Muito velha para começar?

    Autor Mensagem
    vaniamb
    Veterano
    # jun/10


    Pessoal, sempre tive um grande sonho: tocar cello.
    Também amo piano e outros instrumentos (flauta, violino...), mas cello me dá uma sensação indescritível...
    Tenho 27 anos e nunca tive contato nenhum com este instrumento... Será que está meio tarde para começar? Existe uma idade ideal?

    CheshireCat
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    vaniamb

    Nunca é tarde pra fazer aquilo que você tem vontade!

    Idade ideal seria na infância, porque aí você vai chegar à idade adulta com um bom conhecimento. Mas isso não quer dizer que se você não começou criança é tarde demais pra começar.

    Então, vai fundo! Cello é lindo. =)

    TerraSkilll
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    vaniamb
    Existe uma idade ideal?
    Sim: entre 0 e 9999999999999999999 anos. Acima disso, suas articulações podem não aguentar :-)

    Esquece esse papo de idade. Mesmo se você pretender ser profissional, o fato de começar com 27 anos não deve te preocupar, e você tem a vantagem de saber exatamente o que quer.

    Abraço.

    Curly
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    vaniamb

    eu comecei a tocar guitarra depois dos 30 anos !

    CheshireCat
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    TerraSkilll
    e você tem a vantagem de saber exatamente o que quer.

    É. Muita gente fala que deve-se começar criança, mas crianças que começam obrigadas pelos pais não rendem tanto. Se você começar adulta, vai se dedicar mais por estar fazendo por vontade própria. ;)

    vaniamb
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    Pois é... Estava justamente pensando em pôr a minha filha de 5 anos na aula de violino, já que ela mesma me pediu... Acho que vou acabar fazendo aula junto com ela! :-D

    CheshireCat
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    vaniamb
    Olha que legal!! Mãe e filha aprendendo música juntas. Eu apoio! =D

    overlappingcircles
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    eu parei com a musica com 18 anos, voltei com 35, melhor coisa que ja fiz na vida!!!! vai com tudo :)

    Martte
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    vaniamb
    Boa noite, garota!!!!
    Vá com tudo. Se vc tem esse grande desejo, realize.
    Vc é muito jovem ainda, pode inclusive, se quiser, fazer carreira profissional.
    Tenho uma amiga que começou a estudar música e a aprender a tocar a cello com 45. Após um ano e meio de estudo já toca ( e muiiito bem) em duas orquestras.
    Claro que é preciso muita vontade e, principalmente, dedicação.
    Essa amiga entrou até pra musculação e ioga pra ficar mais resistente. E deu certo.
    O limite do seu sonho é vc mesma.
    Abraço!!!
    Abraço

    Alvaro Henrique
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    vaniamb

    Se imagine com 40 anos.

    Se você não começar a tocar cello, vai ter 30 anos de vontade reprimida.

    Se você começar a tocar cello agora, vai ter 13 anos de estudo do instrumento e vai estar tocando bem.

    O quê você prefere?

    hpept
    Veterano
    # jun/10 · Editado por: hpept
    · votar


    Corra atrás do seu sonho, se é isto que vc quer pise fundo. Eu comecei tocar violino com 38 anos e meio, e estou gostando muito.
    Comprei uma viola também e ainda pretendo adquirir um violoncello.
    Nunca é tarde para nada, e se vc não conseguir nesta vida, fica ai a intenção para a próxima.

    Olha que legal!! Mãe e filha aprendendo música juntas. Eu apoio! =D


    Eu também faço aula de violino com meu filho de 8 anos, todo sábado, uma hora ele, uma hora eu e durante a semana cuido do treino dele. É muito legal.

    vaniamb
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    Legal, pessoal.

    Estou bem animada, e estou resolvendo uns casos urgentes desta vida corrida, mas até mês que vem pretendo me matricular. Obrigada pela força!

