Comparação entre Bach e Metal

Autor Mensagem
Nikko Holopainen - O Retorno
Veterano
# fev/10


E aí pessoal

Eu tenho estudado Bach nesses últimos meses já que estou fazendo aulas de teclado e percebi que a "fórmula" das músicas de Bach é bem semelhante com as melodias de metal tanto nos teclados como em alguns casos de melodias de guitarra.

Quando eu comecei a fazer as aulas eu disse pro meu professor que queria aprender um pouco de teoria por que eu tinha um projeto de banda de metal (que acabou se realizando, aliás) e queria aprender como "funcionava" as melodias então ele disse que ia me passar Bach, justamente por essa semelhança.

Se você ouvir por exemplo, a Black Diamond do Stratovarius, ela é bem semelhante com um Minueto com spirito de um livro com uns 20 estudos.

Será que alguém de vocês que já ouviram Bach e ouvem Metal notaram uma semelhança dessas?

fmnegativo
Veterano
# fev/10
· votar


Nikko Holopainen - O Retorno

Eu também achava que metal era algo semelhante a música clássica!
Mas vou ouvir o que vocÇe sugeriu e logo postarei aqui!

Abraço

fmnegativo
Veterano
# fev/10
· votar


Você*

Bebum
Veterano
# fev/10
· votar


fmnegativo
Já é membro e nao sabe usar o editar? oO

CheshireCat
Veterano
# fev/10
· votar


Nikko Holopainen - O Retorno
Faço piano erudito, amo Bach e metal. Mas nunca reparei em nenhuma semelhança (além de ambos os estilos serem muito bons). Mas tem algumas bandas que tocam versões/homenagens aos músicos eruditos. Por exemplo, Moonlight do Viper (Moonlight Sonata, Beethoven) e Ludwig Van do Sepultura (homenagem ao Beethoven).

PS: Pode me passar o número BWV desse minueto? Fiquei curiosa pra ouvir. =)

Nikko Holopainen - O Retorno
Veterano
# fev/10
· votar


Dei uma pesquisada (não tem na minha partitura) e achei é
BWV 814

Ah. e a semelhança que eu digo é mais algo melódico na composição da música, como você pode perceber nas duas a melodia fica em uma nota fixa e vai fazendo uma escala descendente a partir dessa nota. (mas só em alguns momentos)


Haha, em Harpsi pra facilitar a comparação

Outro aqui

e é claro a própria Black Diamond

Alvaro Henrique
Veterano
# fev/10 · Editado por: Alvaro Henrique
· votar


Esse recurso de manter uma nota fixa e fazer escala ascendentes ou descendentes (mais comum) a partir dessa mesma nota é chamado de bariolagem. Ele é muito comum na música barroca, especialmente a com flautas.

Em qualquer compositor do período você vai encontrar bariolagens, como Vivaldi, Couperin, Telemann, Corelli, Haendel, etc.

Sobre o assunto do tópico, acho que está se transformando a consequência em causa. Em si mesmos, heavy metal não tem nada a ver com Bach. Algumas bandas fazem algumas músicas com elementos de música de Bach e outros compositores eruditos de próposito, numa tentativa deliberada de fazer o heavy metal soar parecido com a música erudita.

Nikko Holopainen - O Retorno
Veterano
# fev/10
· votar


Alvaro Henrique

Em si mesmos, heavy metal não tem nada a ver com Bach
Eu não citei nenhum gênero em específico


E talvez eu não tenha sido claro, eu não quis generalizar a coisa, o que eu quis dizer é que em alguns casos realmente a uma semelhança (note bem essa palavra)

Lucas F
Veterano
# fev/10 · Editado por: Lucas F
· votar


Nikko Holopainen - O Retorno

Você já ouviu Yngwie Malmsteen? Tem muitas músicas dele que são parecidas com Bach.

KAEL METAL
Veterano
# fev/10
· votar


Metal e erudito tem tudo a ver, o metal é uma derivação do erudito, podemos assim dizer. São influências assim como outras. Agora se quer ouvir uma fusão do erudito e metal escuta RHAPSODY OF FIRE

Abraços

The Root Of All Evil
Veterano
# fev/10 · Editado por: The Root Of All Evil
· votar


o metal é uma derivação do erudito, podemos assim dizer

Não podemos assim dizer NÃO!!
Metal é uma derivação de Rock! De Rock!!!



Fechem este tópico herético por favor ='(

É uma das coisas que mais me irritam.

Só falta chegar um e dizer a célebre frase "Se Beethoven fosse vivo, ele faria Heavy Metal."

Nikko Holopainen - O Retorno
Veterano
# fev/10 · Editado por: Nikko Holopainen - O Retorno
· votar


The Root Of All Evil

Oloco cara, o que que te incomoda tanto assim ninguém quer profanar o nome do Rock o do Metal, heresia nenhuma. É só uma comparação de melodias.

