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cellolover Veterano |
# set/11 · Editado por: cellolover
Será a fibra de carbono o material do futuro para os instrumentos de corda? Uma mostra do resultado no video
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rocknroll1234 Veterano |
# set/11
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pô,pra mim tanto faz.
mas se for para ficar leve não tem utilidade pra mim.
se for por causa de acustica,acho que deviam fazer outro video com madeira pra comparação...
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cellolover Veterano |
# set/11 · Editado por: cellolover
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rocknroll1234 Principal vantagem da fibra de carbono é a maior resistência mecânica e a ambientes hostis (humidade, calor). A madeira tem timbre melhor, mas pode extinguir-se em alguns anos. Veja um video com cellos tradicionais.
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rocknroll1234 Veterano |
# set/11 · Editado por: rocknroll1234
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CITAÇÂO: Principal vantagem da fibra de carbono é a maior resistência mecânica e a ambientes hostis (humidade, calor). A madeira tem timbre melhor ______________________ eh,com toda certeza é,com toda certeza,a madeira não será substituida tão facilmente CITAÇÂO: mas pode extinguir-se em alguns anos. Veja um video com cellos tradicionais.
______________________ até onde sei,a a madeira melhora a acustica com o passar do tempo,pois vai ficando mais seca,então não sei não...
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Die Kunst der Fuge Veterano |
# set/11
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Não tenho absolutamente nada contra. Já ouvi gravações de gente muito boa usando instrumentos em fibra de carbono e o resultado foi excelente, cumpriu tão bem o seu papel quanto um instrumento de madeira.
Neste aspecto eu não sou nada conservador.
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Ken Himura Veterano |
# set/11
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Acho que é mais uma questão de quem vai fazer o instrumento e quem vai tocar, e com o quê.
Com certeza existe uma busca por algo que substitua a madeira hoje em dia, mas eu duvido que deixem de fazer instrumentos de madeira por muitas décadas ainda,
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cellolover Veterano |
# set/11
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rocknroll1234 Eu não me expliquei bem. Quando disse que a madeira pode extinguir-se em alguns anos, estava me referindo às árvores e não aos instrumentos em si. Die Kunst der Fuge Eu acredito que existe uma diferença sim, de timbre, e ela não é pequena. Toquei num cello do mesmo fabricante dos que estão no vídeo, um Luis & Clark. Eles são mais nasais e tem menos cor. Pelo menos foi o que senti quando experimentei. Mas como o estoque de madeiras de liutaria está se esgotando muito rapidamente, acho que o futuro será dos instrumentos de fibra sintética. Ken Himura Espero que sim, Ken. Mas de qualquer forma, as fibras de carbono e compostos já estão crescendo bastante no mercado de instrumentos. Por enquanto é o melhor substituto para a madeira.
Obrigado a todos que responderam. Achei o fórum meio parado e quis levantar essa discussão também para movimentar as coisas.
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rocknroll1234 Veterano |
# set/11
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Eu não me expliquei bem. Quando disse que a madeira pode extinguir-se em alguns anos, estava me referindo às árvores e não aos instrumentos em si.
bem,da onde você acha que vem a fibra de carbono?
e tambem,arvore é algo que pode ser plantado,portanto as empresas bem que podiam plantar uma muda pra ficar no lugar de cada arvore cortada,né?
isso resolveria esse problema,só falta os empresarios serem menos sovinas.
onde quero chegar é que a arvore realmente não é um recurso infinito,mas é renovavel.
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cellolover Veterano |
# set/11 · Editado por: cellolover
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rocknroll1234 Olá. Bem, hoje a maior parte da fibra de carbono de alta resistência mecânica é proveniente da PAN (poliacrilonitrila), composto sintético e não de celulose de fonte orgânica (como as árvores ) embora qualquer material rico em carbono possa ser usado como fonte primária. Em todo caso, as madeiras para instrumentos de cordas não vem de árvores fáceis de renovar. Primeiro porque crescem apenas em climas frios e secos, sendo as melhores em altitudes elevadas. Isso torna mais difícil uma política de reflorestamento. Sem contar problemas políticos que podem prejudicar ainda mais as tentativas de manejo. Exemplo: a China hoje produz gde quantidade de instrumentos com madeiras nobres e não parece haver vontade de diminuir a exploração em áreas como o Tibet...Isso ajuda a explicar o baixo preço dos produtos chineses comparados aos de outros países, além da mão de obra infinitamente mais barata. Concordo plenamente com sua afirmaçâo sobre alguns empresários e sua boa idéia de induzir as empresas a reflorestar. Precisamos de árvores e não só para fazer instrumentos. Abraços!
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rocknroll1234 Veterano |
# set/11 · Editado por: rocknroll1234
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cellolover eh,e compostos sinteticos normalmente vem do pertóleo,que embora seja abundante,é um recurso não renovavel,por isso a minha campanha contra a fibra de carbono.
por isso plantar mais madeira,porque a madeira pelo menos é um recurso renovavel não tão dificil de fazer aumentar quantidade(embora demore pra crescer).
tambem existem arvores boas pra fazer instrumentos,como o ipê que demora 20 anos pra ficar com um tamanho satisfatorio,só não sei se existem ipês grandes o suficientes pra fazer instrumentos grandes como violoncelos e contra baixos acusticos.
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Dr Nick Veterano |
# set/11 · Editado por: Dr Nick
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Ken Himura Acho que é mais uma questão de quem vai fazer o instrumento e quem vai tocar, e com o quê.
Com certeza existe uma busca por algo que substitua a madeira hoje em dia, mas eu duvido que deixem de fazer instrumentos de madeira por muitas décadas ainda,
concordo plenamente, dois exemplos
Alem disso, no caso dos cellos descobri que o Yo-yo ma tem um destes da Luis & Clark, sendo que ele é considerado por muitos o melhor violoncelista da atualidade e um dos melhores de todos os tempos.
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cellolover Veterano |
# set/11
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Dr Nick Também espero que possamos contar com instrumentos de madeira, não apenas por algumas décadas, mas pelo tempo que precisarmos. Quanto ao Yo Yo Ma, ele realmente possui um Luis & Clark, alguns dizem que ele comprou, outros que ele ganhou, por ser endorser dos fabricantes. De qualquer forma, são intrumentos muito bons a preços que eram considerados relativamente baixos na época em que foram lançados (algo em torno de cinco mil dólares). Agora, custam em torno dos 7 mil, preço pelo qual se conseguem bons intrumentos de madeira. Mas nada comparável aos preços de intrumentos de concertista, cotados em média dos 30 mil dólares para cima. De qualquer forma, o futuro dirá. Até lá, podemos curtir os dois tipos ; )
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Dr Nick Veterano |
# set/11
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cellolover
concordo com voce, o jeito e tentar ver qual deles se encaixa melhor em cada situação
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