Porque a música erudita é tão "renegada" dentro da cultura de massa?

Autor Mensagem
OldBlues
Veterano
# mai/13 · Editado por: OldBlues
· votar


Acha que falta reflexão e amadurecimento sobre o que estamos consumindo hoje na TV, radio etc.Não querendo dizer que X é melhor que Y, mas tem cada coisa que é ilógico. Também tem a falta de curiosidade e conhecimento, muitas pessoas só vão levando a vida falando, não só na musica,como no cotidiano. Ah está bom assim para que me esforçar... Eu tenho vontade de aprender não importa qual o ensinamento desde que seja para um bom proposito para mim, quanto mais melhor.Me pergunto o por que disso ser assim, assado, falta um pouco disso em muitas pessoas.

Drowned Man
Veterano
# mai/13 · Editado por: Drowned Man
· votar


edit

Julia Hardy
Veterano
# mai/13
· votar


O que é considerado "alta cultura", durante todo o período da história da humanidade, quase sempre ficou restrito às elites. Por exemplo, o sistema educacional do Brasil foi implantado para atender os filhos da elite portuguesa, não os brasileiros.

Há também a questão do surgimento dos meios de comunicação(manipulação) de massa surgidos no século XX(rádio e tv) e o "aumento" do poder aquisitivo da camada mais pobre da população. Isso tudo contribuiu para a disseminação da chamada "cultura popular" que está em voga há tempos. E a música erudita, acredito eu, não está incluída nisso.

A escola deveria colaborar para essa mudança. Só que as escolas viraram verdadeiros shopping centers, onde não se aprende nada. Então, as coisas continuarão assim por um longo tempo.

Ken Himura
Veterano
# mai/13
· votar


Julia Hardy
Você não leu o tópico, né? Esses argumentos já foram desconstruídos.

rcorts
Veterano
# mai/13
· votar


alv2707
Mauricio Luiz Bertola

Acho que foram os comentários mais realistas que surgiram até agora nesse tópico. O primeiro abordando "áreas de interesse" e o segundo a "lógica de consumo do capitalismo".

Só fazendo um adendo, no que tange à lógica de produção, não devemos nos esquecer de que:

a) sertanejo, rock, pagode, funk, pop, metal, entre tantos outros estilos, são feitos para tocar em festivais de música popular, programas de TV, e/ou em bares e botecos da vida;

b) música erudita é feita para se tocar em conservatórios, cerimônias (oficiais, religiosas, militares, ou não), festivais de música erudita, bem como para ser a base de ensino dos cursos superiores em música;

c) ambas acabam por serem integradas a trilhas sonoras de produções de TV, publicitárias e cinematográficas;

Seguindo esta lógica, vejamos:

a) uma novela é uma produção de massa, de caráter popularesco. Seguindo a lógica, a grande maioria de seu público tenderá a apreciar, musicalmente falando, as suas trilhas mais populares;

b) um filme, por exemplo, com conteúdo mais sofisticado, rebuscado, ou mesmo erudito (como exemplo, os europeus) tenderá a valorizar mais as trilhas sonoras eruditas, bem como seu público tenderá a se identificar com esta trilha sonora;

Em suma, a lógica de produção e de consumo estão intrinsecamente ligadas, e ambas sofrem influência dos interesses do capital. Daí as conceituações do marketing de público-alvo, nicho de mercado e segmentação.

rcorts
Veterano
# mai/13
· votar


Ken Himura
Julia Hardy
Você não leu o tópico, né? Esses argumentos já foram desconstruídos.


Meu, na boa. É a opinião da menina. Independente de concordarmos ou não, vamos respeitar, blza?

Ken Himura
Veterano
# mai/13
· votar


rcorts
Não desrespeitei, só falei que ela não leu o tópico. O desrespeito é dela para com quem participou da discussão até agora.

