Partitura a primeira vista

Autor Mensagem
CheshireCat
Veterano
# out/08
· votar


MauricioBahia
Impossível é achar que não é possível!
Deveria ser... Mas vendo este tópico, dá pra ver que não é impossível achar que é impossível. =)

Ken Himura
Veterano
# out/08
· votar


\esse video abaixo aqui? é eu interpretando a musica : the entertainer de scott joplin
Um professor meu de piano no Villa Lobos leu essa música brincando uma vez. Ela é "simplérrima" pra piano. O concerto do Grieg ainda é a peça mais sinistra deste tópico. E já leram à primeira vista. =/

CheshireCat
Veterano
# out/08
· votar


Ken Himura
Um professor meu de piano no Villa Lobos leu essa música brincando uma vez. Ela é "simplérrima" pra piano.
Essa foi uma das primeiras músicas que eu aprendi, mas pensei que eu tocasse uma versão simplificada. O_o Não tem uma versão "power" dela?

ricre
Veterano
# out/08
· votar


essa versao é a mais simples o o

TG Aoshi
Veterano
# out/08
· votar


CheshireCat
A original é meio foda, não é pra iniciantes.

ACHO que eu tenho a partitura aqui, vou ver se tento madar pra você depois. ^^

TG Aoshi
Veterano
# out/08
· votar


By the way, sobre as provas de vestibular da USP,

Todos os cursos exigem leitura cantada a primeira vista, e, se bem me lembro, regência, licenciatura e composição, exigem também leitura a primeira vista no piano.

Pardal
Veterano
# out/08
· votar


TG Aoshi

Na minha prova de vestibular, a prova de aptidão me exigiu solfejo, que é a leitura à primeira vista cantada, sem instrumento. Prova de que eu sou capaz de realizar isso numa boa. Com instrumento também, óntem mesmo li uma peça a primeira vista. É apenas uma questão de treino.

Pra quem estudou com Paulinho Nogueira que, fora o fato de ser um músico excelente, não sabe ler partitura, não é de admirar que um aluno seu ache que mesmo os melhores não são capazes de fazê-lo, pois seu professor, apesar de excelente músico, nunca treinou tal coisa.

Um violonista famoso por suas leituras à primeira vista é Fábio Zanon, esse sim reconhecido em todo mundo, que toca de primeira vista quase tão bem quanto depois de horas de treino, tecnicamente falando.

Basicamente, é questão de treino, não precisa de mais do que isso. De fato, às vezes é impossível ler esta ou aquela peça pois o leitor ainda não tem nível para tocá-la nem depois de muito treino com ela decorada. Mas isso é um limite de um determinado leitor, e não se aplica aos outros necessariamente.

CheshireCat
Veterano
# out/08 · Editado por: CheshireCat
· votar


TG Aoshi
A original é meio foda, não é pra iniciantes.

ACHO que eu tenho a partitura aqui, vou ver se tento madar pra você depois. ^^
Okay! Se ela não for muito acima do meu nível, vou ser se pego ela depois que aperfeiçoar a Jazz Miniature. (acima do meu nível já estou estudando a Last Song e seus arpeggios from hell. <o> Se bem que o problema nem são os arpejos, e sim umas tercinas chatas na mão direita)


PS1: Espero que você tenha ido bem no exame
PS2: Foi divertido sair vendo a prova de aptidão das universidades pelo país. Só o que continua me intrigando é o Acre. =P

ricre
Veterano
# out/08 · Editado por: ricre
· votar


Pardal


Meu caro amigo, vc quer que eu envio a partitura do brasileirinho pra vc? Eu gostaria muito de ver vc tocar ela no youtube....0_0

ricre
Veterano
# out/08 · Editado por: ricre
· votar


# Enviado: 15/out/08 14:49
Citar Votar Denunciar

TG Aoshi

Na minha prova de vestibular, a prova de aptidão me exigiu solfejo, que é a leitura à primeira vista cantada, sem instrumento. Prova de que eu sou capaz de realizar isso numa boa. Com instrumento também, óntem mesmo li uma peça a primeira vista. É apenas uma questão de treino.

