Flauta Pifaro: Qual tonalidade comprar?

    Autor Mensagem
    janick
    Veterano
    # jul/10


    Então, pretendo voltar a tocar flauta, e achei bem bacana a sonoridade deste tipo de instrumento. Porém me deparei com uma dúvida: Cada flauta é feita para um determinado tom. Certo? Por exemplo, eu tenho uma flauta em A. Ela vai estar dentro das tonalidades do campo harmônico de A, é isso? Caso eu vá tocar algum outro tom que não seja nem A nem o relativo de A(E né?) vai ficar fora? Eu to querendo entender isso, como funciona isso.

    Obrigado!

    Ps - Já que não tinha um fórum específico imaginei que esta pergunta seria mais adequada à este fórum.

    Abçs

    Stalingrado
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Rapaz, com a gaita também funciona assim, acho louco esse lance e nunca entendi direito como funciona.

    janick
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Stalingrado
    Fala mestre! Pois é, eu to achando isso uma loucura total! Imagina se para cada tonalidade você precisar de uma flauta diferente! Dai eu precisaria comprar umas 7 flautas diferentes! rsrs

    janick
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    A minha pergunta:

    Existe flauta em alguma tonalidade que seja "pau pra toda obra"?

    kiki
    Moderador
    # jul/10
    · votar


    eu nao sei qual flauta é essa

    na flauta doce, por exemplo, ela tem um tom, mas é possivel fazer os acidentes e usar ela em outros tons.
    as flautas doce comuns sao em dó, e voce tem acho que 3 oitavas.

    a gaita comum tem tom definido, os profissionais andam com um estojo com um kit de gaitas.

    existe gaita com acidente, ela tem um botaozinho do lado que abre as notas.

    Existe flauta em alguma tonalidade que seja "pau pra toda obra"?
    a versatilidade do tom depende do seu repertorio.

    janick
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    kiki
    Cara, eu nem comprei ainda né?
    Dai fica complicado. Eu mesmo não tenho idéia do que eu tocaria. Minha ideia era gravar trilhas sonoras e tal. Agora que já fechei meus equipamentos do home, eu queria comprar uns instrumentos diferentes, assim como flauta, bongo, violino e se possível num futuro até metais.

    The Root Of All Evil
    Veterano
    # jul/10 · Editado por: The Root Of All Evil
    · votar


    janick
    Por exemplo, eu tenho uma flauta em A. Ela vai estar dentro das tonalidades do campo harmônico de A, é isso?

    Não tenho muita certeza do caso do pífaro, mas quando se referem a isso nos instrumentos que eu conheço (madeiras e metais em geral) não é isso que significa.
    O que isso quer dizer é que a afinação deste instrumento se baseia na fundamental de A, portanto ele é um instrumento transpositor, mas isso nada tem a ver com limitações das tonalidades que ele pode ser usado pra tocar, pois provavelmente ele tem todas as 7 notas e seus acidentes.

    Por exemplo, um clarinete tem afinação em Bb, ao ser pautado na partitura, as notas devem ser transpostas, pois os instrumentos são escritos como se fossem afinados em C, portanto, para o clarinete, as notas devem ser escritas um tom acima.

    Uma analogia que fica fácil, pra gente que é guitarrista, entender é imaginar uma guitarra na afinação padrão e outra afinada um tom abaixo.

    Ai você sabe tocar uma música na guitarra na afinação padrão e quer escrever uma partitura pra tocar na outra guitarra... você escreveria as notas UM TOM ACIMA do normal, justamente pra compensar esta diferença de afinação.

    É este o raciocínio dos instrumentos transpositores, sacou? É a isto que eles se referem quando informam a afinação de um instrumento de sopro e não às tonalidades que ele é capaz de tocar.

    Bem, como eu disse, isso vale pros instrumentos que eu conheço, como flauta, clarinete, oboé...

    Gaita eu sei que não é assim, mas nunca pesquisei como funciona.

    Pífaro eu não sei se é um instrumento transpositor ou se se comporta como uma gaita.

    Abraço.

    kiki
    Moderador
    # jul/10
    · votar


    The Root Of All Evil
    pode ser isso tambem, nao tinha pensado...

    Gaita eu sei que não é assim, mas não entendo como funciona.
    gaitas comuns tem as notas limitadas mesmo.
    uma gaita em dó só tem as notas naturais, e nem todas.
    tem a oitava central completa, e antes e depois tem só as tríades principais.

    ps.: acabei de ver na wikipedia que pífaro é o mesmo que pífano ou pife
    +_+

    The Root Of All Evil
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    kiki
    gaitas comuns tem as notas limitadas mesmo.
    uma gaita em dó só tem as notas naturais, e nem todas.
    tem a oitava central completa, e antes e depois tem só as tríades principais.


    Saquei.
    Tem harpas que são afinadas diatonicamente também (embora existam as cromáticas).

    kiki
    Moderador
    # jul/10
    · votar


    The Root Of All Evil
    deve ser parecida a logica.

    alias, outro dia eu tava vendo harpa na tv, parece que tinha um pedal... é algum tipo de abafador, tipo pedal de piano, ou é pra botar os acidentes?

    The Root Of All Evil
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    kiki

    Pra botar os acidentes!

    Ken Himura
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Depende de como foi construída a flauta. A Yamaha tem uma linha cromática de pífaros - eu tenho um, em dó. Agora, os pífaros em geral são assim mesmo, diatônicos. Geralmente em ré e em lá (tipo aquelas flautas de pvc que os hippies ficam vendendo nas praças. Você mesmo pode fazer uma!). Os desse tipo têm 6 buracos de dedilhado. Os com 10 ou 11 são cromáticos.

    Ken Himura
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    kiki
    Abafar na harpa é uma técnica de mão. A menos que seja pra fazer outros efeitos, aí usa-se algo entre as cordas. Mas é bem raro.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Flauta Pifaro: Qual tonalidade comprar?