Julia Hardy
Veterano
# mai/13 · Editado por: Julia Hardy
· votar


Ken Himura

Eu li alguns posts, mas, preferi responder a pergunta do tópico. Meu post não é definitivo, nem tinha pretensão de ser. Diferente de você que "como compositor, violinista, maestro, professor de música e alguém que está inserido na música clássica há muitos anos, minha opinião é diametralmente contrária a todas as expostas aqui", só postou um monte de vídeos e não explicou nada. Ou seja: só minha opinião tem valor, então, calem-se. E, agora, me acusa de desrespeitar os participantes do tópico por não ter lido o SEU post. Me poupe. O único que desrespeitou alguém foi você.

Se você sente que eu desrepeitei e ofendi a moral e a honra dos participantes do tópico, me denuncie. Agora, você tem motivo pra isso.

Ken Himura
Veterano
# mai/13
· votar


E este é o nível do pessoal que frequenta o Música Erudita atualmente. Parabéns a todos os envolvidos.

Julia Hardy
Típico mimimi de quem:
1 - não sabe ler / não quis ler / não sabe interpretar o que leu;
2 - faz merda e não gosta de ser chamada a atenção;
3 - não sabe argumentar, nem sequer tenta.

Parabéns, continue assim. Você é uma ótima usuária deste fórum.

Julia Hardy
Veterano
# jun/13 · Editado por: Julia Hardy
· votar


Ken Himura

E este é o nível do pessoal que frequenta o Música Erudita atualmente. Parabéns a todos os envolvidos.

Quanta superioridade.

Típico mimimi de quem:
1 - não sabe ler / não quis ler / não sabe interpretar o que leu;


Ler o seu post, você quer dizer.

2 - faz merda e não gosta de ser chamada a atenção

Merda? O meu post foi TOTALMENTE pertinente. Não tem nada de errado. Cadê o desrespeito?

3 - não sabe argumentar, nem sequer tenta.

Eu só respondi ao seu insulto. Quem não sabe argumentar é você.

Parabéns, continue assim. Você é uma ótima usuária deste fórum.

Obrigada. Lamento não dizer o mesmo.

Ken Himura
Veterano
# jun/13
· votar


Julia Hardy
O meu post foi TOTALMENTE pertinente.

Seria, se fosse feito antes da discussão implodir os mesmos argumentos "novos" que você trouxe. Ou seja, você falou o que já foi dito e demolido, por preguiça (de ler o tópico) e por ter direito à opinião - mesmo que seja sem base. Então, usei do mesmo direito e dei a minha sobre o desvirtuamento do tópico - ou a TOTAL IMPERTINÊNCIA do seu post.

Eu só respondi ao seu insulto. Quem não sabe argumentar é você.
Não sabe ler, muito menos interpretar. Não insultei em momento algum, apenas repreendi e de forma bem educada pro padrão da internet. Mas a senhora enxergou além do infinito e resolveu aí sim me insultar, sem nem argumentar! Não vou contra-argumentar com analfabetos funcionais. É triste e é perda de tempo pra ambas as partes.

Obrigada. Lamento não dizer o mesmo.
Não preciso de vossa superior aprovação, meus posts falam por si e ajudo muita gente com eles.

Agora, seja uma usuária melhor, cresça emocionalmente e pare de desvirtuar o tópico por pouca merda. Apresente argumentos novos ao tema inicial; é uma discussão muito pertinente nos dias de hoje que estava indo por um bom caminho, e não merece uma mancha por idiotice.

Que feio!

Julia Hardy
Veterano
# jun/13
· votar


Ken Himura

Não teria nenhum problema você discordar de mim, se o fizesse de maneira polida. Mas, o senhor é arrogante. Tanto que outro usuário interveio. No que o senhor me acusou de maneira caluniosa e covarde.

Agora, seja uma usuária melhor, cresça emocionalmente e pare de desvirtuar o tópico por pouca merda. Apresente argumentos novos ao tema inicial; é uma discussão muito pertinente nos dias de hoje que estava indo por um bom caminho, e não merece uma mancha por idiotice.

Dispenso conselhos de gente intolerante e caluniadora como as da sua laia.

TG Aoshi
Veterano
# jun/13
· votar


Ken Himura
Julia Hardy
Pessoal, já deu.

