Flauta Doce não é brinquedo =D

    Autor Mensagem
    samuelbreder
    Veterano
    # mar/11


    Oi pessoal, sou instrumentista, e logo após o violão começei estudar flauta doce, desde então me apaixonei pelo instrumento. Ao contrário do que a maioria pensa, flauta doce não é um brinquedo (a não ser aquelas de R$1,99 que a gente encontra por aí) hehehee. Flauta Doce tem uma história, pertence a uma família de instrumentos, e existem peças exclusivas para ela. Utilizada geralmente para a musicalização em escolas de música, é aprendida "à força" por quem quer aprender outra coisa, ou até mesmo os professores ensinam como se fosse apenas uma obrigação para se chegar a outros instrumentos. Devido à facilidade inicial em se tirar som da flauta doce, a mesma é utilizada para tal inicialização, porém pouco se sabe e/ou se explora suas possibilidades e técnicas, que vão desde a música barroca à música moderna experimental. Gostaria de criar este tópico para desmistificar essa imagem banalizada que a flauta doce tem.
    Quem conhece o Quinta Essentia Quarteto? É um belo exemplo de quanto é interessante esse instrumento. Existem outros grupos e instrumentistas que se utilizam da flauta doce, e gostaria que fossem divulgados aqui, como forma de compartilhar e resgatar esse instrumento.

    Quinta Essentia - Site Oficial

    aí vão tabelas de digitação e técnicas de quase todos os tipos de flautas doces

    Recorder Fingerings - Em Portugês

    Obrigado pessoal!

    Gaiteiro15
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    legal é gravar com o Audacity uma faixa de violão solo ou outro instrumento e depois gravar em cima um arranjo com um duetinho de flauta doce. Bem legal.

    Ken Himura
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Flauta doce, se não me engano, era o 2º instrumento mais tocado na época do Barroco. Não é brinquedo mesmo!



    Loues
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Ken Himura
    Qual era o primeiro?

    Ken Himura
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Loues
    Teclados. Praticamente todo mundo tocava cravo e/ou órgão e derivados.

    thifm
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    samuelbreder
    Mas infelizmente tem um monte de gente que a trata como brinquedo...

    Com o pessoal que toco, temos uma flautista... começou na doce... já está na transversal...

    Sem comentarios para os arranjos que são possíveis com esse instrumento!!

    Lunna_Th
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Acho que as pessoas vêem flauta doce como brinquedo justamente por esse ser um dos instrumentos para iniciação musical das crianças e porque encontramos, como disseram, flautas em lojas de R$ 1,99...

    O som é lindo mesmo, mas acho que esse preconceito está tão fixo no meio musical que, como o thifm citou acima, a maioria dos que começam na doce logo passam pra transversal já que esta dá uma aparência mais profissional ao músico.
    É normal, assim como no Japão a maioria das crianças é iniciada no violino, aqui a flauta é o auge para os pequenos e, quando um adulto cisma de tocar, acaba sendo motivo de piadinhas.

    Eu adoro o som e já vi Greensleeves tocada de todo jeito, mas nenhuma é tão linda quanto na flauta...



    samuelbreder
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Legal saber que não estou sozinho no mundo, e que tem mais gente que gosta da musicalidade da flauta doce =D
    Olha só uma orquestra de flautas doce:


    muito bom mesmo!

    luquinhas12
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    eu gosto mais da transversal.

    Morgenstern
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Também adoro flautas doces , são fáceis de tocar e tem um som maravilhoso
    Tenho uma soprano profissional de madeira e uma contralto de resina.

    Não me arrependo.

    GabrielRocha
    Veterano
    # mar/11 · Editado por: GabrielRocha
    · votar


    samuelbreder

    Po eu tambem me apaixonei pela flauta doce. Eu começei na escola, na aula de musica já que era um instrumento facil e barato, ele me ajudou a aprender teoria musical, e fiquei estudando uns 3 anos na escola.

    O pior momento que eu passei com ela foi numa festa da minha prima em que acharam minha flauta e ficaram assoprando eu vi, tive uma vantade de emfiar a por... nas crianças...

    Lunna_Th
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    GabrielRocha

    Imagino a cena de vc com ciúmes da sua flauta ahUAHuhauHUA
    Sei beeem como é, já caí na besteira de emprestar meu violino para um amigo de confiança que é auto didata e queria aprender violino, não achei boa ideia, por causa dos vícios e tals, mas ele teimou e levou meu filhote.
    Ficou com ele uns 4 meses, fui sondar a evolução e o cara nem tinha pego no instrumento, fiquei p da vida e tomei de volta, empresto mais nunca ahUAHuahuHAUhua

    Tenho uma Flauta Doce Yamaha, azul transparente e curto que só, mas sou doida por uma de madeira, acho o som mais bonito e tals.

    Morgenstern
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Lunna_Th
    Eu adoro o som e já vi Greensleeves tocada de todo jeito, mas nenhuma é tão linda quanto na flauta...

    Nossa , eu também adoro essa musica.
    Foi a primeira em que aprendi na flauta.

    O som é lindo mesmo, mas acho que esse preconceito está tão fixo no meio musical que, como o thifm citou acima, a maioria dos que começam na doce logo passam pra transversal já que esta dá uma aparência mais profissional ao músico.

    A flauta transversal tem um maior range de notas e permite diversas técnicas que na doce não é possivel e isso tirou o posto dela em orquestras.
    É um instrumento ótimo para iniciação musical , agora pra tocar em orquestra moderna nen vira.

    Loues
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Ken Himura
    Ah, bom saber...


    Vocês que tocam flauta doce aí, como é o repertório de vocês? É mais música barroca ou tem coisas mais recentes também? Ou as coisas mais recentes se tocam na transversal?

    Ken Himura
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Loues
    Tem música moderna feita pra flauta doce.

    stradivari
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Bom dia pessoal, me desculpem mais acabo de me cadastrar neste forum e não sei usa-lo corretamente. Gostaria de falar sobre violino, como posso fazer para postar mensagens com interessados receber dicas e etc..? e como encontrar mensagens atualizadas?
    Agradeço a todos desde já!

    stradivarius2011@live.com

    Morgenstern
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    stradivari
    Boa tarde ,

    Tem um post definitivo sobre violino na lista de post.

    has4
    Veterano
    # mar/11 · Editado por: has4
    · votar


    samuelbreder e interessados:

    O presente tópico me reportou a um outro. Talvez valha a pena serem relidos os textos do tópico a seguir, de 2009. Lá tratávamos sobre o mesmo espírito do assunto aqui tratado - "Flauta Doce não é brinquedo" (de fato não o é mesmo!):

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/15/222016/

    Morgenstern
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    has4
    Só pela resposta do segundo post , eu ja dava close topic ... kkkk

    Ken Himura
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    A flauta transversal tem um maior range de notas e permite diversas técnicas que na doce não é possivel e isso tirou o posto dela em orquestras.
    Flauta doce nunca fez parte do quórum orquestral. Quem entrava no lugar dela desde os primórdios da música de câmara era a flauta transversal de madeira, o Traverso.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Flauta Doce não é brinquedo =D