Autor |
Mensagem |
vernichtung Veterano |
# jan/08
Alguém poderia me explicar o que é cruzamento de vozes. A um primeiro momento achei que tinha compreendido. Tinha pensado, dado duas vozes, se uma sobe e a outra desce, tem-se então um cruzamento. Até aí tudo bem, mas agora pensem no seguinte caso: tem-se em um tempo as notas D e F, e logo no tempo seguinte, as notas E e G. O que dizer desse movimento? Pode-se chama-lo de terças paralelas? Ou seria possível relativiza-lo, dizendo que houve um movimento cruzado de F para E (descendo) e, por sua vez (agora subindo), de D para G?
Agredeço a atenção!
|
Quico Veterano |
# jan/08 · Editado por: Quico
· votar
---
|
Quico Veterano |
# jan/08
· votar
ateh onde eu sei nao eh recomendado cruzar vozes um contraponto exatamente por isso
|
Atum Bluesman Veterano |
# jan/08
· votar
Creio que são terças paralelas.
|
fernando tecladista Veterano |
# jan/08 · Editado por: fernando tecladista
· votar
se você separar quem executa o que fica mais facil: se isso for um arranjo pra coral e as sopranos cantarem:F-G e as contraltos cantarem: D-E isso foi terça paralelas
se sopranos cantarem: F-E e contraltos cantarem: D-G isso foi cruzamento de vozes
por exemplo: ha partituras pra coral que vem a grade de 4 pautas uma para cada voz, assim fica facil pra saber que é quem mas há partituras somente com 2 pautas onde soprano e contralto estão em uma pauta e tenor e baixo em outro, se a partitura está escrita correta, as notas com hastes para cima "(d d d d d ) é soprano e haste para baixo (p p p p p ) é contralto
quando tem cruzamento de vozes há um quase embolado de hastes já que as notas mais altas são contralto e as mais baixas soprano
--d------------------------- d---d-d----d--\-/p-p-p-p ---------d-----X------------ p-p------p-p--/-\d-d-d-d ----p-p----------------------
|
vernichtung Veterano |
# jan/08
· votar
fernando tecladista Valeu! Não sabia dessa dica das hastes... achava que para diferenciar as vozes (que como vc falou, contralto e soprano geralmente ficam na pauta de cima) era só identificar com a sua respectiva altura, soprano a mais alta e assim por diante...
|
Ricnach Veterano |
# fev/08
· votar
É o que o Fernando falou.. em resumo, depende da condução melódica da peça, pegar um trecho isolado acaba dificultando a compreensão. Tem o caso também do encontro de vozes, em uma mesma nota!
|
Jabijirous Veterano |
# fev/08
· votar
Voce pode cruzar sim, mas tem regras para isso!!
o recomendável é nao fazer unissono!!
|
Ricnach Veterano |
# fev/08
· votar
quando se trata de contraponto renascentista sim, mas o contraponto é uma técnica que não precisa se restringir a um só periodo. Debussy por exemplo faz uso do contraponto no "Martirio de são sebastião", inclusive, incrivel !!
|
Jabijirous Veterano |
# fev/08
· votar
nao mesmo, nada na música na arte em geral voce nao deve ficar preso só em um período, eu pelo menos penso assim!!
eu utilizo o contraponto sem pensar em regras, eu costumo dizer que uso apenas a filosofia do contraponto!! música eletroacustica tb utiliza contraponto pra quem nao sabe :P
|
_music_4_ever_ Veterano |
# mar/08
· votar
Jabijirous música eletroacustica tb utiliza contraponto Utiliza? bastante interessante! Gostava de ouvir alguma obra de música electrónica que usasse esse efeito e também ver as partituras. Pelo que que pude ver um dia destes, são partituras bastante diferentes àquelas a que estamos habituados, bastante interessantes!
|
Jabijirous Veterano |
# mar/08
· votar
_music_4_ever_
olha o topico de musica eletroacustica tem 2 musicas minhas uma com partitura até
|
_music_4_ever_ Veterano |
# mar/08
· votar
Jabijirous olha o topico de musica eletroacustica tem 2 musicas minhas uma com partitura até
eu vi sim. acho bastante interessante o tipo de escrita contemporânea e a própria exploração de recursos que ela faz tanto dos instrumentos como de outras fontes à partida não-musicais... Inda tou a anos-luz disso...rsrsrsrs ("meu Deus! em kê k me fui meter..." rsrsrsrs)
|
Denda Membro Novato |
# ago/13
· votar
O Cruzamento de vozes, se dá quando uma voz aguda canta uma voz mais grave do que a voz grave ou vice-versa. Exemplo: O soprano canta uma voz mais grave do que o Contralto, ou o Contralto canta uma voz mais aguda do que o soprano. Isto se verifica quando analisamos as notas de um acorde. Ou seja, as vozes que compõem um acorde. Na partitura fica mais fácil de se explicar isto.
|