Autor |
Mensagem |
sunshyne Membro Novato |
# ago/19 · Editado por: sunshyne
eu achei que podiam ser quiálteras, mas não faz sentido condensar duas colcheias no tempo de 1 semínima sendo que 2 colcheias já dão o tempo de 1 semínima.Sera que era só para deixar claro ou é alguma outra coisa? link da partitura
|
Ismah Veterano |
# ago/19
· votar
É uma quiáltera diminutiva, bastante comum em compassos 6/8 e 9/8. Diferente do mais usual, que são as aumentativas. Por exemplo, talvez a mais comum, com 3 notas ocupando o tempo de 2. Aqui é o contrário, essas 2 notas valem o espaço de 3.
Note que 1 tempo, vale uma semínima pontuada. Assim valor total de cada compasso seria 4,5 (3 x 1,5). Para "fechar a conta", essas notas precisam somar 3 tempos. Não há uma convenção exata, pelo que eu saiba. A notação mais fácil, na minha opinião, seria usando uma colcheia pontuada.
|
makumbator Moderador
|
# ago/19
· votar
sunshyne
É exatamente o que o Ismah postou. São quiálteras. execute-as como colcheias normais ("retas") mas dentro de um compasso composto.
Ismah A notação mais fácil, na minha opinião, seria usando uma colcheia pontuada.
A notação mais fácil (em termos de memória visual de um clichê de ritmo) nesses casos é a quiáltera de 2 mesmo. Mas realmente, escrever duas colcheias pontuadas daria o mesmo efeito que as colcheias de quiáltera de 2.
|
sunshyne Membro Novato |
# ago/19 · Editado por: sunshyne
· votar
A notação mais fácil (em termos de memória visual de um clichê de ritmo) nesses casos é a quiáltera de 2 mesmo. Mas realmente, escrever duas colcheias pontuadas daria o mesmo efeito que as colcheias de quiáltera de 2.
então caso eu fosse solfejar essas quiálteras diminutivas eu solfejaria como se fosse duas colcheias no compasso simples?
|
makumbator Moderador
|
# ago/19
· votar
sunshyne então caso eu fosse solfejar essas quiálteras diminutivas eu solfejaria como se fosse duas colcheias no compasso simples?
Isso aí.
|