Segredo da madeira dos violinos Stradivarius

    Autor Mensagem
    sugesto
    Veterano
    # jul/08


    (dei uma olhada e não vi essa notícia em nenhum tópico)

    Segredo de violino Stradivarius está na madeira, diz estudo

    Densidade da madeira usada na fabricação afetaria rigidez e vibração do instrumento.

    Cientistas holandeses descobriram que o segredo da qualidade do som dos famosos violinos Stradivarius está na homogeneidade da densidade da madeira usada na fabricação dos instrumentos.

    O estudo comparou tomografias feitas da madeira usadas em cinco violinos antigos - produzidos há cerca de 300 anos pelos famosos luthiers Antonio Stradivari e Guarneri Del Gesu - com oito modelos mais modernos.

    Os resultados indicaram que, de maneira geral, a densidade da madeira da tampa (abeto) e da caixa (ácer) dos instrumentos é a mesma. No entanto, os exames demonstraram que os violinos antigos têm uma densidade mais homogênea do que os modernos, que apresentam densidade mais inconsistente.

    "Essa diferença na rigidez do instrumento poderia afetar a vibração do violino e modificar a radiação do som", diz o estudo, liderado pelo cientista Berend Stoel, da Universidade de Leiden.

    Segundo os pesquisadores, a diferença na densidade explicaria porque, "em um consenso geral, nenhum luthier foi capaz de replicar a qualidade sonora dos violinos Stradivarius".

    O estudo, publicado na edição desta quarta-feira da revista científica "Public Library of Science One", ressalta ainda que as variações de densidade estariam relacionadas com o plantio de árvores que fornecem as madeiras.

    De acordo com a pesquisa, as árvores que crescem durante os meses da primavera tem uma densidade menos homogênea do que as que crescem durante o verão e o inverno.

    No caso do Stradivarius, por exemplo, houve ainda um outro fator que pode ter contribuído para a densidade da madeira usada na fabricação dos instrumentos.

    No início de 1700 - período de fabricação dos violinos - houve uma redução da atividade solar que resultou em um período de frio intenso e fez com que as árvores crescessem mais lentamente e sendo submetidas a menos variações de temperatura.

    Segundo o estudo, as descobertas sobre a homogeneidade da densidade das madeiras pode ajudar na "réplica das qualidades tonais desses instrumentos antigos".

    Antonio Stradivari iniciou a fabricação dos violinos em 1860, na cidade de Cremona, na Itália. No total, o luthier criou mais de mil instrumentos, entre violoncelos, violinos e violas e até uma harpa. Destes, apenas 650 ainda existem e são procurados por colecionadores e instrumentistas do mundo todo.

    Em 2006, um violino Stradivarius conhecido como The Hammer foi vendido em um leilão por US$3,5 milhões (R$5,5 mi).

    fonte: http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MUL632736-5603,00-SEGREDO+DE+V IOLINO+STRADIVARIUS+ESTA+NA+MADEIRA+DIZ+ESTUDO.html

    Raven_Heart
    Veterano
    # jul/08 · Editado por: Raven_Heart
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    sugesto
    Cara, tem um tópico sobre isso na página inicial do fórum, criado hoje de manhã.

    luckseven
    Veterano
    # jul/08
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    sugesto
    legal...

    ainda não temos guitarras de tão alto nível...

    BaNdAiD
    Veterano
    # jul/08
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    luckseven
    legal...

    ainda não temos guitarras de tão alto nível...


    será q não?

    Eduardo Cad
    Veterano
    # jul/08
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    As Tonantes de hoje serão o tesouro de 2300

    Dark Fallen Angel
    Veterano
    # jul/08
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    os exames demonstraram que os violinos antigos têm uma densidade mais homogênea
    Essa diferença na rigidez do instrumento poderia afetar a vibração do violino e modificar a radiação do som
    ainda não temos guitarras de tão alto nível...

    Eh sempre bom lembrar que a existem guitarras que nem de madeira são...

