Existem músicos profissionais que não utilizam instrumentos 4/4?

    Autor Mensagem
    Die Kunst der Fuge
    Veterano
    # nov/11 · Editado por: Die Kunst der Fuge


    Assistindo algumas orquestras às vezes eu fico meio na dúvida com o tamanho de alguns cellos que eu vejo, algumas mulheres pequenas e até alguns homens tocando com cellos que parecem ser menores que o meu.

    Como na maioria das vezes eu assisto da galeria, a visão não é um dos melhores instrumentos de medida neste caso, então, eu gostaria de saber se vocês sabem se existe e é comum profissionais de instrumentos de arco não utilizarem instrumentos 4/4. Especialmente violoncelos e contrabaixos.

    Abraços.

    makumbator
    Moderador
    # nov/11
    · votar


    Die Kunst der Fuge

    No contrabaixo MUITA gente não utiliza 4/4, preferindo 3/4. Baixo 4/4 é muito grande, e acaba dificultando o transporte, armazenamento e em muitos casos tocabilidade.

    Na música popular então o 3/4 é quase regra no contrabaixo(pois a maioria é plugada mesmo, então tanto faz a projeção natural do instrumento).

    Em tese há uma certa perda de projeção( e em alguns casos, também de peso) no 3/4 comparado ao 4/4. Mas um bom instrumento, bem regulado e com o encordoamento correto, minimiza muito esse problema(principalmente se bem tocado).


    MInha ex-professora tem um mini contrabaixo bem legal para crianças(acho que o Jonas Caldas, de Niterói que fez). Parece um cello "grandinho"...heheheh!

    cellolover
    Veterano
    # nov/11 · Editado por: cellolover
    · votar


    Olá Die Kunst der Fuge
    Existem sim. Um exemplo é o uso do cello Guadagnini conhecido como "Simpson" que é um 7/8 (+ ou - 71 cm. de corpo) e que rendeu e rende concertos maravilhosos nas mãos de Natalie Clein, como este no video abaixo:



    Mesmo os cellos 4/4 variam bastante de tamanho. O muito conhecido Montagnana de 1740 é um cello pequeno (75 cm de corpo) mas tem um som poderoso. O cellista que está usando o cello é Steven Isserlis. Há Montagnanas maiores, alguns bem grandes (mais de 76 cm de corpo). Meu professor em Santa Bárbara tinha um Goffriller que tb. era grande (+ ou menos 77 cm de corpo). Outra gde. cellista que toca cellos pequenos é Sharon McCarthy. Vi um concerto dela com um Strad de no máximo 75 cm e o som e a performance foram deslumbrantes. E como o makumbator disse, se há em tese uma certa perda de projeção (o que nem sempre ocorre), outros fatores podem contribuir para uma melhor performance com os pequenos.Tudo depende muito do tamanho de quem toca e se a pessoa se sente confortável com o cello. Em se tratando de cellos, tamanho definitivamente não é documento hehehe.... Abraços!

    Die Kunst der Fuge
    Veterano
    # nov/11 · Editado por: Die Kunst der Fuge
    · votar


    makumbator

    Bacana seu post!
    Não sabia desse lance na música popular.

    Os seus contrabaixos são 4/4?

    MInha ex-professora tem um mini contrabaixo bem legal para crianças(acho que o Jonas Caldas, de Niterói que fez). Parece um cello "grandinho"...heheheh!

    Tudo para não perder alunos de nenhuma faixa etária ehehehe
    Mas ela tem demanda de crianças querendo fazer aula de contrabaixo?

    E caramba, mesmo sendo pra crianças ainda era maior que um cello, o negócio é um trambolho mesmo :O

    Ei, uma curiosidade, quando você pega num cello pra tocar, você consegue tocar nele usando suas técnicas de contrabaixo, ou você fica todo perdido?

    cellolover

    Olá! Tá sumido, hein!
    Gostei do vídeo!
    Este cello 7/8 aí já se parece mais com os que eu considero "pequenos" (e além de tudo, "fino"), se bobear já vi vários solista usando também, vou ficar mais atento e pesquisar nas próximas vezes.

    Legal saber das variações de tamanho, e que ela podem ser compensadas com uma boa técnica.
    Como eu sou baixinho, acho que se eu deveria usar um cello menor, tipo 7/8, mas como não tenho pretensões profissionais e nem se encontram cellos de iniciantes assim, então fico no 4/4 mesmo eheheh

    Repetindo a pergunta que fiz ao makumbator: seu cello é 4/4?
    Você já chegou a tocar em cello menores? Demorou a se acostumar com a digitação e os outros fatores, ou foi coisa rápida?