    :-)

    Vespucciana
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    bem..eu só tenho 14 aninhos e tbm já tenho essa preocupação....Vou começar a ter aulas de violino agora, e sei, que a maioria dos profissionais começaram com seus 5 anos de idade , e com seus 14 já estavam EXPERTS..(risos).... Mas, essas pessoas que começam pequenininhas, algumas até antes mesmo de aprenderem a ler, não tomaram a decisão de aprender o tal instrumento (cello, violino, etc...) sozinhos..A maiorias dessas crianças , tem pais que já tem uma história c/ esses instrumentos e já fazem ou fizeram parte do mundo da música... COMO MEUS PAIS IRIAM ADIVINHAR QUE EU IRIA QUERER FAZER VIOLINO?? NÃO DÁ... NÉ?? Mas, 27 anos... Na verdade, nunca é tarde para aprender um instrumento dependendo do seu objetivo.. Se vc quiser ser uma PROFISSIONAL, e quiser trabalhar c/ isso, SIM, ESTÁ MUITO TARDE.. Agora, se vc quiser aprender apenas por hobby e por gostar do instrumento, SE JOGAA!!!! PS: ANTES TARDE DO QUE NUNCA. !!! bjs e boa sorte..

    TerraSkilll
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    vaniamb
    Legal, pessoal.

    Estou bem animada, e estou resolvendo uns casos urgentes desta vida corrida, mas até mês que vem pretendo me matricular. Obrigada pela força!

    Legal, aguardamos em breve sons seus e de sua filha. Grande abraço e bons estudos.

    Vespucciana
    (...)Mas, 27 anos... Na verdade, nunca é tarde para aprender um instrumento dependendo do seu objetivo.. Se vc quiser ser uma PROFISSIONAL, e quiser trabalhar c/ isso, SIM, ESTÁ MUITO TARDE.. (...)
    Poderia me dizer por que acha isso? Acha que um profissional de música só pode ser formado desde muito jovem?

    Abraços.

    luquinhas12
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    TerraSkilll

    acho que ela não quis dizer isso,mas geralmente,a pessoa que quer ser artista,quer desde criança,quando vem suas primeiras impressões e contatos com o instrumento...
    eu comecei no violão ano passado,por vontade própria.Música é uma coisa muito boa de se ouvir,quanto mais,de se fazer (:

    vaniamb
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    Pois é. Isso é muito interessante. Quando eu era pequena nunca houve na minha família aquela tradição de se cultivar as boas coisas... Meus avós e meus pais só ouviam músicas sertanejas (podem imaginar a tortura que era uma festa em família para mim?) e eu só fui ter contato com música erudita já na adolescência. Aí fui ficando cada vez mais seletiva... Hoje em dia me acho exigente demais, mas vale à pena: minhas filhas já demonstram desde cedo (3 e 5 anos) preferência por clássicos, jazz e bossa nova - especialmente a mais velha que vem me cobrando todos os dias suas aulas de violino!! rsrs

    vaniamb
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    Me lembrei de uma coisa engraçada: quando eu tinha uns 5 anos meu avô comprou um disco de música clássica: o disco "Valsas Vienenses", para o casamento da minha tia. Era o único disco de música erudita em casa e a única pessoa que o ouvia era eu: pedia para minha avó pôr "o disco da bailarina" pra mim e ficava lá ouvindo... rsrsrs. Na verdade isso lembra muito minhas filhas!

    vaniamb
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    Vespucciana

    Devo apenas acrescentar que se eu tivesse começado aos 14 anos hoje teria 13 de experiência e talvez até fosse profissional... Hoje em dia não tenho tanto tempo livre quanto tinha quando era solteira e não tinha filhos - acredite: isso faz uma grande difereça! Mas agora acredito que eu possa começar! Vou fazer o melhor e vou indo. Certamente vou demorar um pouco mais para ter resultados, mas isso não me impede, certo?

    Acho que se você tem este desejo, deve ir fundo. Você só está começando a jornada pela vida adulta (aliás ainda não começou, né?) e tem muitas possibilidades. Conheço bailarinas que começaram carreira profissional aos 14! Então pode ficar tranqüila: é cedo!