    As Tonantes de hoje serão o tesouro de 2300
    Será que os caras da Tonante tavam ligando pra arvore original que deu origem a madeira que eles usaram? Poderia ateh ser restos de um barraco, eles tavam nem ligando haUauhaUHauu

    PHRN
    Veterano
    # jul/08
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    luckseven
    ainda não temos guitarras de tão alto nível...

    Claro que temos. Espera só algumas décadas que irão surgir uns piores que outros, aí olharemos pra trás e dizer "Nossa. como sinto falta da Dolphin"

    Jio-kun
    Veterano
    # jul/08
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    Espera só algumas décadas que irão surgir uns piores que outros, aí olharemos pra trás e dizer "Nossa. como sinto falta da Dolphin"

    Putz... ahuoiehaiuheiauhe

    Sharper
    Veterano
    # jul/08
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    Dá uma olhada aqui: http://agnewsarchive.tamu.edu/dailynews/stories/BICH/Sep2203a.htm

    High tech vs old school.

    Fernando de almeida
    Veterano
    # jul/08
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    sugesto
    (dei uma olhada e não vi essa notícia em nenhum tópico)

    Putz abri um tópico desse as 11:12 no fórum erudito ... Vc deve ter buscado só em guitarra .... Bom, mas deixa pra lá ...

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/13/189876/

    Floydiano
    Veterano
    # jul/08
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    Semana passada fiz uma prova de química da ufrj que fala que o verniz é que era o diferencial, mas se lá, acho que era só historinha perde tempo fazendo a questão.

    makumbator
    Veterano
    # jul/08
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    Floydiano

    Também já li bastante sobre a questão do verniz não só no Stradivarius, como nos Guarneri também(que fabricou cellos até melhores que os cellos do Stradivarius, e violinos e violas tão bons quanto). Realmente o verniz deles era especial, e juntamente com a madeira, projeto, habilidade de construção, etc, eram os responsáveis pelo timbre excelente aliado a grande potência sonora(fator também muito importante em um instrumento acústico).

    usarnamer
    Veterano
    # jul/08
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    Essa do verSemana passada fiz uma prova de química da ufrj que fala que o verniz é que era o diferencial,

    EU OUVI FALAR DISSO , era a composição do verniz , que eles estão tentando decifrar , parece que tinha algum componente mágico , por um motivo qualquer , como secar mais rapido a madeira , enfim.

    quando ao valor de 3.5 milhoes , os Stradivarius que se cuidem , uma Gibson Les Paul , 59 , já tá valendo 400 mil doláres.

    _music_4_ever_
    Veterano
    # jul/08
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    usarnamer
    Essa do verSemana passada fiz uma prova de química da ufrj que fala que o verniz é que era o diferencial,

    EU OUVI FALAR DISSO , era a composição do verniz , que eles estão tentando decifrar , parece que tinha algum componente mágico , por um motivo qualquer , como secar mais rapido a madeira , enfim.

    quando ao valor de 3.5 milhoes , os Stradivarius que se cuidem , uma Gibson Les Paul , 59 , já tá valendo 400 mil doláres.


    Também já ouvi falar disso do verniz...

    cimerio
    Veterano
    # out/10
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    tem nada a ver com o verniz. não inventem moda.

    outros luthiers usaram o msm verniz de bianca e compostos de potássio que stradivarius usou e não ficou a msm coisa.

    teorias em torno do stradivarius sobre verniz, ingredientes secretos de alquimia, cinzas de vulcão e madeira de pirata são apenas lendas pra iludir quem não entende nada.

    o segredo ( que aliás nem é segredo, pois já foi descoberto há décadas) foi a baixa temperatura da época que endureceu e homogeneizou a madeira com bem mais intensidade.

    Alvaro Henrique
    Veterano
    # nov/10
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    Pra mim o segredo do Stradivarius está no próprio Stradivarius. Dezenas de outros luthiers fizeram violinos com madeiras iguaizinhas, o mesmo verniz, as mesmas árvores, e nem por isso saiu um Stradivarius.

    guizimm
    Veterano
    # jan/11
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    se as tonantes serao tesouros imagina as gibson,fender,ibanez etc.

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