sentido da musica ?

    Autor Mensagem
    bilico
    Veterano
    # out/08


    ola

    estava lendo um topico aqui do site que dizia que cada escala dos modos gregos passava um sensação diferente como : felicidade ou tristeza e etc...


    como se pode reparar nisto em uma musica ?? existe algum livro que ensina a compor musicas pelas sensações como : tristeza felicidade , etc ...

    mais uma :

    vi uma orquestra na teve e o locutor falava sobre a musica que estavam tocando , ele se referia a forma que a musica tinha como espiral ou ondas ou um exercito marchando e etc ...

    alguem conhece algum site que ensina a compor assim ????


    obrigado

    sliderX
    Veterano
    # out/08
    · votar


    Essas sensaçoes sononas dos modos gregos estao relacionados aos acordes maiores, menores e diminutos, falando de uma maneira mais "bruta"

    dps existes varias tençoes variantes desses, como quando vc aplica uma 2a maior ou menor ou uma 6a

    Enfim, jogue um acorde maior e sentira uma leve sensaçao "alegre"
    um acorde menor um certa tristeza
    um acorde diminuto um certo suspense

    dps existem as resoluçoes
    começar nun maior e terminar nun menor, ou sair do diminuto pra um maior

    enfim, sao as tençoes musicais
    pesquisando um pouco mais sobre teoria vc vai descobri bastante coisa sobre isso
    mas nao se esqueça de aplicar tudo isso a pratica, assim que entender....essas coisas vc soh absorve praticando


    espero ter ajudado
    abraços!

    bilico
    Veterano
    # out/08
    · votar


    sliderX
    pesquisando um pouco mais sobre teoria vc vai descobri bastante coisa sobre isso

    eu ja pesquizei em 3 livros e não achei absolutamente nada...

    se voce souber como eu posso descolar estes temas , por favor me passe o site ou livro


    até

    Ken Himura
    Veterano
    # out/08
    · votar


    Percepção de sentimentos é uma coisa muito individual, é meio difícil teorizar sobre isso.

    Pardal
    Veterano
    # out/08
    · votar


    bilico

    Cara, essa estética grega era subjetiva, era um código de escalas que só eles entendiam e não foi registrado co muita acuracidade.

    Quanto a compor com uma linguagem descritiva, é você mesmo que tem de criá-la, não existem mais regras para que se faça isso, hoje estamos na música pós-pós-moderna, não há mais regras ou formatos. Você deve criar um código para si com o qual você se identificque semantica e sonoramente.

    Hoje a música também é subjetiva, mesmo com texto, pois cada um ouve eetende algo diferente. Claro que em bases você irá comunicar algo coerente e aproximadamente direto, e é interessante qe você tenha um objetivo, pois uma obra que tenha por objetivo não dizer nada estará dizendo "nada", o que é alguma coisa.

    Ter como objetivo deixar a cargo a sujetividade do apreciador, em qualquer arte, é ter um objetivo. Se um artista se resolve a não dizer nada com sua arte, a ser politicamente neutro (politicamente no sentido artístico, de influenciar o raciocinio das pessoas e questionar suas opiniões), ele influenciará seus apreciadores a uma atitude neutra, ou levará eles a questionarem atitudes neutras.

    Sua busca, portanto, é em encontrar um código para comunicar algo, pessoal e sbjetivo, e ao mesmo tempo coletivo e direto. Mas você é quem deve buscar esse código.

    Dica: existem bem mais que doze sons entre uma oitava e outra.

    bilico
    Veterano
    # out/08
    · votar


    é verdade que existe um metodo de composição que relaciona letras de musica,as palavras que o vocal canta ,com a ritmica e as notas ?????

    tipo assim : as silabas com a ritmica ( exe : uma palavra trissilaba é cantada em tres tempos ) e os acentos com o tempo forte do compasso ...

    voce conhece site que explica isso ???


    valeu

    bilico
    Veterano
    # out/08 · Editado por: bilico
    · votar


    existe algum metodo de composição que relaciona a harmonia de uma musica a ritmica da mesma de forma direta ???

