BEETHOVEN: obras inéditas e duvidosas

    Autor Mensagem
    Matheus_Strad
    Veterano
    # set/05 · Editado por: Moderador


    BEETHOVEN: OBRAS INÉDITAS E DUVIDOSAS



    Ludwig van Beethoven (1770-1827) o “Gênio de Bonn”, deixou para a posteridade 136 números de Opus devidamente catalogados e conhecidos, e cerca de 145 criações sem número de Opus (WoO- Werke ohne Opus). Além disso, deixou também um acervo de 8 mil páginas de esboços esparramados em vários e diferentes lugares da Europa..

    Esses esboços nos têm proporcionado, entre outras obras, a compilação de um movimento da provável Sinfonia No. 10 que ele iniciara pouco antes de sua morte ocorrida a 26 de março de 1827, e ainda uma variação do “Concerto nº l para Piano e Orquestra“, um “Sexto Concerto” para piano de 1815, mais um ”Trio com Piano em Fá menor” e o início de um “Quinteto de Cordas em Re Menor”. Consta ainda desse acervo, uma obra completa de origem duvidosa, a “Sinfonia Jena”.

    SINFONIA “JENA”: DE FRIEDRICH WITT ?

    A “Sinfonia Jena”, descoberta na Alemanha em 1906 pelo Dr Fritz Stein, tem sido um ponto de divergência constante. Stein, ao estudar os concertos acadêmicos da Universidade da cidade de Jena, introduzidos a partir de 1780 naquela instituição, descobriu uma referência a uma “Anônima Sinfonia em Dó Maior”, datada de 1792.

    Stein encontrou um fragmento de partitura para segundo violino assinada por “Louis von Beethoven”, nome provavelmente grifado erradamente pelo respectivo copista. Stein editou imediatamente a obra e só a tornou pública depois de atestar sua autenticidade em 1909 e, segundo ele, Beethoven a teria enviado de Bonn a Jena.

    Interessante é que essa obra foi composta nos mesmos moldes da “Sinfonia No 97” de Franz Joseph Haydn em 1792, o que levou os estudiosos a deduzirem que Beethoven tomara esta obra como modelo durante seus estudos com Haydn, mudando somente a linha melódica. Segundo Robert Simpson, o movimento final da “Sinfonia Jena”, que é bem “haydiniana”, entretanto ganha vida com a introdução de instrumentos de sopro, toque característico das criacões de Beeethoven.

    A Sinfonia Jena estreou em Londres e tem muito de Beethoven, mas também de Haydn a quem é mais atribuída. Entretanto mais recentemente, segundo Barry Cooper em seu livro “Beethoven - Um Compêndio” - ( Jorge Zahar Editor) afirma que a “Sinfonia Jena” foi identificada há mais de 30 anos como sendo da autoria de Friedrich Witt, compositor e tecladista alemão, organista da corte de Gotha ( ver Landon, 1957). Entretanto, Witt nasceu em 1660 e faleceu em 1713 o que nos leva novamente à duvida, pois o estilo de sua época, “não bate” com o contexto da Sinfonia Jena...

    A VARIAÇÃO DO CONCERTO Nº 1 PARA PIANO E ORQUESTRA

    Mais recentemente, Willem Dressmann de Amsterdam descobriu uma página que fôra arrancada dos cadernos de esboços de Beethoven e que contém uma “cadência“ inédita do Concerto Nº 1, em Dó Maior, Opus 15. Parte dessa “variação” para a mão direita estava completa faltando quase por completa a da mão esquerda. Dressmann completou-a, transformando-a numa peça impressionante, “tratando com espírito”, o motivo de introdução do movimento, segundo o pianista Murray Perahia que realizou a primeira gravação da obra.

    SINFONIA Nº 10 EM MI MENOR

    Essa obra constante de apenas um movimento foi compilada em 1988, pelo inglês Barry Cooper, a partir de vários esboços isolados datados de 1825, descobertos na Inglaterra, e de outro grupo de esboços datados de 1822 e 1824, descobertos ao mesmo tempo por Sighard Brandenburg na Alemanha.

    O Dr Barry Cooper reuniu os esboços disponíveis num 1º movimento daquilo que talvez visse a ser o que Beethoven tinha em mente em suas anotações. Os espaços em branco foram preenchidos com música do mesmo tema por Cooper que estudou profundamente os métodos de composição de Beethoven, o que o habilitou a elaborar esse 1º movimento da “Décima”, dentro dos padrões seguidos pelo “Gênio de Bonn”. O interessante é notar que nem Brandenburg, nem Cooper estavam pesquisando a existência dessa “Sinfonia Nº 10”, e a descoberta ocorreu por acaso ao estudarem rascunhos da “Nona, Opus 125”.

    FONTE: http://www.movimento.com/mostraprintversion.asp?mostra=2&escolha=12&co digo=1207

    Juliano de Oliveira
    Veterano
    # set/05
    · votar


    Hum...mais uma pra coleção!!Mas é muito improvável q alguém venha a reconstruir essa obra da forma q Beethoven realmente tinha em mente!

    Mario Umetsu
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    Está mais que na hora de continuarem a decima sinfonia

    Ken Himura
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    Mario Umetsu
    Como, se Beethoven morreu a quase 200 anos?

    Mario Umetsu
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    Ken Himura
    Não precisa necessariamente ser o próprio Beethoven pra terminar.

    fernando tecladista
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    Ken Himura
    Mario Umetsu

    é so baixar em um centro espirita

    Ken Himura
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    Mario Umetsu
    Mas como a sinfonia seria atribuída a Beethoven se o mesmo só fez 1 movimento??

    Mario Umetsu
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    Ken Himura
    Bah...
    sei la...
    Poderiam terminá-la.
    fernando tecladista
    Psicografar??
    hauhauha

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a BEETHOVEN: obras inéditas e duvidosas