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Mensagem |
Bruno Y Veterano |
# set/13
Eae galera! Depois de ler metade do livro Harmonia, de Arnold Schoenberg e de ler algumas apostilas sobre contraponto e também parte do livro "The Study of Fugue", de Alfred Mann e depois de arriscar alguns sujeitos e respostas, terminei minha primeira tentativa de fuga. Gostaria de saber o que vocês acham dela.
https://soundcloud.com/biophonism/fugue-in-a-minor
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d joe hard Veterano |
# set/13
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Bem,não posso falar como um especialista,pq não sou,aliás,mal sei o básico de música...mas como alguém que curte musica erudita,posso dizer que gostei bastante do que ouvi,muito bom....^^
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Bruno Y Veterano |
# set/13
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Bem,não posso falar como um especialista,pq não sou,aliás,mal sei o básico de música...mas como alguém que curte musica erudita,posso dizer que gostei bastante do que ouvi,muito bom....^^
Valeu! Fico feliz que tenha gostado! Você deve ter percebido a minha influência de Bach, não? Bem, é difícil pra um novato como eu compor uma fuga que não lembre Bach, até porque para compor fugas é essencial ouvir bastante as de Bach xD
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LeandroP Moderador |
# set/13
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Bem,não posso falar como um especialista,pq não sou,aliás,mal sei o básico de música...mas como alguém que curte musica erudita,posso dizer que gostei bastante do que ouvi,muito bom....^^ 2
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Bruno Y Veterano |
# set/13
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LeandroP
Muito obrigado! xD
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d joe hard Veterano |
# set/13
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Bem,pelo pouco que sei,sempre associo o nome "Fuga" a Bach,automaticamente,hahaha' mas é assim mesmo...vc sempre se espelha em quem te impressiona,ou pelo menos em quem tem uma grande influência...eu por exemplo gostaria de me espelhar em Mozart,mas eu tenho que aprender um monte de coisa antes,hahaha'
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ppaulo Veterano |
# set/13
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interessante
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Ken Himura Veterano |
# set/13
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Bruno Y Parabéns!!! Fazer uma fuga - por mais que dê um trabalhão - é um exercício de composição delicioso!
Não consigo (infelizmente... tenho que treinar mais percepção) analisar muita coisa sem a partitura, mas pelo que ouvi parece bem coeso sim. Só umas recomendações:
* Sei que é a primeira fuga, a gente fica um pouco receoso de "errar"... mas experimente variar a harmonia mesmo, vá pra onde as linhas melódicas te levarem sem medo. Até Bach fazia uns movimentos harmônicos incomuns à época... hoje em dia, não tem muito sentido (digo, no sentido de trabalho composicional mesmo) fazer a mesma coisa que faziam há 300 anos... vira uma espécie de algoritmo de repetição;
*Gostei do motivo da exposição - dá até pra trabalhar com ele em outras composições (fugais ou não). Aproveite-o bem, faça bastante variações dele etc;
* Os ornamentos eu não consegui ouvir. Talvez sejam das minhas caixas de som. Depois ouço de novo com fones;
* Cuidado com paralelismo demais, acaba perdendo a textura em certos momentos;
No mais, tá excelente! Continue compondo! E estudando. Já pensou em fazer fuga atonal? :-D
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Bruno Y Veterano |
# set/13
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d joe hard
Pois é cara, e isso é ainda mais difícil quando se é autodidata! xD
ppaulo
Obrigado!
Ken Himura
Valeu, cara!
Disseram a mesma coisa pra mim, que é meio "estranho" um cara do século XXI fazer algo do século XVIII, haha! xD
Bom, o fato é que ainda estou meio longe de encontrar minha própria identidade (pelo menos nesse tipo de música), daí a falta de originalidade. Bom, e quando um autodidata ouve demais Bach pra estudar fuga, acho que é natural que isso acabe acontecendo xD
Mas enfim, estou seguindo mais ou menos a ideia de "uma coisa de cada vez", aprendendo de pouco em pouco, até pelo meu desejo de aprender de verdade mesmo, depois de muito tempo sem levar a música a sério.
É verdade que desrespeitei algumas "regras" do contraponto e fui mais pela intuição mesmo, ignorando os movimentos paralelos (pelo menos as oitavas e quintas paralelas eu tentei evitar), até porque eu me foquei mais nas "estruturas" e desenvolvimento da fuga do que no contraponto mesmo (embora eu tenha consciência de que fazer "certo" o contraponto é algo essencial).
Bom, pois é, admito que eu me apressei um pouco na hora de fazer essa fuga. xD
Ainda não pensei em fazer fuga atonal... Na verdade nem passou pela minha cabeça fazer nada atonal, pois como ainda ando estudando harmonia pelo livro do Schoenberg, estou abrindo meus olhos. E é aquela história, quanto mais você aprende, mais você vê que não sabe de nada. E é por isso que ainda estou longe de atingir maturidade suficiente pra compor música atonal. Sequer sou capaz de compor música tonal decentemente, imagine atonal!
