Flauta Doce pra quem vai aprender Sax Tenor

Autor Mensagem
blonski
Veterano
# dez/09


Bom dia, qual Flauta Doce é a mais indicada para quem adora o timbre de saxofone Tenor ? Seria a Flauta Doce Barroca Tenor ?

Luiz Almeida
Veterano
# dez/09
· votar


blonski

Um instrumento nada tem a ver com o outro.
Se você vai aprender a tocar sax, estude sax.
Flauta doce não tem palheta na boquilha, o que já é uma diferença.

blonski
Veterano
# dez/09
· votar


Luiz Almeida, bom dia, pelo que pesquisei, flauta doce tem tudo a ver com saxofone, pois, muitos saxofonistas profissionais tocaram antes flauta doce, visto que o saxofone tem o mesmo princípio.

fran329
Veterano
# dez/09 · Editado por: fran329
· votar


Luiz Almeida

Luiz, faz sentido o que o blonski falou, não sei onde mas também já li algo parecido sobre muitos saxofonistas começarem com flauta, pelo menos para aperfeiçoar os dedinhos, ganhar mais agilidade essas coisas, não que as notas sejam as mesmas, afinal de contas eu nem faço idéia se são, mas a maneira como se toca os dois é parecida, se bem que eu acho mais provável uma semelhança entre flauta transversal com sax do que a flauta doce.

blonski

Olá, nós aparentemente somos brigões, mas não se assuste, somos legais, ajudar é com a gente mesmo!

blonski
Veterano
# dez/09
· votar


He,he,he...

Eu sei, tem muita coisa que ajuda bastante aqui, os tópicos do Ivan Meyer sobre Sax ajudam bastante.

blonski
Veterano
# dez/09
· votar


Aqui tem o Derico do programa do Jô falando sobre seu início na carreira:

http://www.youtube.com/watch?v=fZVhq_BI0xU&feature=PlayList&p=018C51E2 C9D4D408&index=14

nichendrix
Veterano
# dez/09
· votar


blonski

Nenhuma flauta dá som próximo ao sax.

Flauta ajuda no aprendizado do iniciante. Aprender as notas, desenvolver coordenação, aprender respiração diafragmática e afins, são conceitos comuns a todos os palhetas (a flauta é considerada um instrumento da familia das palhetas tb). No sax e na clarineta o nível de dificuldade é um pouco superior, tem mais registros, tem a palheta, como em geral a pessoa começa cedo, é mais fácil começar pela flauta doce por há menos conceitos pra se lidar ao mesmo tempo. Aí quando o cara pega no sax, já sabe ler partitura, já conhece as notas, já sabe respirar corretamente, já tem uma boa coordenação.

Evita de ficar aquelas aulas todas soprando boquilha e todel sem tocar nada.

fran329
Veterano
# dez/09
· votar


blonski

Sobre o vídeo.
Achei interessante duas coisas que ele disse: a primeira quando ele fala que a música surgiu com ele quando ele surgiu na família (mas que tanto ele), a segunda foi quando ele falou que optou por instrumento de sopro pq a mãe dele não aguentava mais pianistas na família eheheh. Começou com cinco aninhos, com 12 já tocava em uma banda... eu pensei que ele só tocava saxofone, sabe o que faz o Derico.

Você já tem saxofone blonski, ou pretende comprar um?
Eu pelo menos não tenho (ainda), mas quero comprar, preferencialmente um tenor.

fran329
Veterano
# dez/09
· votar


blonski

No quesito saxofone, o nichendrix é bem experiente, ele pode te ajudar muito viu.

blonski
Veterano
# dez/09
· votar


Pois é, estou pesquisando sobre os Yamaha YTS 62 e YTS 62 II, tem o YTS 875 EX pra enfiar o pé na jaca de vez, se acertar na Federal hoje... He,he,he

blonski
Veterano
# dez/09
· votar


Nenhuma flauta dá som próximo ao sax.