Agora sim vocês estão desvirtuando o tópico. E não precisam mais defender as suas honras, o que aconteceu tá aqui pra todos lerem e tirarem suas conclusões. Se tiverem alguma uma pendência que resolvam por PM. Ou vocês realmente acham que o fórum tem a ganhar se algum usuário denunciar dois veteranos pra moderação? É pelo bem de vocês e dos outros usuário do fórum também. =]

MauricioBahia
Moderador
# jun/13 · Editado por: MauricioBahia
· votar


O povo não foi criado ouvindo esse estilo de música. Simples assim.

JJJ
Veterano
# jun/13 · Editado por: JJJ
· votar


Tô até com medo de postar nesse tópico, mas...

MauricioBahia
O povo não foi criado ouvindo esse estilo de música.

Bom... eu me lembro dos disquinhos de histórias infantis de quando eu era criança. Tinha um monte de clássicos neles...

Mas eu nasci antes da geração xuxa, né?... rs

Ken Himura
Veterano
# jun/13
· votar


JJJ
Ah, mas eles passam até hoje. O lance é se tem público. Por exemplo, Pica-Pau tá num horário escrotíssimo na Record.

JJJ
Veterano
# jun/13
· votar


Ken Himura

Esses que você citou são os desenhos animados. Realmente, os bem antigos são recheados de clássicos.

Mas eu me referi a uns disquinhos de vinil (alguns eram até coloridos) com histórias tipo Pinóquio, Três Porquinhos, Bela Adormecida e tal. Um deles tinha o Quebra Nozes como fundo musical...

SODAPOP
Veterano
# jul/13 · Editado por: SODAPOP
· votar


Tem varias razoes, mas pelo menos no ramo da composicao, a pior das causas eh por vezes um academicismo esteril, completamente alienado da realidade do mundo atual, vivendo de um nicho especifico que se fecha em si proprio, criando um mundo RPGistico, superprotegido por dogmas esteticos, muita marketagem, por autoridade moral das "grandes autoridades da musica erudita europeia" (Boulez e sua tchurminha), etc.
Mas assim, fica a criterio de voces. Se vcs quiserem realmente acreditar que isso que acontece hoje em dia na musica erudita eh algum tipo de arte que de tao mega-elevada e superior criou um universo paralelo, e que Thomas Ades (ou Ferneyhough, ou sei la quem mais) eh o artista que sintetiza nossa contemporaneidade, ta bom.

SODAPOP
Veterano
# jul/13
· votar


Digo isso como compositor, manequim, modelo e atriz.

Ken Himura
Veterano
# jul/13
· votar


JJJ
Ah sim, eu tinha alguns também. Acho que até o Sílvio Santos andou fazendo uns desses no fim dos anos 80.

Ken Himura
Veterano
# jul/13
· votar


SODAPOP
a pior das causas eh por vezes um academicismo esteril, completamente alienado da realidade do mundo atual, vivendo de um nicho especifico que se fecha em si proprio, criando um mundo RPGistico, superprotegido por dogmas esteticos, muita marketagem, por autoridade moral das "grandes autoridades da musica erudita europeia" (Boulez e sua tchurminha), etc.
Não nego que isto aconteça, mas como assim influenciar negativamente todo um século?

Ainda existem compositores acadêmicos com relativo sucesso no mundo orquestral, geralmente fora do Brasil onde as orquestras costumam tocar com mais frequência música moderna e contemporânea.

AlerionGuitar
Veterano
# jul/13
· votar


acho que falta tesão na musica erudita muitos vão vir de mimimi mas é real hoje o mercado musical mudou muito .

Ken Himura
Veterano
# jul/13
· votar


AlerionGuitar
Disserte.

McBonalds
Veterano
# jul/13 · Editado por: McBonalds
· votar


Acho que um fator que não foi mencionado ainda e que, ao meu ver pesa muito mais, é a maior complexidade da música erudita. O cérebro não consegue processar informações às quais ainda não foi acostumado, e a reação natural quando ele se depara com esse tipo novo (e mais refinado) de informação é a rejeição.