    Luiz Almeida
    Veterano
    # out/08
    · votar


    Quando vamos compor algo já estamos com os sentimentos funcionando, pois senão, não compunhariamos nada.
    Quando o sentimento que temos é o de se ganhar dinheiro com a música, o resultado é bem conhecido.

    bilico
    Veterano
    # out/08
    · votar


    é verdade que existe um metodo de composição que relaciona letras de musica,as palavras que o vocal canta ,com a ritmica e as notas ?????

    tipo assim : as silabas com a ritmica ( exe : uma palavra trissilaba é cantada em tres tempos ) e os acentos com o tempo forte do compasso ...

    voce conhece site que explica isso ???

    existe algum metodo de composição que relaciona a harmonia de uma musica a ritmica da mesma de forma direta ???
    vi uma orquestra na teve e o locutor falava sobre a musica que estavam tocando , ele se referia a forma que a musica tinha como espiral ou ondas ou um exercito marchando e etc ...

    alguem conhece algum site que ensina a compor assim ????


    obrigado


    _music_4_ever_
    Veterano
    # out/08 · Editado por: _music_4_ever_
    · votar


    Caro bilico,

    Vejo que é uma pessoa mt interessada em aprender Música e isso é óptimo, mas tem de ir com calma. Tem de começar devagar, pelas bases. Só quando vir que consegue dominar as bases, então sim, aprofunde os seus conhecimentos. Mas começar pelo complexo, tentar compor sem ter bases sólidas, só prejudicará a sua aprendizagem, será infrutífero. Acredite, eu durante 2 anos quis evoluir mt rapidamente, saltando passos importantes, essenciais para a aprendizagem e isso só resultou em frustração e desmotivação.

    Agora tenho tentado começar de novo, aprofundar as minhas bases e reforçá-las antes de voltar a compor. Tenho composto de forma praticamente académica, ou seja, de forma a treinar as coisas, sem tentar inovar nada de específico. Mas eu tenho por detrás de mim 8 anos de formação oficial e pelo que vi vc ainda está praticamente no zero, por isso penso que, antes de tentar compor alguma coisa e se por a ler métodos de composição de que não irá entender nada, deve aprender o mais básico de tudo: leitura de partituras, um pouco de história da música, o ciclo das 5ºas e 4ºas, intervalos, harmonia tonal (acordes e funções harmónicas), os modos gregorianos e depois o modalismo em geral, etc. Oiça muita música, de várias épocas para apurar o seu sentido estético. Depois só quando vir que consegue dominar isso tudo, aí sim: leia bastantes métodos de composição e coisas avançadas, estude as correntes do séc. XX e XXI, analise muitas partituras...Quando estiver nessa fase, penso que já será proveitoso se começar a compor academicamente, até ganhar prática com as formas musicais e as técnicas, a combinação dos timbres, etc

    Apenas um conselho de quem já passou por algo semelhante.

    bilico
    Veterano
    # out/08
    · votar


    _music_4_ever

    eu ja estudo composição a uns 15 anos e teclado para compor a uns 3 ou 4 anos...tem dado otimos resultados meu conhecimento
    sobre composição ...

    o problema é que eu nunca andei com musicos ,nem proficionais nem amadores e não tive a oportunidade de poder perguntar...Quando eu vi que exoistia um Forum bom como este aqui aproveitei a oportunidade...


    as perguntas que eu faço são coisas que estão sem resposta a anos, ja vasculhei sebos livrarias ,internet...

    e agora penso que parte das minhas perguntas voces não poderão responder porque não existe nada sobre estes assuntos , por isso então eu não encontrei nada em 15 anos...

    de toda forma obrigado

    voces tem ajudado muito

    _music_4_ever_
    Veterano
    # out/08 · Editado por: _music_4_ever_
    · votar


    bilico

    Me desculpe, mas pensei que realmente estava começando, pelos títulos dos seus tópicos...

    Quanto a não ter encontrado ainda a resposta para as suas questões, por ainda não ter encontrado não significa que alguém não saiba responder a elas. É muito provável que não tenha procurado em tudo, pois está limitado ao espaço em que faz a sua vida e ao material que é publicado na Internet ou disponível para venda nesta. Mas veja bem que nem tudo está no meio cibernáutico ou nos sítios que procurou. Por isso, não é impossível alguém saber as respostas para as suas questões. O mundo não é assim tão pequeno quanto isso. Tem muita gente por aí, provavelmente alguém com as respostas andará pelo meio, somente ainda não a encontrou, até porque, como disse,
    não tem praticamente grandes contactos no mundo musical...