Pra quem estudou com Paulinho Nogueira que, fora o fato de ser um músico excelente, não sabe ler partitura, não é de admirar que um aluno seu ache que mesmo os melhores não são capazes de fazê-lo, pois seu professor, apesar de excelente músico, nunca treinou tal coisa.

Um violonista famoso por suas leituras à primeira vista é Fábio Zanon, esse sim reconhecido em todo mundo, que toca de primeira vista quase tão bem quanto depois de horas de treino, tecnicamente falando.

Basicamente, é questão de treino, não precisa de mais do que isso. De fato, às vezes é impossível ler esta ou aquela peça pois o leitor ainda não tem nível para tocá-la nem depois de muito treino com ela decorada. Mas isso é um limite de um determinado leitor, e não se aplica aos outros necessariamente.

Ricre Responde:

OBS: engraçado né! o autor do tópico mudou a converça aqui!!!! ler a primeira vista qualquer um lê, quero ver tocar O_O Putz que compor contra min.................

ricre
Veterano
# out/08 · Editado por: ricre
· votar


Quero dizer a todos que postarão aqui! se dizendo que toca a primeira vista !que venha aqui com seu video !? quero acreditar se ´´é tudo isso que vcs fala vcs são mesmo fera no tal instrumento...... poste vc tocando .

Falar e escrever aqui é facil! prove pra min e para todos o seu potencial.

o kiki ´postou seus videos aqui sem medo. e vcs?

GDias
Veterano
# out/08
· votar


ricre

No post do cara subentende-se que é ler E tocar. Caralho, já te mandaram REQUISITO BÁSICO DE FACULDADE DE MÚSICA incluindo leitura à primeira vista e tu ainda não acredita? Teu nome é Tomé, e ainda por cima cego.

Eu sou muito limitado teoricamente e peno pra ler partituras simples(Peno pra ler partituras, ponto), mas vou pegar uma música simples e tentar arranjar uma câmera. Mas provavelmente tu vai dizer que é muito fácil(O que não importa) ou que eu ensaiei antes e vai continuar batendo pé apesar de todas as provas.

CheshireCat
Veterano
# out/08 · Editado por: CheshireCat
· votar


ricre
engraçado né! o autor do tópico mudou a converça aqui!!!!
O autor do tópico nem postou mais aqui.

(Editei essa parte, tô mais calma agora e não tinha a ver com o assunto. Deixa pra lá, vai.)

---

Olha, aqui tem um vídeo de uma criança tocando Bach à primeira vista. Não tá perfeito, mas pra uma leitura à primeira vista tá bom.

E eu não vou gravar um vídeo de leitura à primeira vista. Primeiro porque eu ainda estou treinando isso. Segundo porque eu prefiro gravar as peças depois de estudá-las. Terceiro porque eu não quero fazer isso, e não vou fazer apenas pra te provar que é possível, já que obviamente é possível porque é um REQUISITO BÁSICO PRA SE FORMAR EM MÚSICA EM QUALQUER UNIVERSIDADE. (de todas as que eu vi, só não tenho certeza se é na do Acre porque não achei informações sobre exame de aptidão lá)

E se ao invés de ficar teimando que é impossível você estivesse treinando ler à primeira vista, já estaria tocando de primeira há muito tempo. Se você não tem interesse por tocar de primeira, então tá. Só não fique teimando que é impossível.

Pardal
Veterano
# out/08
· votar


ricre

Se eu postasse um víeo tocando à primeira vista, você diria que não foi à primeira vista. Hoje mesmo li uma três peças de Sor de primeira lá na faculdade. Mas você está com o conceito errado de leitura à primeira vista.


