Violino autodidata: da pra quebrar um galho sim!

Autor Mensagem
hpept
Veterano
# dez/09
· votar


pbotsaris
Eu sei que ainda estou uma m****. Não tenho pressa, e um passo de cada vez, é só andar. Semana passada comprei um violino novo, e com este até parece que sei tocar de verdade...ehehehe
Só pra dizer que não é só questão de mão, mas também de materiais. Agora finalmente consigo fazer escalas rápidas sem notas falsas, só porque o violino novo é muito mais macio de tocar do que o antigo. Acredito que agora vou evoluir mais rápido do que antes.

hpept
Veterano
# jan/10
· votar


Primeira exibição para os colegas da minha empresa durante o churrasco de Natal. Tinha comprado o violino novo o dia anterior, portanto o som não estava bom(ainda não tinha trocado o encordoamento de fábrica) e o arco também estava precisando de rodar mais um pouco, mas enfim, este é o resultado.
A qualidade do vídeo não é o máximo, mas da para ver e ouvir alguma coisa. Fiz alguns erros de execução, mas no conjunto não sai mal, eu acho.


vitaoma
Veterano
# jan/10
· votar


o som não estava bom
ainda não tinha trocado o encordoamento de fábrica
o arco também estava precisando de rodar mais um pouco
A qualidade do vídeo não é o máximo
Fiz alguns erros de execução

Tem alguma coisa boa nesse vídeo?
hsuahsuahsuh brincadeira... o resultado ficou bom, claro que saliento os defeitos que você apontou.

hpept
Veterano
# jan/10 · Editado por: hpept
· votar


vitaoma

Cara, o que era de se esperar de um vídeo gravado num churrasco de confraternização por um operador chileno de um violinista (?!?!) italiano? Acho que eu era único sóbrio, o resto estava bêbado e ninguém reclamou da minha habilidade, portanto missão cumprida... eheheheheh
Brincadeira a parte, acho que realmente precisava treinar mais e me acostumar melhor com o violino, mas não deu... mais pra frente vou postar algo melhor.

Neko Mimi
Veterano
# jan/10
· votar


Que legal! Parabéns!

Qual é o modelo do seu violino novo? É o da Eagle que você comentou no outro post? E que marca de cordas você está usando?

hpept
Veterano
# jan/10
· votar


Neko Mimi

Olá! Obrigado. O violino é o Eagle VK-644. No vídeo ainda estava com as cordas de fabrica (não tive tempo de trocar, pois comprei o dia anterior) mas depois passei para um jogo de Mauro Calixto.
No começo achei uma porcaria, os tons graves ficaram com um som de areia, mas com o tempo foi melhorando bastante. Cheguei a comprar um jogo de cordas Dominant importadas, mas ainda estou com as Mauro Calixto. Vou ver quanto vai aguentar ainda antes de trocar. Estou curioso de ver como vai ficar o som com cordas top de linha. Abraço.

LeCroche
Veterano
# jan/10
· votar


Sério, recomendo uma aulinha ou outra com algum professor bom pra arrumar postura e esse tipo de coisa, pra não dar Jazz na tua saúde. Estudo cello sem professor também, fiz isso e me ajudou bastante, MESMO.

Repertório dá pra estudar sozinho fácil fácil. Keep up the good work!

hpept
Veterano
# fev/10
· votar


LeCroche
Ahahah... eu sei, eu sei... iria me beneficiar bastante de alguma orientação profissional, já ouvi este papo... vou ver se arrumo alguem aqui em São José dos Campos.
Sobre repertório, concordo com você. Já sou capaz de tocar uma dúzia de musicas completas, mais alguns trechinhos de outras. Desde que as musica não seja muito rápida, com montões de fusas (velocidade de execução ainda é o meu calcanhar de Aquiles, e vou ter que trabalhar em cima disso), consigo aprender e tocar razoávelmente em tempos breves.

joaovcb
Veterano
# fev/10
· votar


é meu velho, a musica é universal, só muda a execução e os sons parciais, fora isso é tudo o mesmo! (nao me referindo a percurssão) Eu não estou tendo dificuldades no violino, mas antes já tocava violão/guitarra, teclado, baixo e flauta doce, já conheço o som das notas e é só saber a posição no braço e aprender postura, segurar o arco e etc! É necessário professor até no meu caso mas o bicho pega para iniciantes! Pois podem estar tocando errado e não sabem

hpept
Veterano
# mar/10
· votar


Postei no youtube a minha versão do segundo movimento do Inverno (Largo) da opera Le quattro Stagioni de Antonio Vivaldi.
Tem dois errinhos de dedilhado, mas acho que afinal não saiu tão mal.



