Quem ai gosta de se divertir fazendo música? [proposta de Jam]

Autor Mensagem
The Root Of All Evil
Veterano
# fev/09


Sei que nos demais fóruns sempre tem gente que gosta de se divertir fazendo músicas, seja com Jams, com gravações ou composições.

Neste fórum aqui tem gente que tem algum tempo livre pra fazer uma dinâmica?

Gostaria de propor uma "Jam" aqui pro pessoal deste fórum.
Seria um tanto quanto diferente das Jams dos outros fórums, não teria muito de improviso não, seria mais de composição mesmo.

A minha idéia é a seguinte:

Alguém upa alguma peça bem curta, de 1 minuto mais ou menos [como as que tem em métodos didáticos como o Susuki para violino e etc] que tenha pelo menos algumas vozes [pode ser uma peça de piano ou violão por exemplo] e então [ai que começa a brincadeira]:

Cada uma pega esta peça e faz uma orquestração da mesma, da maneira que quiser, com total liberdade, mas de forma que, claro, seja possível reconhecer a peça inicial que foi proposta. [coisa de 1 minuto ou 2 pra cada pessoa]

Depois juntamos tudo, postamos e cada um avalia a orquestração do outro e trocar dicas de teoria e composição.

Para gravar as orquestrações, podemos agir integrados com o fórum de Homestudio, para que eles usem seus VSTs pra dar vida às orquestrações feitas aqui.

O que acham? Tô dando minha cara a tapa aqui porque to com estaidéia faz muito tempo.


Alguém ai topa?

Headstock invertido
Veterano
# fev/09
· votar


The Root Of All Evil
Parabéns pela iniciativa mano...as Jams tem mesmo que se espalhar por todos os foruns. jam erudita vai ser do caralho...se sair vou fazer questão de baixar, ouvir e comentar.

The Root Of All Evil
Veterano
# fev/09 · Editado por: The Root Of All Evil
· votar


Headstock invertido

hahaha Tomara que saia.
Pelo menos o makumbator tem que participar, to contando com ele pra fazer ou arrumar o tema [e ainda nem avisei pra ele =P]

Mas se outro ai se prontificar, beleza =D

makumbator
Moderador
# fev/09
· votar


The Root Of All Evil

Oi! Gostei da idéia, mas vamos ver se entendi tudo:

Quem apresentasse o tema, teria que postar em que formato: partitura, midi, áudio?

No caso, seria o trecho de um tema de um compositor qualquer, ou método, etc...seria isso?

The Root Of All Evil
Veterano
# fev/09 · Editado por: The Root Of All Evil
· votar


makumbator
Quem apresentasse o tema, teria que postar em que formato: partitura, midi, áudio?

De preferência midi ou partitura, pra pessoa não ter que perder tempo ainda tirando a música.

Mas seria bom um áudio também, pra ser tocado na mix final e fim de comparações.

No caso, seria o trecho de um tema de um compositor qualquer, ou método, etc...seria isso?

Exatamente!


E o prazo teria que ser relativamente longo, visto que não é um trabalho tão simples quanto improvisar um solo, né?

makumbator
Moderador
# fev/09 · Editado por: makumbator
· votar


The Root Of All Evil

Ok, entendi. Posso procurar alguma coisa por aqui, ou vc mesmo vai apresentar algo?

Teria que ser com mais de uma voz, ou pode ser apenas um trecho melódico separado? Nesse caso, a liberdade harmônica dos arranjos ficaria maior. Ela será inversamente proporcional ao número de vozes já escritos no tema.

The Root Of All Evil
Veterano
# fev/09
· votar


makumbator
Posso procurar alguma coisa por aqui, ou vc mesmo vai apresentar algo?

Pode procurar :D
Na verdade eu queria mesmo que você que arrumasse algo =D

Teria que ser com mais de uma voz, ou pode ser apenas um trecho melódico separado? Nesse caso, a liberdade harmônica dos arranjos ficaria maior. Ela será inversamente proporcional ao número de vozes já escritos no tema.

O que você peferir.
Legal! Põe ae só um trecho melódico!
Pra ver como cada um trabalharia em cima dele.

makumbator
Moderador
# fev/09
· votar


The Root Of All Evil

Ok. Vou ver alguma coisa aqui em casa. Amanhã dou uma atualizada por aqui para saberem se achei algo útil.

The Root Of All Evil
Veterano
# fev/09
· votar


makumbator

Ok =DDD

CheshireCat
Veterano
# fev/09
· votar


Eu não sei compor. =(

Dórico
Veterano
# fev/09
· votar


kra, brilhante idéia. Este forum estava precisando mesmo de alguma dinâmica... vamos ver no q vai dar nisso, eheh

The Root Of All Evil
Veterano
# fev/09
· votar


CheshireCat

=(
É só tentar.
Duvido que você nunca tá ai de bobeira e do nada brota uma música na tua cabeça.


Dórico
Uhul! Que bom que mais gente achou interessante a idéia.
PArticipará?