Flauta ajuda no aprendizado do iniciante. Aprender as notas, desenvolver coordenação, aprender respiração diafragmática e afins, são conceitos comuns a todos os palhetas (a flauta é considerada um instrumento da familia das palhetas tb). No sax e na clarineta o nível de dificuldade é um pouco superior, tem mais registros, tem a palheta, como em geral a pessoa começa cedo, é mais fácil começar pela flauta doce por há menos conceitos pra se lidar ao mesmo tempo. Aí quando o cara pega no sax, já sabe ler partitura, já conhece as notas, já sabe respirar corretamente, já tem uma boa coordenação.

Evita de ficar aquelas aulas todas soprando boquilha e todel sem tocar nada.
´

Eu pensei se haveria uma flauta doce com a mesma afinação ou um tom próximo...

nichendrix
Veterano
# dez/09
· votar


blonski
Eu pensei se haveria uma flauta doce com a mesma afinação ou um tom próximo...

Eu não sei se tem flauta em Bb, eu conheço muito pouco delas, mas creio que pelas características dos dois instrumentos, não tem jeito deles soarem parecidos.

fran329
Veterano
# dez/09 · Editado por: fran329
· votar


Luiz Almeida
blonski
nichendrix


Meninos eu achei um cara que manda muito bem no sax, o nome dele é Isael Melo, se vocês quiserem conferir segue o link:

Isael Melo


Nota: ele está tocando em um sax da marca Michael.

nichendrix
Veterano
# dez/09 · Editado por: nichendrix
· votar


blonski
Cara, eu não recomendo nenhum desses tenores. A menos que vc realmente vá ser profissional ou tenha dinheiro sobrando. Eu tenho um Conn que nem é top de linha e não me vejo trocando ele, pelo menos não até o dia que eu bater a cabeça numa pedra e decidir virar musico profissional... heheheheh

Sem contar que o YTS-62 é caro pra burro e os série 800 é de 10mil pra cima.

fran329
Veterano
# dez/09
· votar


nichendrix


Mas e se o blonski acertar mesmo na Federal, compra logo um Selmer né.

blonski
Veterano
# dez/09 · Editado por: blonski
· votar


Cara, eu não recomendo nenhum desses tenores


Pois eu vi o Conn de perto, o Selmer americano e o YTS 62 II. O YTS 62 II atualmente todos os lotes tem vindo com a solda branca aparecendo no meio do sax dourado. Os botões são de resina, o som um pouco mais abafado, é laqueado com laca eletrostática. O Selmer americano tem o corpo com latão ligeiramente avermelhado, por causa da liga, tem mais cobre, o metal é mais duro, assim como o som, é mais vibrante. uma tecla a mais que o YTS 62 II e bom acabamento geral. o Con americano, parece que o acabamento é laca. Este eu ainda não ouvi. Estou pensativo a respeito...

Luiz Almeida
Veterano
# dez/09
· votar


blonski
fran329
nichendrix

Vamos botar pra quebrar....

O saxofone é derivado da "CLARINETA", ou seja, é uma clarineta melhorada.... pertence a familia de "MADEIRAS", sim, a mesma da flauta doce..... mas ainda não liguei a flauta doce com o sax, aliás, quase todo músico (principalmente quando criança) começa pela flauta doce, independente de que instrumento vai tocar.

Não sabia que a flauta doce é "palheta" (sub familia).

Fui....

nichendrix
Veterano
# dez/09
· votar


blonski
Pois eu vi o Conn de perto, o Selmer americano e o YTS 62 II. O YTS 62 II atualmente todos os lotes tem vindo com a solda branca aparecendo no meio do sax dourado. Os botões são de resina, o som um pouco mais abafado, é laqueado com laca eletrostática. O Selmer americano tem o corpo com latão ligeiramente avermelhado, por causa da liga, tem mais cobre, o metal é mais duro, assim como o som, é mais vibrante. uma tecla a mais que o YTS 62 II e bom acabamento geral. o Con americano, parece que o acabamento é laca. Este eu ainda não ouvi. Estou pensativo a respeito...

Cara, eu acho que você está comparando os instrumentos errados, o YAS-62 é um dos tops de linha da Yamaha, os Selmer americano são destinados a iniciantes/amadores/semi-profissional, se quer comparar instrumentos de mesma qualidade tente um Selmer Paris que é francês e é a linha top da Selmer, tendo inclusive muitos instrumentos Custom Shop pra lá de sublimes. Agpra são caros, muito caros mesmo.

