subdivisoes da musica flamenca

Autor Mensagem
Sir Nightfall
Veterano
# jun/04


bom galera tava conversando com uma amiga minha q eh dançarina de ballet, musica flamenca, e jazz e ela estava falando sobre ritmos da musica flamenca, tipo:

Sevilhanas, Soléa, Bulerías, Tangos, Rumba , Siguiridia, entre outras

so q como ela nao toca, ela so me disse esses nomes entao se alguem conheçe essas subdivisoes, poderia por favor dar um breve resumo sobre elas..

valeu

Julian Nuna
Veterano
# jun/04
· votar


Amigão, se sua curiosidade for somente esta fico um pouco chateado, poi estou a procura de seres que queiram aprender ou compartilhar flamenco e seus ritmos.
Cheguei a fazer aula de dança mas a grana tava curta então tive que dar um tempo. Vamos lá
No Flamenco se diz Palos, ou ritmos. Há mais de 70 ritmos dentro do Flamenco, o que vc mais vai ouvir falar é Bulerias ( o ápice do flamenco ), soleares, alegrias, rumba flamenca, fandangos, sevilhanas, tangos e outros. é um pouco complexo, cada estilo têm sua caracteristica que define o ritmo. para se ter uma idéia a Buleria é contada em 12 tempos ou compas acentua-se no 3, 6, 8, 10, 12 em compasso 3/4 a um andamento maior que 120. O legal é vc ouvir cara. é empolgante. Eu estou tocando a uns 4 anos, mas aprendi na raça, sozinho e teve uma hora que travei pois não tenho com quem dividir ou me ajudar. Me dá um retorno pois tú és a única alma que perguntou !
Um forte abraço.

LmA
Veterano
# jun/04
· votar


Julian Nuna
Amigo, poderia dar um exemplo de artista/música de cada um destes ritmos que vc citou? Agradeço.

Leandro.

Julian Nuna
Veterano
# jun/04
· votar


Amigão,
É melhor vc procurar os Cd´s e como a referência do flamenco é o nome Paco de Lucia que predomina !
Procure pelos Cd´s :
LUZIA, PACO DE LUCIA and SEXTET - LIVE, têm tabém dois cd's distintos que são uma coletânea de todos os estilos do Flamenco.
nestes mesmos CD´S, vc vai encontrar:
Bulerias: Celosa, Almoraima, Soniquete, Alcazar de Sevilha,
Colombiana: Monasterio de Sal
Alegrias: La Barrosa
Sevilhanas: Sevilhanas Populares, El Cobre
Tarantas: Fuente y Caudal, Tio Sabas
Rondeña: Cueva del Gato
Rumba: Rumba Improvisada, Rio Ancho, etc...
Cara, é extenso a lista. Fala aí, se tiver qualquer dúvida ou conseguir mais informação por aí me avisa.
Um abraço

Freiheit
Veterano
# jun/04
· votar


Uma música que não é toda em si flamenca, mas contem uma passagem muito legal é Innuendo do Queen.

Richard Guitar
Veterano
# jul/04
· votar


rapaiz flamenco é paco de lucia, jonh maclauglin e al di meola, uma musica massa flamenca é Mediterranean Sundance, tem até um vídeo q tem dois adolecentes tocando ela, ta toscão mais ta valendo

Reinken_o Organista
Veterano
# jul/04
· votar


Richard Guitar
John MacLaughlin flamenco? nunca ouvi nada dele nesse estilo...

Richard Guitar
Veterano
# jul/04
· votar


pega a musica q eu falei, é muito boa, tem videos tb no kazaa com ele tb

Julian Nuna
Veterano
# jul/04
· votar


Richard,
No caso da música mediterraneam sundance ela foi composta por Al di Meola. O que se ouve muito quando tocam Paco de Lucia e Al di Meola juntos é Mediterraneam Sunddance/Rio Ancho.
Rio Ancho é Rumba Flamenca
Mediterraneam S. é Jazz
John Maclaughlin, após conhecer Paco de Lucia, começou a utilizar técnicas flamencas, Porém o estilo de John ´e um misto de vários estilos, o que predomina é o jazz.
Um abraço a todos

Richard Guitar
Veterano
# jul/04
· votar


pow entao foi mal ae, eu naum sabia...valeu por explicar

Julian Nuna
Veterano
# jul/04
· votar


Que isso cara, somos todos aprendizes !
Vamos comemorar uma coisa, PACO DE LUCIA talvez venha para o Brasil em outubro. Nem que eu venda minha mãe, vcs querem ?