A leitura à primeira vista existia e era muito importante quando não havia gravações de músicas e os intérpretes necessitavam de ouvir suas peças por inteiro, para compreender sua interpretação completa. O objetivo da leitura à primeira vista não é o exibicionismo, mas ter fluência técnica, e conseguir ter um panorama da música toda, além de estudar os direcionamentos melódicos e certos detalhes interpretativos que só são perceptíveis quando se ouve a peça de uma só vez.

E ainda: tocar sem olhar para o instrumento não é impossível, vide Lucena Vaz, violonista cego, fundador do primeiro curso superior de violão do Brasil.

Dogs2
Veterano
# out/08
· votar


Alguém consegue ler aqueles absurdos do Rachmaninoff a primeira vista?

GDias
Veterano
# out/08
· votar


Dogs2

Acho que aquilo precisa de uma Pedra de Roseta, hehe.

ricre
Veterano
# out/08 · Editado por: ricre
· votar


Faculdade!!! eu sei muito bem....naum precisa falar desse assunto.

Quero ver esses bacana ai tocar.

Principalmente O Pardal? Eu pago pra ver ele interpretar uma partitura que eu enviar a ele?

Garanto que aqueles que veio aqui ?se achando que é o banbanbam !!!!!! naum é porra nenhuma O_O.
Eu sei o que eu falo.

Naum quero com isso desmerecer ninguém do cifra tá! só achei que eles falaram de mais aqui.

GDias
Veterano
# out/08
· votar


ricre

E o que que tem a ver eles tocarem com o fato de tu ter bronqueado que É IMPOSSÍVEL TOCAR NO SIGHTREAD, cara? Se tem alguém se achando bambambam nessa história toda não é o cara com o apoio de todo mundo no tópico. vOv

ricre
Veterano
# out/08 · Editado por: ricre
· votar


GDias
E o que que tem a ver eles tocarem com o fato de tu ter bronqueado que É IMPOSSÍVEL TOCAR NO SIGHTREAD,

Cara! eu tenho partituras aqui,que são de niveis altíssimo(duvido ele tocar) garanto a ti que eu toco pooooooooooo,mais eu ensaiei varios dias.O_O

Naum acredito mesmo que partituras avançadas alguém toque a primeira vista......

Dogs2
Veterano
# out/08 · Editado por: Dogs2
· votar


alguém responde minha pergunta por favor
eu não to querendo ser contra nem a favor nada, só quero saber se existe algum pianista que lê aquela composição do Rachmaninoff que quase ninguém sabe tocar, só que à primeira vista (infelizmente não sei o nome dela, mas já ouvi um bando de vezes, espero que vcs saibam de qual eu to falando)

GDias
Veterano
# out/08
· votar


ricre

Então são outros quinhentos. E mesmo assim provavelmente alguém deve conseguir tocar diversas dessas partituras de primeira. Pode não ser ninguém conhecido, mas algum músico provavelmente deve executá-la de primeira. Afinal, ninguém fazia 100m em 10s até pouco tempo atrás. O concerto de Grieg que alguém postou ali atrás é bem complexo e já foi executado em sightread.

Dogs2

Não posso te responder essa, mas esse é extremamente complexo mesmo. Uma leitura de primeira provavelmente fuderia a concentração na técnica. Não que seja impossível ou que ninguém tenha conseguido, mas é um feito quase sobrehumano.

ricre
Veterano
# out/08 · Editado por: ricre
· votar


cara! o canto de um passaro, só foi descoberto a sua sessão ritmica através de um auxilio de computador. vc lembra disso?

Espero que depois dessa, esse assunto aqui seja encerrado ....Ricre:)

ricre
Veterano
# out/08
· votar


Moderadores! esse tópico já foi esclarescido.

CheshireCat
Veterano
# out/08
· votar


ricre
cara! o canto de um passaro, só foi descoberto a sua sessão ritmica através de um auxilio de computador. vc lembra disso?
??????????????????????????