É como dar um vinho finíssimo (não entendo de vinhos) a um leigo. Provavelmente o cérebro dele não vai saber processar a sensação no início até que seja acostumado e aprenda a apreciar o novo sabor. Até lá ele provavelmente vai preferir uma Skol ou uma Brahma a um vinho fino.

TG Aoshi
Veterano
# jul/13
· votar


McBonalds
Em parte. Não acho que tenha tanto peso assim. Depende muito das peças, do compositor, do período...

Tem muita música que é fácil de escutar.

Aliás, acho até que esse tipo de pensamento acabe afastando mais as pessoas do seu primeiro contanto (ou um contato mais aprofundado) com a música erudita do que a complexidade das obras.

TG Aoshi
Veterano
# jul/13
· votar


AlerionGuitar
Disserte. (2)

McBonalds
Veterano
# jul/13 · Editado por: McBonalds
· votar


TG Aoshi

Concordo que haja variações. Mas no geral a música erudita é mais difícil de escutar, pelo simples fato de a maior parte dela ter sido composta em uma época diferente à nossa, para pessoas de um outro contexto sócio-cultural. No nosso século passou a ser um gosto adquirido.

Tem muita música que é fácil de escutar.

Eu não consigo pensar em 3 peças eruditas que seriam apreciadas por um funkeiro (ou um leigo completo em música), por exemplo, e que sejam desconhecidas do público em geral . Normalmente os exemplos de música fáceis de escutar são aquelas adaptações que o Villa-lobos fazia de canções folclóricas ou as árias de ópera que apareciam no pica-pau e no pernalonga, às quais as pessoas foram acostumadas desde cedo. Desse jeito até Stravinski vira easy-listening hehehe

TG Aoshi
Veterano
# jul/13
· votar


McBonalds
uahauhau!

Mas é mais ou menos nesse sentido que eu estava pensando, quanto mais distante temporalmente, mais difícil de escutar (obviamente, há muitas exceções). Tirando certas escolas modernas, acho que música feita na mesma ou em épocas mais próximas à nossa tem mais chances de ser menos indigesta. Fica mais fácil de se identificar com contemporâneos.

Outra coisa é mais ou menos o que você disse, quanto mais próximo às formas, estilos, etc, da música popular atual também mais fácil de ser apreciada.

Claro que tem muita coisa indigesta. Também concordo que a complexidade tenha um certo peso, mas não acho que seja um fator tão grande ou tão decisivo assim. Dentro das características que eu disse, acho que já da pra encaixar muita coisa.

McBonalds
Veterano
# jul/13
· votar


TG Aoshi
quanto mais distante temporalmente, mais difícil de escutar

Eu não sei se a regra é bem essa. Pessoalmente, acho que Mozart é mais fácil de escutar do que Wagner, por exemplo. Mas mesmo assim Mozart é mais complexo do que a grande maioria das músicas populares.

É nisso que eu estou tentando chegar, mesmo as músicas eruditas mais fáceis de ouvir são mais complexas que as músicas populares. Pode ser que haja exceções, mas eu não conheço.

Ken Himura
Veterano
# jul/13
· votar


McBonalds
Mas a complexidade de Mozart não impede a facilidade da audição (e aceitação) de obras dele. Vai dizer que é difícil ouvir qualquer uma das serenatas, dos divertimentos, dos quartetos e até das óperas?!

Isso ocorre porque Mozart era um melodista de mão cheia. Alguns outros (poucos) compositores da história também tinham esta facilidade com melodia (Schubert, Haendel e uns outros gatos pingados). E, como são melodias simples, pode ser o mundo caindo "lá fora" (Villa-Lobos, hahaha) que o apelo vai continuar sendo praticamente o mesmo.

A música popular é construída sobre a melodia e ela sempre tem um papel grande de destaque (junto da letra, claro). Se você pega composições onde a melodia reina absoluta dentre os outros atributos da música (harmonia, ritmo, timbre, densidade etc), elas vão ser bem fáceis de serem assimiladas por quem vem de um background popular.

Você pode verificar este "fenômeno" conferindo essas coleções easy listening de música clássica. Boa parte do set list é de músicas com melodias super chiclete.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Porque a música erudita é tão "renegada" dentro da cultura de massa?