    Beijos

    :0)

    Ken Himura
    Veterano
    # jun/10 · Editado por: Ken Himura
    · votar


    Poderia me dizer por que acha isso? Acha que um profissional de música só pode ser formado desde muito jovem?
    Porque um profissional de música clássica precisa ter amplo domínio e controle de seu instrumento, o que só é construído com anos de estudo sólido. Além do que, a média é de 7500 horas de estudo ("experiência de vôo" haha) entre os profissionais. Depois dos 30, você já não consegue tanto tempo livre pra estudar e só atinge esta marca com mais de 15/20 anos, enquanto que se você começar como criança, com 10 anos de estudo você já atinge um nível próximo disso e ao adentrar à maioridade, já é um artista praticamente pronto - e com muitos anos de carreira pela frente ainda.

    vaniamb
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    Depois dos 30, você já não consegue tanto tempo livre pra estudar
    Isso é verdade... Com filhos, casa e marido para cuidar (sim, os maridos precisam ser cuidados, por mais independentes e modernos que sejam), além do que normalmente tem-se uma profissão (eu sou bancária), o tempo fica curto.
    Por estas e outras minha ambição não é me tornar profissional. Quero aprender mais por uma satisfação pessoal, mesmo. Um hobby. Gosto muito do som do violoncelo e ele me faz bem.

    Mas acho que 14 anos ainda é tempo de começar, né?

    MaximusFullmetal
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    As pessoas dizem que o recomendavel é começar jovem, é por que o cerebro esta em desenvolvimento e fica mais facil a criança se adaptar ao instrumento e as aulas entendeu?

    vaniamb
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    MaximusFullmetal

    Entendi!

    :-)

    De Ros
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    "Se você pensa que pode ou se pensa que não pode, de qualquer forma, você está certo."

    Henry Ford.

    vaniamb
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    É bem interessante a diversidade de opiniões a respeito do assunto...
    Pesquisando na Internet acabei encontrando um site bem legal (em inglês), o cello.org.
    Lá existe uma seção só de cellistas adultos iniciantes e amadores, Cello By Night, ou seja, cellistas da noite.
    Achei muito legal. Tem gente lá que começou a tocar cello com mais de 60 anos de idade, e quando postei minha questão lá alguns até me disseram que gostariam muito de ter começado com a minha idade...
    Muito 10.

    TerraSkilll
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Ken Himura
    O argumento é bom, mas ainda acho que essa coisa de "começar cedo" não é definitiva (mesmo quando o objetivo é profissional), e é isso que quero passar. Como disseram, recomenda-se começar jovem e tal, porque precisa-se de muitos anos pra aprender, porque a mente jovem é mais apta a captar o aprendizado e etc, mas acho muito limitante, pra não dizer desencorajador (então ninguém com mais de 20 pode começar a estudar música?). Enfim, acho que nos entendemos.

    vaniamb
    Bons estudos. Até mais.

    Abraços.

    Ken Himura
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    então ninguém com mais de 20 pode começar a estudar música?
    Não foi o que eu disse. Mas não vou dizer também que vai ser um mar de flores pra deixar a pessoa encorajada. Ela, se quiser ser profissional de música de concerto e começar depois dos 20, vai ter que estar ciente que vai perder 10 anos da vida dela pendurada num instrumento, vai ter que estudar pra caralho e perseguir à carreira universitária com muito afinco, que sua carreira profissional vai ser mais curta que de outros que começaram bem mais cedo, que só vai alcançar outros em nível de proficiência depois de muito tempo e que provavelmente só vai arrumar um emprego decente depois dos 30. Raríssimas são as exceções, infelizmente.

    Se isso não for problema, conseguirá se virar muito bem. Agora, se em qualquer problema desses for um empecilho pra parar de estudar, melhor mudar o objetivo.

    blonski
    Veterano
    # ago/10 · Editado por: blonski
    · votar


    Sim é tarde demais, se continuar pensando assim. Ou, agora é a hora certa, se aceitar o presente que é viver no presente momento. Não amanhã, ou depois...
    É agora ! Porque o que escrevi, já é passado.

    Sucesso !

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Muito velha para começar?