Daniel_Barreto
Veterano
# jul/04
· votar


Sir Nightfall

Essas divisões que você citou são no sentido de suíte ?

Al Majíd
Veterano
# jul/04
· votar


Julian Nuna

O que você acha dos solos de Tonino Baliardo e do restante da banda?

Julian Nuna
Veterano
# jul/04
· votar


Estamos falando do GIPSY KINGS ?
Se é deles que estamos falando, façamos uma análise !
A rumba flamenca, é facil de se distinguir pela sequência
Em - D - C - B ou outros acordes, mas no mesmo sentido, podendo até aumentar dois ou três acordes.
O que acontece é que estas passagens de uma para outra são rápidas, então o solo de uma acaba abrangendo todos os outros acordes.
Vc ouvindo é fácil de entender, qual o sentido e o que ele quer passar. São fáceis tanto para se entender como reproduzir, o padrão utilizado é o mesmo, então se encontra muitas repetições de passagens.
Acredito eu " na minha visão ", que é mais fácil executar solos com diversos acordes do quê realizar solos em uma música que só possui dois acordes, como Meeting of Spirits ( Paco de Lucia e John ).
O Bom é

Julian Nuna
Veterano
# jul/04
· votar


desculpe-me,
o bom é que pode ser utilizado dentro do flamenco. Por quê soa flamenco.
O que é bom é o acompanhamento, daí amigão tudo flui.
Já tentou fazer um solo com um som que está na sua cabeça. E fez alguém que não entende de música escutar somente o solo.
Ela vai dizer, " solo interessante, mas de que música "
Dai vêm o acompanhamento, o restante ? para desenrolar é fácil, pois o músico sente confiança nos sentidos dele e no ouvido de quem está a sua frente ou do seu lado.
Al Majid, desculpa se não era essa a resposta ou se o assunto não era este, fiquei empolgado.
Resumindo, os caras são bons apesar que se nota vários erros em execuções. Também erro e muito, mas a expe^riência deles deveria valer não é mesmo ?
Um abraço a todos e vamos discutir mais, vamos difundir !

Al Majíd
Veterano
# jul/04
· votar


Julian Nuna

Resumindo, os caras são bons apesar que se nota vários erros em execuções. Também erro e muito, mas a expe^riência deles deveria valer não é mesmo ?

Esta parte da resposta é que eu estava querendo saber. Já vi muita gente detonando o Gipsy Kings, falando que aquilo não era flamenco, nem aqui, nem na Espanha, nem na China.

Mas como você entende do assunto e falou que eles são bons, fico mais tranquilo...hehehe..., porque eu adoro o Gipsy. Tenho 11 CD's deles e 03 do Paco de Lucía.

Agradeço pela atenção e pela resposta.

Amplexos

Al Majíd
Veterano
# jul/04
· votar


Julian Nuna

Sua empolgação com o Flamenco chega a me contagiar. Quando descobri o Gipsy Kings em 1991, fiquei muito empolgado. Já conhecia um pouco do trabalho do Paco de Lucía, mas não tinha nenhum Cd. Como estava empolgado com o Flamenco, comprei 03 CDs do Paco e fiquei alucinado!!! Procurei professor de violão flamenco aqui em Belo Horizonte e não encontrei. Daí comecei a estudar violão clássico sozinho. Talvez um dia, ainda aprenda o flamenco!!