    Uma curiosidade:
    Esses estudos que efectuou foram oficiais? É que diz que não teve mt contacto com músicos...

    bilico
    Veterano
    # out/08
    · votar


    music_4_ever_
    Uma curiosidade:
    Esses estudos que efectuou foram oficiais? É que diz que não teve mt contacto com músicos...




    auto didata,todos os livros sobre composição que eu encontrava em lojas eu lia .cheguei ate fazer aula de composição por uns dois meses,mas era muito longe,ai desisti...

    eu canto tambem mas meu interesse era composição então parei...

    bilico
    Veterano
    # out/08 · Editado por: bilico
    · votar


    _music_4_ever_

    voce sabe o nome e as notas de uma escala que eu esqueci o nome . eu acho que é alguma coisa com SAvarian....não lembro..

    é uma escala que vai praticamente todas as notas da escala cromatica que se usa para estudar ouvido absoluto , para desfazer a memoria de uma nota...

    se sabe qual escala seria ???

    mais uma coisa : estava vendo um cara tocar teclado no youtube e ele programou todas as teclas para soar um acorde(qualquer nota que ele precionava soava notas adicionais) e ele chamou uma criança para tocar com ele e é claro que a criança tocava desafinado , mas não,o programa que ele fez simplesmente afinava qualquer nota que precionasse no teclado era só preciso ter uma habilidade com a ritmica e tocar os tempos no lugar certo...

    eu estou pensando que o programa que ele fez é com a escala que eu citei acima,se voce souber o nome me passa porque eu perdi o nome....

    mais uma : alguem sabe os macetes de programar o teclado para soar acordes em vez de notas ,sobre a parte harmonica .Quais acordes se usa para isto????existe algum metodo ??????

    valeu

    bilico
    Veterano
    # out/08
    · votar


    achei a escala : The Shepard Scale

    bilico
    Veterano
    # out/08
    · votar


    se alguem souber sobre os macetes de programar o teclado para soar acordes em vez de notas ,sobre a parte harmonica .Quais acordes se usa para isto????existe algum metodo ??????

    _music_4_ever_
    Veterano
    # out/08
    · votar


    bilico
    é uma escala que vai praticamente todas as notas da escala cromatica que se usa para estudar ouvido absoluto , para desfazer a memoria de uma nota...

    é provável que sejam microtons...

    mais uma coisa : estava vendo um cara tocar teclado no youtube e ele programou todas as teclas para soar um acorde(qualquer nota que ele precionava soava notas adicionais) e ele chamou uma criança para tocar com ele e é claro que a criança tocava desafinado , mas não,o programa que ele fez simplesmente afinava qualquer nota que precionasse no teclado era só preciso ter uma habilidade com a ritmica e tocar os tempos no lugar certo...

    Tenho algo parecido no meu teclado. Lá tem músicas gravadas e se quisermos aprendê-las, podemos pôr lá numa tecla que dá para irmos aprendendo por níveis. O primeiro nível é só para acertar com o rítmo. Então, podemos tocar em qualquer tecla que dá sempre a nota certa da música.

    Outra coisa dos acordes. Também tenho uma tecla no meu teclado que, se a accionarmos, podemos tocar uma nota e, no lugar de sair uma, sai um acorde.

    Isto vem em muitos teclados.
    Não sei se era isto ao certo que pretendia saber...Talvez se mandasse o link do vídeo...

    Psicoceta
    Veterano
    # out/08
    · votar


    bilico

    Não estudo música há muito tempo, mas eu te recomendo o livro de Harmonia do Ian Guest vol. 1.

    É um método muito curioso que tem como foco treinar o ouvido e a intuição musical por meio da harmonia.

    Espero ter ajudado!

    bilico
    Veterano
    # out/08 · Editado por: bilico
    · votar


    Psicoceta

    descolei o livro..


    _music_4_ever_

    na verdade eu queria saber se tem algum macete harmonico que as pessoas usam para desparar acordes no lugar de teclas ??? para fazer do jeito certo , entende ???


    tipo , um violãe de 12 cordas , cada uma das 6 cordas de um vilão normal é duplicada com um nona (me corrige se eu estiver errado ) ????

    bilico
    Veterano
    # out/08 · Editado por: bilico
    · votar


    _music_4_ever_
    Membro

    Não sei se era isto ao certo que pretendia saber...Talvez se mandasse o link do vídeo...

    da uma olhada no programa que este cara fez no teclado ,ve se voce consegue desvendar e me explica como é ???

    segue o link,o video se chama : NAMM 8 - Michele #1

    http://www.karma-lab.com/vp/klvp2.html?playID=25

    obrigado

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a sentido da musica ?