Lelo Mig Membro
|
# abr/13 · Editado por: Lelo Mig
· votar
sandrokaza
Cara, não é essencial escrever música para fazer música, contudo é essencial saber ler e escrever muitíssimo bem para "escrever" música.
Óbvio, que existem programas, que te dão a escrita em cima de uma composição midi, por exemplo. Mas é "paleativo", "meia boca", porque se voce escrever uma linha melódica para determinado instrumento e esse instrumento no real não "atuar" nessa faixa sonora, virtualmente é possível, ainda que incorreto.
Ou seja, escrita musical de computador é meio que nem "Google tradutor", cheia de erros e impossibilidades.
Para escrever uma partitura para orquestra é necessário conhecer muito, não há nenhuma "ferramenta" que fará isso com a miníma decência, se você não tiver grande conhecimento.
Afinal, como você poderá garantir que uma linha/frase de Oboé, por exemplo, esta escrita corretamente se não sabe ler/escrever música e não conhecer a faixa de frequência que o referido instrumento atua, suas limitações, recursos e suas possibilidades sonoras?
Exemplo: É possível tocar acordes num Clarinete? Sim? Não? Se sim, até quantas notas de polifonia? Se não, porque? Em que Clave se escreve para esse instrumento? O primeiro Dó de um Clarinete se refere a qual Dó do piano? Qual a extensão de sua escala? Etc?
Percebe? A coisa é complexa e, no caso, estamos falando de um só instrumento.
Se quer escrever música, principalmente para orquestra, só estudando muito, e por anos....não têm milagre.
|