tom dividido em 9 partes?

Autor Mensagem
LuizFB
Veterano
# mai/04


Ae galera, tava lendo o Caíto falar que, por ex. C# é diferente de Db! Daí ele falou que o tom é dividido em 9 partes, mas que Bach dividiu em 2 partes iguais, 4,5 pra um lado e 4,5 pro outro! O q é isso? Achei interessante esse assunto pois em uma revista, o Malmsteen fez o seguinte comentário: " ...Mas é claro que se estiver no tom de Dó bemol menor..." e eu tentei imaginar Cbm se seria diferente de Bm, mas não sei! Se alguem souber explicar ou souber onde explica esse assunto, ajuda ae! Vlw desde já!

Black_Guardian
Veterano
# mai/04 · Editado por: Black_Guardian
· votar


eu naum manjo mto mas meu professor flo e eh mais ou menos assim. entre um C e um D existem naverdade 9 sons diferentes que conseguimos captar esses eram chamados de comas vc deve ser guitarrista intaum eh facil entender como funciona: qnto vc faz um vibrato nao C o som muda mas vc naum atinge um C#. mas era dificil trablhar assim(mtas notas) ai convencinaram o # e b na metade dos comas. qnto a C# ser diferente de Db acho q naum tem nada a ver:

C | | | | | #,b | | | | | D


cada espaço eh um coma e se dividisem em 4.5/4.5 os dois ficariam no mesmo lugar

o q malmsteen disse naum tem nada a ver com SOM e sim com o tom da musica o Som de um C# eh igual a de um Db mas se tratando do tom da musica muda mto. Por exemplo um C##(naum sei faze o simbolo do dobrado sus) teria o som de um D mas vc tem q escrever C## pra fecha um acorde por exemplo

LeandroP
Moderador
# mai/04
· votar


LuizFB

Acho que é dividido pra facilitar a leitura e a escrita na pauta. Se você montar o círculo das 4as e 5as você terá todos os tons. Pra que usar um tom de Ré# que é cheio de acidentes sendo que o tom de Mib tem apenas 3 bemóis?! Além do mais, o Mib é o relativo maior de Dó menor, que fica mais fácil de interpretar do que um Si# menor, certo?

Leandro
Veterano
# mai/04
· votar


Na verdade essas notas com um coma de diferença foram igualadas por causa da dificuldade de construção do instrumentos. Imagine um piano com uma tecla adjacente para cada tecla preta... Meio estranho, neh?
Quando a leitura, acho q não complica não...

Black_Guardian
Veterano
# mai/04 · Editado por: Black_Guardian
· votar


acho q vc naum enteu a ultima parte entaum vo tenta explica d novo por exemplo vc vai fazer um E+(5a aumentada) ai vc toca

e---0--------------------------------------------------
B---1(5a)--------------------------------------------
G---1-------------------------------------------------
D---2--------------------------------------------------
A---3-(5a)-------------------------------------------
E---0---------------------------------------------------





talvez vc falasse q tocou um E C E G# C E. mas ta errado pq a 5a de E eh B e naum C e vc tem q presevar a nota entaum vc tocou E B# E G# B# E

conte
Veterano
# mai/04
· votar


interessante , eu tinha duvidas sobre issu tb,
c eu naum me engano, os instrumentos fretless alcançam mais sons entre uma nota e otra naum eh? tipo 1/4 de tom?

LeandroP
Moderador
# mai/04
· votar


conte

a maioria dos instrumentos orientais tem 1/4 de tom, mas com um bend pequeno da pra fazer na guitarra ou no baixo, mesmo com trastes.

Leandro
Veterano
# mai/04
· votar


conte
Exatamente. Na verdade os fretted tb alcançam (a guitarra, por exemplo). Mas pra tocar, por exemplo, C# e Db com um coma de diferença fica muito mais complicado do q num violino.

gunsnzeppelins
Veterano
# mai/04
· votar


Eu tb tinha curiosidades sobre o assunto, mas nunca entendi... bem legal isso.

conte
Veterano
# mai/04
· votar


LeandroPanucci
Leandro
eh , essa de alcançar mais sons com um bend eu sabia agora naum tinha ctz absoluta dessas do fretless

Monstéra
Veterano
# mai/04
· votar


Eu li sobre o assunto, mas onde eu li, dizia que que o semi-tom é dividido em 9 partes, e não o tom, de tom p/ tom (EX: C p/ D) existem 18 partes.

"Um semi-tom pode ser dividido em nove unidades denominada "COMA". O coma é a medida mínima do som. E daí se explica a desafinação de um instrumento ou voz. Se em um intervalo de um tom (2semi-tons) não se elevar ou diminuir o som em EXATAMENTE 2 semi-tons ( ou seja, 18 comas) ocorre a desafinação."