Ken Himura
Veterano
# mar/10
· votar


Tá muito desafinado, cara. Erros bem pequenos, mas na sonoridade ficam absurdos de grande.

E a sonoridade tá muito plana, cadê a dinâmica que Vivaldi pede?

http://www.youtube.com/watch?v=LeHz4zjAnXw&feature=related

hpept
Veterano
# mar/10
· votar


Ken Himura

Eheheh.. talvez a dinâmica no ano que vem... comecei fazer aulas de violino, mas só estou na segunda, portanto tem que esperar mais um pouco.
Sobre o ser desafinado, não é muuiiiittooo.....também reparei que na gravação o som não saiu tão bom como parecia ao vivo. Acho que deve ser por causa do gravador... rsrsrsrs
Realmente tem varias notas desafinadas, além de alguns erros de notas mesmos.
Obrigado por opinar.

hpept
Veterano
# jul/10
· votar


Mais uma musiquinha para acompanhar meus progressos no estudo: Amazing Grace.
Tem alguns erros, devidos mais à minha preguiça de gravar de novo, porque gravei assim, de primeira, sem nem mesmo aquecer.



blonski
Veterano
# jul/10
· votar


Além do violino, estou estudando Teoria Musica e Saxofone Tenor, no CMPB ( Conservatório de Música Popular Brasileira ) deixei o autodidatismo de lado por enquanto... No Saxofone, estou executando praticamente na primeira lida, o que vai turbinar o violino.
Visto que o contato com Partituras, Finale, Encore, Sibelius, Midis, Band in a Box, Real Band, etc, virou o feijão com arroz do dia a dia. Dos estudos, minha dica, é que tem que estudar muito, em paralelo além do que aprender com os professores.
Daí o olho desprega do violino e prega na partitura, depois desprega da partitura e toca olhando por aí.

Vai em frente sempre !

Parabéns, já está bem melhor do que da outra vez, que postei um comentário aqui! E lá se vão quase 8 mêses, estou notando que está nascendo um violinista por toda a vida.

Sucesso !

Ps: Tente variar a pressão do arco enquanto toca, note as diferenças de pianíssimo a forte, e use nas músicas que gosta !

hpept
Veterano
# jul/10
· votar


Olá blonski,
parece que vc come pão e musica, neh? Parabéns por ser um musico eclético, não é fácil tocar (bem) instrumentos tão diferentes.
Sobre o autodidatismo, eu também abri mão e comecei fazer aulas de violino. Admito que me ajudou demais para evoluir, bem mais rápido do que antes. Estou aprendendo a ler partituras (já tinha noção, mas não conseguia ler a primeira vista) e se a peça não for complicada, ou muito rápida, até que consigo executar logo sem muitos erros.
Quanto a ser um novo violinista para toda a vida, acho que sim... pois até agora é instrumento que me envolveu demais, e olha que já toquei de tudo antes... O violino, junto com todos os arcos, é muito fascinante e desafiador, por isso o interesse e dedicação sempre estão focados em melhorar... porque nunca vou ser bom... mas sempre terá como melhorar mais um pouco.
Sei da questão da pressão do arco, a minha professora também insiste batendo nesta tecla mas pelo visto, por enquanto, ainda não consigo dar muita expressão à forma como toco... talvez mais pra frente.
Obrigado pela força.

hpept
Veterano
# nov/10
· votar


Olá pessoal,mais un capitulo para essa novela.
Minha ultima perfomance gravada fresquinha, só para testar como sai o som da minha nova filmadora.

Ave Maria de Gounod.



Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Violino autodidata: da pra quebrar um galho sim!