    Abraços aos dois e valeu pelas respostas!

    cellolover
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Die Kunst der Fuge

    E aí, tudo bem?

    Olá! Tá sumido, hein!

    Pois é, fui para os EUA (minha primeira ou segunda casa, nem sei mais eheheh). Legal vc. ter gostado do vídeo.

    Repetindo a pergunta que fiz ao makumbator: seu cello é 4/4?Você já chegou a tocar em cello menores? Demorou a se acostumar com a digitação e os outros fatores, ou foi coisa rápida?

    Sim, o meu é um 4/4, mas já toquei claro, em cellos menores (comecei com um infantil, passei para o 3/4, depois toquei um bom tempo num 7/8). Gosto muito do 7/8 porque facilita o trabalho da mão esquerda. Estou pensando em comprar um para mim, para ver se melhoro um pouco a performance da minha mão esquerda, pode compensar um pouco minhas limitações....Na realidade, meu segundo cello é também um 4/4, mas menor que o Bergonzi. Agora, sua percepção sobre o tamanho do cello pode ser influenciada pela escala do cello e do tamanho do músico. Veja este vídeo do Isserlis tocando o Montagnana 4/4...ele tb. parece pequeno, não? É bom estar de volta, abraços!!



    Die Kunst der Fuge
    Veterano
    # nov/11 · Editado por: Die Kunst der Fuge
    · votar


    cellolover
    Gosto muito do 7/8 porque facilita o trabalho da mão esquerda. Estou pensando em comprar um para mim, para ver se melhoro um pouco a performance da minha mão esquerda, pode compensar um pouco minhas limitações....

    Que bom! Se compensar e você puder tocar por mais tempo, espero que você compre sim.

    Não existe nenhum tipo de regulagem que possa permitir ainda mais a minimização dos seus esforços ao tocar?

    Cordas mais leves, por exemplo, mesmo que isso afete a sonoridade.

    Agora, sua percepção sobre o tamanho do cello pode ser influenciada pela escala do cello e do tamanho do músico. Veja este vídeo do Isserlis tocando o Montagnana 4/4...ele tb. parece pequeno, não?

    De fato, a visão é um péssimo instrumento de medida, especialmente quando estamos falando deste tipo de resolução, ainda mais à distância.
    É influenciado sim pelo tamanho do músico, bem como outros fatores.
    Tanto que é difícil eu te dizer agora com certeza que se eu não soubesse, eu acharia este cello do segundo vídeo pequeno ehehehe

    ps: Adorei a performance do vídeo, vou adquirir o concerto inteiro!

    É bom estar de volta, abraços!!

    É bom tê-lo de volta! Crie alguns tópicos, pra dar uma movimentada no fórum.

    Abraços.

    cellolover
    Veterano
    # nov/11 · Editado por: cellolover
    · votar


    Die Kunst der Fuge
    Não existe nenhum tipo de regulagem que possa permitir ainda mais a minimização dos seus esforços ao tocar?Cordas mais leves, por exemplo, mesmo que isso afete a sonoridade.

    Então, adaptei o que podia...toco num cavalete francês, mais baixo que o belga, uso cordas leves, mas acho que o 7/8 vai permitir melhorias....vou experimentar e depois, se achar que vale a pena, tentar encontrar um bom. Acho pena não encontrar cellos 7/8 aqui. Acho que vc. gostaria de um. É muito confortável e mesmo se não tiver muita projeção, bem regulado e com qualidade pode superar os Eagles 200 fácil fácil.

    A performance do Isserlis é bastante enérgica, e tb. não muito convencional...vale mesmo a pena adquirir o concerto inteiro!!

    Vou pensar em algum tópico legal para postar. Abraços!! Valeu!

    Dr Nick
    Veterano
    # nov/11 · Editado por: Dr Nick
    · votar


    nem sabia que existiam cello 7/8. mas que havia diferença no tamanho entreo os cellos 4/4 de grandes autores ja sabia, descobri isso lendo um livro a uns quinze ou vinte dias atras, e quando entrei no site do atelier que cellolover postou o link a um tempo atras, la diziam as medidas.
    mas legal saber esta diferença.
    o forum ta parado mesmo no geral, precisamos de um post novo que faça voltar os grandes debates que ja tivemos...

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Existem músicos profissionais que não utilizam instrumentos 4/4?