Enfim, muito obrigado pelo feedback! Ah, acho que talvez seja bom eu incluir aqui a partitura da fuga:
https://docs.google.com/viewer?url=http://www.youngcomposers.com/files /getdownload/19428-fugue-in-a-minor&reqTime=1378191946&embedded=true
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Ken Himura Veterano |
# set/13
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Bruno Y E é por isso que ainda estou longe de atingir maturidade suficiente pra compor música atonal. Sequer sou capaz de compor música tonal decentemente, imagine atonal! Que nada, é só praticar. Procure um livro chamado "Harmonia do Século XX", de Vincent Persichetti. Se procurar bem pelo google, acha em pdf. Vai te abrir a cabeça e tirar essa aparente "dificuldade" da harmonia que todo aquele conjunto de regras parece impor.
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Jabijirous Veterano |
# set/13
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Bruno Y
Aconselho começar com 2 vozes e depois colocando mais. Faça uma análise das invenções de bach a 2 vozes, é molezinha, pura imitação. Aí, depois quando chegar numa fuga a 4 vozes, vc tira de letra.
Tua fuga tá bem legal, eu gostei.
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Die Kunst der Fuge Veterano |
# set/13
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Bruno Y
Muito legal sua fuga! Lembra mesmo Bach, o começo me remeteu fortemente à famosa 'Little Fugue' in G minor, BWV 578.
Agora eu quero ver você colocando mais escrita fugal nas suas composições do Biofonism =D
o/
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makumbator Moderador
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# set/13
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Bruno Y
Gostei bastante. O tema é muito bom, e longo (o que se por um lado abre mais possibilidades, também amplia as dificuldades).
Concordo com o Ken Himura que há em alguns poucos momentos um certo paralelismo, que obviamente não soa mal, mas perde a independência.
No mais achei muito bem inventiva e musical. Parabéns!
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Bruno Y Veterano |
# set/13
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Ken Himura
Pô, já ouvi falar desse livro, até me indicaram! (por coincidência foi a mesma pessoa que também disse que não tem muito sentido alguém do séc. XXI compor música do séc. XVIII). xD
Jabijirous
Valeu, cara! Bom, como eu disse, eu me apressei um pouco ao tentar compor essa fuga, o que fez com que o resultado não fosse muito satisfatório. Mas é claro, ainda vou continuar estudando e tentando melhorar!
Die Kunst der Fuge
Obrigado! Ah, e é verdade, lembra mesmo a "Little Fugue" de Bach, embora eu tenha tentado mexer algumas coisas pra ficar mais diferente xD
Ah, pode deixar, agora que comecei a aprender esse recurso maravilhoso, não vou desperdiçá-lo!
makumbator
Valeu! E além do que o Ken Himura disse, também vi que tem outros problemas na minha fuga, conforme me falaram em um outro fórum: a falta de modulações (modulei apenas uma vez, para Em, e depois não saí mais de Am), e falta de "descanço" das vozes (as três estão ativas quase toda hora).
Bom, talvez o fato de eu ter me apressado nessa fuga tivesse sido bom, porque talvez eu não levaria em conta esses problemas, que só foram apontados pelos que entendem do assunto porque eu os cometi, e poderia acabar me frustrando, achando que só porque eu demorei nela ela ficaria boa.
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Adler3x3 Veterano |
# set/13
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Gostei. Em certos momentos me lembrou Bach. Acho que valeu o trabalho.
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Diego_o.0 Veterano |
# set/13
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Cara, muito bom! Gostei bastante! Adoro ouvir um som que não tenha nenhum dos instrumentos que "arranho"! Me lembro um pouco de quando era absolutamente leigo e ouvia música de uma maneira diferente. Obrigado por citar as obras que estão servindo de base para seus estudos! Desde que ouvi falar pela primeira vez em fuga e contra-ponto fiquei fascinado! Parabéns!! =)
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Bruno Y Veterano |
# set/13
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Adler3x3
Obrigado!
Diego_o.0
Valeu! Eu também tenho minhas memórias de quando era totalmente leigo (por ter sido há pouco tempo, haha). Mas até hoje em dia costumo ouvir música como leigo normalmente. Até porque não é sempre que eu "preparo" o ouvido pra tentar analisar alguma música, assim como não é sempre que um pintor ativa seu "olhar artístico". xD
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Gutovysk Veterano |
# jan/14
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Fala Bruno! Me impressionou o seu tema! Gostei mesmo. Mas (como já disseram e torno a repetir) precisa modular, para não parecer repetitiva e desinteressante. Aproveite o mesmo tema e agora comece a variar. Por exemplo, varie nessa sequencia: Am - C - G - Em - E - Am (acho que essa sequencia fica fácil para vc).
A minha dica é para você continuar a aprender Harmonia, contra-ponto, etc... Nada disso deixou de existir atualmente. Aprenda com o passado para saber melhor sobre o presente e fazer o futuro!
abraços, Carlos Correia (http://tecnicasdecomposicao.blogspot.com)
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