Pra você ter uma idéia da diferença, os Tenores Selmer Americanos custam na faixa de 1800 dolares, os Selmer Paris começam com 7mil dolares e daí pra cima é ad infinitum.

Luiz Almeida
O saxofone é derivado da "CLARINETA", ou seja, é uma clarineta melhorada.... pertence a familia de "MADEIRAS", sim, a mesma da flauta doce..... mas ainda não liguei a flauta doce com o sax, aliás, quase todo músico (principalmente quando criança) começa pela flauta doce, independente de que instrumento vai tocar.

Não sabia que a flauta doce é "palheta" (sub familia).


Sim, a flauta é da familia dos madeiras. Que eu lembre elas não tem ou não tinham uma classificação clara. Enfim eu vi isso tem mais de 20 anos, naquele tempo não existia a familia das Flautas dentro do madeira, ela era considerado o instrumento que deu origem aos instrumentos de palheta simples, portanto as flautas levavam esta classificação.

Agora é o tipo da coisa, 20 anos atrás a gente só estudava com métodos que estavam pelo menos 15 anos atrasados com o resto do mundo. Hoje eu sei que as Flautas são consideradas uma familia separada.

Mas enfim, a respiração diafragmática, coordenação motora, noção de melodia e ritmo, são bem mais simples na flauta doce, pois você não tem que se preocupar com a pressão que faz na boquilha ou com decorar as chaves e tudo mais.

Eu acho uma evolução natural, já que os principais princípios basicos se matém, você dar para o iniciante um instrumento que facilite tal aprendizado e passar para a complexidade que é um Sax ou Clarineta mais para frente.

Eu comecei direto no sax, e achei muito desestimulantes meus primeiros meses, pq era só soprar boquinha e todel, depois ficar soprando sax aprendendo um monte de chaves que eu vivia me confundindo. Obvio eu tinha 8 anos e não conseguia perceber a importância daquilo, por isso até meio que sinto falta de ter aprendido flauta doce naqueles tempos (algo que nunca aprendi que preste).

blonski
Veterano
# dez/09
· votar


nichendrix
por isso até meio que sinto falta de ter aprendido flauta doce naqueles tempos

Recomendaria então aprender em paralelo um pouco de flauta doce para quem está com vistas no saxofone tenor ?
Quanto ao Selmer americano, não sabia que não estava no mesmo nível do Yamaha YTS 62 II que por hora é a opção, os outros o vendedor mostrou o que tinha disponível.
Eu particularmente simpatizo com Yamaha já a muitos anos, talvez por ter um teclado Yamaha PSR 48 que comprei nos USA antes de existir Windows que eu me lembre. Está até hoje, sem problemas.
O Yamaha, é claro...

has4
Veterano
# dez/09 · Editado por: has4
· votar


Muitos estudantes de musica, e estudantes de instrumentos de sopro, realmente iniciam seus estudos com a flauta doce. O que haveria de similaridade entre sax e flauta doce, poderiamos simplesmente dizer, o fato de ser instrumento de sopro, o fato de ser digitado, o fato de haver posições específicas entre ambos, e haver na escala de DÓ, na flauta, uma certa similaridade aproximada à mesma esclada no Sax, além de, ambos, sax e flauta, servirem para a prática de leituras em partituras executando diretamente o instrumento de sopro. Claro, cada um destes instrumentos têm as suas específicas peculiaridades sonoras, timbrísticas, estéticas, de mecanismo e funcionamento.

Enganam-se aqueles que pensam que flauta doce é um brinquedo, talvez não tenham visto e ouvido este belíssimo instrumento ser executado por profissionais, a primeira vez que tive a oportunidade de ouvir um músico profissional executando uma flauta doce, fiquei simplesmente surpreso com a sonoridade e as complexas peças executadas em várias oitavas que o instrumento, flauta doce, proporciona.