Principalmente O Pardal? Eu pago pra ver ele interpretar uma partitura que eu enviar a ele?
Sério. Por que diabos você cismou com o Pardal?!?? Desde que O POVO gostou do tópico dele e pediu pra colocarem de stick e você deu aquele piti falando que não merecia stick, que você tá pegando no pé dele. Tá ficando chato já...


Dogs2
só quero saber se existe algum pianista que lê aquela composição do Rachmaninoff que quase ninguém sabe tocar, só que à primeira vista
Eu acho bem difícil. Mas não vou dizer que é impossível.

pr0view
Veterano
# out/08
· votar


essa perola vai pra historia

ricre
Veterano
# out/08 · Editado por: ricre
· votar


pr0view
essa perola vai pra historia

Ricre responde! OBS isso aqui .......
Acho eu que é a verdadeira pérola

Cara!!!!! lembrando a vc que essa musica do tárrega! eu sei tocar de olhos fechado.o_o



Quando vc ou esse Pardal tocar essa péça? ai sim vc vem falar de musica aqui pra min o_o.

Essa musica !?eu tbm digo que vc lê a primeira vista e interpreta ela.

Sabe o porque eu digo isso? ela só tem o tremulo de técnica, a movimentação da mão esquerda é meio parada.Ricre:)

TG Aoshi
Veterano
# out/08
· votar


pérola
Sinônimo interessante pra "fé demais".

Pseudonimum
Veterano
# out/08
· votar


aquela composição do Rachmaninoff que quase ninguém sabe tocar

Concerto nº3? Nº2?

Ken Himura
Veterano
# out/08
· votar


Dogs2
Dá até dá sim. Mas Rach, em especial, tem problemas de execução que pra muitos pianistas é praticamente impossível fazer "certo", graças aos pés de pato que ele tinha nas mãos hahaha. Acredito que alguém possa ler e saber o que tá soando ali, mas não acertando uma escala rápida em 10ª, por exemplo.

Outra também, Bartók leu a redução pra dois pianos de "A Sagração de Primavera" de Stravinsky e interpretou mentalmente, junto com partes em solfejo. No final, ele disse "Foi como acordar de um pesadelo." E, pô, ele tava lendo 4 claves duma vez.

Pardal
Veterano
# out/08
· votar


ricre

Estimado colega, você realmente não leu meu último post. Irei repeti-lo pra você aqui:

Você está com o conceito errado de leitura à primeira vista.

A leitura à primeira vista existia e era muito importante quando não havia gravações de músicas e os intérpretes necessitavam de ouvir suas peças por inteiro, para compreender sua interpretação completa. O objetivo da leitura à primeira vista não é o exibicionismo, mas ter fluência técnica, e conseguir ter um panorama da música toda, além de estudar os direcionamentos melódicos e certos detalhes interpretativos que só são perceptíveis quando se ouve a peça de uma só vez.

Já toquei recuerdos de la Alhambra, toquei-a de primeira vista, não a tocaria de pimeira vista agora por motivos óbvios: já a li. O objetio de se ter uma boa leitura a primeira vista não é chegar num concerto e tocar de primeira vista. Não se toca numa aprsentção com leitura à primeira vista a não ser que esta esteja bem treinada. O objetivo da leitura à primeira vista é ter consciência da sonoridade geral da peça.

É evidente que ninguém em sã consciencia pegaria um bando de peças a primeira vista numa apresentação; antes, treinaria bastante e tudo mais. Mas mesmo que muito truncada, você mesmo já leu á primeira vista. Mesmo sem ter mantido o ritmo, ter parado várias vezes, refeito alguns compasso, toda a música que você já pegou a partitura e hoje sabe como tocar por ela você fez uma leitura à primeira vista. Se não tivesse lido uma primeira vez, não teria lido uma segunda, nem terceira, até decorar e conseguir tocar com fluência. Não muito boa talvez, por falta de treino nessa prática específica de leitura, mas você já a realizou em cada música que toca que aprendeu numa partitura, pois teve que lê-la uma primeira vez, infalivelmente, com o instrumento.

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Partitura a primeira vista