tom dividido em 9 partes?

Autor Mensagem
LeandroP
Moderador
# mar/06
· votar


A afinação da corda Lá na guitarra é em 440 Hz.

Por que recomenda-se afinar em 444 Hz quando a guitarra faz parte de uma orquestra, com muitos instrumentos. Qual a razão de "aumentar" a afinação. Será que isso funciona também com bandas (quartetos, quintetos)???

Ata
Veterano
# mar/06
· votar


LeandroPanucci
Olha, eu li uma vez que o spalla da orquestra geralmente afina sua corda lá em 444 Hz.

Não explicava o porquê disso, mas se fosse pra eu deduzir:

- Considerando que ele é o violinista "mais importante", e é o solista, talvéz com essa pequena diferença, seu som se sobressaia mais (sem alterar perceptivelmente a afinação), afinal, sabemos que a pequenas distâncias os sons mais agudos são mais notáveis.

- Bem, enquanto alguém toca instrumento de corda, as cordas vão afrouxando, certo? Talvéz seja pra compensar um possível afrouxamento das cordas dele, sendo que ele vai ser o violinista que vai tocar mais e será o mais notado.


agora, isso foram coisas que eu pensei agora, sem embasamento nenhum, se quiser ignorar, sinta-se à vontade

LeandroP
Moderador
# mar/06
· votar


Ata

Faz sentido o que você disse sobre as notas mais agudas, porque o espaçamento entre elas é menor. Eu sinto as vezes que a minha guitarra está desafinada quando o tecladista usa o strings, mas quando eu verifico no afinador (440Hz), tá tudo certo, e o meu ouvido também não aponta uma "desafinação". Vou experimentar esta afinação em 444Hz, só que as oitavas vão mudar, com certeza.

Ata
Veterano
# mar/06
· votar


LeandroPanucci
tenta a busca aqui, acho que foi aqui mesmo que li isso

Ken Himura
Veterano
# mar/06
· votar


Ata
Só pra confirmar (em escala não-graduada)

C ... C# ... Db ... D

<baixo______alto>


isso?
Isso mesmo! =]

vc escuta C# e Db como notas diferentes?
Mais ou menos, no violino sim. Não é muito nítida, mas com o tempo dá pra sentir a diferença. Mas só em instrumentos não-temperados, porque temperado só usando bend... e diferenciar comas em bend é dose xD

Ken Himura
Veterano
# mar/06
· votar


Eu vi em lugar também que as vezes o Spalla afina em 442. Parece que aí também tem uma lógica sobre agressividade / suavidade. Acho que pra peças mais agressivas ele afina mais agudo.


Mas a diferença, no todo, olhando pela platéia, é quase imperceptível.

Ata
Veterano
# mar/06
· votar


Ken Himura
Sim, claro, instrumentos não-temperedos. Quando eu perguntei, tinha subentendido na pergunta o fato de vc ser violinista.

Bero Vidal
Veterano
# mar/06
· votar


http://greenfield.fortunecity.com/hawks/235/ciencias/fisica/musica/fis icadamusica.htm

Fonte: Carlos Alexandre Wuensche
Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) - Divisão de Astrofísica
CP 515 - São José dos Campos - SP - CEP 12.201-970 - Brasil - Fone: (012) 3456745 - e-mail: alex@das.inpe.br

_______________________________________________
O sistema temperado é o sistema usado na música ocidental, e o destemperado é mais usado na música oriental; mas pra você entender, vou te explicar melhor!!

Teoricamente, se sabe que o intervalo de Tom se divide em 9 Comas (que são pequeníssimas partes que dividem 1 Tom), sendo que o Semitom Diatônico (quando formado por 2 notas diferentes; ex. Mi-Fá, Lá#-Si ) e o Semitom Cromático (quando formado por 2 notas do mesmo nome e entoação diferente; ex. Do-Do#, Lá-Lá bemol) diferem entre si por uma coma.
É quase impossível ao nosso ouvido a percepção de uma coma; entretanto, baseado em cálculos matemáticos, e por meio de aparelhos de acústica, os físicos provam a diferença de uma coma existente entre os dois semitons- diatônico e cromático.
Só que durante muito tempo houve discórdia entre os músicos e os físicos no número de comas de que se compõe o semitom cromatico e o diatônico.

Obs: o intervalo de tom é composto por 1 semitom cromático e 1 semitom diatônico.

Os Músicos afirmavam que no Semitom Cromático haviam 5 comas e que no Semitom Diatônico havia 4 comas. Ex.

St crom St. diat.
Do----------->Do#-----------Ré
5comas 4comas

Já os Físicos afirmavam o inverso.

St. crom. St. diat.
Do------------>Do#-----------Ré
4comas 5comas

Para anular essa pequeníssima diferença de uma coma, foi estabelecido um sistema que iguala os dois semitons em partes iguais, ficando cada um com 4 1/2 comas.

St. crom. St. diat.
Do------------------Do#-------------------Ré
4comas e meio 4comas e meio

É este sistema que é chamado de Temperado, e é por meio dele que temos em certos instrumentos, o Dó# igual a Ré bemol e etc.
Esses instrumentos são classificados como instrumentos temperados ou de som fixo ( piano, orgão, harpa, violão, etc.)
Os instrumentos que não tem som fixo são classificados como instrumentos não temperados ( violino, violoncelo,etc.).


Fonte:
Rogério Gomes
Usuário Master do http://www.explicasax.com.br/forum/viewtopic.php?p=1514&sid=dd565eb38b 051eea919f985f5388d6bd

Ata
Veterano
# mar/06
· votar


hum, os músicos diziam que o Dó# é mais agudo que o Réb

fernando tecladista
Veterano
# mar/06
· votar


hum, os músicos diziam que o Dó# é mais agudo que o Réb

ouvi dizer que antes do sistema teperado, e antes dos instrumentos de teclado da época (orgão, cravo....) terem o formato atual com 7 brancas e 5 pretas
os primeiros tinham o que seria duas teclas pretas cada uma com essa diferença de (#) e (b)

TONY BLANCO
Veterano
# mar/06
· votar


hum, os músicos diziam que o Dó# é mais agudo que o Réb

Se lá o Dó# é e sempre será mais agudo

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original