Enfim, para quem não puder possuir de imediato um saxofone (alto ou tenor, e até soprano), é interessante estudar flauta doce, sim. A maioria das escolas ou Bandas de Música, por não ter condições de disponibilizar sax aos muitos alunos desfavorecidos financeiramente, utiliza a flauta doce, bem mais em conta, para os ensinamentos iniciais, o que tem sido bastante válido, daí, alguns enfocarem a similaridade, eu diria, não apenas em relação ao sax (família dos saxofones), mas também ao flautim, flauta transversal, requinta, clarineta, e outros, obviamente, reservadas as peculiaridades inerentes a cada instrumento.

blonski
Veterano
# dez/09
· votar


Tenho alguma noção de teoria musical e flauta doce, e acredito que flauta doce + partitura pode ajudar no aprendizado não só da leitura rápida de partitura como também a tocar melhor e mais facilmente o saxofone. E de quebra a noite quando está aquele silêncio, os vizinhos não vão reclamar, nem ouvir o estudo de flauta doce, visto que não tem uma maneira prática de abafar o som do saxofone.
Eu só não sei, qual flauta doce seria a mais indicada para esta finalidade, qual a afinação e modelo de flauta estaria perfeita para quem quer aprender a tocar saxofone. A idéia é encontrar uma flauta doce que possa fazer esta parceria de estudo com o sax.

fran329
Veterano
# dez/09
· votar


Eu me lembro que quando coloquei na cabeça que queria aprender a tocar sax, andei fazendo várias pesquisas (as quais quase não me recordo), e como já falei em uma delas li sobre saber tocar flauta doce ajudar muito para quem pretende aprender sax, comprei uma flautinha para mim, não uma Yamaha, coisinha simples e bem barata mas não rolou da maneira que eu queria por causa do tempo, gosto e muito de instrumentos de sopro, quando eu tiver verdadeiramente mais tempo para dedicar a mim, e dinheiro também, quero aprender a tocar vários instrumentos musicais e explorá-los da maneira correta, seria algo para ensinar aos meus filhos quando os tiver, um belo legado, acredito que a música nos torna pessoas melhores, é como diria o Miguel de Cervantes:

"Onde há música não pode haver maldade."

fran329
Veterano
# dez/09
· votar


blonski

Nesse site aqui vi um Yamaha YTS 62 usado por quase R$ 6.000,00 reais aparentemente bem conservado.

nichendrix
Veterano
# dez/09
· votar


fran329

E pensar que a ultima vez que eu tive com um na mão pra comprar era 3500 novo.

fran329
Veterano
# dez/09
· votar


nichendrix

Tempos modernos meu caro, fazer o que, mas vc chegou a comprá-lo ou não?

nichendrix
Veterano
# dez/09
· votar


fran329
Tempos modernos meu caro, fazer o que, mas vc chegou a comprá-lo ou não?

Não, eu nunca gostei muito dos Yamaha, na época pensei em comprar outro alto, mas um Selmer, mas terminei que parei de tocar, então não levei a idéia à frente.

blonski
Veterano
# dez/09
· votar


E quanto aos outros tipos de "flautas" como o clarinete e a flauta transversal, elas tem a mesma digitação do saxofone tenor ?
Qual destes entre: flauta doce, clarinete e flauta transversal faz páreo em forma de "digitação" com o saxofone ?[b][/b]

has4
Veterano
# dez/09 · Editado por: has4
· votar


blonski e outros colegas!

Cada instrumento tem sua peculiaridade, eu diria que, da família dos saxofones (soprano, tenor e alto) há sim uma similiradidade na escala quanto ao da flauta doce e transversal, ao menos em uma oitava (uma escala), como acima referido.

Agora, vale lembrar que, eles (saxofones soprano, tenor e alto) são armados respectivamente em Bb (soprano e tenor), Eb (alto), que é um outro assunto a ser explorado, pois para ilustrar, p.e., o dó executado no alto (que é armado em Eb), não tem o mesmo som do dó executado no tenor e soprano (que são armados em Bb).