Atum Bluesman
Veterano
# fev/09
· votar


The Root Of All Evil
Ótima idéia =]

makumbator
Moderador
# fev/09
· votar


The Root Of All Evil

achei dois bons temas aqui(procurei coisas não muito conhecidas, para não "contaminar" a criatividade do pessoal). Amanhã eu passo o teminha para midi e posto partitura + midi.

Tchau!

The Root Of All Evil
Veterano
# fev/09
· votar


makumbator
Amanhã eu passo o teminha para midi e posto partitura + midi.

Fodaaaa \o/

Tchau!
Já vai dormir?

makumbator
Moderador
# fev/09
· votar


The Root Of All Evil

Já vai dormir?


é, hoje será "cedo" ...hheheheh

The Root Of All Evil
Veterano
# fev/09
· votar


makumbator
é, hoje será "cedo" ...hheheheh


Boa noite então!
Sonhe com sua futura sinfonia.

The Root Of All Evil
Veterano
# fev/09
· votar


Alguém mais demonstra interesse em participar?

Dogs2
Veterano
# fev/09
· votar


EU!

Dórico
Veterano
# fev/09
· votar


[The Root Of All Evil]
Quem dera meu rapaz! Eu gostaria muito de participar, mas não entendo muito dessa coisa de composição para música erudita. Fico aqui no fórum só pescando e enxendo a paciência do pessoal daqui, hauaha.

Vi q em outros fóruns (aqui do cifraclub), o pessoal é mais animado com estas questões de criação, e exposição de seus trabalhos. Nestas questões, este forum (de música Erudita) é pacato d+.

Por isso adorei este tópico, pois criação e troca de informações é o q realmente interessa para nós. Criar e/ou ouvir músicas e arranjos novos, ver idéias novas de pessoas de todos os lugares e com experiências diferentes. Espero ansiosamente para ver no q vai dar. Abraços e boa sorte!!

Thyagw
Veterano
# fev/09
· votar


Vai ser muito boa
Gosto de música erudita, mas ela não gosta de mim^^

kyo_ryo
Veterano
# fev/09
· votar


The Root Of All Evil
Eu também quero participar! Esperando o tema...

Casper
Veterano
# fev/09
· votar


Conte comigo.

Casper
Veterano
# fev/09
· votar


Que tal Carmina burana?
Em dois minutos dá para desenvolver um trecho
do primeiro movimento (O Fortuna).

makumbator
Moderador
# fev/09 · Editado por: makumbator
· votar


Galera!

Escolhi o tema! É uma frase retirada da "Oferenda musical", de J.S. Bach(uma de suas últimas grandes obras, escrita em 1747).

Aqui a partitura(em PDF):

http://www.4shared.com/file/89683117/65a615f4/Tema_jam.html

Aqui o midi:


http://www.4shared.com/file/89684050/3bb17dd/Tema_jam.html


Observem o seguinte:

Pode-se mudar livremente o andamento(não é preciso necessariamente seguir o original)

Pode-se transpor para qualquer tonalidade

O tema pode vir fragmentado(em momentos diferentes no mesmo instrumento ou fracionado entre diferentes instrumentos) ou mesmo modificado na jam. Em suma, o tema não precisa estar escrito exatamente como no original.

Pode-se usar apenas uma parte do tema apresentado como matéria-prima do arranjo, não sendo obrigatório seu uso completo.

Não se predam à estética barroca ao fazer o arranjo(por ser tema original de J.S. Bach), pode-se usá-lo em vários estilos e formas diferentes.



O importante é exercer a criatividade aliada à técnica de arranjo




Digam se gostaram do tema(acho-o muito bonito, e o cromatismo ainda acrescenta um toque de tensão a ser explorada nos arranjos).

makumbator
Moderador
# fev/09
· votar


Devo fazer um tópico separado da jam, ou podemos manter aqui mesmo?

Casper
Veterano
# fev/09
· votar


Gostei da escolha. Acho que pode manter esse tópico mesmo, como oficial.

Essa partitura vc gerou no Lilipond?

The Root Of All Evil
Veterano
# fev/09
· votar


makumbator

Tópico separado!

E precisa alguém juntar as partes, farei isto!

The Root Of All Evil
Veterano
# fev/09
· votar


makumbator

Qual vai ser o limite de tempo ou de compassos?

E você vai querer que mandem pro seu e-mail?

makumbator
Moderador
# fev/09 · Editado por: makumbator
· votar


Casper

Não, escrevi a partitura no Sibelius 5.2 e depois salvei como PDF para que todos pudessem abrir o arquivo.

The Root Of All Evil

Farei o tópico separado hoje a noite ou amanhã(com mais detalhes e e-mail de envio).



Qual vai ser o limite de tempo ou de compassos?

Acho melhor fixar o limite de tempo(não importando os compassos). Não sei, o tema original tem 30 segundos, então o que acham de um mínimo de 1 minuto e o máximo de 3 minutos para o arranjo? Ou 3 minutos é muito?(eu acho pouco, mas não podemos exagerar para não ficar muito o extenso no final).
Talvez seja melhor que não exista uma mix final com todos juntos(justamente por ficar muito grande). Não seria melhor o tópico final ter cada arranjo em um link separado(do 4shared, por exemplo)?

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Quem ai gosta de se divertir fazendo música? [proposta de Jam]