Tamanhos dos violinos em cm

    Autor Mensagem
    Fox_scc
    Veterano
    # fev/08


    Tenho um violino, e estou em dúvida quanto ao seu tamanho.

    A vai a pergunta... é certo afirmar que o tamanho do corpo é que determina se ele é um 4/4, 3/4, 1/2 ou qualquer outro?

    Então teriamos: 4/4 (35 cm), 3/4 (33 cm) e 1/2(30 cm)?

    Ken Himura
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    A vai a pergunta... é certo afirmar que o tamanho do corpo é que determina se ele é um 4/4, 3/4, 1/2 ou qualquer outro?

    Sim, só que mais ou menos (eu não sei muito de luteria, isso foi o que me explicaram). Há um tamanho padrão, que é chamado o 4/4 (um inteiro). Acho que é por volta de 37 cm. Mas, o importante é manter o espelho com praticamente o mesmo tamanho, pra não dar diferença na fôrma de mão. Há pequenas alterações de tamanho no corpo, madeiras, por isso que há diversos tipos de timbres de violino.

    4/4 é o tamanho padrão. 3/4 é 75% dele. 1/2 é a metade e assim vai. Esses números pequenos são para crianças.

    Mas, pra falar a verdade, eu acho que esse tamanho é referente ao tamanho do espelho e não do corpo em si. Isso, pra mim, explica porque existem violas 4/4 com 39 cm, 40, 41, 42, 43 e até 44 cm. Sendo, que a diferença básica entre elas é só o tamanho da caixa de ressonância.

    Acho melhor perguntar pra algum luthier.

    Fox_scc
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Pesquisei bastante e finalmente consegui a informação, que procurava:

    Tamanhos de violinos:

    4/4 - 58,5cm
    3/4 - 56cm
    1/2 - 51cm
    1/4 - 47cm

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Tamanhos dos violinos em cm