Falow!

caíto
Veterano
# mai/04
· votar


Black_Guardian
qnto a C# ser diferente de Db acho q naum tem nada a ver:
óbvio que tem a ver.
se formos olhar do ponto de vista da física o C# é diferente de Db. Se não fosse, todos os sitemas que Bach fez iriam por água abaixo.
um violinista experiente saberia te falar muito bem a diferença entre elas.

caíto
Veterano
# mai/04
· votar


Monstéra
onde vc viu isso?!
é um tom que é divido em nove partes, não um semi-tom.

Monstéra
Veterano
# mai/04
· votar


caíto
Bom, me desculpa se estiver errado...
Na verdade eu li isso em um site, vou colocar o endereço aí, entra lá e mande um e-mail pro outor do site, talvez ele tenha se engado, ou te explique melhor.
Flw!
http://www.icmusic.hpg.ig.com.br/Conteudo_Harmonia/teoria_escalas.htm

Black_Guardian
Veterano
# mai/04 · Editado por: Black_Guardian
· votar


caíto
sim mas ele falou q eram divididos em 4,5/4,5 comas entaum matematicamente sireia iguais o q aconstece qh q dividiam em
C para C# - 5 comas
C para Rb - 4 comas
pos isso a diferença q vc fala


------------------------------------------------------------------
o menor intervalo entrte dois sons eh na verdade a diferença de um vibração(por exemplo uma nota com setenta e outra com 71 vribrações por segundo)(esse diferença eh quase imperceptivel para o ouvido humano). Entretanto o sistema ocidental utiliza somente uma seleçao semitonal dos sons existentes. algumas culturas orientais utilizam em seu sistema musical fraçoes menores q um semitom( 1/4 de tom, 1/8 de tom etc)

SISTEMA NATURAL
fundamentado em calculos acusticos, define com precisão o numero de vibraçoes para cada nota e as relações entre elas. nesse sistema o som da sobreposição de doze quintas eh mais agudo do que de sete oitavas. de acordo com esse sistema existiriam tons e semi tons maiores e menores:
DO TM RE Tm MI SM FA TM SOL Tm LA TM SI Sm DO


COMA(nona parte de um tom)
o tom era dividido em nove partes(comas) entao foi estabelecido Do p/ Do# = 5 comas
............ Do p/ Reb = 4 comas
Esse sistema foi usado durante mto tempo por todos os instrumentos
* por isso o caito fala q c# eh diferente de Db, existe a diferença de um coma

SISTEMA TEMPERADO
iguala os semi tons em partes perfeitamentes iguais, ficando com 4,5 comas cada um
DO p/ DO# = 4,5 comas
DO p/ Reb = 4,5 comas

o sistema temperado representa o abandona da perfeiçao da afinaçao absoluta do sistema natural em favor de um sistema cromatico. eh uma renuncia aos calculos fisicos, 'a acustica pura, pra facilitar as projeções harmonicas
a Escala temperada(ou cormatica) cosnsiste na divisão da oitava em doze semitons iguais.
o primeiro tratado sobre o sistema temperado eh da autoria do teorico e organista Andreas Werckmeister e foi publicado em 1691. JS bach reconheceu as vantagens desse sistema e consagrou-o na famosa coleçao de 48 preludios e fugas " o cravo bem temperado"

INSTRUMENTOS TEMPERADOS sao instrumentos de som fixo(piano orgão.....) que produzem somente as notas da escala tem perada.
INSTRUMENTOS NAO TEMPERADOS sao instrumentos q naum possuem som fixo e podem produzir as notas da escala natural(violino, trombone, canto...)
o SIstema naturas eh mas afinado mas por outro lada eh bastante complexo. o sistema temperado por sua vez eh menos afinado porem masi pratico

Black_Guardian
Veterano
# mai/04 · Editado por: Black_Guardian
· votar


achei esse texto num livro(Teoria da musica 4a ediçao, mto bom) mas fiquei com uma duvida
se existem tons menores e tons maiore e semitons menores e maiores qntos comas teria um Tmaior e qntos teria um T menor

os semitons acho q eh assim
Semitom menos - 4 comas
semitom maior - 5 comas

caíto
Veterano
# mai/04
· votar


Black_Guardian
COMA(nona parte de um tom)
o tom era dividido em nove partes(comas) entao foi estabelecido Do p/ Do# = 5 comas
............ Do p/ Reb = 4 comas
Esse sistema foi usado durante mto tempo por todos os instrumentos

isso ai grande

o primeiro tratado sobre o sistema temperado eh da autoria do teorico e organista Andreas Werckmeister e foi publicado em 1691.
porra, dessa eu não sabia. idolatram tanto bach que falam do que ele fez e não fez, haha.

