a segunda voz canta a melodia invertida da primeira) e muitas outras, mas essas técnicas funcionam mesmo com melodias sem letras.
|
inthelight Veterano |
# jan/05
· votar
Ele já compôs música polifônica senão me engano com 18 vozes (tenho que confirmar esta informação).
Eu acho que o máximo foi 6 vozes em algumas peças da Arte da Fuga. Mais que isso em fuga acho dificil, se for deve ser em obras cantadas
|