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Yusuke Urameshi Veterano |
# mar/11
Fala galera !!
Tem uns tópicos aqui no fórum sobre esse assunto de tonalidade mas as respostas são muito imprecisas e até "viajantes" , as vezes.
Nas aulas de piano , recentemente comecei a estudar as escalas e seus tons relativos.
Blz ! Sei que o tom relativo menor de uma escala maior é sempre o seu sexto grau. E o tom relativo maior de uma escala menor é sempre o seu terceiro grau.
Usando como exemplo o minueto 20 de Bach
http://www.sheetmusic1.com/new.great.music/bach.minuet.dminor/bach.dem o.gif
A julgar pela armadura de clave, o tom só poderia ser F ou Em
Minha duvida é : Eu devo considerar a primeira e última nota da melodia ou somente a última é suficiente pra afirmar q a musica esta em Em ?
Ou eu to viajando e a música é em F msm ?
Desde ja , agradeço.
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Gaiteiro15 Veterano |
# mar/11
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Cara, F e Em não são tons relativos, a relativa de F é Dm, e a de Em é G. Pra determinar o tom entre a relativa maior e menor, você precisa analisar a melodia mesmo, a progressão de acordes etc. Por exemplo, uma música cuja sequência é: F,C7,Bb,F. É certo que o tom é F. Ou a própria noção de modo, se a música soar soturna, menor, se soar mais alegre, maior(simplifiquei bastante). Esta aí me parece ser Dm.
Se falei totô me descupem e as correções serão bem-vindas.
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Yusuke Urameshi Veterano |
# mar/11
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Gaiteiro15
Dm !! Isso. Foi mal cara, me confundi aqui na relativa.
Sendo a última nota um D, a dúvida principal é justamente se em todo caso ou na maioria dos casos a ultima nota é determinante para a tonalidade.
Ou se realmente tem outros critérios necessarios pra descobrir o tom.
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Gaiteiro15 Veterano |
# mar/11
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É o que eu te falei acima. Neste caso tem um outro fator: no compasso n°3, a nota que começa é Dó#, e a do baixo é Lá. A combinação destas notas evidencia o uso da escala de Dm harmônica. Este um dos fatores, daí volta o que eu te disse anteriormente, os acordes, etc.
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Yusuke Urameshi Veterano |
# mar/11
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Gaiteiro15
Blz , vlw cara !!
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Ken Himura Veterano |
# mar/11
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Como disse o colega Gaiteiro15, você tem que olhar a progressão harmônica pra determinar o tom. Só olhar a primeira ou a última nota não funciona bem, porque tem músicas que terminam "suspensas" na subdominante, outras terminam na dominante, às vezes rola uma modulação...
O importante é ver como a harmonia tá se movimentando!
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