Leandro
Veterano
# mai/04 · Editado por: Leandro
· votar


caíto
hehe... Pior que os fãs do Slash. =b

Black_Guardian
Esse semitons menores e maiores seriam C# e Db. Mas isso de chamar de semitom maior e menor eh palhaçada, hehe. Apenas # e b jah eh mais q suficiente.

o menor intervalo entrte dois sons eh na verdade a diferença de um vibração(por exemplo uma nota com setenta e outra com 71 vribrações por segundo)(esse diferença eh quase imperceptivel para o ouvido humano).

1 - Existem intervalos menores entre dois sons (uma vibração a cada dois segundos, por exemplo).
2 - Essa diferença não eh quase imperceptível, eh totalmente imperceptível. (se vc perceber a diferença se mate pq seu lugar jah não eh entre nós, meros mortais)

o tom era dividido em nove partes(comas) entao foi estabelecido Do p/ Do# = 5 comas
............ Do p/ Reb = 4 comas


Isso aki vc pegou do site tb? Esse site não eh muito confiável, hehe.
O correto:
C p/ C#: 5 comas
C p/ Db: 6 comas
C# p/ D: 4 comas
C p/ D: 9 comas
=]

caíto
Veterano
# mai/04 · Editado por: caíto
· votar


Leandro
faltou um sustenido lá no Dó pro Réb, foi o que ele quis dizer eu acho

Leandro
Veterano
# mai/04
· votar


caíto
Mesmo assim estaria errado. Do C# pro Db tem 1 coma de diferença, hehe.

caíto
Veterano
# mai/04
· votar


haeha... Dó sutenido pro Ré.
deve ter lido errado

Leandro
Veterano
# mai/04
· votar


caíto
Mas vc escreveu Réb. huahuhauauuha

caíto
Veterano
# jun/04
· votar


falha nossa huahuae

Black_Guardian
Veterano
# jun/04
· votar


Leandro
kra eu naum tierei isso de site naum. tieri do livro Teoria da Musica de Bohumil Med prof da uni de Brasilia e naum creio q ele esteja erra como vc fla.

Esse semitons menores e maiores seriam C# e Db. Mas isso de chamar de semitom maior e menor eh palhaçada, hehe. Apenas # e b jah eh mais q suficiente.

isso eu entendi, o q eu tenho duvida qh o q eh Um TOM MENOR e um TOM MAIOR e qntos comoas eles teriam. e ai alguem sabe?

Leandro
Veterano
# jun/04
· votar


Black_Guardian
Po, mal aí. Agora que li com mais atenção a parte em q ele fala disso.

SISTEMA NATURAL
fundamentado em calculos acusticos, define com precisão o numero de vibraçoes para cada nota e as relações entre elas. nesse sistema o som da sobreposição de doze quintas eh mais agudo do que de sete oitavas. de acordo com esse sistema existiriam tons e semi tons maiores e menores:
DO TM RE Tm MI SM FA TM SOL Tm LA TM SI Sm DO


Então não eh válido o q eu falei sobre os semitons maiores e menores serem C# e Db. Segundo o texto, seriam Mi (semitom maior) e Si (semitom menor).
Mas tah estranho. Logo abaixo ele fala que os tons eram deividos em 9 comas. Isso seria para tons maiores e menores, então. E não explica a diferença dos tons maiores e menores...
Ah, sei lá. Liga pra esse cara e pergunta, hehe.

Black_Guardian
Veterano
# jun/04
· votar


kra acho q agente vai te q espera eu procurei no livro e naum tem nenhum contato com a editora. ja pedi pro meu priof de guita e ele naumsabe tbm e meu ex prof de teoria ta viajando e vo te q espera ele volta pra pergunta

Ata
Veterano
# mar/06
· votar


Uma dúvida que eu tenho, a diferença entre, por exemplo, C# e Db é uma coma, certo? Mas qual dos dois é o mais agudo? Digo, qual dos dois está essa uma coma acima do outro?

Ken Himura
Veterano
# mar/06
· votar


Ata
O bemol tá sempre acima do sutenido. Com o violino, aprendi que o bemol é sempre mais perto possível pela esquerda da nota que dá nome a ele, enquanto o sustenido é o mais próximo pela direita da nota que o dá nome, portanto, se afastando da próxima nota.

Ata
Veterano
# mar/06
· votar


Ken Himura
Ah, valeu!

Só pra confirmar (em escala não-graduada)

C ... C# ... Db ... D

<baixo______alto>


isso?

Ata
Veterano
# mar/06
· votar


Ken Himura
vc escuta C# e Db como notas diferentes?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original