GProtti
Veterano
# fev/10
· votar


Metal e erudito tem tudo a ver, o metal é uma derivação do erudito
PQP vai ser retardado assim no inferno!

KAEL METAL
Veterano
# fev/10
· votar


== Editado pela moderação ==

The Root Of All Evil
Veterano
# fev/10 · Editado por: The Root Of All Evil
· votar


Santo Frans Litsz, guitarrista virtuoso, pai da fritação, dai-nos forças.

Minow
Veterano
# fev/10 · Editado por: Minow
· votar


Oloco cara, o que que te incomoda tanto assim ninguém quer profanar o nome do Rock o do Metal

Pqp. Acho que é o contrário, hein?

Metal e erudito tem tudo a ver, o metal é uma derivação do erudito

Cara, toda a música atual é uma derivação da música "antiga". É óbvio. O que nego quer dizer é que metal é baseado diretamente na música barroca, o que não é verdade. Os dois estilos possuem características parecidas.
Tanto o metal como a música barroca costumam ter uma harmonia simples, ritmo, e uma melodia que geralmente segue um padrão semelhante (de modulação pra dominante/mediante, etc). Tem músicas que inclusive vão mais atrás do barroco, na música renascentista (com uma harmonia quase inexistente de tão simples) e no canto gregoriano, que é baseado em intervalos de quinta/quarta e oitava, Black Sabbath é um bom exemplo disso.

Isso eu entendo. Mas dizer que metal veio de Bach é uma imbecilidade enorme. Metal é uma variação do rock, que por sua vez, veio do blues!
A música dita "erudita" já foi a música pop. Depois a escola foi crescendo e a definição de música pop acabou se transformando em algo totalmente diferente. Ao contrário do que pessoas pensam, a música "erudita" não parou de evoluir, e nem a música pop.
A primeira metade do século XX até o pós guerra foi um boost gigantesco pra a evolução da música, tanto na vertente "erudita" (Sibelius, Bartók, Messiaen, Kurtag, Ligeti) quanto pra a pop (porra, JAZZ). Me arrisco a dizer que tão grande quanto a mudança do barroco pra o romântico.
Metal tem a ver com a outra vertente, do roquenrou.

The Root Of All Evil
Veterano
# fev/10 · Editado por: The Root Of All Evil
· votar


Minow

(...)a música barroca costumam ter uma harmonia simples(...)

(...)com uma harmonia quase inexistente de tão simples(...)

Eu não vejo sentido em analisar harmonicamente 2 estilos (Barroco e Reanscimento) totalmente baseado em contraponto.

Metal tudo bem, porque não é contrapontista.

Minow
Veterano
# fev/10
· votar


The Root Of All Evil
Não é bem assim não.
Não tou dizendo que é ruim por ser simples, óbvio que não.
Mas a música barroca tonal já era totalmente baseada em graus, enquanto algumas ainda modais também, apesar de ter a aborgadem diferente. Contrapontista sim, mas contraponto nada mais é que harmonia.

The Root Of All Evil
Veterano
# fev/10
· votar


Minow
mas contraponto nada mais é que harmonia.

Nem é, hein!

Minow
Veterano
# fev/10 · Editado por: Minow
· votar


The Root Of All Evil
Claro que é.
Contraponto é um assunto enorme, assim como harmonia, mas os dois caminham juntos. Quem sabe apenas contraponto sem saber harmonia, não sabe nada. Você acha que Bach não ligava pra harmonia? Haha, no renascentismo a abordagem era praticamente toda modal, mas já existia a harmonia. A partir do barroco, é harmonia pura. Aliás, são ótimas músicas pra começar esse estudo, pela simplicidade.

Contraponto nada mais é que uma abordagem mais linear da harmonia

Outra coisa, quando eu digo que a harmonia barroca é simples, quero dizer para os padrões atuais (já que estamos comparando com metal). Todo o nosso estudo de harmonia veio daí.

Scrutinizer
Veterano
# fev/10
· votar


The Root Of All Evil
Contraponto criou a harmonia, sim... Mas é interessante observar que as músicas tonais do barroco seguem muitas das regras da harmonia... Existem casos que não é possível, mas são exceções...

Respondendo ao tópico, eu acho que não tem nada a ver... O metal adota uns clichês, umas melodias e só, a semelhança é muito superficial, chama atenção no primeiro momento, mas se for analisar a fundo vai entender o que eu digo...

Minow
Veterano
# fev/10
· votar


Scrutinizer
Contraponto criou a harmonia

Também não é bem assim. Antes do contraponto já existiam intervalos harmônicos sem linearidade. Mas óbvio que um bom casamento entre contraponto e harmonia é sensacional (Bach).