Quanto à digitação, com acima dito, em relação ao sax alto, tenor e soprano, há sim alguma similaridade na execuação da escala de dó, por exemplo, em pelo ao menos uma oitava (dó a dó). Quanto à clarineta, há mais diferenças quanto á tal similiaridade, lembrando também que, a clarineta (é armada em Bb) e, não por ser armada em Bb, mas é mais rica em oitavas do que os instrumentos de sopro da família dos Sax, por ter mais possibilidade de se executar em mais extensões, contudo, os Saxofones também podem dar mais extensões que o normal, sendo usados os recursos de notas harmônicas, um recurso que, de acordo com as posições das mãos nas teclas, e com uma boa embocadura bem preprarada é possível serem alcançadas notas mais altas (agudas) fora da extensão normal do instrumento, digamos, fora da extensão natural.

ENFIM, não sei se eu estou conseguindo expor com palavras o que seria mais fácil de ser explicado com demonstrações e execuções, mas, se houver algum erro em minhas afirmações acima expostas, gostaria que colegas experientes e profissionais pudessem ajudar, inclusive, reparando alguma qualquer afirmação equivocada que eu tenha feito aqui. Aqui, no fórum FCC, eu sei, tem colegas bem mais experientes que podem responder muitas de nossas perguntas à respeito de tudo o que temos discutido, e eu não gostaria que algo respondido erroneamente pudesse trazer confusões, então, sugiro, aos colegas que, em suas respectivas cidades, procurem em BANDAS DE MÚSICAS locais, e até Escolas de Músicas, músicos que executam estes instrumentos para fazerem uma demonstração à cerca das diferenças entre todos.

Enfim, não deixem de estudar música, e a estudem seja em qual for o instrumento musical; isso sim será bastante válido!



EDITADO:

Não sei se conseguirão acessar, mas o link a seguir tem um material interessante:

http://guia.mercadolivre.com.br/posices-notas-instrumentos-sopro-11090 -VGP

has4
Veterano
# dez/09
· votar


Venho tentando encontrar algo na Internet que realmente demonstre o que discutimos e afirmamos aqui. Estava pesquisando mais sobre o assunto e, encontrei um texto que diz em um pequeno trecho:

"the flute, clarinet, and saxophone have very similar fingering mechanisms"

Comentário meu: De fato, isto ocorre mesmo com a flauta transversal, mais que a doce, já que, a doce não possui teclas e sim, orifícios; e, embora não possua tecla, é também essa escala bastante similar à dos citados intrumentos.

Fonte da pesquisa: http://mysite.du.edu/~abouton/PracticalSaxophone/Pages/Posture.html

Continuarei pesquisando mais sobre o assunto, caso encontre algo mais demonstrativo em vídeo, tabela ou grade de apresentação em partituras ou gravuras, retorno para indicá-lo aos colegas.

blonski
Veterano
# dez/09 · Editado por: blonski
· votar


Bom, visto que o que eu estava querendo era uma flauta doce com som próximo ao de um saxofone, e parecia, eu digo, parecia que tal instrumento não existia...
He,he,he...
Existe ! É um novo instrumento musical de origem havaiana, e está em minhas mãos, chama-se Xaphoon, prenuncia-se Za-foon, não é exatamente flauta doce, não é clarinete, não é saxofone, mas a "tal flautinha" tem 9 buracos para os dedos e sai um som alto e forte que impressiona. Na primeira soprada, cheguei a procurar pelo ambiente, da onde vinha aquela sonzeira...
É, não tinha mais ninguém por aqui, então o som sai dessa flautinha com um timbre encorpado e poderoso, he,he,he...
Como peguei a flauta hoje, vai levar uns dias para sair alguma musiquinha...
Mas taí, tem uma flauta com som de saxofone, e o que é melhor, é de bolso, super portátil, dá pra levar pra qualquer canto, e acho que com treino até vai dar para tirar um som a noite sem incomodar os vizinhos.
Aqui estão os links:

Comprei a Xaphoon preta, veio com palheta de saxofone tenor nº 2.

Liga o som !

http://xaphoon.com/

http://xaphoon.com/MoreabouttheXaphoon.html

http://www.youtube.com/watch?v=lhaLut6Vtho&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=3U3JrOfcxXI&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=dZjXeNioLnI&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=mUvxS64ZUcI&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=dbk5WLlHN6k&feature=related

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Flauta Doce pra quem vai aprender Sax Tenor