Altura do Cavalete

    Autor Mensagem
    lucas_camargo
    Veterano
    # jun/10


    Olá Pessoal do Cifra Club!!
    Eu estou tocando violino a pouco tempo e vou trocar meu cavelete.
    Gostaria de saber qual é a altura ideal para ele.

    Obrigado^^

    hpept
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    http://www.atelierlabussiere.com/dicas.htm

    Martte
    Veterano
    # jul/10 · Editado por: Martte
    · votar


    hpept
    Bom dia!
    Olhando o site que vc indicou, por curiosidade, fui checar a posição da alma de meu violino e de muitos outros colegas, de acordo com o que o site mostrava como a certa ou a ideal. Enfim, o que constatei é que nenhum dos violinos que observei estão com a alma localizada no ponto que o referido site indica.
    Claro que cada violino tem um som diferente do outro. Seria isso que faz com que a alma seja localizada num determinado ponto para se extrair ou valorizar certos sons que se deseja?
    Tema aberto para discussão
    Abraço!

    Martte
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    De acordo com o Luthier Tavares

    (http://violinovermelho.wordpress.com/2009/08/07/para-que-serve-a-alma -do-violino/)

    "A função mais legal da alma é de poder ser regulada. É ai que a coisa pega. Existe um lugar teórico, mas na pratica só um luthier que sabe tocar violino é capaz de achar este lugar, ou terá que ficar testando com o músico até encontrar, se souber encontrar, porque é raríssimo eu ver um violino com a alma no lugar, dando o máximo que o violino pode dar sem comprometer a qualidade do violino.

    A alma pode ser regulada se acordo com o gosto de cada proprietário.

    Pode favorecer mais os agudos ou mais os graves, ou pode ser mais estridente ou mais doce e suave, vai do gosto de cada músico."
    O que vcs acham?

    hpept
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Martte

    Como vc bem falou, existe uma posição teórica, ditada eu acho por questões estruturais e acústicas da caixa. A alma suporta e distribui a pressão que as cordas exercem sobre a tampa, evitando que esta afunde e possa se danificar, além de transmitir as vibrações de forma que a cavidade entre tampa e fundo ressoe em concordância amplificando o som. Mas como que não existe um violino igual ao outro, mesmo entre os industriais, segue que a localização certa da alma para cada violino é diferente. Agora avaliar se a posição da alma está correta, é outro papo. Provavelmente os ajustes são tão finos que só um ouvido experiente e bem treinado saberia reconhecer (eu não seria capaz).

    hpept
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Falando em cavalete, acabei de trocar o do meu Eagle 644. Comprei um Aubert 3 estrelas alemão e, com as medidas do site do Atelier Labussiere, esculpi ele até o ponto certo. Não é uma coisa dificil, basta ter um pouco de manualidade. Esta história que o único que pode mexer no violino é uma fria... não acreditem. Qualquer um pode fazer. Já é o segundo cavalete que regulo, este e o do violino do meu filho, e o cavalete ficou bem melhor do que veio com ambos os violinos, e o som agradece.
    Já que fiz esta reforma, aproveitei para trocar o encordoamento, um Mauro Calixto que já estava com mais de 7 meses, e coloquei um Dominant novinho em folha.
    Rapazes, parece outro violino... espetacular!!!!
    Não sei porque esperei tanto... realmente vale a pena gastar um pouco mais e ter um setup bom do que ficar com aquele negócio meia boca. Quem tiver a possibilidade, não pense duas vezes. Fica ai a minha dica. Valeu.

    Martte
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    hpept
    Coincidentemente, fiz isso hj tb. Só que não fui eu, foi o luthier...rss.
    mas como vc falou, acho que é possível, pra quem tiver paciência, tranquilidade... e um pouco de jeito e conhecimento.
    Meu violino é igual ao seu. Coloquei um cavalete Albert 3* tb, só que com ébano no mi. Coloquei-o um pouco mais baixo do que essa medida do site, pois o que usava antes, com essa medida, ficou um pouco alto.
    Troquei as cordas MC por D´Addario Helicore. Nossa, como melhorou o som. Todos já achavam esse violino com um som excelente, agora então... que sejamos felizes!!!!!
    Abraço!!!!

    hpept
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Martte

    Olá... que coincidência, hein? Meu cavalete também tem enxerto em ébano na corda mí, e eu também acabei de fazer o cavalete um pouco mais baixo do que o outro. Acho que que altura no ponto da corda lá ficou um pouco baixa, só um pelinho, mas da para sentir a diferença, pois acontece agora que esbarro no mí com mais frequência do que o normal...rsrsrs, portanto preciso me acostumar. Sobre a altura certa, acho que vai muito a gosto do musico, já vi de tudo: muito altos, muito baixo, muito arqueados, muito chatos, muito finos, muito grossos... o importante é conseguir tocar confortavelmente. Abraços, e curta seu violino, que por sinal, é muito bom.

    blonski
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    A altura do cavalete é conforme a espessura da corda, a mais grossa vibra com movimento mais amplo que a mais fina, logo a mais fina precisa de menos espaço, se notar o corte é torto, não é igual nas duas pontas. Já a base tem que ser bem justa, ajustada com uma lixa fininha e um suporte de cavalete, para lixar sem varirar o ângulo.

    GCJuNiOr
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Para melhor vibração sugiro afinar o cavalete.
    DICA:voçê transporta o seu violino no porta-malas?
    Pare com isso já.
    O cavalete tem um formato que o garante resistência mas não é inquebrável.As cordas exercem uma força de mais de 30 Kg sobre o cavalete

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Altura do Cavalete