Mas é interessante observar que as músicas tonais do barroco seguem muitas das regras da harmonia... Existem casos que não é possível, mas são exceções...

Existem muitas músicas que são baseadas em modalismo, ou seja, seguem um padrão contrapontista e uma harmonia que difere da tonal mas não deixa de ser outra abordagem da harmonia.

Dogs2
Veterano
# fev/10 · Editado por: Dogs2
· votar


KAEL METAL
o metal é uma derivação do erudito, podemos assim dizer.

ai meus bagos

Minow
Contraponto nada mais é que uma abordagem mais linear da harmonia

Depende, em muitos casos a harmonia é só uma abordagem mais vertical do contraponto hauhauuaha
Parece que eu to discordando só por discordar, mas é sério. Em fugas 'mais modernas' por exemplo, a harmonia é só consequência do movimento melódico das vozes. Tem casos que é totalmente sem sentido fazer análise harmônica. É igual pegar uma música do Chopin e querer se basear em contraponto ahuahua

The Root Of All Evil
Veterano
# fev/10 · Editado por: The Root Of All Evil
· votar


Dogs2
a harmonia é só consequência do movimento melódico das vozes.

Mas isso é em todo contraponto! Isso que é contraponto na verdade.
Até nos do Bach, Renascimento, barroco e cia!

Contraponto nada mais é que uma abordagem mais linear da harmonia

Contraponto é melodia contra melodia. A harmonia é consequência.

Loues
Veterano
# fev/10
· votar


"(...)tão grande quanto a mudança do barroco pra o romântico(...)"

Só para lembrar, históricamente, a música barroca deu lugar à música clássica, e, depois desta, aí sim, começou o que chamamos de música romantica...

Minow
Veterano
# fev/10 · Editado por: Minow
· votar


Dogs2
Em fugas 'mais modernas' por exemplo, a harmonia é só consequência do movimento melódico das vozes.

Tudo bem, isso é acorde som, mas não significa que não exista harmonia só porque é um movimento livre.

Tem casos que é totalmente sem sentido fazer análise harmônica.

Eu sei, nesse caso. Mas ainda assim, existe uma harmonia e pros padrões atuais (é do que estamos falando) ela é simples.

É uma afirmação simples e óbvia que eu fiz, não tem muita brecha pra discussão, parece que vocês gostam de distorcer o que eu digo só pelo prazer de discutir. =p

The Root Of All Evil
Contraponto é melodia contra melodia. A harmonia é consequência

Você sabe o que é encadeamento?

Minow
Veterano
# fev/10
· votar


Loues
Só para lembrar, históricamente, a música barroca deu lugar à música clássica, e, depois desta, aí sim, começou o que chamamos de música romantica...

E daí?

Eu comparei como se estivesse comparando a idade da pedra lascada à idade do bronze. A evolução inclui tudo o que tem no meio, numa linha do tempo. Sacou?

Scrutinizer
Veterano
# fev/10
· votar


Minow
Mas, eu posso estar errado, acho que a harmonia só foi sistematizada depois do contraponto... A harmonia sempre existiu, afinal é o encontro de notas e movimento das fundamentais, mas o que quis dizer é que só se deram conta disso depois...

Em fugas 'mais modernas' por exemplo, a harmonia é só consequência do movimento melódico das vozes.Tem casos que é totalmente sem sentido fazer análise harmônica.
Mas não deixam de ser harmonia. E a harmonia resultante, mesmo que seja impossível de ser analisada, tem tanta influência quanto as melodias em questão... O problema é que a quantização só vem depois da criação, e o nosso conhecimento teórico ainda é incapaz de decifrar as "leis" dessa nova música...
O que acho que quero dizer é que o contraponto antigo seguia as leis harmônicas que duraram 2, 3 séculos, mas a harmonia é algo muito mais abstrato que a melodia... E não é à toa que se analisam obras barrocas do ponto de vista harmônico.

Minow
Veterano
# fev/10
· votar


Scrutinizer
Sim, é isso mesmo que você falou. Mas em momento algum eu questionei o que veio primeiro, não vejo aonde que isso vai mudar alguma coisa na minha afirmação.

Loues
Veterano
# fev/10
· votar


Minow

hum, agora entendo o que tu quis dizer...


E, sobre o assunto do tópico, acho a semelhança vaga. Esse tipo de melodia não é um dos aspectos mais marcantes do metal, e a forma musical também é bem diferente...

Mas mesmo sendo vaga, dá pra traçar um pequeno paralelo... eu acho que o rock e derivados tem essa parte de se diversificar bastante, e acaba pegando influências de outros estilos...

Agora, acho também que tem que tomar mais cuidado ao dizer que "metal e erudito tem TUDO a ver" e que metal é derivado do erudito...
erudito é erudito, metal é metal.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Comparação entre Bach e Metal