Amplexos

Julian Nuna
Veterano
# ago/04
· votar


Caro Al Majid

Sendo honesto com você e a todos que estão presente nesta grande cultura.
Respiro Flamenco diariamente, mesmo trabalhando em alguém que não têm nada a ver com música, treino três a quatro horas por dia e no fim de semana fico mais de seis horas.
Realmente vc percebeu a minha empolgação, por que está no meu sangue. Para mim é uma questão de manter vivo, pois hoje em dia quando se fala de flamenco as pessoas dizem “ há já sei, é aquilo que se toca com um negócio nas mãos e que faz um barulho legal “.
Toda vez que alguém me fala um absurdo desses eu altero toda a forma de pensar, tocando para eles. Então descobri que a minha função é difundir e levar graça as pessoas. É isto que falta na vida delas, motivação e nisso eu sou bom.
A maior ironia é que eu toco só, meus irmão me acompanham nas palmas mas não é praia deles ( eles gostam de rock ).
Hoje em dia eu toco violão flamenco ( mais ou menos ), toco Cajón ( alguns estilos/palos ), e danço flamenco ( mais ou menos ). E tudo isso sozinho, aprendi na raça. Pois preciso e assim estou evoluindo. Por isso preciso de pessoas que também queiram aprender, e detalhe Al Majid, não precisamos de pessoas experientes, ficou claro para mim que podemos aprender sim, é só termos calma e paciência.
Vejo que vc está a fim, professores de Flamenco não é fácil de se achar e quando acha é só cara quenrendo enrolar.
Vamos inovar, vamos levar as idéias adiante. Me ajude por este lado meu caro.

Até daqui a pouco,

Fabio

Al Majíd
Veterano
# ago/04
· votar


Julian Nuna

Você terá meu apoio, tranquilamente. Sabe... já consegui executar várias músicas do Gipsy kings. Fazia os solos mais lentos, é claro, hehehe e a base eu tocava da maneira mais fiel possível ao original...porque aqueles solos alucinantes deles e do Paco de Lucía, são fodas demais. Ainda mais pra se tirar de ouvido. Se eu conseguisse pelo menos encontrar algumas partituras flamencas, eu conseguiria, com treinamento, fazer os solos rápidos também. Partitura pra mim é uma benção..heheh...Evoluí demais depois que aprendi a lê-la.
Professores de Flamenco são difíceis mesmo. O jeito é fazer como fiz com o clássico. Ser autodidata.

Amplexos

Julian Nuna
Veterano
# ago/04
· votar


Aonde vc está meu caro ?
se for ajudar eu te mando pelo correio algumas cópias de partituras ou até mesmo de tablaturas caso queira !

Um abraço,
Fabio Luis

gunsnzeppelins
Veterano
# ago/04
· votar


Acho que para os interessados (como eu hehe), seria interessante "os sabidos" postarem o q já sabem sobre o viol"ao flamenco, tanto no teórico como no prático. Acho que seria de ótimo proveito! :D

f_youngblood
Veterano
# ago/04
· votar


Bom, se alguem se interessar, eu tenho uma apostila em pdf com 13 tabs faceis de violão flamenco...e dah pra baixar a midi das musicas tb, caso haja qquer duvida quanto ao ritmo. Eu posso mandar aos interessados via email.

Sir Nightfall
Veterano
# ago/04
· votar


f_youngblood
puts cara isso mto me interessa agora q estou começando a curtir e me interessar mais me manda por favor

nando.felipe@terra.com.br

valeu

gunsnzeppelins
Veterano
# ago/04
· votar


f_youngblood
Me interessou, cara. Me manda ae, por favor: gunsnzeppelins@yahoo.com.br , ok?

valeu

ServeTheServants
Melhor arranjo
Prêmio FCC violão 2008
# ago/04
· votar


f_youngblood
Me too dude :)

noapologies@ig.com.br

Voltei à me interessar pelo violão erudito, clássico, flamenco, e afins, seria uma boa para treinar hehe.

f_youngblood
Veterano
# ago/04
· votar


ServeTheServants
gunsnzeppelins
Sir Nightfall

Jah foi!!! Alguem mais??

gunsnzeppelins
Veterano
# ago/04
· votar


f_youngblood
Recebi! Adorei cara! Muito, muito bom msm! Já tô estudando!
Valeu!

Criminal
Veterano
# ago/04
· votar


f_youngblood
Cara.. se ja nao for mto incomodo.. eu queria conhece isso tbm..

Criminax@hotmail.com

valew..

f_youngblood
Veterano
# ago/04
· votar


Criminal

Enviado...

f_youngblood
Veterano
# ago/04
· votar


Galera, se alguem me arrumar +- 50mb na net, eu hospedo um video do Paul Gilbert tocando um flamenco composto por ele mesmo...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a subdivisoes da musica flamenca